O que fazer em Gonçalves - Minas Gerais

Guia de Gonçalves

O que fazer em Gonçalves

Gonçalves combina experiências de serra e de roça num só destino.

Aficionados da natureza e da gastronomia têm muito o que fazer em Gonçalves. Dá para aproveitar as trilhas, se banhar em cachoeiras, visitar lojas de comidinhas e voltar para casa carregado de produtos orgânicos.

Veja nesta página tudo o que fazer em Gonçalves e monte o seu roteiro de viagem.

A Bóia resume:

Saiba antes de ir

Fora de temporada, Gonçalves funciona de fato entre sexta e domingo. Sábado é o dia mais movimentado – na alta temporada planeje e reserve com alguma antecedência, nem que seja na véspera.

Para não perder a viagem entre seu hotel e o lugar que queira ir, tente entrar em contato com os responsáveis pelo WhatsApp, que é amplamente utilizado na cidade.

Em caso de dúvidas sobre horários de funcionamento, não custa nada consultar o Google para ter certeza de que o estabelecimento não encerrou as atividades antes que pudéssemos atualizar por aqui.

E não fazer nada?

Também vale lembrar que não fazer nada é uma das principais atividades disponíveis em Gonçalves.

Estando bem acomodado e com perspectiva de comida mineira no almoço e no jantar, você fará uma bela viagem mesmo se São Pedro não colaborar.

Nas épocas mais molhadas, entre novembro e março, você pode ficar feliz só de sair com guarda-chuva para tomar um café com bolo no meio de uma tarde chuvosa. A cidade ostenta essa licença poética.

O que fazer em Gonçalves: passeios na natureza

Por estar num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, o que não falta a Gonçalves são lindas vistas do alto de montanhas, geralmente a caminho de alguma cachoeira ou de algum restaurante. Em algum momento você vai se sentir um “caçador de horizontes”.

Mesmo que não pretenda fazer nenhuma grande aventura, traga mais de um par de tênis e protetor solar para enfrentar o sol e a lama. Calçados impermeáveis bem laceados, boné e roupas respiráveis, com algum fator de proteção UV são muito bem-vindos.

Muitos atrativos até podem ser acessados de carro comum. A maioria das estradinhas, porém, pode ser complicada para carros sem tração nas quatro rodas, especialmente em dias de chuva. Pequenas trilhas off-road costumam aparecer no último trecho de acesso a alguns atrativos.

Vale sempre se informar antes ou então considere contratar uma das agências da região, como a Mantiqueira Ecoturismo e a Tribo da Montanha.

Acompanhado de um guia, você não apenas chegará com mais tranquilidade aos melhores pontos, mas aprenderá sobre a história e o meio ambiente da área que está explorando. E enxergará detalhes invisíveis sem esse conhecimento.

Alguns lugares não podem ser visitados por dentro, mas valem a olhadinha por fora — como a casa caipira de 150 anos no Bairro dos Venâncios, a mais antiga do município, mantida em seu exterior conforme foi construída.

CACHOEIRAS EM GONÇALVES

Um dos grandes atrativos de Gonçalves, especialmente nos dias mais ensolarados, as cachoeiras estão todas no Google Maps e vale usar o aplicativo para chegar até elas.

Como várias ficam em áreas com pouco ou nenhum sinal, baixe a versão offline do mapa da região. A mesma dica vale para explorar as pedras e mirantes.

CACHOEIRA DO RETIRO

Uma das maiores cachoeiras de Gonçalves, a Cachoeira do Retiro permite tomar banho (gelado) ou aproveitar o sol nas pedras.

Parte de seu percurso fica em um trecho bem pertinho do centro da cidade.

Pela estrada de terra que dá acesso ao bairro de São Sebastião, ande aproximadamente dois quilômetros até chegar à sua entrada, em frente à Pousada Encontro das Águas.

CACHOEIRA DAS 7 QUEDAS

Bem cenográfica e com fácil acesso, a Cachoeira das 7 Quedas tem diversas quedas e vários poços para banho.

O sol bate melhor pela manhã, aquecendo as sempre frias águas dos rios da Mantiqueira.

São duas trilhas, uma de cerca de 30 minutos ida e volta, e outra mais curta, de apenas 5 minutos. Ambas saem a partir de um quiosque onde se vende bebidas e é cobrada entrada. (R$ 10, das 9h às 17h, sábados, domingos, férias e feriados).

CACHOEIRA DO SIMÃO

A Cachoeira do Simão talvez seja a cachoeira boa para banho com acesso mais fácil na região.

Para chegar ali, pegue a estrada à direita a partir da Praça São Benedito (perto do cemitério) e siga por aproximadamente 3 km até uma junção de pistas com muitas, muitas placas. Siga as que se indicam para a cachoeira, à esquerda.

Como a vegetação é bem densa, procure ir num dia mais quente ou por volta das 12h, quando o sol incide mais na vertical.

CACHOEIRA DOS HENRIQUES

Um belo passeio para um dia ensolarado, a Cachoeira dos Henriques fica meia hora de carro ao norte de Gonçalves.

Na estrada do bairro dos Henriques, a cachoeira possui várias quedas e forma um ponto de banho em sua parte superior.

O acesso é bem fácil por uma abertura numa cerca de propriedade particular demarcada. Não ligue se tiver algumas vaquinhas ao redor, elas são bem tranquilas.

A pedida é curtir o banho na parte de cima e depois contemplar a queda por uma pequena trilha pelo alto. Tome cuidado ao caminhar nas pedras.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

Com grande volume de água, a imponente Cachoeira das Andorinhas não permite o banho.

É possível chegar a pé, a partir da rua Conselheiro Alfredo Pinto, que vira uma estrada de terra pouco mais à frente. Basta seguir a estrada e o rio (que vai acompanhar o trajeto à sua direita por 1,2 km). Siga as placas para chegar ao local. O acesso se dá por propriedade privada, consulte se é possível conhecê-la.

CACHOEIRA DO CRUZEIRO

O rio Capivari forma a Cachoeira do Cruzeiro e a Cachoeira 7 Quedas.

O poço formado pela queda é um bom local para banho, ainda que com precauções. Oferece também bons espaços para descanso.

É possível passar pela Cachoeira das 7 Quedas pela trilha que leva ao Cruzeiro indo pela estrada de terra em direção ao bairro São Sebastião, a partir do Rancho Aventura.

Mas atenção: ela não tem sinalização, e por isso, demanda a presença de um guia.

CACHOEIRA DA LUA

Dentro do terreno da pousada Pousada Cabanas no Mundo, tem fácil acesso e grande volume de água, bem agradável para banho.

Como está dentro da área do hotel, apenas hóspedes e quem faz passeios com a Mantiqueira Ecoturismo têm acesso ao local.

TRILHAS EM GONÇALVES

PEDRA DO FORNO

A Pedra do Forno é um passeio para quem gosta de trilhas puxadas e tem algum preparo físico. Um dos pontos mais altos da cidade, a Pedra do Forno oferece a quem alcança seu topo uma visão completa da região e compensa muito em dias com tempo firme.

Pelo cume estar numa pedra exposta, vale evitar em dias chuvosos de verão. Siga pela estrada de terra em direção aos bairros de São Sebastião e Terra Fria seguindo as placas que mostram o caminho para o Restaurante Zé Ovídio.

Com ótimo buffet de comida mineira a preço fixo, o restaurante é o ponto de partida, de chegada da trilha de 2 km que leva ao topo. Mas também pode oferecer uma saborosa recompensa ao final.

PEDRA CHANFRADA

Com dois 2 km de ida e volta, a trilha da Pedra Chanfrada leva ao cume a 1.771 metros de altitude com uma bela vista de 180 graus, em meio a uma mata com pinheiros e araucárias.

Lá de cima é possível avistar o Vale da Terra Fria e ter um belo ângulo da Pedra do Forno. Apesar de curta, a trilha é um tanto íngreme e tem alguns trechos com bastante pedra.

Autoguiada, a trilha sai e chega no Restaurante Pé da Pedra. Para chegar ao início da trilha, vá pela estrada de terra em direção aos bairros de São Sebastião e Terra Fria e siga as placas para o restaurante. Vai ser difícil resistir ao buffet de comida mineira servido no fogão a lenha.

Nem todo mundo que vai comer resolve subir a trilha, mas ambas as atividades são bem complementares.

MIRANTE PEDRA ALTA

O Mirante Pedra Alta é um lugarzinho super escondido e com uma das mais belas vistas da região.

Ao chegar no Restaurante Karu, no Bairro dos Venâncios, siga por 5 minutos morro acima as placas em direção a Pedra Alta.

Quando chegar numa porteira estacione seu carro (se não for 4×4 ou se não tiver experiência em estradas péssimas) e siga a pé por alguns minutos. Você avistará a Serra da Balança e a Pedra do Baú ao fundo.

PEDRA DO CRUZEIRO

Na Pedra do Cruzeiro, uma trilha de dificuldade média leva os visitantes a 1.125 metros de altitude, passando por campos abertos e plantações. Do alto é possível ver alguns dos bairros históricos da cidade.

MIRANTE DO CRUZEIRO

Não confunda o Mirante do Cruzeiro com a Pedra do Cruzeiro. Do centro de Gonçalves, avista-se o morro do Cruzeiro com uma cruz no topo.

Para chegar lá, siga a estradinha de terra ao lado do portal da cidade por três minutos de carro ou uns 15 a pé.

O mirante tem um portão de madeira com cadeado para carros, mas a entrada de pedestres está aberta.

A vista é bonita, mostrando a cidade de um lado e a serra do outro. É um passeio simples e rápido, ideal para quem tá com preguiça ou não tem carro para alcançar outros pontos panorâmicos.

PEDRA DO BARNABÉ

Cercada de araucárias e outras árvores, a Pedra do Barnabé não é servida por nenhuma trilha.

MIRANTE DO SERRANO

Com um deck bem cuidado, a partir do Mirante do Serrano é possível observar São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú, a Pedra da Balança e até Campos do Jordão.

Fica na estrada para São Bento do Sapucaí.

PEDRA DE SÃO DOMINGOS

A cerca de 19 km (ou 50 minutos de carro) de Gonçalves, a Pedra de São Domingos é uma belíssima pedida para quem procura por pores do sol inesquecíveis.

Como não é um passeio tão rápido, vale se programar para almoçar ou jantar no Distrito dos Costas, também no município vizinho de Paraisópolis.

Dá para chegar de carro, a única dificuldade é no trecho final, que só permite um veículo subindo ou descendo.

O que fazer em Gonçalves: outros passeios

Passeios gastronômicos em Gonçalves

ALAMBIQUE TRÊS BARRAS

Fundado em 1952 pelo Sr. Manoel Ferreira Braz, conhecido como Mané Cota, o Alambique Três Barras mantém a tradição com produção artesanal de cachaça, agora liderada por José Menino Ferreira desde 1985.

Utilizando a força da água e métodos sustentáveis, a cachaça é feita sem agrotóxicos e com aproveitamento integral dos subprodutos.

Além da cachaça purinha, há opções envelhecidas em carvalho e saborizadas com frutas e especiarias. O passeio inclui degustação e visita à lojinha com cachaças e mel.

Fica a apenas 8 minutos de carro do centro de Gonçalves.

Informações práticas – Alambique Três Barras

CASA DOS COGUMELOS

Na área rural de Gonçalves, a Casa dos Cogumelos oferece uma experiência única para os amantes de fungos e curiosos em geral.

Com duração média de duas horas, o passeio começa com uma introdução ao reino dos fungos, compreendendo a lógica de reprodução destas criaturas.

Em seguida parte-se para uma visita guiada às áreas de produção de shimeji, shitake, portobelo e paris.

Os visitantes podem colher seus próprios cogumelos e levar para casa, mas de toda forma já há algumas bandejas prontas para a venda. Os preços são bons.

Uma pequena lojinha oferece os fungos desidratados, em conservas e patês.

A experiência é finalizada com práticas culinárias e degustação de um prato com cogumelos frescos, tudo guiado por Felício Costa, que lidera o projeto há seis anos. Vale reservar.

Informações práticas – Casa dos Cogumelos

VINÍCOLA ARTESÃ

Você pode descobrir o potencial da vinicultura da Serra da Mantiqueira visitando a Vinícola Artesã, a cerca de 20 minutos de Gonçalves.

O passeio dura cerca de duas horas e começa com uma introdução ao mundo dos vinhos, desde a colheita das uvas até o engarrafamento.

Durante a visita guiada, você passeia pelas vinhas e a área de produção, aprendendo sobre a técnica artesanal da dupla poda, um super diferencial da região.

Até chegar na melhor parte: as degustações. Você terá a chance de provar diversos rótulos, apreciando os sabores únicos e de alta qualidade.

Como todo bom parque de diversões, uma lojinha o espera na saída para comprar vinhos e outros produtos relacionados, como geleias e conservas. Vale a pena fazer reserva para garantir um atendimento mais personalizado.

Informações práticas – Vinícola Artesã

AZEITE OLIQ

Ainda que esteja no município vizinho de São Bento do Sapucaí, visitar a fábrica de azeites OLIQ pode ensinar muito sobre a beleza de um produto complexo que consumimos diariamente.

Além disso, você verá in loco a produção e poderá saborear os azeites frescos da Mantiqueira. Vale a viagem de 40 minutos a partir de Gonçalves.

Com duração aproximada de duas horas, o passeio começa com uma introdução ao cultivo das oliveiras e ao processo de extração do azeite.

Durante a visita guiada, você caminhará entre os olivais e conhecerá as técnicas de colheita e produção que tornam os azeites da OLIQ tão especiais.

Você poderá provar diferentes tipos de azeite e compreender suas diferenças e características únicas. Na saída, uma loja oferece uma variedade de produtos à base de azeite, incluindo conservas, cosméticos e até sorvetes.

Mas já vá se preparando: os preços não são convidativos. Reserve.

Informações práticas – Azeite OLIQ

A SENHORA DAS ESPECIARIAS E LOJAS DE COMIDINHAS

A Senhora das Especiarias é uma loja, uma atração turística, e sobretudo uma ‘experiência’: você pode experimentar todos os sabores de geleias, chutneys, antepastos, conservas e temperos de fabricação própria feitos ali.

Basta pegar uma lasquinha de pão ou torrada e sair provando.

Deixe-se encantar com as misturas. Há potes grandes e pequenos, convidando para que vários sejam levados para experimentar. A loja migrou da praça da matriz para a avenida de entrada na cidade.

  • Senhora das Especiarias | Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 30A | Tel. (35) 3654-1450 | Instagram

Talvez a principal concorrente seja A Pioneira, com ótima oferta de vinhos e queijos.

No aspecto vinhos, o Bar do Marcelo & Gonçalvinhos também tem vasta oferta, incluindo rótulos da Mantiqueira, assim como ótimas cachaças mineiras.

Para encontrar bons queijos comece procurando na Milk Leiteria Rural e termine degustando e comprando na Pérola da Mantiqueira, dentro do posto de gasolina.

Se a ideia for levar para casa o prato já pronto, a Degustare tem uma boa oferta de quiches, tortas e outras comidinhas bem elaboradas e congeladas.

Já a Botica da Keila tem boas essências e sabonetes para levar de presente.

  • A Pioneira | Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 17 | Tel. (35) 99977-1512| Instagram
  • Bar do Marcelo & Gonçalvinhos | Praça Monsenhor Dutra, 240 | Tel. (35) 3654-1286 | Site
  • Milk Leiteria Rural | Praça São Benedito, 73| Tel. (35) 99878-6084
  • Pérola da Mantiqueira | R. Cel. João Vieira, 23 | Tel. (16) 99109-1115 | Instagram
  • Degustare | R. Cel. João Vieira, 152 | Tel. (11) 98335-8260 | Instagram
  • Botica da Keila | Beco da Roça, 27 | Tel. (11) 98368-3665 | Instagram

FEIRA DE ORGÂNICOS

Realizada todos os sábados, a Feira de Orgânicos usa um galpão com espaço aberto que recebe diversos produtores locais de verduras, legumes, frutas, temperos, queijos, biscoitos, mudas de plantas e até artesanato.

Tudo é plantado na cidade, e conta com o ‘selo de qualidade’ de Gonçalves no que se refere a procedência e manejo de cada item.

No mesmo terreno fica o Café na Roça, onde estão à venda doces e salgados para salvar quem fica com o apetite aberto pela oferta colorida de alimentos.

É um lugar gostoso pra sentar e apreciar o movimento.

  • Feirinha de Orgânicos | R. Fausto Rezende de Souza, 183 | Tel. (35)3654-1453 | Instagram

IGREJAS EM GONÇALVES

Nossa Senhora das Dores

Bem no centro, a igreja de Nossa Senhora das Dores é a maior da cidade e pode ser vista de diversos pontos de Gonçalves.

Seu interior, bem iluminado, traz imagens em azulejos no altar e em suas laterais, retratando diversos momentos bíblicos.

Informações práticas – Igreja Nossa Senhora das Dores

Há outras igrejas católicas na cidade — praticamente uma em cada bairro, com seus próprios padroeiros e festas com tradições diferentes, como a de São João e a de São Sebastião das 3 Orelhas.

3 ORELHAS?

3 Orelhas: o curioso nome do bairro e da igrejinha em Gonçalves têm várias histórias. Uma delas diz que o dono anterior do local vendeu suas terras por três orelhas de porcos.

Outra versão conta que havia um curandeiro que fazia remédios e acertava o que a pessoa tinha só de olhar, o que fazia o povo acreditar que ele tinha três orelhas e ouvia o que as pessoas tinham mesmo sem que elas estivessem ali.

Uma terceira explicação argumenta que as pedras do Forno, a do Barnabé e a Chanfrada seriam as “três orelhas” da serra. De todo jeito, um nome autêntico e espirituoso.

Informações práticas – Igreja de São Sebastião das 3 Orelhas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    ARTE, ARTESANATOS E GALERIAS EM GONÇALVES

    Definitivamente Gonçalves é muito inspiradora e pujante artisticamente.

    Os ateliês e lojas reunem peças de artesanato, luminárias, cerâmicas, mosaicos, artes em madeira, em ferro, roupas, acessórios… Muitos têm cafés integrados ao espaço.

    Note, porém, que fora da temporada boa parte das lojas só abre entre sexta e domingo.

    Entre os ateliês, lojas com curadoria de artesanato, galerias e oficinas vale visitar a Vida Simples (decoração e ferro), Valhalla (arte em madeira, roupas), Dona Terra (madeira e ferro), Rebeca Guerberoff (roupas e colares com contas de vidro), Arte Zen (tapetes em tear, almofadas e colchas), Cynthia Gavião (artesanato delicadíssimo), Regina Rennó (artista plástica e autora de livros infantis), Rafael Mifano (arte com motosserra) e A Bambuzeria (luminárias e objetos em bambu gigante).

    • Vida Simples Ateliê | R. Conselheiro Alfredo Pinto, 223 | Tel. (35) 99939-6381 | Instagram
    • Valhalla | R. Coronel João Vieira, 152 | Tel. (35) 99781-0777| Instagram
    • Dona Terra | R. Coronel Procópio Ribeiro, 51 | Tel. (35) 99920-0477 | Instagram
    • Rebeca Guerberoff | R. Maestro Herculano, 88 | Tel. (35) 99901-0603 | Instagram
    • Arte Zen | R. Maestro Herculano, 75 | Tel. (35) 99968-0403 | Instagram
    • Cynthia Gavião | R. Coronel João Vieira, 53 | Instagram
    • Regina Rennó | Rua Joaquim Ferreira de Souza, 212 | Tel. (35) 99873-1350 | Instagram
    • Rafael Mifano | Espaço Kalevala, km 12 | Tel. (35) 99877-0516 | Instagram
    • A Bambuzeria | Espaço Kalevala, km 12 | Tel. (35) 99826-1716 | Site

    Também bata perna pelo Atelier do Sr. Adão, que foi um dos mais antigos artistas da região e hoje tem seu trabalho continuado por vários descendentes.

    Já a Chic na Roça tem uma boa oferta de produtos artesanais de várias regiões e a Loja B tem um pequeno café em suas dependências.

    • Atelier do Sr. Adão | R. Fausto Ribeiro de Souza, 372 | Tel. (35) 99987-2634
    • Chic na Roça | R. Maestro Herculano, 71 | Tel. (35) 3654-1289 | Facebook

    Comentários

    Renata Grisi
    Responder

    Ótima matéria, e bem organizada. Peço somente que corrijam o numero no endereço da Degustare. O número correto é 152. Obrigada!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito