Guia de Inhotim
Onde comer em Inhotim
Inhotim oferece opções de alimentação dentro do parque – de restaurante buffet a cafeteria, de casa de sucos a hamburgueria.
Há opções no centro de Brumadinho e também nos arredores – veja abaixo nossas recomendações de onde comer no Inhotim.
Onde comer no Inhotim
Tamboril
O restaurante Tamboril funciona como buffet livre, sem balança. São R$ 130 por pessoa, com sobremesa inclusa, e bebidas à parte. Não é barato, mas a comida está sempre caprichada.
- Tamboril | Rua B, 20 | Tel (31) 3571-9700 | Site
Oiticica
O restaurante mais econômico do complexo é o Oiticica, que funciona no sistema a quilo e fica à beira-lago em frente à Magic Square de Hélio Oiticica (ponto A12 no circuito rosa).
- Oiticica | Rua B, 20 | Tel (31) 3571-0340 | Site
Salpicados pelos circuito amarelo e laranja encontram-se outros lugares para comer. Há uma lanchonete junto às Galerias True Rouge (G2) e Fonte (G4), uma hamburgueria colada ao Galpão Cardiff & Miller (G11), e uma casa de sucos próxima à Galeria Rivane Neuenschwander (G13), que também tem açaí.
Café das Flores
Para começar ou terminar sua visita com um café, vá ao Café das Flores, que fica perto da recepção. Tem um pão de queijo e um bolo de chocolate imperdíveis (e nos finais de semana serve alguns pratos à la carte).
- Café das Flores | Rua B, S/N | Tel (31) 3571-0340 | Site
Atenção para os horários:
- Os restaurantes funcionam das 12h às 16h (sábado, domingo e feriado até as 17h).
- Lanchonete, hamburgueria e casa de sucos abrem das 9h30 às 16h (sábado, domingo e feriado até as 17).
- O Café das Flores funciona de 9h30 às 16h30 (sábado, domingo e feriado até 17h30).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Abrace Brumadinho
Muita gente passou a desconsiderar uma viagem ao Inhotim e arredores por causa do rompimento da barragem da Vale em Córrego do Feijão.
Devia ser o contrário. Se você se compadeceu com a tragédia de Brumadinho, tem mais um motivo para ir ao Inhotim e se hospedar na região: é a melhor e mais valiosa contribuição que você pode fazer.
E veja, não é sacrifício nenhum — pelo contrário. As estradas estão desobstruídas. As pousadas e atrações, reabertas. E o Inhotim ficou fora da rota dos estragos.
Visite Inhotim. Abrace Brumadinho. Você vai fazer um bem para você e para muita gente.
Onde comer fora do Inhotim
Ponto Gê
No fogão à lenha do Ponto Gê, a comida mineira tradicional divide espaço com as criações surpreendentes de Genilda Delabrida (já pensou, batata doce assada com lavanda?). Aproveite que o buffet é livre para experimentar um ‘cadim’ de tudo. Só não se esqueça de ligar para reservar. Fica no centrinho da cidade.
- Ponto Gê | Rua Itagua 350 | Tel (31) 99953-6198 | Site
Verde Villas
Também no centro, a pousada Verde Villas tem um simpático bistrô à mineira. Telefone para fazer reserva (tel. 31 3571-2480).
- Verde Villas | Av Nossa Senhora do Belo Ramo 43 | Tel (31) 3571-2480 | Site
Brumagrill
Na entrada da cidade, o Brumagrill é o restaurante da pousada Dona Carmita. Tem buffet mineiro e churrasco no turno de almoço. À noite, funciona à la carte.
- Brumagrill | Rod. MG 040 – KM 49 | Tel (31) 3571-2955 | Site
As regiões de Casa Branca (Serra do Rola-Moça) e Retiro do Chalé (Serra da Moeda), a 30/40 km de Brumadinho, têm muitos restaurantes. Fora das pousadas, porém, costumam funcionar somente no fim de semana, para atender aos belo-horizontinos que vêm passar o dia.
Casa de Abrahão
O restaurante mais cultuado da região é o árabe Casa de Abrahão, em Casa Branca, que abre de sexta à noite a domingo e atende mediante reserva.
- Casa de Abrahão | Rua dois, 29 Recanto da Serra | Tel (31) 99205-5139 | Site
O restaurante Topo do Mundo, que funcionava junto a um ponto de salto de vôo livre, se mudou para a cidade de Nova Lima.
24 comentários
Comi uma pizza boa (com queijo mineiro, claro !) no Emporio Fazendinha na estrada na entrada de Brumadinho. Preços honestos e gostei do atendimento. Anexo tem uma pousada e uma loja de doces e queijos.
Acabei de voltar de Inhotim, é uma das experiências mais incríveis foi comer no ponto gê (Instagram #pontogê_inhotim)
Jeito mineiro de cozinha, servido no fogão a lenha, cardápio vegetariano/não vegetariano… Comida incrível, atendimento diferente (dona gê recebe todos os clientes no fogão, explicando o cardápio da noite) caipirinha maravilhosa!!
Estive em julho de 2016 e o Oiticica Sérvia buffet a preço fixo, com 2 opções de carne e sobremesa. Um preço justo para a qualidade da comida e a beleza do lugar ( acho que em torno de 30 reais por adulto)
Utilidade Pública: o Ponto Gê existe e fica em Brumadinho, no quintal da casa da Dona GÊ – que é a simpatia em pessoa! que comida!!!
Por favor, não percam.
Terminar o dia de visitas com o jantar da Dona Gê não tem preço ( na verdade tem, 40,00 e come-se o quanto quiser)
Ia fazer o mesmo comentário. O Ponto Gê é muito bom! A dona Gê faz vários tipos de comida mineira (e até faz para vegetarianos). Tudo delicioso.
Oi Ric,
Restaurante Casa Velha, Restaurante Abóbora e Restaurante Casa de Abrahão são realmente ótimos. Agora, Topo do Mundo não dá. Comida congelada e comprada de supermercado. Pousada Nova Estancia, socorro! Comecei minha viagem por lá e fique somente uma noite. É horrível.
Brumadinho não é um local para se hospedar.
Sério que você não gostou da Nova Instância? Fiquei lá 3 dias e adorei, tanto o atendimento, quanto a suite a qual fomos alocados, além da comida estar impecável nos três jantares que fizemos. O Topo do Mundo tem uns pratos deliciosos, não são todos, tem alguns melhores que os outros (óbvio), mas a vista faz a comida valer a pena, além de ter uma carta de vinhos bastante interessante. O abóbora que não me encantou muito. O ambiente é realmente agradável, os drinks são deliciosos, mas a comida em si deixou muito a desejar. Incrível como as percepções sobre os lugares são diferentes de pessoa para pessoa né?!
O Casa de Abrahao Bistrô Árabe agora funciona somente às sextas feiras entre 19:00 horas e 00:00 e aos sábados entre 15:30 e 00:00 horas. Para feriados, consulte no blog: casadeabrahao.blogspot.com.br
Caro Roberto: sentimo-nos honrados pela menção de nossa querida Casa de Abrahão em mais de uma oportunidade em seu blog. Gostaríamos de ressalvar que a Casa de Abrahão fica na localidade de Palhano, próximo ao condomínio Retiro do Chalé e não na localidade de Casa Branca como consta do texto acima. Com abraço de todos nós da Casa de Abrahão.
Prezado Ricardo
Sou seu ouvinte (CBN) e consumidor (do site). informaçoes previas às viagens funcionam muito (Parabens) e as consumadas coincidem (feed-back bacana).
Sou entusiasta do Inhotim (que conheço desde o começo, sem o CACI ainda).
O seu comentário sobre a surpresa de estarmos no Brasil é das constataçoes mais frequentes. Tenho uma casa na roça e nenhum negócio de turismo (só os amigos) próximo. Gostaria de acrescentar dois restaurantes que frequento (e sugerir ao autor) -Em Corrego do Feijao: Casa Velha (veja as redes de dormir no quintal, alem da otima cozinha) – Em Piedade do Paraopeba (distrito vizinho do retiro do Chalé, com qq. estrada asfaltada) o restaurante Madoma Pietà, de Cenira Achiropita e Flavio (connaisseur de vinhos). Na mesma estrada, distrito de Melo Franco(junto ao Aranha) o restaurante Rapa de Angu ganhou o festival Brutiquim (trad: BrumadinhoButiquim). desculpe o tamanho da msg. Vou me entusiaismando. Continue assim. Muito útil e simpático. Até…
Que pena que não conheceu o restaurante Abóbora em Casa Branca. É um dos restaurantes mais charmosos do redor da Capital Mineira e de Inhotim. Fica a beira de um riacho, com rede debaixo das árvores.
A Comida oferecida em Buffet no fogão e em panelas de pedra – é de dar água na boca. Uma variação de mais de 50 opções de pratos, entre saladas, petiscos, feijoada, comida mineira, contemporânea, vegetariana e doces caseiros, tudo isto harmonizado com chope artesal, cervejas no ponto, uma boa carta de vinhos e, principalmente, pelas famosas caipis do publicitário e também bar tender Tunico – uma verdadeira alquimia de aromas e sabores. Oferece também muitas opções de petiscos, porções e pratos à la carte.
Gostei, e pode ter certeza que irei a qualquer hora.
Oswaldo