Guia de Curitiba

Guia de Curitiba

Curitiba

Organizar o trânsito, encontrar uma fórmula eficiente para o transporte público, multiplicar os espaços verdes não foi o bastante. Ao tornar-se uma metrópole-modelo, Curitiba aproveitou também para se lançar como uma cidade turística.

Junto com os corredores de ônibus e os parques vieram novos cartões postais, como a Ópera de Arame, o Palácio de Vidro do Jardim Botânico – e, recentemente, o Museu Oscar Niemeyer. As tradicionais cantinas de Santa Felicidade hoje são apenas um fecho folclórico para tours repletos de atrações.

A trabalho ou a passeio, é um prazer descobrir que existe uma grande capital brasileira que funciona tão bem.

Quando ir

O inverno é bastante frio e relativamente seco. Uma excelente combinação para curtir a culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos – e tomar um submarino, o chope com um petardo de steinhäger tradicional do Bar do Alemão, no Largo da Ordem.

Na primavera e no verão a umidade aumenta, trazendo mais chuva.

O outono é perfeito para curtir os parques e pegar o tempo mais firme no litoral, a pouco mais de uma hora de viagem.

O maior evento cultural acontece em março: o Festival de Teatro de Curitiba.

Como chegar

O aeroporto fica em São José dos Pinhais, a menos de 20 km. Recebe vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Campinas, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Brasília, Assunção, Buenos Aires e Miami.

Por via rodoviária a cidade está a 400 km de São Paulo (apenas 30 kmnão estão duplicados). Joinville está a 110 km; Balneário Camboriú, a 210 km; e Florianópolis, a 300 km.

O melhor acesso à Ilha do Mel é no Pontal do Sul, a 120 km; desça pela estrada para Paranaguá.

Onde ficar

Há grande concentração de hotéis entre o Centro velho e as imediações da Estação Rodoferroviária. Perto da estação (que tem um shopping anexo) ficam os minimalistas-baratinhos CWB Express e Ibis Budget Curitiba Centro, além do Slaviero Conceptual Rockefeller, que faz a linha hotel-butique.

A zona hoteleira mais nova e agradável, porém, está na região do Batel. Por ali você vai estar junto ao comércio mais sofisticado e à vida noturna mais animada da cidade. Na zona mais bacana estão o Quality Hotel Curitiba, o Slaviero Conceptual Full Jazz, o Transamerica Prime Batel, o Bourbon Batel Express, o Radisson, o Mercure Sete de Setembro e o Ibis Curitiba Batel. Nem tão no miolinho, mas ainda em lugar agradável, encontram-se o Pestana Curitiba, o Slaviero Executive Batel e o Four Points by Sheraton.

Existem também hotéis na região do aeroporto, como o Bourbon Dom Ricardo, o Tulip Inn São José dos Pinhais, o Howard Johnson e o Ibis Curitiba Aeroporto, próprios para quem vai trabalhar na região metropolitana.

Em qualquer uma dessas regiões as diárias baixam no fim de semana.

O que fazer

A Linha Turismo, um ônibus turístico de dois andares, vai do Centro a Santa Felicidade, passando por todos os parques e museus (não perca o Museu Ferroviário, o Museu do Perfume e o Memorial Ucraniano).

À noite tome a direção do Batel, um bairro central com inúmeros bares e restaurantes, muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José (continuação da avenida Batel).

Na primeira oportunidade que tiver, pegue o Serra Verde Express, que vai serpenteando pela Serra do Mar até a cidade histórica de Morretes (onde você pode experimentar o autêntico barreado).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Curitiba no Viaje na Viagem

    212 comentários

    Realmente essa cidade é maravilhosa, e essa página retrata com maestria diversos locais para serem visitados e apreciados e também a forma como aproveitar cada localidade.

    Eu como Curitibano, não troco a cidade por nada!

    Vou para a Ilha do Mel no Carnaval e li que o trajeto de 100 km de Curitiba até Pontal do Paraná pode durar 5h, 7h, 9h na alta temporada —tanto na ida quanto na volta! Entrei em pânico, pq meu voo sai de Curitiba na quinta, às 13h. Vocês indicam/conhecem algum transfer, algum motorista por lá? Obrigada!

      Olá, Mari! Procure ajuda junto à sua pousada, é o melhor que você pode fazer.

      Realmente o trânsito é bem complicado entre as barcas para a ilha do Mel e o aeroporto. De terça a quinta não costuma ser complicado, mas se for na semana do carnaval é melhor um plano alternativo mesmo. Não adianta contratar transporte especial porque a estrada fica engarrafada. Uma alternativa seria ir de barco até Paranaguá. O pessoal da pousada com certeza vai te orientar, mas é bom ficar alerta.

      Obrigada, Nelma! Acho que vou para Curitiba na quarta à noite pra garantir. Abraços!

    Boa Noite, Eu , meu marido e minha filha de 7 anos iremos passar o Carnaval em Curitiba. Vamos fugir da nossa terra que enche de gente nessa época, somos de Recife. Ficaremos no Lancaster. Gostaria de saber como é aí no carnaval, se muita coisa fecha e o que permanece aberto independentemente de ser carnaval. O que podemos fazer nesses dias?

      Estive em Curitiba em jan/ 2015, e acho que posso acrescentar algo. Fiz o passeio da linha de turismo, que custa R$ 30,00 por pessoa, com direito a 1 embarque e 4 reembarques, e o único dia que não funciona é na segunda-feira. Também fiz o passeio trem a Morretes, adquirindo um pacote em que a van pega e devolve o cliente no hotel, bem como o retorno de Morretes pela Estrada da Graciosa. Estava muito quente em Curitiba e muito pior em Morretes, o que comprometeu um pouco o passeio. Sentimos muito calor no trem e na van no retorno à Curitiba, portanto preparem-se e usem roupas leves. Talvez o retorno de ônibus seja mais confortável, isso se não desejar retornar no trem.
      O Viagem na Viagem é excelente, ajuda demais em nossas viagens.

      Jorge, obrigada pelas dicas!! Estou pensando em não fazer o passeio de trem, pq minha filha não gosta e não consegue fazer viagens longas…ela fica muito abusada. Já vai ter que aguentar a ida e a volta do avião…que, devido à parada vai demorar mais de 6 horas de Recife à Curitiba. Acho que vou preferir ficar por lá pelo centro mesmo.
      Quanto ao calor , vamos preparados…afinal na nossa terra o sol ferve o ano inteiro.
      Obrigada mesmo!

    Boa noite, gostaria de uma dica para planejar uma viagem para Curitiba para um casal e duas crianças, uma de 12 e outra de 10 anos, quantos dias seriam adequados. Obrigado.

      Olá, Cristóvão! Você precisa de dois dias inteiros para visitar os pontos principais. Tendo mais um dia, façam o passeio de trem pela Serra da Graciosa, voltando de ônibus.

    Olá,
    Estou pensando em ir no carnaval para curitiba, com um bebê de 1 ano!
    Acham válido ou furada?
    A ideia é fugir do carnaval aqui do Rio..
    Será que as atrações funcionam normalmente?

      Olá, Priscilla! Os parques abrem sempre, a Linha Turismo funciona, o Museu Oscar Niemeyer estará aberto. Reserve com antecedência se quiser fazer o passeio de trem a Morretes com a Serra verde Express.

    Feliz Ano!

    Gostaria de dicas para passar um fim de semana no trecho – Curitiba – Morretes – Paranaguá, meu principal objetivo é o passeio de trem, que em vários posts e sites é indicado como algo fantástico. Qual a melhor época? Posso me hospedar em Morretes ou Paranaguá. E as dicas para voltar a Curitiba?

    Obrigada,

    Cláudia Campos

      Olá, Claudia! O passeio é ida e volta, você vai de trem e volta de ônibus. Curitiba à noite é mais interessante tanto do que Morretes do que Paranaguá. A época de tempo mais firme vai de maio a setembro.

    Olá, bom dia!
    Irei à Curitiba em março para fazer prova de um concurso. Estou bastante confusa, pois só vão divulgar os locais das provas 3 dias antes da minha viagem.
    Gostaria de uma sugestão para 2 diárias, algo que fosse interessante, de fácil acesso aos meios de transporte.
    Enfim, extremamente confusa!!!
    Não sei nem por onde começar e as passagens já estão compradas!
    rsrs

    Desde já agradeço!

    Abs

      Olá Juliana

      Sou de Curitiba e confirmo que a linha turismo é uma ótima forma de conhecer a cidade, o transporte público também funciona bem, e os taxistas são de confiança, portanto em qualquer local que vc se hospede poderá facilmente visitar pontos de interesse.
      Venha e divirta-se!

    Olá!!!

    Vou viajar para Curitiba no dia 17 de jan. Chegarei por volta das 10h da manhã. Estarei vindo de São Paulo. Será minha primeira ida até lá com marido e dois filhos (3 e 8 anos) dormirei na cidade e no dia seguinte irei até Floripa. O que fazer para aproveitar este dia em Curitiba?
    Grata

    Olá! Gostaria de saber o vslor da passagem do ônibus turístico da linha turismo. Entrei no site mas não achei nada. Obrigada 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito