Onde comer em Fernando de Nronha

Guia de Fernando de Noronha

Onde comer em Fernando de Noronha

Nos últimos anos o raio gourmetizador passou por Fernando de Noronha, abatendo restaurantes por quilo e lanchonetes com preços abordáveis.

Veja nossa seleção de onde comer em Fernando de Noronha, incluindo uma seção sobre o que esperar dos restaurantes da ilha.

A Bóia recomenda:

Comer em Noronha: o que esperar

Sair para jantar em Noronha é menos prazeroso do que deveria. Porque o jantar é aquele momento em que, depois de um dia sem pensar no assunto, você é lembrado do Custo Noronha. A pousada, bem ou mal, já está paga, foi pra conta. As taxas também. Os passeios – bem, os passeios são caros, mas revelam um lugar lindo.

Toda noite, porém, a coluna da direita no cardápio azeda o jantar, antes mesmo dos pratos chegarem. E daí muita gente se decepciona com a comida. Não por ser malfeita – mas por não ser do outro mundo, como alguns preços podem sugerir.

Calma. Lembre-se de que qualquer coisa que não seja pescada vem do continente, a 500 quilômetros, de navio ou avião. (E peixe fresco é caro em qualquer lugar do mundo.) Deixe a sua noção de custo x benefício gastronômico em casa, ou você será condenado à infelicidade alimentar.

Para evitar frustrações, é bom modular as expectativas. Vamos lá.

Module suas expectativas:

Não espere pratos para dividir

Não é como em outras praias do Nordeste. Em Noronha os pratos são, em princípio, individuais. Isto é: em muitos restaurantes você encontrará pratos ‘para 2’ – mas custam o dobro de um prato individual.

Não é (muito) mais caro que São Paulo

Os preços de restaurantes em Noronha regulam com os de restaurantes paulistanos frequentados pela classe média alta. (O problema é que mesmo os paulistanos de classe média alta não saem sete noites por semana para comer nesses restaurantes.)

Agora: pratos de filé, festivais gastronômicos e restaurantes de mesa única realmente extrapolam a conta média até de quem está acostumado aos preços de comer fora em São Paulo.

Aproveite para explorar a cozinha neo-nordestina

Não peça pratos que você esteja acostumado a comer onde mora.

Escolha o que se faz melhor em Noronha: pratos que incorporam ingredientes regionais nordestinos – de cuscuz a rapadura – em receitas autorais. Todo restaurante mais bacaninha tem pratos assim.

Se for pedir peixe ou frutos do mar, pergunte sempre o que há de mais fresco. É o que vale mais o investimento.

Onde comer em Fernando de Noronha: mapa

Vila dos Remédios, Floresta Nova e Floresta Velha

Cacimba Bistrô

Na lateral do palácio da Vila dos Remédios, o Cacimba Bistrô do chef Auricélio Romão vive cheio. No jantar, ou você reserva para a primeira hora, ou vai acabar na fila de espera – que é amenizada por boas caipiroskas e petiscos como pasteizinhos de lagosta e bolinhos de carne de sol com jerimum.

Entre os pratos, filé de peixe à César Santos (com gengibre, servido com arroz ao curry, banana da terra e purê de jerimum), risotos variados, carne de sol com manteiga de garrafa e queijo coalho gratinado, e spaghetti ao coco com lagosta e frutos do mar. De sobremesa, brownie com sorvete. Abre diariamente. Não fecha entre almoço e jantar.

  • Cacimba Bistrô | Praça Pres. Eurico Dutra | Tel. (81) 99765-5699 | Instagram

Xica da Silva

Na esquina da BR com a Floresta Nova, em frente à entrada da Vila dos Remédios, o Xica da Silva é provavelmente o restaurante mais bem localizado de Noronha: é fácil de encontrar e chegar. O cardápio do chef Thiago Silva traz o peixe mestiço (grelhado com molho de manjericão, purê de jerimum e camarões), camarão na moranga, arroz de polvo e picanha argentina (para dois). Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.

  • Xica da Silva | Al. das Acácias, 11, Floresta Nova | Tel. (81) 99161-7088 | Instagram

O Pico

Misto de boutique, loja de presentes, bar, café e restaurante, O Pico é, numa palavra, um point. No seu novíssimo endereço, na descida do palácio para a Praia do Cachorro, ganhou uma bela varanda com vista (diurna) para o mar.

Espere encontrar pratos como o ceviche com pão caseiro, salada de folhas, feijão verde e camarões, pancetta com purê de cenoura, spaghetti ao sugo com camarões, peixe grelhado com legumes e picanha angus com batata frita. O restaurante abre das 12h às 15h e das 18h às 21h – e fecha 4ª. (A loja abre diariamente.)

  • O Pico | Praça do Cruzeiro, ao lado da Atlantis Divers, Vila dos Remédios | Tel. (81) 3619-1377 | Instagram

Café KM

Filial de um restaurante de Recofe, o Café KM já está no seu segundo endereço na ilha – mudou-se em 2022 para uma palhoça arejada na Vila dos Remédios. O menu da chef Karina Magalhães é eclético e vai “do fit ao fat”, conforme o slogan da casa.

O almoço tem PFs no menu executivo a preços camaradas (para Noronha). À tarde oferece um chá completo – e uma boa seleção de sanduíches (incluindo um croque-monsieur) e doces. E no jantar, o pessoal fit pode ir de spaghetti de legumes com almôndegas de salmão ou penne sem glúten. Para quem não teme o fat, filé fatiado ao bechamel com fettucine na manteiga, filé de carne de sol com risoto de abóbora ou moqueca.

  • Café KM | Rua São Miguel, 343 | Tel. (81) 99955-7550 | Instagram

Flamboyant

Ocupando um quiosque arejado no meio da praça, o tradicional Flamboyant, que já foi self-service, tem preços mais abordáveis do que a média da ilha.

Muitos pratos – inclusive as moquecas e os parmegianas – têm porções para 1 e para 2 pessoas. Também serve pizzas. Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.

  • Flamboyant | Praça do Flamboyant | Tel. (81) 3619-1510 | Facebook

Restaurante do Vale

Instalado num salão arejado nos fundos da Pousada do Vale, o Restaurante do Vale é tradicionalmente a casa do peixe fresco. Você pode escolher entre preparações ortodoxas (filé de peixe grelhado, com arroz de castanha e pirão) ou criativas (atum da ilha em crosta de gergelim com molho tarê e purê de wasabi; filé de peixe grelhado ao molho de açaí com granola salgada e purê de banana). Tem também moquecas (incluindo uma vegana) e filés.

As hortaliças e temperos são produzidos na horta – você vai passar por ela se entrar pelo estacionamento. Vale a pena reservar. Quinta-feira é a noite mais concorrida, por causa da Peixada do Sólon, quando o restaurante funciona como bufê (e há sempre vários peixes assados na folha de bananeira para degustar). Abre das 12h às 15h e das 18h30 às 21h30.

  • Restaurante do Vale | R. Pescador Sérgio Lino, 18 | Tel. (81) 97341-4288 | Instagram

Restaurante Zé Maria

Muitos pratos do restaurante da Pousada Zé Maria levam os nomes de habituês da pousada. O peixe ao molho de hortelã e jambu é acompanhado por arroz de lula e banana grelhada. A sinfonia marítima traz 6 frutos do mar com molho de tomate e coco. A feijoada de frutos do mar, feita com feijão branco, vem com farofa de pão. O penne ao pesto leva camarões. A paella, maior atração das noites de festival, também é servida à la carte nos outros dias.

Nas noites de quarta e sábado promove um concorridíssimo festival, que transforma o restaurante num buffet caro. Evite. Na noite de quinta funciona o sushibar com peixes fresquísimos.

O restaurante abre sem intervalo entre almoço e jantar – com exceção dos dias de festival (quarta e sábado), quando fecha às 16h para reabrir às 20h. É necessário reservar.

  • Zé Maria | R. Nice Cordeiro, Floresta Velha | Tel. (81) 98829-9749 | Site

Vila do Trinta e Porto

Pizzaria Na Moita

Pizza? Em Noronha? Sim. Apesar de ser feita em forno a gás (por motivos ecológicos), a pizza da Na Moita tem massa gostosa, com borda grossa e miolo macio, à maneira napolitana – uma raridade no mundo de pizzas-biscoito do Nordeste. O cenário é singular: uma clareira no meio do mato, com mesas ao ar livre iluminadas por velas (e poucos lugares para se abrigar da chuva).

Agora, as pegadinhas. Chegue cedo, porque quando acaba a massa feita para a noite, acaba o serviço. E leve dinheiro (ou reze para o celular conectar e você conseguir fazer uma transferência bancária), pois a casa não aceita cartão. Abre de 6ª a 4ª das 19h às 23h. Fecha 5ª.

  • Pizzaria Na Moita | BR 363, entre a Floresta Nova e a Vila do Trinta | Tel. (81) 99998-8555 | Instagram

Varanda

O Varanda fica numa ruazinha difícil de achar na Vila do Trinta. Mas se você conseguir uma mesa na tal varanda (reserve!), vai almoçar ou jantar com vista para o verde.

O prato da boa lembrança de 2022, chamado Burburinho, combina carne de sol com arroz de frutos do mar. A carne de sol sertaneja é acompanhada por queijo coalho na chapa e banana da terra. O parmigiana é gratinado com queijo-manteiga pernambucano. A moqueca vem também numa versão vegana. De sobremesa, chocobrownie – uma brownie com sorvete e calda de chocolate. Abre diariamente das 12h às 23h.

  • Varanda | Major Costa, 130, Vila do Trinta | Tel. (81) 3619-1546 | Instagram

Casa Salviano

Este restaurante na Colina prepara sushi ao gosto do freguês. Quem curte sashimi e sushi tradicional pode fazer um pedido ortodoxo, que será atendido. Quem quiser cream cheese, maçarico, sushi frito ou molho tarê também vai ficar satisfeito. Seja lá o seu estilo, pergunte por peixe fresco e pescado localmente, para ir na certa.

A Casa Salviano também serve ceviche e pratos quentes, como yakisoba e tempurá de peixe. Abre de 3ª a domingo das 17h às 23h – 6ª e sábado até meia-noite. Fecha 2ª.

  • Casa Salviano | Colina | Tel. (81) 97346-5688 | Instagram

Mesa da Ana

A chef Ana Jabur e seu hilário marido Rock também recebem grupos de até 10 pessoas numa ‘varanda de jantar’ decorada com objetos vintage (entre eles, uma vitrola que ainda funciona). Ana é formada pela Cordon Bleu, já morou e trabalhou na França, e aplica em Noronha a filosofia da cozinha do mercado. Oferece o que há de mais fresco, em preparações autorais que podem lançar mão de temperos pouco usados na ilha, como o nam pla (molho de peixe thai).

A refeição tem duas entradas, um prato principal e uma sobremesa, em porções do tamanho certo, acompanhadas por ótimo pão caseiro. A noitada começa um pouco antes das 20h30 com drinks e acaba duas horas depois. Enquanto Ana se vira na cozinha, Rock destila histórias de Noronha para os comensais. Para garantir lugar, reserve antes mesmo de viajar; ao reserva, vão perguntar sobre suas restrições alimentares. O preço é de R$ 300 por pessoa, bebidas são pagas à parte.

  • Mesa da Ana | Vila do Trinta | Tel. (81) 99338-492573 | Instagram

Mergulhão

A localização já seria motivo suficiente para ir ao Mergulhão: está instalado num mirante natural para o porto, com o Morro do Pico no canto esquerdo do quadro. O ambiente também ajuda: o lugar é mezzo restaurante, mezzo lounge ao ar livre, com tendas no jardim, tudo muito charmoso.

E se não bastasse tudo isso… a comida é boa. Na seção de belisquetes, tem sashimi da casa e bolinho de bobó. Entradinhas: ceviche de caju, palmito grelhado com farofa de parmesão. Entre os principais: risoto de camarão e alho-poró ao marcujá, peixe ghrelhado com crispy de couve e cuscuz, picanha com mandioca cozida na manteiga de garrafa. Se quiser ir para o pôr do sol, reserve com alguns dias de antecedência. P.S.: tudo bem chegar molhado da praia. Abre direto entre almoço e jantar. Fecha domingo.

  • Mergulhão | Porto de Santo Antônio | Tel. (81) 99601-0203 | Instagram

Vila do Boldró e arredores

Restaurante Teju Açu

Cercado por verde, naturalmente ventilado e com vista para o Morro do Pico (pelo menos até o anoitecer), o restaurante da Teju Açu oferece ao não-hóspede uma amostra do astral gostoso da pousada. Vale a pena seguir as recomendações de drinks – a bartender Cíntia é muito talentosa. Comece com um ceviche ou um vinagrete de polvo e prossiga com camarão selvagem com risoto de funghi e abacaxi grelhado, polvo salteado com brócolis e arroz negro ou cordeiro com risoto e redução de tamarindo. Encerre com o petit-gâteau de goiaba ou a cocada de forno. Não-hóspedes precisam reservar.

  • Teju Açu | Estrada da Alamoa | Tel. (81) 98579-4870 | Instagram

Fernão El Loco

Aberto em 2021 na Pousada do Marcílio, Fernão El Loco é um bar de tapas com decoração incrementada e serviço moderninho. Toda mesa tem um tablet que traz o cardápio e serve para fazer os pedidos. Entre os tapas – que têm preços de pratos principais no continente – estão porções de ostras de Tibau do Sul, croquetes de salmão, arancini de polvo e batatas bravas. Para jantar, spaghetti ao ragu de mignon, parmegiana para duas pessoas e dourado no caldo de lambreta. Abre às 18h.

  • Fernão El Loco | Rua Padre Gurgel, 3550 – Boldró | Tel. (81) 98666-4895 | Instagram

Sueste

Restaurante Nannai

Curioso para dar uma espiadinha na nova pousada-sensação da ilha? Faça uma reserva para almoçar no restaurante da Nannai Noronha Solar dos Ventos. (No jantar você não terá a vista da praia do Sueste.)

O cardápio traz atum selado com mousseline de mandioquinha, arroz de polvo, picanha com alho confitado na manteiga de garrafa e purê de macaxeira, linguine com camarões, moqueca vegana. O petit gâteau é de castanhas com calda de acerola e sorvete de tapioca.

  • Nannai Solar dos Ventos | BR 363, Sueste | Tel. (81) 98690-0903 | Site

Restaurante da Pousada Maravilha

Faça reserva para um almoço tardio e aproveite a linda vista para a piscina e a praia do Sueste do restaurante da exclusivíssima Pousada Maravilha. Entre os pratos, destaque para o polvo com risoto de parmesão, a moqueca de peixe, camarão e banana da terra e a picanha grelhada na manteiga de garrafa com baião de dois. De sobremesa, tapioca com ganache e sorvetes de doce de leite e ovomaltine.

  • Maravilha | BR 363, Sueste | Tel. (81) 99836-0060 | Site

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Praias

    Abençoado (Praia da Cacimba do Padre)

    Aberto em setembro de 2021 pelos mesmos donos do Mergulhão, o Abençoado tem um dos ambientes mais charmosos da ilha. Chão de areia, teto de palha, treliças fazendo as vezes de paredes – tudo é super praiano.

    O cardápio vai na mesma onda, com pratos leves, ideais para dar um break entre a praia da manhã e a da tarde. Tudo apetece: salada de camarão com bifum e folhas, atum selado com leguminhos, wrap de peixe no pão folha com creme de wasabi, lula gelhada na brasa. Venha sem pressa, porque o serviço é um pouco demorado.

    • Abençoado | Cacimba do Padre | Tel. (81) 99836-0060 | Instagram

    Bar do Meio (Praia do Meio)

    Estrategicamente posicionado entre as praias da Conceição e do Meio, o Bar do Meio sempre foi um camarote para apreciar o Morro do Pico e o pôr do sol. Depois que foi reformado, há uns 5 anos, tornou-se o point mais vip da ilha. Seus lounges podem ter consumação mínima de R$ 1.000 ou mais, dependendo da época do ano (em três ou quatro pessoas, isso não é nada difícil de gastar).

    Para ocupar as mesas no deck, porém, não há valor mínimo (e assistir ao pôr do sol no gramado em frente ao bar é grátis).

    • Bar do Meio | Praia do Meio | Reservas de espaços vip: (81) 99700-6528 | Instagram

    26 comentários

    Fujam do restaurante Mergulhão. Em março de 2022 fui “assaltado” lá. Pedi um camarão com abóbora – prato individual. Tinha que pesquisar no insosso creme os 3 ou 4 camarões. Pequeníssima porção de arroz branco. Preço: R$ 250!!!! Até para os padrões noronhenses está demais. Comi um saboroso camarão com quiabo e arroz de coco, para duas pessoas, por R$ 210, no Varanda.

    Acabamos de voltar de Noronha e a ilha continua maravilhosa. Passeios, estadias e tudo mais fantástico. Porém tivemos sómente uma experiência desagradável que foi após contratarmos passeios com a operadora ATALAIA, ela nos concedeu através de um voucher drinks no restaurante VARANDA que poderia ser usado para caipirinhas e sucos de frutas. Pura enganação pois o restaurante mesmo tendo confirmado a validade do voucher, ao pedirmos a conta ele MUDOU A HISTÓRIA e disse que só seria válido para caipirinha de limão e suco de limão!!! Veja que pedimos sucos de frutas, somente uma caipirinha de limão (que foi aceita pelo voucher). Reportei a experiência a ATALAIA e ela se limitou a dizer que foi um engano do garçom. Muito ruim esse episódio. Isca para atrair incautos.

    Boa tarde,
    Sabe informar algum lugar ou pousada que sirva café da manhã? A pousada que vou ficar não tem esse serviço. Obrigada

      Olá, Yeda! No centro, a loja/restaurante de Mãezinha serve café completo para quem não tem na pousada.

      Boa tarde

      Obrigada. Já descolei uma pousada próxima a minha que serve café para quem não é hóspede. Ufaa

    Quero deixar minha contribuição visto que o site me ajudou bastante.

    1) Conforme a Kátia mencionou a Tapiocaria do Tutuca (Rua que da acesso a praia do Boldró, que é a mesma rua do projeto Tamar, porém um pouco mais a frente e do outro lado da rua) é uma excelente opção na ilha. Tem tapioca, açaí, sucos, misto quente, deliciosos e com bom preço. Outra coisa, quer uma hospedagem simples, porem limpa, com ar condicionado, frigo bar, localização perfeita e bom preço? Procure por Casa do Maneco. O quarto é pequeno e simples, mais o atendimento, localização e preço faz valer muito a pena. Não deixe de alugar o bug pelo menos 1 dia para rodar na ilha, é bem legal, aluguei na VIP locadora, uma rua acima do restaurante Chica da Silva se não me engano, não tive problemas.

    Mais um detalhe, se seu voo sair de Recife e o tempo de espera for grande, tem um hotel Ibis bem pertinho do Aeroporto de Recife, pertinho mesmo, tem bons preços e um excelente café da manhã, vale a pena, ficar muito tempo em aeroporto, ninguém merece.

    Mergulhadores: Quando dizem que Noronha tem a época boa para mergulhar, acreditem. Fui agora em novembro e não estava bom.

    Então está aí, minha contribuição.

    Adoro seu blog!
    Estou em Fernando de Noronha.
    Todos já comentaram sobre os melhores e mais caros restaurantes da ilha. Fui em alguns e gostei muito.
    Em Noronha só existe o caro e o mais caro.
    Para quem prefere comida simples com preço justo tem almoço por quilo no Empório São Miguel e no restaurante da Mãezinha, ambos perto da praça Flamboyant.
    O cartão de crédito é aceito em quase todos os lugares. Apenas os passeios pagos com dinheiro tem descontos.

    Estive em Noronha em setembro de 2019 e gostaria de compartilhar algumas dicas. Recomendo muito o prato da Boa Lembrança de 2019 do restaurante Varandas – camarões com purê de banana. Recomendo também o restaurante Cacimba. Ótima comida no geral (e excelente atendimento do garçom Henrique). No Xica da Silva, você encontra, de longe, a melhor porção de isca de peixe da ilha e com ótima relação custo-benefício. Imperdível! Destaque também para o excelente camarão na moranga (outro prato imperdível!). Atendimento sempre simpático! O Restaurante do Vale foi uma surpresa muito agradável. O caminho até lá é meio difícil (recomendo ir de táxi), mas vale a pena. Ambiente rústico chique, pouquíssima iluminação. Boas entradas e bons pratos principais, mas o destaque super especial vai para uma sobremesa que é um tipo de bolo com café e brigadeiro acompanhado de sorvete (melhor sobremesa que comi em Noronha!) e para a caipirinha de manga com cachaça envelhecida (vale a pena pedir a cachaça envelhecida!). Na parte de lanches, você encontra uma ótima tapioca e um gostoso açaí (a bons preços) na rua do ICM-Bio, mas do outro lado da calçada da sede do Projeto Tamar. Não me lembro do nome certo, mas fica um pouco mais adiante da casa em que há apresentações sobre energia na ilha. Sobre barracas de praia, a barraca do Duda Rei na Praia da Conceição tem uma excelente e generosa porção de camarões ao alho e óleo e um bom aipim frito. O peixe do Recanto da Graça (na Praia do Porto) também é bom. Você pode pedir as iscas. Ainda na Praia do Porto, vale a pena visitar o restaurante Mergulhão, que tem uma vista incrível. Sugiro chegar bem cedo ou reservar. As iscas de peixe já valem como almoço leve para duas pessoas e evitam um rombo no orçamento. Fui ao restaurante do Zé Maria em noite à la carte, mas a comida deixou a desejar. A comida a quilo no Empório São Miguel também não estava boa. Já o sorvete de lá é bom (destaque para o de iogurte com frutas vermelhas – ou algum nome parecido com esse). Por falar em sorvete, não deixe de provar o picolé “Paleta da Ilha”, igual ou melhor do que qualquer paleta mexicana. Ele é feito pelo filho do Valdênio e, portanto, pode ser encontrado no restaurante do Valdênio (que fica na Vila dos Trinta, mas onde não consegui ir) ou no Bar do Tota, na Praia do Cachorro.

    Boa noite. Infelizmente tive a experiência de ir na Peixada do Sólon e foi dinheiro jogado no lixo. A entrada foi muito fraca, eram bolinhos de peixe frito, os bolinhos estavam secos, duros…péssimos, mas o pior foi o jantar…os tão aguardados 4 peixes que vcs haviam dito foram reduzidos a dois, não deu para quem quis, meu esposo quis repetir o prato e não conseguiu, os peixes haviam acabado, eu não tive vontade nenhuma de repetir pois estavam com mta espinha e o sabor não era nada demais.
    Totalmente engana turista. Me senti lesada, roubada…e até as sobremesas eram uma porcaria.
    Sinceramente acho que vcs deveriam ter mais responsabilidade quando postam as dicas de restaurantes por aqui.

      Natália, lamento de verdade que vocês não tenham gostado e tenham achado que o gasto não valeu. De fato, nem todos os dias de operação de um estabelecimento — qualquer estabelecimento — são felizes. Fora que unanimidade não existe. Não é porque o restaurante é o 3º do ranking do TripAdvisor, com 5 estrelas dadas pelos clientes, que todo mundo precise concordar. Discordar não é apenas válido, como também útil — e, por isso, este espaço está aberto a comentários. Mas daí a chamar minha opinião isenta de “irresponsabilidade”, sinceramente, é uma ofensa que não posso aceitar. Irresponsabilidade é você dizer isso a meu respeito. Tenha cuidado com as palavras que escolhe na internet.

    Atualizando: acabei de voltar de Noronha, hospedada na Pousada do Vale. A Peixada do Sólon não é mais grátis aos hóspedes que passaram a ter um desconto no buffet do jantar das quintas-feiras.

    Boa tarde.
    Dicas maravilhosas!
    Quanto tempo “antes da viagem”, para reserva de restaurantes (Mesa da Ana e Festival Zé Maria)?

      Olá, Carin! Algumas semanas para ter certeza de que vai conseguir lugar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito