Roteiros de passeios em Gramado e Canela

Guia de Gramado

Roteiros de passeios em Gramado: resolva sua viagem de 3 a 7 dias

Como combinar as mais de 30 atrações de Gramado, Canela e arredores na sua viagem?

Use nossos roteiros de passeios em Gramado para organizar o dia a dia de sua viagem. Com os roteiros de passeios dos dias 1, 2 e 3 você já visita o essencial de Gramado e Canela.

Os roteiros dos demais dias levam a atrações menos conhecidas – muitas delas deixarão as melhores lembranças da viagem.

Colaborou: JB Andrade

A Bóia recomenda:

Roteiros de passeios em Gramado dia a dia

Dia da chegada: Centro de Gramado

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Vá de Uber ao Lago Negro.

Siga de Uber para o Mini Mundo.

Vá caminhando à Praça das Etnias (coma uma cuca) depois prossiga pela Borges de Medeiros, passando pela Rua Torta (suba a pé se tiver fôlego).

Se estiver com criança, suba até a Aldeia do Papai Noel .

Caso seja um dia de semana, termine o dia na fábrica Chocolate Prawer.

Não vale a pena queimar um dia do Bustour para fazer este roteiro.

Pode ser feito todos os dias da semana — mas sábado, domingo e feriado não há visita à fábrica da Prawer. Leia sobre se deslocar de Uber e BusTour.

Dia 2: Canela panorâmica

Use carro, Uber ou BusTour.

Comece escolhendo entre o Parque do Caracol ou os Bondinhos Aéreos. O bom de ir de manhã é que o sol incide na cachoeira; à tarde ela fica na sombra.

Siga até o Skyglass.

Na volta, passe no Castelinho Caracol (sim, você vai acabar comendo um strudel antes do almoço).

Volte até o centro de Canela, para visitar a Catedral de Pedra.

Depois do almoço, escolha uma atração temática:

Pode ser feito todos os dias da semana. Leia sobre se deslocar de Uber e BusTour.

Dia 3: Ligação Gramado-Canela

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Explore as atrações da estrada entre Gramado e Canela de carro, Uber ou BusTour.

Dá para encaixar 4 ou 5 atrações no seu passeio. Escolha entre esses:

Leia sobre se deslocar de Uber, BusTour e carro.

Dia 4: Snowland e arredores

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Inicie o dia indo de Uber ou BusTour ao parque de neve indoor Snowland.

Existem várias maneiras de complementar o seu passeio explorando a região. Escolha uma delas:

Leia sobre se deslocar de Uber , Bustour e carro

Dia 5: Agroturismo

Tire a manhã (ou a tarde) para explorar o interior de Gramado se encaixando num dos vários tours de agroturismo.

Pode ser feito em qualquer dia da semana; verifique os dias em que sai o passeio desejado. Leia sobre se deslocar com tours.

Dia 6: Bento Gonçalves

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

O jeito certo de fazer este passeio é passando uma ou duas noites em Bento Gonçalves — porque um bate-volta não dá conta de mostrar tudo o que há na região.

Se você não dispõe desse tempo para passar em Bento, o mais recomendável é pegar um tour organizado, que vai permitir que você aproveite melhor o dia.

Se você vai passar o dia em Bento por conta própria de carro, saia até as 8h de Gramado, a tempo de se encaixar na visita/degustação das 10h30 da Casa Valduga (site), no Vale dos Vinhedos.

Almoce na Trattoria Mamma Gema (RS 444, km 18,9, tel. 54 3459-1392 – Facebook).

Depois siga ao Parque Epopéia Italiana, onde começa o passeio da Maria Fumaça.

Caso dispense a Maria Fumaça, pode aproveitar a tarde para passear pelo sensacional roteiro Caminhos de Pedra.

Comece almoçando na Casa Vanni (tel. 54 3455-6383 – Instagram). Na seqüência, visite o Parque da Ovelha e a Casa da Erva-Mate (site).

Mas o melhor mesmo é programar um ou dois pernoites em Bento. Assim você tem um dia para o Vale dos Vinhedos e outro para os Caminhos de Pedra, e encaixa a Maria Fumaça em qualquer um dos dois dias.

Leia sobre se deslocar com tours e de carro.

Mais dias em Gramado

Se sobrarem dias, escolha passeios destas listas. Dividimos os programas por faixa etária – repetindo os que já foram citados anteriormente.

Gramado com criança pequena

Gramado com teens

Gramado para apaixonados por carros

Gramado para adultos

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Natal Luz

    O Natal Luz de Gramado 2024/2025 acontece entre 24 de outubro de 2024 e 18 de janeiro de 2025. Durante o Natal Luz Gramado atinge o grau máximo de fofura, e se transforma numa Disneyzinha serrana.

    O centro ganha uma caprichada decoração natalina e oferece várias atrações gratuitas. Há também 5 espetáculos pagos.

    Saiba tudo sobre o evento, incluindo como comprar ingresso e como aproveitar as inúmeras atrações gratuitas, na Página do Natal Luz deste guia.

    28 comentários

    Vou para Gramado em Janeiro e quero também conhecer Bento Gonçalves. Vou de pacote, qual a melhor forma de adicionar o passeio para Bento Gonçalves?

    Boa Noite,
    Gostaria de uma ajuda para, roteiros em Gramado, grupo de 05(cinco) Adultos, incluindo a minha mãe que tem 82 anos, vamos chegar no dia 11/02/2023 e retornamos em 15/02/2023, com 03(três) dias livres em Gramado.
    Já Reservei no Hotel Cercano.
    Desde Já Agradeço.
    Paulo Adriano

    Considerando o Natal Luz (vou estar entre os dias 26-31/12), vocês tem alguma sugestão de adaptação do roteiro de 4 dias? Estarei de carro e parece que os hoteis em Canela estão menos da metade do preço.

      Olá, Victor! Os programas do Natal Luz são em sua maioria noturnos. Esteja entre sexta e domingo às 16h no centro da cidade para ver a parada de Natal.

    Oi, Bóia!
    Estava querendo pernoitar em Bento Gonçalves, como sugerido no roteiro, mas estou com dificuldade de transporte até lá. Eu e minha família estaremos sem carro, e soube que o transfer para lá é bem difícil e, nesse caso, deveria ser particular, algo em torno de R$1.000. Achei caríssimo, e estou quase desistindo!
    Você saberia indicar alguma forma de chegar até lá para pernoitar e retornar à POA para embarcar?
    Obrigada.

      Olá, Renata! Se você estiver em Gramado, pode pegar um passeio a Bento e levar a mala, sem retornar a Gramado. De Bento a Porto Alegre você pode combinar a corrida com um taxista ou ir de ônibus.

    Oi, Bóia!
    Estou em dúvida do tour a fazer em Bento Gonçalves.
    O hotel me indicou a Brocker Turismo, cujo passeio (de +-12h) faz a vinícola Aurora, Maria Fumaça, Epopeia Italiana, fábrica da Tramontina, queijaria Fetina de Formaio, e Malharia G’Dom.
    Vale a pena esse tipo de passeio? Achei bastante longo, além de que pretendo fazer o Nativitaten à noite. Penso que pode ficar muuuito cansativo.
    Vi também que o da Easy Travel não inclui o Maria Fumaça, e não gostaria de abrir mão do trem, pois irei com minha filha pequena.
    Alguma sugestão de como conciliar uma boa vinícola e o Maria Fumaça? Estaremos sem carro.

      Olá, Renata! Seja o que você escolher, ir ao Nativitaten no dia da ida a Bento é puxado demais. Você vai estar exausta.

      Acredito que o passeio completão não seja feito em menos dessas 12 horas, não.

    eu e esposa iremos para gramado de 5 a 8 de dezembro e de 8 a 11 em bento goncalves … gostaria de receber sugestoes de passeios e de restaurantes ..grato manuel

      Bento – Vale dos Vinhedos: Casa Madeira (é do grupo Valduga, tem menu à la carte, para o dia em que você não estiver a fim de rodízio); Valle Rústico (menu de vários passos, harmonizado com vinho – tem que reservar antes; come-se e bebe-se muito e muito bem; o lugar é muito agradável).
      Bento – Caminhos de Pedra: Casa Vanni (à la carte); Trattoria Casa Ângelo (rodízio de massas e carnes). Ambas muito boas.
      Miolo (Vale dos Vinhedos) e Cave Geisse (Pinto Bandeira – perto dos Caminhos de Pedra) têm um esquema de comidinhas com vinho/espumante em taça no gramado, para algo mais relaxado.
      Gramado: Cantina Pastaciutta (italiano – no centro); Edelweiss (alemão – mais perto do Lago Negro – sugiro os pratos à la carte, em que pese a propaganda que fazem do fondue).
      O passeio de Maria Fumaça é divertido, se você curte trem com cantoria. No mais, a Valduga tem uma ótima estrutura para receber turistas, com vários tipos de tours. A Cave Geisse também tem passeios legais. A Dal Pizzol (que não fica no Vale dos Vinhedos) também tem opções como piquenique no gramado etc. Outras vinícolas são mais para ir conversar um pouco com o pessoal e comprar uns vinhos (Almaúnica, Pizzato, Lidio Carraro, por exemplo, todas no Vale dos Vinhedos).
      Gramado está muito Disney para o meu gosto. Acho que é um destino que funciona mais com crianças do que só entre adultos.

    Olá, tenho 70 anos e meu sonho é conhecer Gramado e seu Natal Luz! Acontece que fiz uma cirurgia no pé e preciso de um hotel bom, mas que seja perto do “fervo” para não tornar a “viagem dos sonhos” um pesadelo. Agradeço a atenção e não vou a lugar algum sem consultar antes as dicas de vocês.

    Olá!!
    Gostaria de uma ajuda para escolher quantos dias passar em Gramado.
    Nunca fui por lá, e estou pensando em ir na época do Natal Luz e conhecer Canela também.
    Considerando as atrações tradicionais da cidade mais as de Natal, quantos dias seria recomendado ficar por lá? Ou seria ideal duas viagens para esgotar tudo e não ficar muito cansativo, já que irei com uma criança de 6 anos?
    Obrigada

      Olá, Renata! As atrações do Natal Luz são noturnas e não concorrem com as tradicionais. Veja o que você quer fazer/visitar/experimentar e dimensione a duração da sua viagem de acordo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito