Guia da Cidade do México
Cidade do México: 5 programas duplos
“Grande” é um adjetivo que nasceu para qualificar a Cidade do México.
Enorme na extensão, uma das 10 maiores do mundo em número de habitantes, a capital mexicana é também um grande destino para visitar. Separe pelo menos quatro dias inteiros para explorar as principais atrações — e ainda assim, prepare-se para querer voltar.
De diminutivo, a Cidade do México só tem o apelido pela qual é conhecida pelos compatriotas: “DF” — lá, como aqui, a abreviatura de “Distrito Federal”.
Neste post você vai encontrar dez passeios agrupados em dupla, por afinidade. Mas todos funcionam isoladamente, também.
MUSEU DE ANTROPOLOGIA + ZÓCALO
Feliz de quem pode fazer do Museu Nacional de Antropologia o seu primeiro passeio no México. O que você aprenderá aqui servirá para entender não só os sítios arqueológicos que vier a visitar depois, como muito da cultura mexicana.
Seu maior tesouro é a Pedra do Sol, que representa o calendário azteca e foi achada durante escavações na área do Zócalo, no coração da cidade. No mesmo parque você pode visitar o Castelo de Chapultepec, construído na época do vice-reinado espanhol e reaproveitado posteriormente no período do Segundo Império, durante o reinado de Maximiliano I, um monarca importado da Europa.
Informações práticas
O Zócalo, praça principal do centro da cidade, é onde a Cidade do México começou. A atual Catedral foi construída sobre um antigo templo azteca. Vizinho à igreja está o sítio arqueológico do Templo Mayor. Não deixe de apreciar, ainda na praça, o mural de Diego Rivera nas escadarias do Palácio Nacional, sede do governo mexicano.
Onde fica: no centro histórico; desça na estação Zócalo do metrô. As visitas ao Palacio Nacional são gratuitas e acontecem diariamente entre 9h e 16h30 (a não ser que o palácio esteja fechado por conta de algum evento).
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
POLANCO + LA CONDESA
Separadas pelo Bosque de Chapultepec, Polanco e La Condesa são as duas áreas mais agradáveis para bater perna e sair à noite na Cidade do México. Cada uma com sua própria personalidade.
Polanco é elegante e chique no último: é onde estão as grifes mais poderosas e alguns dos hotéis mais sofisticados da capital. Seria o equivalente defeño aos Jardins de São Paulo ou a El Golf de Santiago do Chile.
La Condesa, por sua vez, tem um charme mais democrático — pense na Vila Madalena paulistana, Ipanema no Rio ou Palermo Soho em Buenos Aires. Sua zona de influência vai até a vizinha Roma Norte, que é um pouco mais alternativa.
E a Zona Rosa, você pergunta? É uma localização interessantíssima para se hospedar, porque está ao longo do Paseo de la Reforma e na intersecção das duas linhas mais importantes do metrô. Mas a cena noturna e gastronômica não tem o mesmo brilho de Polanco e Condesa.
Wise – Cartão de débito global
BASÍLICA DE GUADALUPE + PIRÂMIDES DE TEOTIHUACÁN
Dois dos principais ícones da Cidade do México são facilmente combinados num mesmo passeio (de dia inteiro).
A Basílica da Virgem de Guadalupe está erguida no local onde muitos mexicanos acreditam que a Virgem apareceu ao índio Juan Diego, fazendo surgir um jardim de rosas. São duas igrejas: a original está interditada por danos sísmicos; as celebrações se realizam na basílica moderna, dos anos 60.
A viagem vale pelo colorido do entorno, onde você encontra barraquinhas vendendo todo tipo de souvenir da Virgem, e também pelas impressionantes demonstrações de fé.
Informações práticas
As pirâmides de Teotihuacán estão entre as mais impressionantes do México e ficam 40 km adiante de Guadalupe.
É um passeio que se aproveita melhor depois que você já está há alguns dias na cidade, mais acostumado à altitude, e portanto melhor habilitado a galgar os 248 degraus até o alto da Pirâmide da Lua, de onde se tem a vista acachapante da Avenida da Morte.
Como chegar: o melhor é ir com passeio guiado (muitos são combinados com Guadalupe). Abre diariamente das 8h às 17h. A entrada custa 90 pesos.
Mala de bordo nas medidas certas
DIEGO RIVERA + FRIDA KAHLO
Assim como os escritores Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir e os escultores Auguste Rodin e Camille Claudel, os pintores Diego Rivera e Frida Kahlo formaram um dos mais célebres casais da história das artes.
Viveram por quase trinta anos — até a morte prematura de Frida — um casamento tempestuoso e não-convencional, porém cheio de paixão.
A obra de Diego, um dos maiores muralistas modernos, fala por si só. Já a produção de Frida é intimamente ligada à sua vida; quanto mais você sabe sobre ela, mais admira o que criou.
Tanto Diego quanto Frida têm museus em sua homenagem. O de Diego é a sua Casa-Estúdio, no bairro de San Ángel, mantida como na época em que pintava. (Na vizinhança funciona um dos melhores restaurantes do DF, o San Ángel Inn).
Organizador de eletrônicos para viagem
O de Frida se chama propriamente Museu Frida Kahlo, e está instalado na casa que dividiu com Diego no belo bairro de Coyoacán (então uma vila autônoma).
É possível visitar os dois museus no mesmo dia; no sábado, há a vantagem de poder passear no colorido mercado da praça principal de Coyoacán, ali perto.
Mas o que muita gente faz é combinar o museu de Frida com um passeio pelos canais de Xochimilco, a 13 km dali. Os passeios acontecem diariamente das 9h às 18h; os barcos cobram 600 pesos por hora.
Informações práticas
PLAZA GARIBALDI + LUTA LIVRE
Eis o lado mais folclórico — e mais divertido — da Cidade do México.
Passe à noite pela Plaza Garibaldi, no centro, e você vai ter contato com o México dos mariachis. Grupos de músicos fazem ponto na praça, esperando para ser contratados para serenetas. Eles também trabalham por música: você pode pedir uma e eles tocam na hora; o custo começa em 50 pesos.
Querendo um lugar mais confortável para escutar “Cielito Lindo”, entre no Salón Tenampa (ali cada número vai sair mais caro, 70 pesos). Caso você não tenha medo da vingança de Montezuma, entre no mercado San Camilito e aproveite a riquíssima culinária regional servida por e para migrantes. À joite, vá e volte de táxi.
A folclórica luta livre mexicana, com seus lutadores mascarados, já rivaliza com as pirâmides de Teotihuacán como atração número 1 para visitantes. As apresentações acontecem três vezes por semana: às sextas e terças na Arena México e aos domingos na Arena Coliseo. Clique nos links para comprar ingressos.
257 comentários
Boa noite! Alguém já usou os serviços da aérea Volaris? Estarei com minha esposa e filho na cidade do México entre os dias 13 e 31 de dezembro e gostaria de visitar Mérida e Cancun. Como as distâncias não são tão pequenas pensei em usar uma low cost ao invés de usar o ônibus e perder pelo menos dois dias no trajeto de ida e volta. Muito obrigado.
Olá, Bruno! Alguns leitores já viajaram de Volaris:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/comment-page-8/#comment-345254
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/comment-page-7/#comment-323209
É uma low-cost. Fique de olho no limite de bagagem.
O mais interessante seria ter incluído esta “perna” da viagem no seu trecho internacional.
Fui a Teotihuacan no domingo 17 agosto de táxi.
Simpatizamos com um motorista e um carro limpo e novo
quando fizemos uma corrida de 5 minutos.
Foi um golaço! Saimos da Cidade do Mexico as 8 da manhã, chegamos antes
das 9 nas piramides. Fomos direto ao portao 2 e haviam pouquissimas pessoas;
as 10 horas voltamos ao estacionamento e fomos ao portao 5 .
A esta hora o complexo estava muito cheio, com filas imensas de carros.
As 12,30h chegamos ao hotel na Zona Rosa para almoçar.
O preço? Menor do que qualquer passeio organizado para duas pessoas:
110 USD
Meu grupo será de 5. Faremos alguns passeios em grupo mesmo. Obrigada pela dica dos supermercados. Já vou procurar no Google maps… rs
Sylvia, voce teria algum contato deste motorista? estou indo no proximo mes e sozinha, queria alguma referencia como a sua. Se nao puder informar aqui, me envia por e-mail ([email protected]). Obg
Alguns amigos e eu visitaremos a Cidade do México em janeiro e vamos ter 5 dias totalmente livres. Já temos alguns passeios em mente, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas. Que agência indicam para day tours? Já li aqui sobre a Netouring. O que acham do site bestday.com? Queremos fazer Cholula and Puebla, Teotihuacan (com a Basilica ou com o voo de balão), talvez o Six Flags por causa dos golfinhos (ainda estamos em dúvida) e Estadio Azteca. Sempre gosto de fazer um city tour para ter uma ideia da cidade, mas pode ser uma boa opção fazer o Museu de antropologia e Castelo de Chapultepec por conta própria. E compras??? Há um bom shopping com boas lojas e bons preços ou só artesanato local? Obrigada.
Completando… Acho que seria um “programa de índio” irmos a Acapulco de ônibus, passarmos algumas horas lá e voltarmos de ônibus… Ou não? Alguém sabe se lá está realmente perigoso?
Olá, Ana! Acapulco como bate-volta não vale a viagem, não! É muito longe!
Já caí na real e me dei conta de que seria loucura… rs Obrigada!
Olá, Ana! Não temos como dar referências sobre empresas.
Veja como apurar a reputação de cias. na internet:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas
Todos os passeios podem ser feitos por conta própria. Mas se você prefere fazer em excursão, faça, dos dois jeitos dá certo.
Entendo a posições de vocês. Obrigada pela dica do site. E dicas para compras? Li que há produtos mais baratos (eletrônico, maquiagem) do que no Brasil… Alguma recomendação de shopping center ou centro comercial?
Olá, Ana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Oi pessoal! Fui ao México em 2012 e recomendo MUITO o pessoal da Royal Cars (https://www.royalcars.com.mx) para passeios de um dia (fiz Basilica da Guadalupe + Teotihuacan e outro dia San Angel (bairro), Estadio Olimpico e passeio em Xochimilco com passeio em Trajineiras, uns barcos típicos de lá), nada como fazer o passeio com um motorista-guia (muito competente), em carro confortável, com água mineral à vontade, snacks… Não é a opção mais em conta, mas depois que experimentei essa “modalidade” não abro mão, ainda mais porque os guias sabem de muita coisa e isso faz toda a diferença – ainda mais quando é particular! E sobre Acapulco, sim, seria muito “errado” fazer um bate e volta de lá (são 5h de ônibus, para você ter ideia, se bem me lembro!) e a cidade não tem nada de mais, me decepcionou… Fique no DF quantos dias puder, lá é incrível, tem muito o que ver!! E sobre shoppings, há muitos bons e achei o México muito barato para fazer compras, inclusive de produtos de grife e marcas (roupas, cosméticos etc.)… Não é tão barato como nos EUA, mas é BEM mais barato que aqui… Lembrei de um shopping em que comprei bastante coisa, perto da estação de metrô que a gente desce para ir no Museu da Frida Kahlo!! (Há maiores!!) Boa viagem! 🙂
Esqueci de mencionar que os passeios, como são em carro particular (confortável), são do tipo “você é quem manda”, ou seja, enjoou do lugar, o guia já te leva pra outro, os roteiros vão sendo “moldados” durante o dia, acho que eram passeios de 8 horas com o guia… O objetivo era visitar X, Y e Z, mas a gente acabava indo pra A, B e C também porque passou mais rápido em X, quis almoçar mais tarde etc.
Obrigada, Celso!
Obrigada!
Ana,
As máquinas fotográficas que vi estavam 15-20% mais baratas que no Brasil. Não vi preço de maquiagem. Tem uma Sephora boa no shopping Antara Polanco, mas não saberia te dizer o preço das coisas. Como passei antes no Panamá, comprei a máquina e maquiagem lá.
Vou levar uma máquina novinha. Quero óculos e, talvez, relógios e bolsas. Já li sobre uma feira de artesanato para comprar bijus e semi-joias perto de onde ficarei. Vou ter que passar o dia na rua para dar conta de tudo que quero fazer! rs
Obrigada, Lu.
Ana, cheguei ontem da Cidade do Mexico.
Nos supermercados grandes encontras produtos americanos com preços bem em conta
OLá, sou de São PAulo, aonde fica está agencia?
Adoraria fazer esse roteiro da cidade do Mexico.
GRata
Nádia Motta
olá boiaaa!
Primeiro parabens a vcs pelo site! nos ajuda muito
Estamos indo pra cancun e nosso voo de ida chega na cidade do méxico as 7:00 da manha e sai as 13:30
Nossa vontade seria conhecer o museu de cera, vc acha que cabe esse planejamento ?(sera em 23 agosto)
muito obrigada
Olá, Valéria! A Cidade do México é notoriamente conhecida pelo tráfego intenso. A gente só recomenda sair do aeroporto em intervalos maiores do que 10 horas. Entenda: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/
nao vi ninguem falando que alugou carro , ficarei 13 horas na cidade do meximo vi alugel para esse periodo por somente 25 reais .
aconselha com um gps ir a Teotihuacán e guadalupe ? tem mais algum passeio interessante que dê pra fazer nesse periodo ? fico de 7:40 da manhha as 19:40h
Olá, Isabela! Alugar um carro num dia com dois trajetos de aeroporto e horário para pegar vôo? Num país que você não conhece? Numa cidade com engarrafamentos terríveis? Tem certeza? Não transforme esse dia num inferno de stress. Negocie um táxi.
Ops… Desculpe, costa oeste.
Olá Bóia!
Vou com minha família (incluindo 2 crianças de 3 e 5 anos) para Puerto Vallarta, na costa leste do México. Pensamos em pegar um voo até a Cidade do Mexico e passar 1 ou 2 dias lá antes de seguir viagem pra Puerto Vallarta. Vc acha que vale a pena? Conhece se tem alguma cia aérea que faça stopover na Cidade do México?
Quanto a hospedagem, sendo por poucos dias (1 ou 2 noites no máximo) melhor ficar próximo ao aeroporto ou em algum desses bairros citados acima?
Obrigada!
Olá, Jaqueline! Hospede-se na Zona Rosa ou em La Condesa. A TAM e a Aeroméxico voam do Brasil direto para a Cidade do México. Copa, Avianca e Lan voam com conexão.
Obrigada!!!
Eu sei disso! Mas pensando nos principais pontos a conhecer, foi que pedi uma noção. Tem lugar que 2 dias sao suficientes, outros 7 dias é pouco. Na verdade seria uma noção e nao uma regra. Só fiz a pergunta mesmo que parecendo boba aqui no VnV, por considerar o melhor blog, melhores dicas e respostas. Vi promoção ontem na Avianca para diversos destinos e pensei porque nao o MÉXICO?. Após algumas simulações de data e preço,digitei Viaje na Viagem México. Li o link e pensei em pedir uma dica, para nao exagerar, nem pra mais e nem pra menos. Agradeço,
Olá, Denise! O México não fica tão pertinho, então pense em uma viagem de pelo menos uma semana. Este é um período suficiente para conhecer Cancún e arredores, por exemplo. Para roteiros mais extensos, combinando Cidade do México com cidades ao norte (como Guanajuato e Querétaro) ou ao sul (como Oaxaca e Puebla), programe de 10 a 15 dias. Dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/11/mexico-sem-visto-aonde-ir/
Adorei a ideia de uma promoção para MÉXICO. Minha unica duvida no momento é: quantos dias no minimo ficar no méxico. gracias
Olá, Denise! Tudo depende de quantos lugares você quer conhecer. 😉