Japão

Guia do Japão

Japão

20 dias no Japão: roteiro e dicas de planejamento do Diego

Roteiro Tóquio: o que fazer em 7 dias na cidade (as dicas do Diego)

Roteiro Japão: de Tóquio a Kyoto pelo caminho mais bonito (a viagem do Diego)

Roteiro Japão: Kyoto e Nara, templo por templo (a viagem do Diego)

Roteiro Japão: emoção em Hiroshima, diversão nas Disneys (a viagem do Diego)

12 dias no Japão: Tóquio (relato da Miriam)

12 dias no Japão: Osaka (relato da Miriam)

12 dias no Japão: Hiroshima (relato da Miriam)

Japão: que moeda levar? Viajantes compartilham dicas

Japão: dois palitos

Japan Rail Pass: o melhor passe de trem do planeta

Tóquio: le dernier mêtôrô

Japonês é tudo diferente, né?

Postal por escrito: Tóquio

Japão: visitando o sr. Fuji

Kyoto, quase sem protocolo

Em Monte Koya, dormindo com os monges

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Takayama: um saquê de saideira

    Japão com crianças: as dicas dos leitores

    Tóquio pelo olhar da Marcie

    117 comentários

    Boa noite! Querido, queria conhecer 3 cidades em 3 países em uma só viagem, gostaria de sugestões! Estava pensando em Toquio, Bali e mais alguma sugestão? Beijos!

    Estou querendo ir para o Japão neste ano em julho , e gostaria de saber se é muito quente pois gostaria de levar minha mãe de 78 anos e tenho medo de ser muito quente e ela não passar bem ! Se é muito quente o que acha de leva-lá no fim de Janeiro ? É muito frio ? Pois só posso sair de trabalho nesses 2 meses infelizmente . Grata Rita

      Olá, Rita! Em julho será muito quente e chuvoso. Em janeiro será bastante frio.

    ola
    Você já passou por Tateyama no Japão no alpine route? Poderia me dizer quantos dias seriam ideais para ficar no local? Tem alguma sugestão de hotel com diária inferior a 700,00? Procurei no booking mas os que encontro são extremamente longes. Obrigada.

      LETICIA, se o seu objetivo for apenas conhecer o paredão de gelo vc pode pernoitar em Matsumoto ou OMACHI e da estação Shimano Omachi sai ônibus que leva até Kurobe Damu, de lá vc compra o ticket para ir até o paredão. São várias etapas até chegar lá, é melhor pegar o primeiro ônibus que da para fazer o passeio tranquilo. Em Matsumoto tem hoteisnbem econômicos. O alpine route abre em 16/04 até 22/6, acho melhor ir logo que começar a operar.

    Olá.

    Meu filho está embarcando para o Japão agora em dezembro (dia 24) e volta dia 11/01. Gostaria de saber como se deve proceder (e se é possível) adquirir um chip para celular principalmente para uso de internet. O celular dele é um Iphone 4S. Ele irá para Tóquio, Kioto e Osaka. Obrigada

    Olá, Boia!
    Eu e meu marido estamos indo para Sapporo visitar (primeira vez) nossa filha que está estudando lá.
    Devido ao preço da passagem/cotação estamos indo antes do Natal e Ano Novo (dia 15), então teremos uns dez dias para Tóquio.
    Como é inverno, não sei se teremos muitas opções de ver e sentir as belezas orientais.
    Gostaríamos de saber o que não podemos perder (mesmo morrendo de frio) lá?
    Existe algum guia de como aproveitar o Japão no inverno?
    Muito obrigada!

      Olá, Rita! o Ricardo Freire esteve no Japão no inverno. Dê uma olhada nos posts que estão linkados nesta página; já se passaram 10 anos, mas os programas continuam atuais.

      Gostaria de saber se na estação de Shinjuku pego trem para Nikko e Quioto? E como faço para saber horários.
      Grato
      Abs
      Roberto

      Olá, Roberto!

      O trem-bala a Kyoto sai de Shinagawa, você chega até lá por transporte local.

      De Shinjuku há dois trens por dia a Nikko, o mais cedo sai às 7h30. A rota mais comum sai de Asakusa.

      Veja horários de trens japoneses nesta ferramenta: https://www.hyperdia.com/en

      Se for com o trem da JR, tem que fazer baldeação em Utsunomiya, Nesta estação, pega-se o trem da Nikko line até Nikko station.
      Como curiosidade, em Nikko há uma vila simulando uma antiga vila dos tempos dos samurais chamada: Edo-mura. O transporte da estação de Nikko até o local é gratuito.

    Sou eu de novo, Boia! Estou tentando descobrir se existe algum tipo de reembolso de impostos para compras feitas por turistas no Japão. Alguém do VnV saberia a resposta?
    Obrigada!!

      Acabo de voltar do Japão e eles estão com Tax Free de duas formas: Uma: eles já tiram a taxa no momento da compra e sai na nota fiscal. Outra, sai a taxa na nota fiscal e eles devolvem na loja, após um processinho que demora uns 30 min. Mas costumam ser compras acima de 10000 ienes.

    Olá Boia e demais viajantes,
    Estou indo para o Japão daqui 15 dias e gostaria de saber a opinião de vocês sobre dinheiro: vou com dólar em espécie para trocar por Ienes lá ou será que vale a pena comprar diretamente os Ienes aqui? Trocar reais lá, nem pensar, né?
    Obrigada!!

      Olá, Maíra! Trocar reais lá, nem pensar.

      Veja qual a cotação que oferecem a você no Brasil para ienes; no Oanda, R$ 1 vale 44 ienes hoje (15/10/2014).

      Note que ao comprar dólares aqui para trocar no Japão por ienes, você vai perder uns 5% do valor sob a forma de comissão na casa de câmbio.

      O melhor é usar cartão de crédito, habilitar o seu cartão do banco para saques em moeda local e fazer um cartão pré-pago com plano B. Os 6,38% valem o conforto e a segurança e praticamente igualam o que você pagaria tendo o trabalho de trocar dólares por iens na casa de câmbio.

      Obrigada, Boia! Eu parei de usar o cartão pré-pago desde que o IOF subiu, mas realmente a comodidade pode fazer valer a pena, sobretudo para sacar ienes. Vou fazer os cálculos para tentar achar a melhor solução.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito