Granada 1

Guia de Granada

Granada

Granada se confunde – e chega a ser ofuscada – pela Alhambra, o palácio mouro que é o maior tesouro legado pela ocupação islâmica da península ibérica. Se os países só pudessem representados por uma única atração, a Alhambra seria a representante da Espanha.

Numa viagem pela Andaluzia, deixar Granada – e a Alhambra – por último é garantir um grande desfecho.

Dormindo duas noites em Granada você visita a Alhambra, passeia no bairro histórico de Albaicín e se diverte com a simpática tradição das tapas grátis. (Sim: peça uma bebida, e o aperitivo vem na faixa.)

No inverno, adicionando mais uma noite, você pode subir à Sierra Nevada para praticar esqui, snowboard ou brincar na neve.

Quando ir

granada alhambra sierra nevada

Por estar situada 700 metros acima do nível do mar, Granada tem temperaturas um pouco mais amenas do que Sevilha ou Málaga. Pode ser visitada o ano inteiro — mas há épocas mais interessantes que outras.

Granada na primavera e outono

Para não passar nem calor, nem frio, vá na meia-estação. Maio e outubro são os meses mais amenos, com mínimas acima de 10ºC e máximas em torno de 20ºC. Abril e novembro, porém, já requerem agasalho em tempo integral, com máximas na faixa de 15ºC (e noites frias, com mínimas abaixo de 10ºC).

Querendo pegar um calorzinho sem exagero, escolha junho ou setembro. Nesses meses de transição, a temperatura pode atingir até 27ºC, mas as noites normalmente dispensam o ar-condicionado, com mínimas que podem descer a 15ºC.

Granada no verão: calor e lotação máxima

A maior razão para evitar Granada no verão é a lotação da Alhambra, que chega diariamente a 100% da capacidade durante as férias dos europeus. Mais do que em qualquer época, em julho e agosto é preciso comprar o ingresso para a Alhambra assim que as vendas começam (90 dias antes da data).

O calor também atrapalha, ainda que em Granada o verão seja menos escaldante do que em Sevilha. Em julho e agosto as máximas devem passar diariamente dos 30ºC, e nos dias mais escaldantes, encostar nos 40ºC.

Granada no inverno: Alhambra e Sierra Nevada

Ainda que em Granada faça mais frio do que nas partes baixas da Andaluzia, o inverno aqui é bem mais tolerável do que o do centro e norte da Europa. De dezembro a fevereiro, as máximas batem os 12º. Em março, sobem a 15ºC. As temperaturas mínimas são sempre positivas.

A maior vantagem de visitar Granada no inverno é poder dar um pulinho na estação de esqui de Sierra Nevada. A base de Serra Nievada está a 2.100 metros de altitude (sua parte esquiável mais alta, a 3.300 metros).

Como chegar

Vai por mim: melhor transporte

Madri: trem

Barcelona: avião

Sevilha: trem ou ônibus

Córdoba: trem

Ronda: trem

Málaga: ônibus

Sevilha-Pueblos Blancos-Ronda-Granada: carro

Veja também como incluir Granada num roteiro desde Portugal.

De trem

Veja como comprar passagem de trem na Espanha.

Madri-Granada de trem

Nos novos trilhos rápidos, a viagem de Madri a Granada leva 3h20. Há 3 trens diretos por dia. A saída de Madri é da estação Madrid Puerta de Atocha.

Um táxi da estação de trens de Granada ao seu hotel deve custar entre 6 e 8 euros.

Pit-stop na Mesquita de Córdoba, por que não?

Basta comprar, no site da Renfe, duas passagens separadas. No sentido Madri-Granada, compre uma passagem Madri-Córdoba e outra Córdoba-Granada. No sentido Granada-Madri, compre uma passagem Granada-Córdoba e outra Córdoba-Madri.

O importante é que o intervalo entre a chegada e a partida em Málaga seja no mínimo de 4 horas — idealmente, 6 horas. Você deixa a bagagem no guarda-volumes (que funciona na rodoviária, que é vizinha à estação de trem), pega um táxi ao centro histórico e tem tempo suficiente para passear.

O percurso entre Madri e Córdoba é de 1h40. Entre Córdoba e Granada, 1h37, nos trens que agora são diretos.

Veja como ir da estação à Mesquita e também o que fazer no pit-stop em Córdoba.

Barcelona-Granada de trem

De (ou para) Barcelona, a viagem de trem leva entre 6h30 e 7h20, com baldeação em Madri ou Zaragoza. É melhor escolher o avião.

Sevilha-Granada de trem

Sevilha agora está mais perto de Granada. No trem de alta velocidade, o trajeto leva entre 2h20 e 2h30. Há trens diretos e outros com baldeação em Córdoba.

Ronda-Granada de trem

Já a rota entre Ronda e Granada é feita 3 vezes ao dia, sem baldeação, em trens regionais. O percurso dura entre 2h35 e 3h.

De avião

O avião é a melhor escolha para o deslocamento entre Granada (Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén – GRX) e Barcelona: a low-cost Vueling, do grupo Iberia, faz o trecho em 1h35.

Com o trem de alta velocidade, voar de ou para Madri ficou menos interessante. O vôo leva 1h05, e é operado pela Vueling e pela Iberia.

O único destino fora da Espanha com vôos diretos a Granada é Londres, com vôos diretos desde Gatwick operados pela low-cost easyJet (de 3h de duração). De outros lugares da Europa você fará uma conexão em Madri ou Barcelona.

O aeroporto da Andaluzia com maior número de vôos diretos para todos os cantos da Europa, tanto de cias. convencionais quanto de low-costs, é o de Málaga (Aeroporto Málaga-Costa del Sol – AGP), que está a 135 km de Granada. Ônibus da Alsa fazem o trajeto do aeroporto de Málaga a Granada em 2h15, em vários horários ao longo do dia.

Transporte entre o aeroporto e o centro

O aeroporto de Granada fica a 17km do centro da cidade.

O táxi entre aeroporto e centro da cidade vai sair em torno de 28 euros (maio/2018).

Há também um ônibus entre o aeroporto e Granada, operado pela Alsa. O trajeto costuma levar 45 minutos. O bilhete custa 12,21 euros (novembro/2022). Mais informações aqui.

De ônibus

De Sevilha a Granada, o ônibus direto leva 3 horas. Isso é meia hora menos do que a viagem do trem regional, e está disponível em mais horários ao longo do dia. Compre a passagem no site da cia. rodoviária Alsa. Tenha atenção ao escolher o ônibus, já que alguns são ‘paradores’. Compre apenas nos ‘directos’.

O ônibus também é a melhor escolha para se deslocar entre Granada e Málaga. As viagens centro a centro levam 1h45 (de Granada ao aeroporto de Málaga, 2h15). Compre na Alsa.

Da estação de ônibus de Granada ao seu hotel, um táxi vai custar por volta de 9 euros (maio/2018).

De carro

Granada serve como desfecho (ou como início) para um roteiro de carro pela Andaluzia. Veja nosso roteiro de 7 dias, incluindo 3 dias de carro, entre Sevilha, Pueblos Blancos, Ronda e Granada. O roteiro pode ser feito também no sentido inverso, com partindo de Granada.

Indicamos o carro apenas para o circuito entre as grandes cidades andaluzas. Dentro de cidades como Sevilha ou Granada, o carro só atrapalha.

Por isso, vindo de Sevilha, pegue o carro ao deixar a cidade e entregue o carro ao chegar a Granada. Escolha um hotel bem localizado, e passeie a pé e de ônibus.

(Caso você saia de Granada, mesmo esquema: pegue o carro ao sair da cidade, entregue ao chegar a Sevilha. Escolha um hotel bem localizado, e passeie a pé e de ônibus.)

Vindo de Portugal

De carro

Para combinar Portugal e Andaluzia de carro, é preciso retirar e devolver o carro no mesmo país — se você retirar o carro num país e devolver no outro, vai pagar uma sobretaxa absurda.

O ideal para unir os dois países sempre vai ser um roteiro circular.

Você pode descer de Lisboa para passar uns dias no Algarve.
Depois entra na Espanha por Huelva e vai direto a Sevilha, onde deixa o carro num estacionamento enquanto estiver na cidade.

A partir da chegada em Sevilha, é só seguir este roteiro.

Ao fim do roteiro, saindo de Granada, vá a Córdoba, onde visita a Mesquita e dorme uma noite.

Saia da Espanha via Badajoz — você vai entrar de volta em Portugal pelo Alentejo. Aproveite para passar entre dois e três dias na região antes de devolver o carro em Lisboa.

(Este roteiro circular também funciona no sentido inverso — saindo de Lisboa pelo Alentejo a Córdoba, então seguindo Granada, e depois a Ronda, Pueblos Blancos e Sevilha, entrando de volta em Portugal pelo Algarve.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Sem carro

    Caso você não retorne a Portugal, o melhor é devolver no Algarve o carro que você alugou em Lisboa, e pegar um ônibus a Sevilha (compre na Alsa).

    Aumente um dia de permanência em Sevilha para fazer o bate-volta de trem a Córdoba.

    Alugue o carro ao sair de Sevilha e cumpra exatamente o roteiro deste post. Entregue o carro em Granada e siga de avião a Barcelona ou a Madri — ou vá até Málaga pegar o vôo direto de volta a Lisboa.

    Lisboa + Andaluzia

    Se você quer ir de Lisboa direto para a Andaluzia, sem passear nem no Algarve nem no Alentejo, então vá de avião direto a Sevilha. Para voltar direto, sem passar por Madri, depois de Granada pegue o vôo direto de Málaga a Lisboa.

    132 comentários

    Oi, Bóia! Eu estou pensando em pegar o trem noturno de barcelona para granada e lá passar o dia (alhambra) para depois seguir para madrid de trem. Minha pergunta é: vocês sabem se há guarda-volumes na estação de trem em granada para eu deixar as malas ao longo do dia? Não encontro essa informação na internet…
    Muito obrigado!!
    Abraços

      Olá, Fernando! A gente super NÃO recomenda trem noturno.

      Mas se quiser sofrer, o guarda-volumes de Granada é na estação de ônibus, que fica a 3 km da estação de trem.

      Entre Barcelona e Granada recomendamos o avião; a Vueling costuma ter tarifas em conta.

    Bóia. Vi a sugestão de roteiro para Andaluzia, começando por Sevilha (com stop em Córdoba) e depois Granada de carro, passando pelos pueblos brancos. Pergunto: 1) posso fazer o sentido inverso, começando por Granada? 2) como faço para ir de Madri à Granada de trem?

    Olá, Bóia, estou indo para Granada, agora em fevereiro, e comprei o ingresso para visitar Alhambra no horário das 13:30hs, pois era o único que tinha pra todo meu grupo. Isto quer dizer que só vou poder ficar lá dentro dos Palaces Nazaries durante 30min? Eles fecham ou nos convidam a sair… Ou posso permanecer lá, até 18hs? Estou meio confusa, pois não entendi porque tinha tanto ingresso sobrando nesse horário… Se puder me ajudar, agradeço!!! Abraços!!!

    Olá! Estou tentando comprar tickets para Alhambra, mas está dando erro no site. Alguém já comprou na Alhambra Shop, em Granada, loja que o próprio site informa ser ponto de venda? Há alguma forma alternativa de compra? obrigada

    Ola Boia, preciso de sua ajuda! estou tentando comprar ingressos para visitar La Alhamba em jan de 2015 e o calendário de 2015 não abre. Enviei um e-mail ao Ticketmaster e esta foi a resposta deles:

    Estamos a la espera que el Patronato active las ventas del nuevo año. Lo sentimos, pero no hay previsión ni información sobre si saldrán a la venta por nuestra web, ni cuando lo harán.

    Si tienes cualquier otra duda, responde a este e-mail y nos pondremos en contacto contigo lo antes posible.

    Atentamente,

    Adriana S.
    Departamento de Atención al Cliente
    Ticketmaster

    Não sei como comprar esses ingressos. Me ajude, por favor!
    Obrigada
    Maria Cristina

      Olá, Maria Cristina! Acalme-se — se o site não abre, ninguém está conseguindo comprar o ingresso. Continue entrando no site do Alhambra todos os dias e uma hora vai aparecer a informação do novo sistema de vendas, se é que vai mudar.

    Olá. Comprei minhas entradas para o Alhambra e escolhi o turno da manhã. Infelizmente para o palácio nazaries só haviam entradas para as 13:00hs e 13:30hs, optei pelo das 13:00hs. Gostaria de saber se é possível entrar no palácio antes da hora agendada, já que gostaria ainda de aproveitar um pouquinho do comércio de Albacín antes de fecharem para siesta. Muito obrigada

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito