Guia de Curaçao

Guia de Curaçao

Curaçao

Entre os destinos mais visitados pelos brasileiros no Caribe, Curaçao talvez seja o mais singular.

Curaçao não tem praias extensas como Aruba, nem resorts como Punta Cana, ou restaurantes ao gosto americano como Cancún.

As melhores praias são pequeninas — mas têm águas cristalinas, com corais que pedem para ser explorados com snorkel ou cilindro, e nenhuma construção para estragar a paisagem.

A capital, Willemstad, conserva uma adorável arquitetura colonial holandesa, realçada pelas cores quentes do Caribe.

A culinária de Curaçao é cosmopolita, misturando sabores do Caribe, da Holanda e da Indonésia (que chegou com os imigrantes do Suriname, outra antiga colônia holandesa na América).

Mais do que sol e praia, Curaçao proporciona a sensação de uma verdadeira viagem internacional. Bon Bini!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quando chove em Curaçao?

    Check-List

    • PASSAPORTE: Sim
    • VISTO: Não
    • MOEDA: A moeda local é o florim das antilhas holandesas, mas leve dólares.
    • SEGURO SAÚDE: Não é exigido, mas não é esperto viajar sem
    • VACINAS: Febre amarela
    • HABILITAÇÃO INTERNACIONAL: Aceita CNH

    294 comentários

    Ricardo e cia, acabei de voltar de Curaçao. Suas dicas são sempre preciosas e precisas. Valeu. Só gostaria de acrescentar 2 coisas: 1) o aplicativo mapsme funciona sem internet e tem todas as vias atualizadas. Recomendo.
    2) ficamos no Saint tropez suítes e gostaria de alertar aos próximos que a recepção não funciona 24h, portanto se seu vôo chegar após as 9h da noite ou antes das 8h da manhã tem que avisa-los antes.
    Por conta da recepção não ser 24h os hóspedes ficam com uma chave do portão de entrada e na sexta-feira ( dia do happy hour) um hospede esqueceu a chave e ficou batendo por horas no portão. Fique esperto com a chave! 😉

    Olá,
    Voltamos de Curaçao há quinze dias. Lugar maravilhoso !!! Nos hospedamos no Sunscape Resort. Este resort é muito bom….. Tem cinco restaurantes temáticos, piscinas, espaço para crianças e uma praia de tirar o fôlego. Uma dica, alugue um carro, pois as praias mais belas estão longe…. Reservamos este carro aqui no Brasil para ficar mais fácil.
    Ainda sobre o resort, encontramos a Val, uma brasileira que mora em Curaçao desde 2003, ela recepciona e da toda a assistencia aos Brasileiros que lá se hospedam, não precisam procurá-la, pois ela é quem nos encontra… pessoa encantadora. Dá todos as dicas de como curtir aquele país lindo !! ela programou o waze para usarmos offline de todas as praias. Dirigimos sem problemas algum e chegamos em todos os “paraísos” que ela nos indicou. Enfim esta foi uma das melhores viagens que já fizemos…Cancun é linda, mas voltaria para Curação quantas vezes puder……. beijos

    Olá, Mariana.
    Estou em Curaçao, desde o dia 05/07. Irei embora dia 12. Aluguei um carro e foi a melhor coisa. Tenho andado por tudo. Tranquilo pra estacionar. Só é ruim bem no Centro. Mas, não dispense o ar condicionado. Aqui é imprescindível, rsrsrs… Abraços.

    Olá, estamos indo a Curaçao dia 06/06/2016 para nossa lua de mel e estamos com uma dúvida sobre o aluguel de carros. Nunca alugamos carros no Brasil e nem mesmo no exterior, sendo assim, eis nossa dúvida: parece não ser obrigatório contratar o seguro contra acidentes e outros (ajudando na economia da viagem), havendo a necessidade obrigatória caso não seja contratado o seguro de se fazer um depósito no dinheiro ou cartão. Esta informação procede? Saberia nos falar o valor aproximado do depósito? Obrigado pelas dicas, parabéns pelo site e também pelo programa na BandNews!!

      Olá, Mario! Em qualquer locação de carro haverá um valor pré-autorizado bloqueado no seu cartão de crédito internacional. Alguns cartões oferecem os seguros básicos gratuitamente, veja se é o caso do seu. Alugar carro sem cartão de crédito é encrenca, se você achar uma locadora que faça isso vai precisar deixar dinheiro em caução.

    Pessoal, estou programando para ir para Curaçao em agosto e vi pelo post e pelos comentários que teremos que alugar carro. Estando de carro, poderia me hospedar mais longe do centro. Gostaria de saber se é difícil estacionar no centro a noite. Alguém saberia me dizer?

    Ah, adoro o site e sempre recomendo a todos meus amigos!!!!

    Bjos

    Olá Ricardo e Bóia!

    Eu e meu namorado não dirigimos, então como dependemos dos ônibus, eu queria fazer umas observações sobre os ônibus de Curaçao (os grandes e as vans) até pra ajudar quem não dirige e mesmo assim quer ir pra lá. Obs: voltei dia 09/04/2016 de lá.

    1) Curaçao tem duas ‘grandes’ estações de ônibus, a de Punda e Otrobanda. Os ônibus saem pra todos os lugares a cada 1h, 1h30, 2h, depende pra onde se quer ir. A questão é se organizar conforme o horário dos ônibus pra não ficar perdendo tempo esperando. Nas estações têm um painel com o horário dos ônibus, então fica super fácil se programar e o mais importante, calcular quanto tempo leva pra chegar no destino desejado pra poder se programar.

    2) Lado norte da ilha: fomos pras Cavernas Hato na linha 2A – Punda-Hato, na estação de Punda. Deu tempo fazer o tour (45 minutos) e pegar o próximo que passava a cada 1h, então ficamos uns 20 minutos esperando o bus e aproveitando o tempo pra fotografar o entorno.

    3) Lado leste da ilha: passamos por Mambo Beach, Sea Aquarium, mas ficamos na Jan Thiel. Pegamos a linha 6A -Punda-Caracasbaai que passa a cada 1h e descemos bem na frente. Ficamos lá uns 45 minutos até pegar o próximo, mas dava pra ficar mais tempo na praia, não ficamos porque tínhamos de fazer o check-out pra ir pro outro hotel. Inclusive pra pegar o barco pra Klein Curaçao, só fomos de táxi porque o ônibus não passava cedinho, mas na volta do passeio voltamos no mesmo ônibus.

    4) Lado oeste da ilha: esse é o mais complicado, o ônibus da linha 9A – Westpunt, na estação de Otrobanda, passa a cada 2h e para bem na Westpunt (passa pelo Christoffelpark) e de lá tem que seguir caminhando bem pouquinho até chegar na Playa Piskado e Playa Forti. Dá pra ir de boa até a Playa Kalki mas tem que ter boa disposição. A linha 3C – Lagun-Knip também deixa em Kenepa, Laguna, mas só descobrimos isso depois que já tínhamos voltado, e também só passa a cada duas horas.

    5) E pra dar aquela banda no lado oeste da ilha que não seja só praia, dá pra pegar a linha 3A (Bandabou via Soto) e 3B (Bandabou via Barber) na estação de Otrobanda e fazer atividade ao ar livre como caminhada, enfrentaro calorão, ir ao Christoffelpark, mas sabendo que o bus passa a cada 2h.

    6) Quanto às vans, passam por toda a ilha, mas esse não tem como saber que horas vai passar, um morador nos disse que passa a cada meia hora, mas depende de onde estiver e sempre tem atrasos, assim como os ônibus grandes.

    7) Enfim, dá pra ir pra Curaçao sem saber dirigir e aproveitar tanto quanto quem aluga carro, a diferença é que quem gosta de conforto e sabe dirigir, alugue, eu se dirigisse alugaria. Mas quem não dirige, não precisa mudar o destino, é só se programar conforme os horários dos ônibus e aproveitar do mesmo jeito, até porque se os moradores de Curaçao usam os meios de transporte coletivos, porque os turistas não usariam também né? Eu e meu namorado curtimos muito e até ‘turistamos’ em Curaçao enxergando a ilha de modo mais nativo mesmo.

      Roberta adorei as dicas! Eu e meu namorado diigimos, mas nao queremos alugar um carro para toda a estada lá, pois vamos ficar em um ressort e alguns dias nem sairemos do hotel. Super importante ter opções. Valeu

    Vou pra Curacao em abril/2016 pela Copa.
    Sabem se, por ser parceira do programa smiles, é possível mandar as milhas direto para este programa de milhagem?

      Olá, Cristiano! Em princípio sim. Algumas tarifas descontadas, porém, não rendem milhas.

      Olá Cristiano, pontua sim, eu sou do Smiles e recém pontuei pela Copa, na hora da compra ou do check-in é colocar o número do Smiles, as milhas caem em 48h. Só é bem pouco, no meu trajeto Manaus – Panamá pontuei um pouco mais de 1000 milhas na ida e na volta, e o trecho Panamá – Curaçao pontuei pouco mais de 500 também na ida e na volta. Enfim, o total da viagem não deu 5000 milhas 🙁

    Acabei de voltar de Curaçao! Viagem incrível! Fiquei hospedada no Renaissance e foi ótimo pelo fácil acesso ao centro (restaurantes, lojas…). Alugamos o carro apenas por dois dias! No primeiro conhecemos as prais Cas Abao e Porto Mari e são lindas! No segundo dia conhecemos Kenepa Grandi e Kenepa Chiki (minha preferida!) e ainda paramos na Praia Lagun tbm que é ótima para snorkel por ter uma encosta grande pedras! Não gostei de Mambo Beach, para onde fomos de ônibus logo do primeiro dia q tivemos inteiro na ilha. Praia cheia, paga, mal se vê a areia de tantas cadeiras!
    Fizemos o ATV tour para Westpunt com a empresa Prins e foi incrível!!!! Só tínhamos nós agendados este dia e então foi praticamento um tour privado! Valeu super a pena!!!
    No dia seguinte, um sábado fomos para Klein Curaçao e tbm super recomendo o passeio! Fomos com uma empresa nova que se chama Breeze e foi otimo! Comidas e bebibas inclusas (inclusive alcoolicas), barco limpo, equipe atenciosa e prestativa. O que eu não tinha lido em lugar nenhum era que o mar é BEM mexido na ida para a ilha! Fiquei bem tensa, mas não passei mal! 🙂
    Comprei uma sapatilha de neoprene para levar foi uma aquisição que valeu muito a pena! Toda faixa de areia na entrada para o mar é cheia de corais/pedras e isso machuca os pés e pode ser muito desconfortável, porém com a sapatilha foi super tranquilo! Recomendo!
    Td lindo, viagem revigorante!

    Olá Bóia!
    Saberia me dizer se tem como alugar bike por lá? Eu e meu namorado somos estilo aventureiro e gostamos de pedalar, até porque não sabemos dirigir. Agradeço a informação.

      Olá, Roberta! Provavelmente tem. Mas as distâncias são enormes. Kenepa Grandi está a 40 km de Willemstad. Se você não pode alugar carro, considere outro destino.

    Olá, Bóia.
    Estarei em Curacao no dia 04/01 (parada do navio). É uma boa opção o aluguel de um carro para utilizar apenas no período da parada? Vale a pena?

      Olá, Vanderlei! Alugar o carro valeria a pena se você fosse até Grote Knip/Kenepa Grandi, que está a 40 km do porto. Mas por outro lado, se você for tão longe, provavelmente não terá tempo para visitar o centro histórico de Curaçao, que é a maior atração da ilha.

      Um bom esquema para passar o dia numa escala de cruzeiro é pegar um táxi até o hotel Avila, que está a 5 minutos do centro, e tem uma praia particular. Eles oferecem um beach pass por 9 dólares, incluindo aí espreguiçadeira. Você pode almoçar no hotel e depois passar a tarde no centro histórico: peça um táxi, passe pelos casarões bolo-de-noiva de Scharloo, depois visite a Sinagoga e o Museu Kurá Hulanda.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito