Guia de Colonia del Sacramento

Guia de Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é a pequena joia colonial do Uruguai.

Foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador português do Rio de Janeiro, em franca desobediência aos limites territoriais designados pelo Tratado de Tordesilhas.

Colonia del Sacramento é um destino encantador – tanto para um passeio de poucas horas (como bate-volta desde Buenos Aires ou pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires), quanto para uma parada de alguns dias.

Ali perto, a região de Carmelo é um polo de enoturismo.

A Bóia recomenda:

Os primeiros 150 anos

A localização não é fortuita: Colonia fica exatamente em frente a Buenos Aires, na margem oposta do Rio da Prata. O enclave servia como entreposto comercial avançado da corte portuguesa. Havia algum comércio legal, mas também muito contrabando (que funcionava em mão dupla).

Você perceberá o jeitinho português no casario do centrinho histórico. “A Paraty do Uruguai” é o clichê mais resistente – e faz sentido, dada a localização à beira-rio. Mas Colonia del Sacramento também lembra Tiradentes e Diamantina, em Minas Gerais. E sua Plaza Mayor não é muito diferente do Quadrado de Trancoso.

Mas o fato é que Colonia nunca conseguiu ser portuguesa por muito tempo. Nos seus primeiros 150 anos, a cidade foi capturada pela Espanha quatro vezes, e quatro vezes retomada por Portugal. Boa parte do casario do bairro histórico foi reformado com elementos da arquitetura colonial espanhola.

Com a independência brasileira, Colonia tornou-se brevemente parte do Brasil. Finalmente, em 1825, a independência uruguaia expulsou os últimos portugueses e brasileiros que ocupavam a cidade, e Colonia tornou-se simplesmente uruguaia.

A restauração

A cidade cresceu para o norte, e a parte histórica acabou ficando um pouco relegada.

Em1969, porém, Colonia del Sacramento resolveu restaurar o ‘Barrio Sur’, como era conhecido o bairro histórico. Fachadas foram revividas, as ruas voltaram a ter seu nome original, os resquícios da muralha foram reconstituídos.

Em 1995 veio a recompensa: Colonia del Sacramento foi alçada a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Até hoje, é o único sítio uruguaio da lista.

Vale a pena dormir em Colonia del Sacramento?

Depende do seu perfil de viajante e do tempo disponível no seu itinerário.

Se você curte slow travel, se acha romântico percorrer ruas antigas depois que todos os turistas do dia foram embora, se quer descansar e comer bem por alguns dias, Colonia del Sacramento é o seu número. Durma aqui sim. A iluminação noturna deixa a cidade ainda mais charmosa, e a cena gastronômica evoluiu bastante nos últimos 10 anos.

Mas se você está com o tempo contado, passar algumas horas no bairro histórico – seja num bate-volta desde Buenos Aires, seja num pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires – já será bem bacana. Nesse caso, use nosso roteiro básico pelo Bairro Histórico de Colonia del Sacramento, próprio para uma passagem de 4 a 6 horas pela cidade.

Dormindo uma ou mais noites na cidade, você terá tempo para visitar a Plaza de Toros e as vinícolas dos arredores.

Vale a pena seguir a Carmelo?

A 75 km de Colonia del Sacramento, Carmelo é há muito tempo frequentada por uma certa elite de Buenos Aires, que ali tem estâncias, veleja e joga polo.

Nas últimas décadas, a região despontou como a nova fronteira vinícola do Uruguai, liderada pela bodega Narbona.

Hospedando-se em Colonia você pode contratar um passeio de um dia a vinícolas de Carmelo.

Mas também pode hospedar-se diretamente em Carmelo (tem até um resort chique).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    247 comentários

    Bom dia Bóia! Parabéns pelo trabalho de vocês, nunca viajo sem antes consultar as dicas maravilhosas que vocês fornecem!
    Vamos a Buenos Aires em janeiro e gostaria de saber se vale a pena passear um dia em Colônia de Sacramento, sendo esse dia uma segunda-feira? Será que a cidade estará acolhedora em uma segunda-feira, com pontos de visitação restaurantes bons abertos?

    Gostaria de deixar o carro estacionado em Colônia de Sacramento no dia 29/12/2019 e pegar dia 02 ou 03-01-2020 para conhecer Buenos Aires, assim fazendo a travessia marítima sem o carro. Tem referência ou site de onde posso deixar? E quanto custa a diária mais ou menos?
    Obrigada

      Olá, Patricia! O estacionanento é da Buquebus. Ê mais barato que transportar o carro no ferry e pagar estacionanento em Buenos Aires.

    Olá estarei indo para buenos aires dia 09, a ideia é ir para colonia na segunda feira dia 12/08, sabe se a maioria das coisas ficam abertas lá ?

    Irei passar 7 dias de agosto em Montevideo. A ideia inicial é seguir do aeroporto direto pra Sacramento ficar dois dias pra aproveitar para visitar a vinícola Santa Rosa em Carmelo. Vcs acham que vale a pena? Ou é melhor apenas pernoitar e voltar para Montevideo e visitar a Bodega Bouza?

    Boa tarde, você recomendaria conhecer primeiro Montevideo, e depois alugar um carro para conhecer Punta e Sacramento, ou ir direto do Aeroporto de carro para uma dessas duas cidades e finalizar o passeio em Montevideo. Estou indo no final de outubro.

    Olá , você acha válido visitar a Colonia no dia 1 de maio? As coisas funcionam ?

      Olá, Juliana! É provável que os museus não funcionem, mas os museus são só um passatempo a mais em Colonia. O casario está lá, os restaurantes e lojas também.

    Olá, estamos indo para Buenos Aires no dia 05/06/2019 e pretendemos ir à Colônia e voltar no mesmo dia. Passar o dia lá. Tem como comprar a passagem de ida e volta pelos sites da SeaCat ou Bunquebus??

    Olá. Valiosas as dicas aqui, muito obrigada. Gostaria de saber se há dicas para natal em Montevideo e ano novo em buenos Aires. Estamos indo conhecer a colônia hoje!

      Olá, Juliana! Em Buenos Aires, reserve um show de tango com transporte. Nâo há táxis na noite do réveillon. Em Montevidéu, almoce bem no dia 24, será bastante difícil encontrar um restaurante aberto à noite.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito