Guia de Fernando de Noronha
Onde comer em Fernando de Noronha
Nos últimos anos o raio gourmetizador passou por Fernando de Noronha, abatendo restaurantes por quilo e lanchonetes com preços abordáveis.
Veja nossa seleção de onde comer em Fernando de Noronha, incluindo uma seção sobre o que esperar dos restaurantes da ilha.
A Bóia recomenda:
- Jantar pelo centro: Cacimba Bistrô, Xica da Silva, O Pico
- Em pousadas: Nannai (vá no almoço), Teju Açu (vá no jantar – e experimente os drinks!)
- Almoço na praia: Abençoado
- Melhor fim de tarde: Mergulhão
- Festival que vale a pena: Peixada do Sólon, no Restaurante do Vale (5ª feira)
- Reserve antes de viajar: Mesa da Ana
- Pizza: Na Moita
Comer em Noronha: o que esperar
Sair para jantar em Noronha é menos prazeroso do que deveria. Porque o jantar é aquele momento em que, depois de um dia sem pensar no assunto, você é lembrado do Custo Noronha. A pousada, bem ou mal, já está paga, foi pra conta. As taxas também. Os passeios – bem, os passeios são caros, mas revelam um lugar lindo.
Toda noite, porém, a coluna da direita no cardápio azeda o jantar, antes mesmo dos pratos chegarem. E daí muita gente se decepciona com a comida. Não por ser malfeita – mas por não ser do outro mundo, como alguns preços podem sugerir.
Calma. Lembre-se de que qualquer coisa que não seja pescada vem do continente, a 500 quilômetros, de navio ou avião. (E peixe fresco é caro em qualquer lugar do mundo.) Deixe a sua noção de custo x benefício gastronômico em casa, ou você será condenado à infelicidade alimentar.
Para evitar frustrações, é bom modular as expectativas. Vamos lá.
Module suas expectativas:
Não espere pratos para dividir
Não é como em outras praias do Nordeste. Em Noronha os pratos são, em princípio, individuais. Isto é: em muitos restaurantes você encontrará pratos ‘para 2’ – mas custam o dobro de um prato individual.
Não é (muito) mais caro que São Paulo
Os preços de restaurantes em Noronha regulam com os de restaurantes paulistanos frequentados pela classe média alta. (O problema é que mesmo os paulistanos de classe média alta não saem sete noites por semana para comer nesses restaurantes.)
Agora: pratos de filé, festivais gastronômicos e restaurantes de mesa única realmente extrapolam a conta média até de quem está acostumado aos preços de comer fora em São Paulo.
Aproveite para explorar a cozinha neo-nordestina
Não peça pratos que você esteja acostumado a comer onde mora.
Escolha o que se faz melhor em Noronha: pratos que incorporam ingredientes regionais nordestinos – de cuscuz a rapadura – em receitas autorais. Todo restaurante mais bacaninha tem pratos assim.
Se for pedir peixe ou frutos do mar, pergunte sempre o que há de mais fresco. É o que vale mais o investimento.
Onde comer em Fernando de Noronha: mapa
Vila dos Remédios, Floresta Nova e Floresta Velha
Cacimba Bistrô
Na lateral do palácio da Vila dos Remédios, o Cacimba Bistrô do chef Auricélio Romão vive cheio. No jantar, ou você reserva para a primeira hora, ou vai acabar na fila de espera – que é amenizada por boas caipiroskas e petiscos como pasteizinhos de lagosta e bolinhos de carne de sol com jerimum.
Entre os pratos, filé de peixe à César Santos (com gengibre, servido com arroz ao curry, banana da terra e purê de jerimum), risotos variados, carne de sol com manteiga de garrafa e queijo coalho gratinado, e spaghetti ao coco com lagosta e frutos do mar. De sobremesa, brownie com sorvete. Abre diariamente. Não fecha entre almoço e jantar.
- Cacimba Bistrô | Praça Pres. Eurico Dutra | Tel. (81) 99765-5699 | Instagram
Xica da Silva
Na esquina da BR com a Floresta Nova, em frente à entrada da Vila dos Remédios, o Xica da Silva é provavelmente o restaurante mais bem localizado de Noronha: é fácil de encontrar e chegar. O cardápio do chef Thiago Silva traz o peixe mestiço (grelhado com molho de manjericão, purê de jerimum e camarões), camarão na moranga, arroz de polvo e picanha argentina (para dois). Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.
- Xica da Silva | Al. das Acácias, 11, Floresta Nova | Tel. (81) 99161-7088 | Instagram
O Pico
Misto de boutique, loja de presentes, bar, café e restaurante, O Pico é, numa palavra, um point. No seu novíssimo endereço, na descida do palácio para a Praia do Cachorro, ganhou uma bela varanda com vista (diurna) para o mar.
Espere encontrar pratos como o ceviche com pão caseiro, salada de folhas, feijão verde e camarões, pancetta com purê de cenoura, spaghetti ao sugo com camarões, peixe grelhado com legumes e picanha angus com batata frita. O restaurante abre das 12h às 15h e das 18h às 21h – e fecha 4ª. (A loja abre diariamente.)
- O Pico | Praça do Cruzeiro, ao lado da Atlantis Divers, Vila dos Remédios | Tel. (81) 3619-1377 | Instagram
Café KM
Filial de um restaurante de Recofe, o Café KM já está no seu segundo endereço na ilha – mudou-se em 2022 para uma palhoça arejada na Vila dos Remédios. O menu da chef Karina Magalhães é eclético e vai “do fit ao fat”, conforme o slogan da casa.
O almoço tem PFs no menu executivo a preços camaradas (para Noronha). À tarde oferece um chá completo – e uma boa seleção de sanduíches (incluindo um croque-monsieur) e doces. E no jantar, o pessoal fit pode ir de spaghetti de legumes com almôndegas de salmão ou penne sem glúten. Para quem não teme o fat, filé fatiado ao bechamel com fettucine na manteiga, filé de carne de sol com risoto de abóbora ou moqueca.
- Café KM | Rua São Miguel, 343 | Tel. (81) 99955-7550 | Instagram
Flamboyant
Ocupando um quiosque arejado no meio da praça, o tradicional Flamboyant, que já foi self-service, tem preços mais abordáveis do que a média da ilha.
Muitos pratos – inclusive as moquecas e os parmegianas – têm porções para 1 e para 2 pessoas. Também serve pizzas. Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.
- Flamboyant | Praça do Flamboyant | Tel. (81) 3619-1510 | Facebook
Restaurante do Vale
Instalado num salão arejado nos fundos da Pousada do Vale, o Restaurante do Vale é tradicionalmente a casa do peixe fresco. Você pode escolher entre preparações ortodoxas (filé de peixe grelhado, com arroz de castanha e pirão) ou criativas (atum da ilha em crosta de gergelim com molho tarê e purê de wasabi; filé de peixe grelhado ao molho de açaí com granola salgada e purê de banana). Tem também moquecas (incluindo uma vegana) e filés.
As hortaliças e temperos são produzidos na horta – você vai passar por ela se entrar pelo estacionamento. Vale a pena reservar. Quinta-feira é a noite mais concorrida, por causa da Peixada do Sólon, quando o restaurante funciona como bufê (e há sempre vários peixes assados na folha de bananeira para degustar). Abre das 12h às 15h e das 18h30 às 21h30.
- Restaurante do Vale | R. Pescador Sérgio Lino, 18 | Tel. (81) 97341-4288 | Instagram
Restaurante Zé Maria
Muitos pratos do restaurante da Pousada Zé Maria levam os nomes de habituês da pousada. O peixe ao molho de hortelã e jambu é acompanhado por arroz de lula e banana grelhada. A sinfonia marítima traz 6 frutos do mar com molho de tomate e coco. A feijoada de frutos do mar, feita com feijão branco, vem com farofa de pão. O penne ao pesto leva camarões. A paella, maior atração das noites de festival, também é servida à la carte nos outros dias.
Nas noites de quarta e sábado promove um concorridíssimo festival, que transforma o restaurante num buffet caro. Evite. Na noite de quinta funciona o sushibar com peixes fresquísimos.
O restaurante abre sem intervalo entre almoço e jantar – com exceção dos dias de festival (quarta e sábado), quando fecha às 16h para reabrir às 20h. É necessário reservar.
- Zé Maria | R. Nice Cordeiro, Floresta Velha | Tel. (81) 98829-9749 | Site
Vila do Trinta e Porto
Pizzaria Na Moita
Pizza? Em Noronha? Sim. Apesar de ser feita em forno a gás (por motivos ecológicos), a pizza da Na Moita tem massa gostosa, com borda grossa e miolo macio, à maneira napolitana – uma raridade no mundo de pizzas-biscoito do Nordeste. O cenário é singular: uma clareira no meio do mato, com mesas ao ar livre iluminadas por velas (e poucos lugares para se abrigar da chuva).
Agora, as pegadinhas. Chegue cedo, porque quando acaba a massa feita para a noite, acaba o serviço. E leve dinheiro (ou reze para o celular conectar e você conseguir fazer uma transferência bancária), pois a casa não aceita cartão. Abre de 6ª a 4ª das 19h às 23h. Fecha 5ª.
- Pizzaria Na Moita | BR 363, entre a Floresta Nova e a Vila do Trinta | Tel. (81) 99998-8555 | Instagram
Varanda
O Varanda fica numa ruazinha difícil de achar na Vila do Trinta. Mas se você conseguir uma mesa na tal varanda (reserve!), vai almoçar ou jantar com vista para o verde.
O prato da boa lembrança de 2022, chamado Burburinho, combina carne de sol com arroz de frutos do mar. A carne de sol sertaneja é acompanhada por queijo coalho na chapa e banana da terra. O parmigiana é gratinado com queijo-manteiga pernambucano. A moqueca vem também numa versão vegana. De sobremesa, chocobrownie – uma brownie com sorvete e calda de chocolate. Abre diariamente das 12h às 23h.
- Varanda | Major Costa, 130, Vila do Trinta | Tel. (81) 3619-1546 | Instagram
Casa Salviano
Este restaurante na Colina prepara sushi ao gosto do freguês. Quem curte sashimi e sushi tradicional pode fazer um pedido ortodoxo, que será atendido. Quem quiser cream cheese, maçarico, sushi frito ou molho tarê também vai ficar satisfeito. Seja lá o seu estilo, pergunte por peixe fresco e pescado localmente, para ir na certa.
A Casa Salviano também serve ceviche e pratos quentes, como yakisoba e tempurá de peixe. Abre de 3ª a domingo das 17h às 23h – 6ª e sábado até meia-noite. Fecha 2ª.
- Casa Salviano | Colina | Tel. (81) 97346-5688 | Instagram
Mesa da Ana
A chef Ana Jabur e seu hilário marido Rock também recebem grupos de até 10 pessoas numa ‘varanda de jantar’ decorada com objetos vintage (entre eles, uma vitrola que ainda funciona). Ana é formada pela Cordon Bleu, já morou e trabalhou na França, e aplica em Noronha a filosofia da cozinha do mercado. Oferece o que há de mais fresco, em preparações autorais que podem lançar mão de temperos pouco usados na ilha, como o nam pla (molho de peixe thai).
A refeição tem duas entradas, um prato principal e uma sobremesa, em porções do tamanho certo, acompanhadas por ótimo pão caseiro. A noitada começa um pouco antes das 20h30 com drinks e acaba duas horas depois. Enquanto Ana se vira na cozinha, Rock destila histórias de Noronha para os comensais. Para garantir lugar, reserve antes mesmo de viajar; ao reserva, vão perguntar sobre suas restrições alimentares. O preço é de R$ 300 por pessoa, bebidas são pagas à parte.
Mergulhão
A localização já seria motivo suficiente para ir ao Mergulhão: está instalado num mirante natural para o porto, com o Morro do Pico no canto esquerdo do quadro. O ambiente também ajuda: o lugar é mezzo restaurante, mezzo lounge ao ar livre, com tendas no jardim, tudo muito charmoso.
E se não bastasse tudo isso… a comida é boa. Na seção de belisquetes, tem sashimi da casa e bolinho de bobó. Entradinhas: ceviche de caju, palmito grelhado com farofa de parmesão. Entre os principais: risoto de camarão e alho-poró ao marcujá, peixe ghrelhado com crispy de couve e cuscuz, picanha com mandioca cozida na manteiga de garrafa. Se quiser ir para o pôr do sol, reserve com alguns dias de antecedência. P.S.: tudo bem chegar molhado da praia. Abre direto entre almoço e jantar. Fecha domingo.
- Mergulhão | Porto de Santo Antônio | Tel. (81) 99601-0203 | Instagram
Vila do Boldró e arredores
Restaurante Teju Açu
Cercado por verde, naturalmente ventilado e com vista para o Morro do Pico (pelo menos até o anoitecer), o restaurante da Teju Açu oferece ao não-hóspede uma amostra do astral gostoso da pousada. Vale a pena seguir as recomendações de drinks – a bartender Cíntia é muito talentosa. Comece com um ceviche ou um vinagrete de polvo e prossiga com camarão selvagem com risoto de funghi e abacaxi grelhado, polvo salteado com brócolis e arroz negro ou cordeiro com risoto e redução de tamarindo. Encerre com o petit-gâteau de goiaba ou a cocada de forno. Não-hóspedes precisam reservar.
- Teju Açu | Estrada da Alamoa | Tel. (81) 98579-4870 | Instagram
Fernão El Loco
Aberto em 2021 na Pousada do Marcílio, Fernão El Loco é um bar de tapas com decoração incrementada e serviço moderninho. Toda mesa tem um tablet que traz o cardápio e serve para fazer os pedidos. Entre os tapas – que têm preços de pratos principais no continente – estão porções de ostras de Tibau do Sul, croquetes de salmão, arancini de polvo e batatas bravas. Para jantar, spaghetti ao ragu de mignon, parmegiana para duas pessoas e dourado no caldo de lambreta. Abre às 18h.
- Fernão El Loco | Rua Padre Gurgel, 3550 – Boldró | Tel. (81) 98666-4895 | Instagram
Sueste
Restaurante Nannai
Curioso para dar uma espiadinha na nova pousada-sensação da ilha? Faça uma reserva para almoçar no restaurante da Nannai Noronha Solar dos Ventos. (No jantar você não terá a vista da praia do Sueste.)
O cardápio traz atum selado com mousseline de mandioquinha, arroz de polvo, picanha com alho confitado na manteiga de garrafa e purê de macaxeira, linguine com camarões, moqueca vegana. O petit gâteau é de castanhas com calda de acerola e sorvete de tapioca.
Restaurante da Pousada Maravilha
Faça reserva para um almoço tardio e aproveite a linda vista para a piscina e a praia do Sueste do restaurante da exclusivíssima Pousada Maravilha. Entre os pratos, destaque para o polvo com risoto de parmesão, a moqueca de peixe, camarão e banana da terra e a picanha grelhada na manteiga de garrafa com baião de dois. De sobremesa, tapioca com ganache e sorvetes de doce de leite e ovomaltine.
- Maravilha | BR 363, Sueste | Tel. (81) 99836-0060 | Site
Praias
Abençoado (Praia da Cacimba do Padre)
Aberto em setembro de 2021 pelos mesmos donos do Mergulhão, o Abençoado tem um dos ambientes mais charmosos da ilha. Chão de areia, teto de palha, treliças fazendo as vezes de paredes – tudo é super praiano.
O cardápio vai na mesma onda, com pratos leves, ideais para dar um break entre a praia da manhã e a da tarde. Tudo apetece: salada de camarão com bifum e folhas, atum selado com leguminhos, wrap de peixe no pão folha com creme de wasabi, lula gelhada na brasa. Venha sem pressa, porque o serviço é um pouco demorado.
- Abençoado | Cacimba do Padre | Tel. (81) 99836-0060 | Instagram
Bar do Meio (Praia do Meio)
Estrategicamente posicionado entre as praias da Conceição e do Meio, o Bar do Meio sempre foi um camarote para apreciar o Morro do Pico e o pôr do sol. Depois que foi reformado, há uns 5 anos, tornou-se o point mais vip da ilha. Seus lounges podem ter consumação mínima de R$ 1.000 ou mais, dependendo da época do ano (em três ou quatro pessoas, isso não é nada difícil de gastar).
Para ocupar as mesas no deck, porém, não há valor mínimo (e assistir ao pôr do sol no gramado em frente ao bar é grátis).
- Bar do Meio | Praia do Meio | Reservas de espaços vip: (81) 99700-6528 | Instagram
26 comentários
Adorei o site! Informações completas e importantes para cada restaurante! Já tenho meus preferidos e estou ansiosa para conhecer! Muito sucesso e obrigada pela ajuda!
Amei as dicas!! Já fomos em Noronha tem um tempinho e iremos voltar em 02/2024, então vou salvar todas as dicas, muito obrigada ☺️
Olá Ricardo e equipe! Muito obrigada sempre por existirem e nos ajudarem com nossas viagens. Não faço uma sequer sem vir aqui. Valeu mesmo! Sobre Noronha, acabo de voltar de lá. Estive em 2003 e 2004 e agora, 20 anos depois, retornei.
A ilha continua perfeita! Vida marinha encantadora e beleza que nos impacta a cada visita. Estranhei o público atual, mais preocupado em postar fotos no Instagram do que em se encantar com a beleza surreal da ilha, e também os valores exorbitantes da alimentação e de alguns restaurantes, cobrando consumação mínima astronômica para sentar em determinadas mesas. Somente a título de contribuição, o restaurante Flamboyant não existe mais. Agora é uma hamburgueria, a Bulls.
Valeu pela dica da Lancha Pescador. Fizemos o passeio privativo e eles foram excelentes do início ao fim. Beijão e bom final de ano!
Obrigada, Fernanda! Vamos retirar o Flamboyant.
Bom dia,
Duas boas opções de alimentação mais em conta. Na avenida principal o restaurante Açaí com self service incluindo peixe e camarão por 100,00 o kilo. E na praia do Porto de Santo Antônio uma barraca na praia mesmo, esqueci o nome, que serve um PF delicioso por incríveis 45,00.
Super fã do VnV. Não viajo sem antes planejar tudo por aqui. Acabei de voltar de Noronha e das dicas daqui eu fui em 3. O Cacimba e o Xica da Silva são excelentes. No Mergulhão, apesar do bom serviço e ambiente, a entrada estava tão ruim e por um preço exorbitante que desistimos de pedir pratos. Vá só para beber e apreciar a vista.
Olá ! Te sigo desde 2015 e o primeiro posto q li foi sobre a Pousada do Rio Quente ! Adoro dicas sobre gastronomia e se me permite deixar uma outra dica : bolinho d tubalhau no Museu do Tubarão , uma amiga minha provou e amou ! Minha opinião : destino caro sim mas dá pra economizar em todos os quesitos no planejamento da viagem e q vale cada centavo ! Super obrigado , parabéns pelo ótimo conteúdo d sempre ! Abrço !
Noronha é um paraíso, as dicas da Boia são sempre excelentes! Para contribuir com os amigos viajantes.
O Café KM encerrou as atividades…
Restaurantes mais em conta e com boas opções no cardápio: 2023 Restaurante Tio João – atendimento demorado, mas há opção de lanche, petiscos e pratos para 2.
Restaurante do Valdênio – comida caseira e baixo custo
Restaurante Recanto da Graça, na praia do Porto – PF 45,00. Comidinha gostosa.
O site viaje na viagem é incrível!! Eu não faço uma viagem nacional ou internacional, sem antes olhar as dicas nele contidas. A redação é leve, inteligente e divertida!! Parabéns ao idealizador e toda sua equipe!! Silvia, de São Paulo/SP.
Valeu, Silvia! Obrigada pelo feedback e ótimas viagens pra você!
Eu e minha família estivermos agora em julho em Noronha e fomos alguns restaurantes desta lista que o Ricardo recomendou e em outros também.
O restaurante que mais gostamos foi o Xica da Silva, voltamos cinco vezes, pois o atendimento foi sempre muito bom e a comida também. Inclusive no último jantar antes de embarcarmos perguntamos ao garçom Renoildes e ele nos deu todas as dicas de quais os pratos eram preparados mais rápidos e que deveríamos chegar cedo para sermos a primeira comanda da cozinha e nos tranquilizou quanto ao horário. No dia seguinte seguimos as instruções e ele fez questão de nos atender, agilizou todo processo e o resultado foi que sobrou tempo para uma sobremesa espetacular e uma excelente última impressão do restaurante que mais gostamos.
Outros restaurantes que gostamos foram Cacimba, Varanda, Pizza naMoita (realmente o ambiente é bem escuro como Ricardo disse) e o Bar do Meio. Todos estes restaurantes servem boa comida e em quantidade razoável ao custo de Noronha.
Uma opção de comida barata foi o tio João com excelente custo benefício, fiz o pedido pelo iFood e fui retirar, pois era perto da pousada eu tinha algumas reclamações a respeito da demora na entrega. Para se ter uma ideia tinha uma promoção de filé a parmegiana no iFood para duas pessoas, que serviriam até três sem muita fome, por R$89,90. Preço em julho/22.