Guia de Jericoacoara
Jericoacoara
Jericoacoara continua a mudar. Aquele vilarejo de pescadores escondido entre dunas nos confins do litoral cearense, onde os hippies vinham dormir em redes nas casas dos moradores, já há muito tempo não existe mais.
A primeira mudança aconteceu em 1987, quando o Washington Post citou Jericoacoara numa reportagem sobre praias remotas – e a repercussão da matéria revelou Jeri para os brasileiros.
A segunda mudança veio entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2000, quando Jericoacoara se tornou uma meca de esportes a vela – primeiro o windsurf, depois o kitesurf. A vila começou ali a se estruturar para o turismo.
Nos anos 2010 Jeri ganhou um upgrade de conforto, com uma nova leva de hotéis e restaurantes que de rústicos não têm nada. Sair à noite se tornou o novo esporte da vila.
A inauguração do aeroporto de Jericoacoara, em 2017, foi mais consequência do que causa da mudança do perfil de visitantes. A transformação que o aeroporto vai trazer é a dos projetos imobiliários já à venda na Lagoa do Paraíso e na Praia do Preá.
O importante para curtir a viagem é não ir em busca de uma Jericoacoara que não existe mais. Jeri é uma festa – você só precisa aceitar o convite.
A Bóia recomenda:
- Venha entre junho e dezembro para não pegar chuva
- Aproveite os novos voos diretos e economize 5 horas de estrada desde Fortaleza
- Fique pelo menos 3 dias em Jericoacoara
- Ao escolher onde ficar, leve em conta a proximidade da muvuca noturna na praia
- Intercale dias de passeio de buggy com dias de descanso na praia ou em balneários
- Veja o pôr do sol da praia mesmo (a Duna do Pôr do Sol não existe mais)
- Já pensou em esticar pelo Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, na Rota das Emoções?
Promoções para sua viagem
Deu no Washington Post: “Uma das 10 praias mais bonitas do mundo” (só que não)
Em 1987 Jericoacoara não passava de um vilarejo de pescadores isolado por dunas nos confins do oeste do Ceará.
Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas.
Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem — que continha mais duas: Sanibel Island, na Flórida, e Mombasa, no Quênia.
Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a revista Visão resolveu turbinar a notícia, anunciando que “o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo”.
Onde ficar em Jericoacoara
Só que não. Lendo a matéria original, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking.
(Na capa da revista, porém, havia a chamada ‘As melhores praias do mundo estão chamando’).
Mas a história das “10 mais bonitas” pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara.
Se você quer entender todo o mal-entendido, leia esta matéria do ‘Guardian’ britânico, que inclui uma entrevista com o autor da reportagem original.
297 comentários
Ola pessoal, estou indo com meu marido passar 20 dias em Jeri, canoa quebrada etc, e gostaria de uma recomendacao de pousadas com custo beneficio interessante… alguem tem essa info?:) a proposito, quanto sai o onibus pra Jeri? Achei tao caro esse transporte de 400, uau! Obrigada!
Olá, Andreia! Para pousadas em Jericoacoara, pesquise sites como o Booking.
Para passagens de ônibus, veja preços e passagens com a ClickBus.
Ainda não fui a Jeri. Mas amigos já foram. Indico Pousada Mauricio e Casa da Alice, bem localizada e ótimo atendimento.
Boa Tarde,
Estou me programando para ir a Jericoacoara em Março/2015, queria saber se nesta época tem muita chuva ou seria melhor deixar para ir em Maio?
Grata.
Olá, Natalia! O verão é mais seco. Confira no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
também vamos nessa epoca 🙂
Estou saindo do DF no dia 18 dez2014 para Parnaíba, onde passarei uns 4 dias, depois pretendo passar uns 2 dias em Camocim, outros 3 dias em Jericoacoara e depois 7 dias em fortaleza, mais precisamente o final de ano. O que gostaria de saber é se vale a pena passar esses 2 dias em Camocim ou se vou logo para Jijoca ou Jericoacoara?
Olá, Gilson! Recomendamos Barra Grande do Piauí:
https://www.viajenaviagem.com/destino/barra-grande-do-piaui
Bom dia! Sou ex moradora de Jericoacoara e através de pesquisas parei aqui…Camocim não vale a pena nem de passagem, mas é rota não têm jeito, Barra grande é uma parada entre Jeri e Parnaíba, alguém precisando de ajuda pode entrar em contato comigo, através do meu site. Um abraço.
Pessoal, sob pena de soar repetitiva, já que tem vários outros comentários similares aqui, mas… também usei o Isaac (e o irmão dele, Claudio) pro transfer Fortaleza/Jeri na semana passada e foi excelente. Eles são profissionais, pontuais e gentis. Tratamos tudo por mensagem e watsapp e deu tudo 100% certo. Como peguei a dica por aqui, não queria deixar de dar esse feedback também. Quanto à pousada, fiquei uma semana na Windjeri e foi perfeito.
Olá, Ana. Vc poderia me passar o numero do whatsapp do Isaac? Obrigado
Oi Ana, tudo bem?
Estou indo agora no Carnaval e vou ficar na Windjeri também. Alguma dica do que levar? A Pousada é 10? =)
Obrigada,
abraços
Boa noite, estou programando minha ferias e gostaria de sugestão de pousadas, verifiquei a pousada praia na areia e a pousada Kanaloa, verifiquei pelo site as duas parece ser muito boa, qual seria sua sugestão? desde já agradeço.
Olá, Andréa! Você chegou a ver a opinião de ex-hóspedes da pousada Kanaloa no Booking? A outra a que você se refere é a Pousada Casa na Praia? Ou o Hotel Casa de Areia?
Realizei sim a pesquisa Booking da pousada Kanaloa, é não fiquei muito feliz por que tem muito problema com chuveiro e outras coisa. Pousada casa na Praia Jeri.
Olá, Andréa! Leia as resenhas dos ex-hóspedes do Casa na Praia no Booking para ajudar na sua escolha. 🙂
tbm utilizei o serviço de tranfer com o isac ( fone 085 97004089) . buscaram eu e minha esposa no aeroporto em fortaleza e deixaram na pousada araxá em jeri….infelizmente na ida nao conseguimos ninguem pra rachar os 400,00…..mas na volta o proprio isac, sabendo do dia de nosso retorno, arrumou 2 pessoas e o custo caiu pra 250,00….pessoal pontual, educados e prestativos….e os 4×4 em boas condiçoes…viagem tranquila e agradável….recomendo
Já li que essa praia é um pouco afastada, vale a pena se deslocar mesmo assim? Que outros tipos de atividade podem ser realizadas na cidade? Abraços.
Olá, Amanda! Vale sim! Você pode ir na famosa Pedra Furada, praticar wind e kitesurf, ir de bugue até a Lagoa de Jijoca e mais. 😉
Quanto tempo é legal de se ficar em Jeri? Tem época melhor? Obrigada e abraços.
Olá, Tereza! Reserve 4 dias para Jericoacoara. Pense de junho pra frente para visitar a região. Para entender mais, veja o nosso Praiômetro:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe
Ricardo, acabei de chegar de Jeri.Nao fui pelas praias, mas a opcao exite, só que é
o dobro do preco também.Paguei rs 800 ida e volta.Abs e boa viagem.
Obs.Cuidado com certas pousadas,nao recomendo Villa Terra Viva.
Olá! Qual foi o problema com essa pousada?
Pessoal a quem interessar,utilizei o transfer do Isaac para ir a Jeri.Fiz o depósito previamente, e eles foram super pontuais.Ele atende pelo sms 08597004089.
Eles indicaram o Clodoaldo que faz os passeios ,mto competente também.
Olá Mimi…
Eu e minha esposa faremos nossa viagem a Jericoacoara na segunda quinzena de setembro.
Gostaria de saber se você fez a ida pelo trecho das praias. E qual o valor praticado.
Obrigado pela ajuda.
Olá pessoal, em Março fiz a Rota das Emoções, peguei muitas dicas por aqui, em Jericoacoara fiquei hospedada na Pousada do Maurício ótimo custo/benefício, localizada bem no centrinho, perto de tudo. Utilizei o serviço de transfer do Isaac, fiz o depósito com antecedência e fui super bem atendida.