Guia de Curitiba
Curitiba
Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.
Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.
A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.
Quando ir
O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do Bar do Alemão, no Largo da Ordem.
Na primavera e no verão a umidade aumenta, trazendo mais chuva.
O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.
O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.
Como chegar
O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Miami.
Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.
O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Onde ficar
Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária. Perto da estação (que tem um shopping anexo) ficam os minimalistas-baratinhos CWB Express e Ibis Budget Curitiba Centro, além do Slaviero Conceptual Rockefeller, que faz a linha hotel-butique.
A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Na zona mais bacana estão o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Transamerica Prime Batel, o Bourbon Batel Express, o Radisson, o Mercure Sete de Setembro e o Ibis Curitiba Batel. Nem tão no miolinho, mas ainda em lugar agradável, encontram-se o Pestana Curitiba, o Slaviero Executive Batel e o Four Points by Sheraton.
Existem também hotéis na região do aeroporto, como o Bourbon Dom Ricardo, o Tulip Inn São José dos Pinhais, o Howard Johnson e o Ibis Curitiba Aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.
Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.
Promoções para sua viagem
O que fazer
A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).
À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).
Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).
Curitiba no Viaje na Viagem
- Curitiba: como montar seu próprio city-tour
- De parque em parque em Curitiba: 5 passeios verdes
- Curitiba: feiras gastronômicas, noturnas e outras feirinhas
- Roteiro cult em Curitiba: museus, centros culturais e eventos
- Curitiba com poesia: o Roteiro Paulo Leminski
- Em novembro e dezembro, Curitiba é a capital do Natal
- Brasil: 10 museus imperdíveis (inclui Curitiba)
212 comentários
Camila, o expo unimed fica em um bairro nobre e residencial, mas ruim para turistar e aproveitar as noites. Hospede-se no Batel e vá de táxi para a convenção (cerca de 15 minutos com trânsito normal). E traga casaco leve. Em Curitiba até no verão às vezes faz friozinho.
Bom Dia!
Estarei em um congresso em Novembro de 2015 em Curitiba, que será realizado no Expo Unimed Curitiba, poderia me passar indicações de hotéis mais próximos, e não tão longe das noites de Curitiba. Estará frio nessa época? Agradeço a atenção desde já!
Olá, Camila! O Expo Unimed Curitiba fica longe do pólo hoteleiro da cidade. Para curtir a noite, indicamos ficar no Batel. Você encontra dicas de hospedagem no guia acima.
Olá,
Pretendo ir passar férias em setembro passando por Curitiba e depois ilha do Mel, alguém pode me ajudar com hospedagem simples e com valor bom, nos dois lugares?
Olá, Natalia! Veja dicas de hospedagem em Curitiba na seção “Onde ficar” deste guia. Não temos ainda sugestões de hotéis na Ilha do Mel, mas você pode pesquisar no Booking.
Olá Natália,
Curitiba é muito legal e tenho certeza que você vai adorar a cidade.
Não perca o roteiro de bares e restaurantes da cidade. A cena gastronômica curitibana é imperdível. Você pode conferir boas dicas neste link:
https://magaliviajante.com/2014/12/19/curitiba-e-demais-coma-bem-pague-o-valor-justo-e-seja-feliz/
Boas férias!
Um abraço
Ola, estou planejando ir a curitiba pela primeira vez no inicio de abril, mas nao sei quantos dias sao necessarios para conhecer satisfatoriamente a regiao. Pensei em 4 dias. Sao suficientes? Da para conhecer outros lugares proximos ou melhor ficar so em curitiba?
Olá, Anderson! Você precisa de dois dias inteiros para visitar os pontos principais. Tendo mais, faça os passeios sem pressa e embarque no trem pela Serra da Graciosa, voltando de ônibus. Veja também:
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/curitiba-linha-turismo-onibus-bike-taxi/
https://www.viajenaviagem.com/2013/11/curitiba-parques/
https://www.viajenaviagem.com/2013/10/curitiba-roteiro-cultural/
Olá! Estou indo p Curitiba dia 2 de fevereiro gostaria de saber como ta o clima por aii? Calor, friozinho… ( sou de alagoas)
Olá, Lidianny! Agora você já deve estar no Sul, mas o tempo deve estar quentinho (mas não tanto quanto onde você mora) e úmido.
Olá! Estou indo p Curitiba dia 02 de fevereiro, gostaria de saber como ta o clima por aii? Calor, friozinho… (Sou de alagoas)
Olá, Lidianny! No verão faz calor em Curitiba. Excepcionalmente pode aparecer uma frente fria muito forte, mas é difícil que faça frio.
Estivemos em Curitiba entre 14 e 17 de janeiro/15 e estava muito quente, mas à noite ficava agradável, apenas o ventilador no fraco foi necessário. Se for a Morretes prepare-se pois é bem quente, inclusive dentro do trem, se fizer esta opção de deslocamento.
Compramos um pacote que incluiu translado hotel x estação de trem, almoço em Morretes e retorno de van à Curitiba, mas o calor comprometeu um pouco o passeio.
Abs.
Olá, vou a Curitiba em fevereiro e pretendo fazer o passeio do Serra Verde Express até Morretes. Tenho lido que é melhor voltar para Curitiba de ônibus. Gostaria de obter informações sobre as companhias de ônibus que fazem essa linha e se é necessário (e possível) comprar passagens dos dois trechos antecipadamente. Vi que no site do Serra Verde a venda online não está disponível…Muito obrigada!
Olá, Karina! A volta de ônibus é vendida no pacote. Se não está disponível online, ligue.
Blz? Estou indo à trabalho para Curitiba na sexta antes do carnaval. Estava pensando em esticar e passar o carnaval por lá. É recomendado? As baladas, Pubs e Barzinhos da Batel abrem nessa época? Obrigado!
Olá, André! É uma época interessante para fazer turismo (Museu Oscar Niemeyer aberto, Linha turismo e parque funcionando), mas o quesito baladas e barzinhos fica bastante prejudicado. Os curitibanos debandam. Faça o passeio de trem a Morretes.
Sejam todos muito bem vindos a Curitiba. Estamos aqui para recebê-los da melhor maneira. Façam os passeios da serra verde express, linha turismo, mercado municipal, parques e os nossos ótimos restaurantes.
Mari, saindo bem cedo da Ilha você conseguirá pegar seu vôo!
Ou, por precaução, fuja do trânsito e venha um dia antes e pernoite na cidade.
Vou fazer isso, Fabiana, estou achando mais seguro! Vou tentar pegar o ônibus das 20h para Curitiba. Na ida, vou encarar o trânsito, fazer o quê!…Obrigada pela dica! Abraços!