Florença

Guia de Florença

Florença

Roteiro de 8 dias pela Itália (inclui Florença)

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui Florença)

Onde ficar em Florença

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Torre de Pisa como bate-volta de Florença

Assis: como fazer um pit-stop de trem entre Roma e Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Europa: roteiros de de 9 dias (inclui Florença)

Europa: roteiros de 15 dias (inclui Florença)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

220 comentários

olá! estarei em Florença no “Capodanno” gostaria de dicas do que fazer no primeiro de janeiro…parece que tudo fecha!!! estarei com minha esposa e casl de filhos…de motorhome… me agradaria muito uma dica de vinicola ou semelhante…

    Olá, Marcello! Nesse dia faça passeios panorâmicos — passeie pelo centro histórico, ou vá a Pisa ou San Gigminano. Já é difícil encontrar vinícolas abertas no inverno; no dia 1º será impossível.

    grato! estou por aqui neste momento! conhecia Firenze no verão… agora no inverno ainda mais charmosa! vamos bater perna e redescobrir Firenze! sempre uma satisfação!!

Olá Boia

Seu blog tem nos ajudado muito a programar nossa viagem. Obrigada.

Me falaram que no Primeiro domingo do mês a visita Galleria dell’Accademia é gratuita . Como estarei lá no primeiro domingo de Junho gostaria de saber se é verdade.
Será que você pode me ajudar mais nessa informação?
Obrigada

    Olá, Angela! A Accademia é gratuita no primeiro domingo do mês. Já Galleria Uffizi não é.

Oi, Bóia e Ricardo!
O site do Duomo diz que para poder subir o Duomo só comprando pelo site. Vocês sabem se essa informação é verdadeira ou se dá pra subir comprando na hora?

    Olá, Izabella! O que o site diz é que é preciso “prenotare” a subida — reservar um horário. Para reservar um horário, você precisa ter o número ingresso. Para ter o ingresso do ingresso, você precisa ter comprado o ingresso. A maneira mais prática é fazer tudo direto no site. Mas se você quiser, pode ir até Florença, comprar um passe da Opa numa bilheteria física, pegar o número, entrar o site e reservar para algum horário que tenha sobrado.

    Muito obrigada, Bóia! Vou comprar logo então porque é mais prático. Apenas uma outra dúvida: o site (ilgrandemuseodelduomo.it é o oficial né?) diz que a reserva de horário para Campanile e Museu são facultativos, tem muita fila nessas duas atrações agora em fevereiro? Preferia reservar só a Cúpula mesmo…

    Olá, Izabella! Não acredito que as filas sejam grandes em fevereiro. Mas para a cúpula a reserva é obrigatória. O site é o oficial.

    Olá, bóia! Estou passando aqui só pra dar uma dica: peguei uma fila de mais de uma hora pra subir o Campanile em fevereiro, então recomendo que quem pretende subir o Campanile também reserve horário pra entrar direto. Recomendo que reserve o Campanile pra 2 horas depois da cúpula. Assim dá pra ver a Cúpula com tranquilidade (já que a subida demora um pouco pois é pelo mesmo lugar da descida e os funcionários são enrolados). E se você conseguir ser mais rápido e tiver tempo antes do Campanile dá pra usar esse tempo visitando o batistério.

Chegarei de trem à Florença. Tenho dificuldade para andar com malas, pela minha idade . Há possibilidade de taxi na estação de trem para me levar ao Hotel , atraves da via Panzani? Li que é zona de tráfico restrito. Agradeço sua resposta.

    Olá, Maria Cristina! Táxis e moradores têm permissão de circular pelo centro histórico.

o chingiale bianco tem preços razoaveis e comida correta. fui no dia de meu aniversario e provei um bom javali. às margens do rio arno, o signorvino é uma rede presente em varias cidades da italia. ha vinhos a partir de 8,90 a garrafa grande e na happy hour os petiscos estao inclusos. o detalhe é que as mesas com vista para a ponte vecchio sao exclusivas para quem for jantar. o sorvete de pistache da la carraia (na ponte que leva o mesmo nome) é sublime.

Também indico a Trattoria da Zaza. Comi várias vezes lá quando estive em Florença e nunca me decepcionei. Ótimos pratos e uma excelente relação custo-benefício.

Olá,

Em novembro próximo, ficarei por 6 dias inteiros em Florença, do dia 11 ao dia 17. Já conheço a cidade e pretendo, além de revisitá-la, fazer base para alguns bate-voltas na região da Toscana, ainda não definidos justamente em função de não poder prever o clima (li o relato acima sobre os colegas viajantes que pegaram chuva na mesma época), mas as cidades mais cotadas para tal são Siena / Pisa / Lucca ou San Gimignano

Em todo o caso, gostaria de saber de dicas (caso exista a possibilidade) de alguma vinícola da região “rural” da Toscana, cuja visita possa ser feita a partir de transporte público (ônibus) ou mesmo táxi ou van fretada, pois sou “desmotorizada” (não dirijo).

Um segundo pedido de dica: alguém pode me indicar um restaurante em Florença que seja ao mesmo tempo especial e BBB (bom, bonito e barato, ou que não seja proibitivo financeiramente, pelo menos), para passar o aniversário?

Abs,

Cris

    Olá, Cris! Consegui achar esse horário de ônibus que vai de Florença ao Chianti. Localmente em agências de viagem você encontrará tours a vinícolas e/ou fábricas de azeite.

    Vamos compartilhar sua pergunta do restaurante no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    Boia,

    Como não veio o link, apenas gostaria de saber se pesquiso os horários de ônibus no site da Trenitália (?!?) ou em outro site de transporte público da região da Toscana, colocado como destino Chianti.

    Vou procurar também com a Viator, talvez encontre alguma programação já direcionada às vinícolas.

    Obrigada de qualquer forma! 🙂

    Tratoria Zaza, ao lado do Mercado. Restaurante bem turistico, mas excelente. Recomendo o tortellini trufado ou o ossobuco com feijao branco. Pratos na faixa de 10/12 Euros. De lembrar fico com agua na boca…

    Trattoria Sergio Gozzi, na Piazza di San Lorenzo. Lugar simples mas com comida maravilhosa!

Visitei a Toscana e este blog foi uma preciosa ajuda. Continue com esse trabalho,Viaje na Viagem. Fantástico! Em Florença estive 4 dias e penso que seja o ideal para conhecer bem a cidade.

Para quem ainda vai a Florença, também fiz post sobre a cidade no meu blog: https://doubletrouble.pt/florenca/

Estive em Firenze por 8 dias em novembro/15. Estava frio e choveu alguns dias, mas nada que estragasse a viagem. No primeiro dia eu e minha esposa ficamos batendo perna por Firenze, fomos à Ponte Vecchio, à Catedral, ao mercado central, ao Palazo Medici, etc. No segundo dia fomos até a República de San Marino, como um bate-e-volta a partir de Firenze. Essa é uma dica que gostaria de deixar, pois é relativamente simples fazer esse bate-e-volta. Pegamos um trem na estação Santa Maria Novella até Bologna (trem com destino a Veneza). Descemos em Bologna e em seguida pegamos um trem até Rimini (trem com destino a Lecce). Descemos em Rimini e na frente da estação de trem há um ônibus que parte de hora em hora para San Marino, passagem no valor de 5 euros/trecho/pessoa no centro de informações ao turista. O trajeto de Firenze a San Marino leva aproximadamente 2,5 horas, e uma tarde é suficiente para conhecer a cidade murada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito