Guia de Cuba
Cuba
Cuba: qual moeda levar? Dicas de câmbio e preços
Transporte em Havana: táxi, colectivo, cocotáxi, hop-on/hop-off…
Cuba: quando dá praia?
- Chove pouco | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Dezembro
- Chove um pouco mais | Maio | Junho
- Risco de furacão! | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro
Atenção: Cuba agora exige vacina contra febre amarela!
Vai a Cuba? Compre o visto (‘tarjeta turística’) no portão de embarque!
Onde ficar em Havana: Habana Vieja ou El Vedado?
Casa particular: a melhor maneira de se hospedar em Cuba
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Cuba: dicas essenciais para sua viagem desempacotada
O que muda no turismo de Cuba com a reproximação com os EUA?
Havana, Varadero e Pinar del Río nas dicas do Marco
Praiômetro: chuva mês a mês em Havana
Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe
Não perca dinheiro no câmbio
215 comentários
Olá, pessoal! Estou com o seguinte planejamento para viajar em nov/23:
5 dias em Havana, 2 dia e meio e Trinidad, 3 dia e meio na Cayo Santa María.
Quem já foi, o que acha da divisão? Considerando que vou para Cayo Santa Maria, posso dispensar Varadero?
Olá, Rui! Sim, os cayos são superiores a Varadero nos quesitos praia e hospedagem.
Estou indo a Cuba agora em outubro de 2023. Está sendo exigido vacina de febre amarelo?
Olá, Alexsandra! Sim.
Boa noite Letícia! Gastei em média 50 dólares por dia em maio/ junho. Siga as dicas do Francisco Pacheco (comentário aqui em 21/04/23). Também pode ter dicas no voupracuba.com.br e no Instagram @voupracuba. Pegue dicas de táxis compartilhados para longos deslocamentos com os anfitriões. Em Havana fiquei em Airbnb em Havana Velha. Tentei reservar em Vedado, dica da Bóia, mas não estava disponível. Deve ser mais tranquilo ficar lá. Em Varadero reservei pelo Airbnb – Daniel House. Em Cienfuegos Palácio Baron e Balbin pelo Hoteis.com, mas você consegue preços melhores em casas de família. Em Trinidad fiquei na Casa Brisas da Alameda e em Cayo Guillermo no Iberostar Playa Pilar. Se quiser mais detalhes deixe seu e-mail que envio o roteiro que fiz.
Oi td bem ? Vi seu comentário no Viaje na viagem e fiquei bem interessada no roteiro que fez. Eu e mais 3 amigos estamos planejando ir a Cuba ano que vem.
Abs.
giseleee se puder me ebviar agradeco. vou em maio de 24
Estive em Cuba em maio e junho de 2023. Das melhores experiências de viagem da minha vida. Recomendo e já quero voltar para conhecer o que não deu tempo. A pesquisa é difícil. Siga o @voupracuba e viva a experiência. Se for fresco não vai não. Se for preconceituoso também não. Cuba é riquíssima e tem povo maravilhoso como o nosso. História, arquitetura, luta e paisagens belíssimas. Uma preciosidade. Os preguiçosos terão preguiça de planejar a viagem. O bloqueio é criminoso e até o acesso à informação é difícil. Fomos para Havana, Varadero ( não precisa ficar em resort ), ficamos numa casinha simplérrima em frente à praia, com anfitrões super acolhedores. De lá para Cienfuegos, depois Trinidad, Cayo Guillermo e de volta para Havana. Espetacular, o problema são os deslocamentos. Difícil planejar antes, mas lá você consegue táxis compartilhados. Havana é pura arte e cultura e Cayo Guillermo um paraíso do Caribe (só tem resort e comida não é das melhores, mas vc não vai lá pra comer). Vc vai curtir uma ilhota do Caribe fantástica e nem vai ter vontade de sair pra passear. É deslumbrante e barato. A única vez em que fiquei num resort, nunca tive vontade, não é meu perfil, mas era a única opção e valeu a pena. Voltei para casa com vontade de voltar e conhecer o que não deu tempo. Recomendo demais.
Olá Giselle. Muito bom o seu relato. Vou agora em Novembro, e gostaria de saber quanto você gastou lá no total e se tem mais dicas, já que é bem dificil encontrar pela internet. Obrigada!
Sempre quis ir a Cuba e Cayo Largo. Quase fiz a reserva de hotel em Cayo Largo, mas fui avisada que não estão operando voos pra lá. Quem foi recentemente sabe se é necessário seguro viagem antecipado? Cobram na entrada ou é possível comprar na chegada em Havana !?
Olá!
Estou planejando uma viagem a Cuba para janeiro de 2024, seria um bom período? Mas não encontro passagens, qual seria a companhia que devo me atentar? Gostaria de comprar com milhas… obrigada!
Olá, Alessandra! TEnte ir pela Copa ou pela Avianca.
Estive lá agora, em abril-maio de 2023. Acabou a taxa que o governo cubana cobrava, relativa ao câmbio de dólares. Por isso, hoje não vale à pena levar euros. O dólar é a moeda mais forte lá no mercado paralelo, cada vez mais forte. Apesar de que eles aceitam o euro. Em Havana o dólar é muito bem aceito e, no paralelo, é possível trocar 1 dólar por 180 pesos, que é exatamente a cotação do euro. Não existe mais o CUC, hoje só há uma moeda local, o peso cubano, que é amplamente aceito. Embora eles preferiam dólares, por conta de efeito similar ao que ocorre na Argentina.
Genilza, também viajo para Cuba em maio e havia colocado Cayo Largo no roteiro, mas minha anfitriã em Havana me recomendou não fazer planos que envolvessem voos domésticos pois há um problema de abastecimento na ilha no momento. Entrei em contato com o pessoal da Cubatravel e eles me disseram que não há voos operacionais para Cayo Largo, tampouco perspectiva de retomada das operações. Achei um grupo no Facebook sobre visitantes regulares da ilha com muitos posts de canadenses nesta semana, corroborando minha impressão de que os voos internacionais para lá não foram suspensos. Minha anfitriã me recomendou ir para Cayo Santa María, opção que ainda estou avaliando. Entrei em contato com um hotel da região (Melia Buenavista) que me informou que o preço cobrado por taxi de Havana até lá está entre 220-260 dólares (somente ida). Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Marcela,
Você pode informar o nome do grupo no Facebook sobre Cuba
Não sou um blogueiro, mas diante das dificuldades em obter informações para ir a Cuba, retornando de lá agora (de 07 a 20/04/2023), achei legal dar uma breve contribuição com informações mais atualizadas. Basicamente passei por Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara e Cayo Santa Maria (retornei para Havana, ficando em Vedado duas noites antes de voltar). Quanto às sugestões de locais, nada tenho a acrescentar. Só destaco que neste período que estive em Cuba (07 a 20/04/2023):
1. A crise econômica que o mundo vive no pós Covid, agravado com a crise energética em razão do conflito da Ucrânia / Russia, é somado à décadas de um criminoso bloqueio feito pelos Estado Unidos à Cuba. Nesse contexto, nas cidades menores está sendo comum breves apagões ( as casas já deixam uma lanterna para que possamos utilizar nesse período). Nesse período Cuba enfrenta um problema com a agua, não sei se por questões climáticas ou em razão da crise de energia, que movimenta as bombas de circulação de agua. Não é falta, mas a pressão da agua é mínima (até o no Meliá a pressão da água não era das melhores). E o preço dos transportes, em razão do combustível. Perrengues a parte, ainda foi bem legal conhecer Cuba e valeu muito a pena a viagem. Agora alguma atualização, comparando com mensagens de anos anteriores.
Com relação ao dinheiro: leve dólar americano a vontade (pode usar o Euro, mas para eles a paridade é um por um, então o dólar sai mais barato para nós). Tudo está em peso cubano, mas restaurantes aceitam dólar. Só precisa verificar o cambio (no Esquina de Cuba eles consideravam o oficial 1=120, já no Paladar de Mercaderes estavam com 1=170). No comércio de “janela”, onde a família abre a janela da sala para vender alguns produtos e onde normalmente comprávamos garrafa de agua e bebidas, é melhor usar o peso. Para se ter uma ideia de preço, uma garrafa de 500ml eu paguei 100 pesos na maior parte dos lugares (em Santa Clara, paguei 50 pesos). Uma boa refeição no Paladar de Mercaderes ficou em torno de 2.500 pesos cubanos /pessoa.
Cartão de débito ou crédito, quando vinculados a bancos americanos (Wise, Inter, etc…) as operações não são autorizadas pelos bancos. Já bancos de outros países (no caso o Banco do Brasil), podemos utilizar. Acaba saindo mais caro por conta do IOF. E no caso do Meliá em Cayo Santa Maria, aceitavam o pagamento apenas pelo cartão.
Internet: comprei, ainda no Brasil, um chip da Cubacel Tur pela Suena Cuba (https://suenacuba.com/ ). Preenchi, paguei, eles enviaram um email confirmando a compra. Retirei o chip na “tienda” da ETCESA no aeroporto, o pessoal da ETCESA instalou o chip (nunca fui nesse lance de encaixar o chip no celular) e já sai de lá conectado ( o chip é vendido apenas para turistas, pelo prazo de um mês, com 6Gb, 100 minutos de ligação local e SMS – podendo fazer recarga se necessário). A velocidade é razoável, mas em determinadas áreas é bem lento. Mas funcionou bem em Havana, Trinidad, Cienfuegos, Santa Clara e Cayo Santa Maria (nesse caso tava melhor que o WIFI do Meliá).
Optei por ficar nas casas, saindo daqui com reserva feita pelo Airbnb, e tudo transcorreu tranquilamente.
O transporte continua sendo um nó, caso se queira viajar “sem pacote”. Para voltar de Cayo Santa Maria para Havana acabei optando pelo ônibus da Transgaviota, pagando USD30 (o taxi compartilhado estava USD25, mas sempre apertadinho e como a viagem era longa….).
As dicas dadas estão valendo, apesar do contexto vivido. Como já sabia a dificuldade de encontrar produtos, levei alguns remédios básicos (novalgina, dorflex, paracetamol, etc..) que ao final, fui deixando nas casas. Foi bem triste ouvir o relato de como famílias tiveram que enfrentar a Covid sem ter acesso a um antitérmico, em razão do bloqueio, tratando da febre com banho frio e compressa.
Espero ter ajudado.
Obrigadíssima, Francisco!
Francisco, viajamos.para cuba agora 05 de maio, enviamos e-mail para as agências de turismo em Havana , mas infelizmente não tivemos reposta sobre a abertura de viagem a Cayo Largo você tem alguma informação neste sentido?
Grata pelas informações.
Francisco, você poderia qual meio de transporte utilizou para ir a cayo santa maria? Preciso ir a partir se santa clara e só encontro informação de taxa privativo.
Qual o melhor seguro viagem para Cuba?
Grata
Olá, Christiane! Infelizmente não temos conteúdo sobre seguro de viagem válido para Cuba.
Eu fui com MyTravel Assist, WhatsApp My Travel Assist: +54 9 11 51027919.
Não precisei usar em Cuba.