Dim sum

China

China no Viaje na Viagem

Os melhores passeios de Hong Kong

Hong Kong: onde passear sozinho é fácil e seguro

Hong Kong de metrô: com o Octopus Card é simples

Hong Kong: o primeiro dim sum a gente nunca esquece

Onde comer bem em Hong Kong

Hong Kong: um bate-volta a Macau

Temple Street Market, um camelódromo em Hong Kong

Como é ser gringo na Ásia

Pequim, Xi’An e Xangai nas dicas dos leitores

Que moeda levar para 50 países — um guia para fazer o melhor câmbio possível

 Cartão Global: vale a pena usar para viajar?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    56 comentários

    Oi pessoal,
    Tenho viagem pra China e Hong Kong marcada pra Junho e Julho. Minha dúvida é qual moeda levar: o yuan já comprado no Brasil ou levar dólar e trocar lá? Isso porque nessa época de dolar alto fico me perguntando se vale a pena e se não perderia muito na conversão.
    Obrigada!!

    Olá, pessoal!

    Estou precisando de uma ajudinha para definir um roteiro pela China.

    Tinha 11 dias inteiros por lá (sem contar o da chega e o da saída), e já tinha decidido dividir da seguinte forma:

    4 em Hong Kong, incluindo um bate e volta para Macau
    3 em Xangai
    4 em Beijing

    Sei que é pouco, mas comprei a passagem naquele bug da American e, como era uma viagem que eu não pretendia fazer agora, não tinha muito conhecimento sobre o destino e não deu tempo para pesquisar.

    Pois bem, ocorre que a AA fez uma alteração no meu voo e ganhei mais um diazinho por lá, e agora estou pensando se não seria mais interessante fazer alguma alteração nos planos, como:

    a) cortar Macau e acrescentar Xi´an, fazendo Hong Kong (3 dias), Xangai (3), Xi´an (2) e Beijing (4 dias)
    b) a mesma coisa da opção acima, mas com Guillin no lugar de Xi´an
    c) simplesmente colocar esse dia a mais em alguma das 3 cidades – qual?

    Também posso esquecer tudo em que pensei até agora e montar algo completamente diferente. A única obrigação é que a viagem comece por Hong Kong e termine por Beijing, por causa do voo já comprado. O resto é livre.

    E muito obrigado por qualquer ajuda!

      Olá, Alexandre! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Oi Alexandre! Não sou especialista na China, mas eu escolheria a opção c e ficaria 4 dias em cada cidade (que no final são só 3 dias inteiros), aproveitando para conhecer Macau. Senão ficaria muito corrido. Mas aí cada pessoa tem seu ritmo..
      Mas escrevo principalmente pois, como você, também fui beneficiado pela “promoção” da American Airlines. Já fiz metade das minhas viagens e sempre fui muito bem tratado, com todos os vôos impecáveis e no horário.
      Todas as manhãs acordo agradecendo a American Airlines pelos favores concedidos! Serei um cliente eterno da empresa, que superou minhas expectativas.

      Oi Alexandre, eu não fui a Hong Kong mas como amei Yangshuo (perto de Guilin) eu tiraria ou Hong Kong ou Shangai e ficaria apenas com uma cidade moderna, Pequim e Yangshuo.

      Alexandre, só agora vi sua questão, nao sei se ainda é tempo, mas lá vai: sou brasileiro mas nasci lá, e estive em 2006, quase 1 mes. Em ordem decrescente de prioridade, eu colocaria: 1- Xangai (aproveite e dê um pulo em Mt Huangshan); 2 – Yangshuo/Guilin; 3 – HongKong (nao conheço mas dizem é muito bom) com Macau e Shenzen; 4 -Beijing. Explicações: Xian não, pois só tem a cidade redescoberta com as estátuas de terracota, q acredito você já tenha visto, ao menos na TV. Em Beijing, fique o mínimo possível, ela é muiiiito poluída, dá de 10 a 0 em sampa, em 2 dias dá pra fazer a) Grande Muralha (prefira o trecho de Mutianyu em vez de Badaling, essa última é muito cheia, turistizada), b) Pça Paz Celestial e Cidade Proibida e só. Show Opera de Beijing nao vale a pena, é acrobacia, e comer Pato a Pequim também não é lá essas coisas, voce tem no Brasil também. Por falar em comer, procura comer “dumplings”, é em inglês, não tem quase nos rest, daqui, equivaleria a algo tipo “tapas” na Espanha, não é um prato só, mas diversas “coisinhas”, no vapor, frito etc. Espero ter ajudado

    Bóia e trips,

    Visitei a China em outubro de 2015 e, como sempre, o ponto de partida das pesquisas foi aqui no VNV. Muitos blogs me ajudaram na definição do roteiro e organização da viagem, especialmente drieverywhere, mikix, viagemafora, asiademochila, travelforever, proximatrip, viciosdeviagem, travelchinaguide e tripadvisor.
    Como acho que a parte difícil é o planejamento, vou tentar detalhar aqui os aspectos principais.
    Viajei pela Etihad e cheguei por Pequim onde fiquei 5 noites. Depois segui para Zhangjiajie, Xi’an, Lijiang, Yangshuo e Xangai, de onde voltei para o Brasil.
    Todos os trechos internos foram feitos de avião, sendo que o primeiro trecho foi comprado no site da air china e os outros comprados pela Ctrip. Deu tudo muito certo! TODOS os voos saíram no horário. Eu pesquisei vários sites na china para comprar as passagens (ctrip, travelzen, travelchinaguide entre outros) e estava insegura porque cada site recomenda um jeito de abreviar nossos grandes nomes ocidentais, mas a Ctrip me pareceu o melhor e fiquei muito satisfeita com a escolha. Cerca de 1 mês antes da viagem, um dos voos foi cancelado e eles me mandaram e-mail e me ligaram para informar do cancelamento para que eu fizesse opção entre remarcar o voo para outro dia ou cancelar a compra e comprar o voo de outra cia. Por telefone, cancelei a compra e no mesmo dia o reembolso já foi feito via paypal. Comprei o mesmo voo por outra cia, sem nenhum problema. Durante a viagem, cerca de uma semana antes do último voo, eles me informaram por e-mail da mudança de horário desse trecho. Todos os contatos que tive com a empresa foram bem resolutivos. Recomendo a compra pelo site da Ctrip. Li em algum lugar que se trata da maior agência de viagem da China. Por sinal, o site é bem prático e de fácil utilização.
    Bom, para a chegada em Pequim e transfer para o hotel contratei o Michael ([email protected]) que foi uma ótima indicação da Adriana Miller. Custou 200 RMB, e, como éramos 4 pessoas o espaço ficou um pouquinho apertado mas nada incômodo. O Michael também nos levou para a muralha 2 dias depois (800 RMB, a cerca de 1h de carro de Pequim). Na volta para o aeroporto peguei o transfer do hotel numa minivan (300 RMB).
    Fiquei hospedada 5 noites no hotel Kapok, perto da cidade proibida, perto da Wangfujing street, mas se fosse novamente, tentaria ficar num bairro mais moderno, perto da Sanlitun road, com maior oferta de restaurantes ocidentais.
    Fiz câmbio em Pequim no Bank of China, por uma ótima cotação.
    Depois de Pequim, segui para Zhangjiajie onde fiquei 3 noites. O objetivo era conhecer o “Zhangjiajie National Forest Park” onde foi filmado parte do filme Avatar que mostra as “montanhas flutuantes” do parque. Fiquei hospedada no Pullman Zhangjiajie Hotel e contratei os Serviços de um guia para todos os passeios no parque (3 dias) e transfer de/para o aeroporto. Além das montanhas flutuantes o parque tem outras atrações como o elevador Baylong (um dos mais altos do mundo). Outra atração importantíssima é a Tianmen Mountain, cujo acesso se faz por um imenso teleférico, o mais longo em montanha do mundo, que percorre quase 7500 metros e ascende quase 1500 metros em altitude. Há também glass walk e várias outras passarelas nas encostas das montanhas. Pra completar, a montanha tem um buraco no meio suficiente para a passagem de aviões pequenos. A famosa ponte de vidro que fica sobre o Grand Canyon de lá ainda não está pronta mas dá pra ver o esqueleto dela. Não sei a previsão de inauguração. O passeio todo é espetacular.
    Pesquisei bastante nos fóruns do tripadvisor e apesar de muitas pessoas relatarem que é possível fazer o passeio independente achei melhor contratar o guia, o que para mim foi uma decisão bastante acertada. Peguei a indicação no tripdvisor e adorei. Recomendo demais o Chris. Ele é muito educado, prestativo, atencioso e fala inglês fluentemente, apesar do sotaque Chinês ser um pouco difícil para mim. O e-mail dele é [email protected] e o celular/whatsapp é o +86-15074418622. No site http://www.zjj4u.com vcs podem encontrar mais informações sobre os passeios e guias.
    No final do terceiro dia peguei um voo noturno para Xi’an. Contratei um motorista (também Indicação no tripadvisor) que me buscou às 01:30h no aeroporto e me levou para o hotel no centro de Xi’an, dentro das muralhas. Fiquei em Xi’an apenas 2 noites. No segundo dia o motorista me buscou no hotel e me levou para o museu onde estão expostos os guerreiros de terracota. Acreditei nas resenhas do tripadvisor em que aprovaram os restaurantes de comida local que o Mr Dingyi indicou mas foi muito difícil pra comer. Na saída do museu vi um Mc Donalds enorme e outros restaurantes de comida local e me arrependi de não ter pesquisado o suficiente. Então a dica aqui é deixar para almoçar na saída do museu. Valeu muito contratar o motorista porque as distâncias são enormes. Antes dos guerreiros de terracota fui a um museu chamado Banpo Village mas é dispensável (no meu ponto de vista). Mr Dingyi é muito atencioso e foi ótimo tê-lo contratado (apesar do almoço). O e-mail para contato é [email protected].
    Saindo de Xi’an voamos para Lijiang, uma cidade quase na fronteira com o Tibet, cuja Old Town foi reconstruída depois de um terremoto, conservando as características de uma vila Chinesa antiga. Fofa, fake, lotada de turistas. Há vários passeios nos arredores. Não fomos para as montanhas porque já tínhamos ido a Zhangjiajie, mas contratamos a Rachael (mais uma indicação nos fóruns do tripadvisor), que nos levou para 2 vilas ao redor de Lijiang. Esqueci o nome da primeira e a segunda é Baisha, onde vivem pessoas da minoria Naxi e o famoso Dr Ho, um médico Chinês antigo, especialista em medicina Chinesa tradicional. Ele é uma graça e estava na porta de casa. Fala bastante e quase não nos deixa sair de lá. Visitamos também um Monastério Tibetano (lindo) e voltando para Lijiang, visitamos Shuhe, que é uma espécie de Old Town afastada do centro de Lijiang, menos lotada, talvez até mais bonita e com bons hotéis. Pedimos para a guia nos deixar lá para jantar e voltamos de taxi (na verdade são minivans) até old town Lijiang e foi bem tranquilo. Quando estava pesquisando hotel, fiquei na dúvida entre me hospedar em Old Town Lijiang ou Shuhe e acabei optando por Lijiang mas acho que Shuhe pode até ser uma opção melhor. Em Lijiang o transfer de/para o aeroporto foi providenciado pelo hotel. Se alguém precisar de guia em Lijiang, gostei bastante do serviço da Rachael e o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].
    Voamos de Lijiang para Guilin onde nos esperava o motorista do hotel em Yangshuo, situada a cerca de 70 min do aeroporto. O hotel cobra 400 RMB pelo transporte (one way) em um carro de 7 lugares ou 300 RMB por um carro sedã. Yangshuo fica numa região lindíssima, cercada por montanhas e rios. Para mim, o lugar mais lindo da viagem. Ficamos 5 noites e o programa foi fazer nada, descansar, pedalar nas estradas pequenas perto do rio e fazer “bamboo rafting” no Yulong river. Não visitamos os terraços de arroz porque nessa época do ano já tinha acontecido a colheita e não valeria a pena, mas pelo que pesquisei os terraços ficam mais perto de Guilin que de Yangshuo. Para quem for visitar os terraços talvez seja melhor passar a primeira noite em Guilin. Em yangshuo fiquei na dúvida entre me hospedar na cidade (West street) ou nos arredores, perto do rio. Optei por ficar no Moondance Resort, nos arredores da cidade, um hotel confortável, com dono Gringo e com um restaurante que serve comida ocidental, bem razoável para padrão interiorzão da China. Praticamente só havia Ocidentais hospedados no hotel. Acho que ficar no centro da cidade pode ser legal para a garotada mochileira. Finalmente, voamos para Xangai onde ficamos 3 noites e nos hospedamos no Sofitel Hyland, na Nanjing Road. Adorei o hotel mas se voltasse a Xangai tentaria ficar em Xintiandi pela proximidade com os ótimos restaurantes da região. Para ida e volta do aeroporto usamos taxi (200 RMB o trecho).
    Para utilizar a internet sem bloqueio utilizei uma VPN. Há vários sites por aí mas escolhi a expressvpn. Funcionou muito bem. Comprei chip de celular pela https://www.3gsolutions.com.cn/ que foi uma dica ótima do Gustavo da https://www.proximatrip.com.br/.
    Acho que é isso… No começo parece ser muito difícil viajar de maneira independente na China. A comunicação é um pouco complicada mas dá pra se virar bem com um pouco de paciência. No final, é bem mais fácil que parece.
    Beijos!

      Fantástico Georgia!!!

      Visitei Pequim, Tianjin e a Muralha de Mutianyu em maio de 2014, utilizei os serviços do Michael Dong e super recomendo.
      O Michael hoje em dia está no nível intermediário de português e tem um inglês muito bom, na época ele não estava estudando português! Mas para quem tem dificuldade no inglês é uma opção de um guia que arranha um pouco o português rs…

      Minha pergunta seria sobre Zangjiajie, chove muito?

      Obrigado.

      mas pretendo retornar em 2019.

    Pessoal, acabamos de passar 1 mês na China com criança (filhota tem 4 anos) parando de cima a baixo, estamos publicando – ainda em viagem – as nossas experiências (o bom, o ruim e o mais o menos :p ). Ontem saiu um post sobre os Guerreiros de Terracota e o Mausoléu Yangling (ambos imperdíveis em Xi’an). Aqui:https://cuorecurioso.wordpress.com/2015/10/26/os-guerreiros-de-terracota-e-o-outro-mausoleu-que-ninguem-conhece-mas-deveria/
    E para quem gosta de ver coisas linda, mas realmente extraordinária, fora do mundo, fantástica, que tal conhecer o lugar mais lindo do mundo inteiro??? Jiuzhaigou, i love you!!! https://cuorecurioso.wordpress.com/2015/10/22/o-lugar-mais-lindo-do-mundo/

    umas das melhores viagem que fiz foi para china, fiquei 10 dias sendo 6 dias em xiamen e 4 em Pequim, fiz os melhores passeios e conheci os pontos turisticos como muralha, cidade proibida, praça celestial e outros e o melhor não sei falar ingles e nem mandarim hehe, a comida chinesa é maravilhosa e o guia muito gente fina.
    uma das melhores viagem que fiz, o unico desconforto é a distancia, foram 28 horas de voo de São Paulo na ida e 32 na volta, muito cansativo mas pude desfrutar de boas massagem com refeição tanto na chegada como na volta, mas viagem e experiencia unica, quem pretende ir nao vai se arrepender a unica coisa que me disseram nos aeroportos quando encontravam com alguns brasileiros que eu era louco por não falar ingles, mas o ingles na china é bom nos aeroportos e nos hoteis porque nos passeios lotados de chineses o ingles não faz a diferença.
    levei tudo que li na internet, barra de cereais, papel higienico, remedios e tudo voltor do mesmo jeito que foram, não usei nada.
    levei um pouco de dolares pra usar nos aeroportos de escalas,(Paris e Amesterdam) e o resto yuan dinheiro chines, abusei dos taxi que é muito baratos.

    Olá Mauro,

    estive na China durante 1 mês. Pequim, Xi´an, Xangai…
    Pequim é fantástica e tem muitas atrações que não valem a pena serem vistas na correria.
    Xi´an tb foi uma grata experiência. Além dos Guerreiros de Terracota eu tive a vivência de fazer uma refeição e conviver com uma família Chinesa… conhecer seus costumes… Ela foi Capital da China 4.000 antes de Pequim! O Museu de
    Xi´an é fantástico! Tem feiras muito tradicionais… Enfim… tem várias atrações além dos guerreiros. E aconselho ir de avião… com o trem vcs perderiam horas.
    Xangai é uma mistura do Velho com o Ultramoderno… não tem como não curtir. Fiquei 17 dias e queria ficar mais

    Vou deixar uma dica de uma empresa de turismo que utilizei para fazer meus tours:

    http://www.travelchinaguide.com

    Eles são ótimos e cumprem exatamente o que vc contrata.
    Eu escolhi meu roteiro e eles organizaram tudo
    Tive um carro com motorista e uma guia exclusiva falando em inglês, que me buscavam no hotel… refeições e tickets das atrações inclusas por um preço que vale muuuito a pena. Ter uma guia exclusiva foi tudoooo!
    Essa empresa é especializada em receber estrangeiros
    Vc consegue fazer chat online pelo site em inglês e eles respondem os emails muito rápidos. Pagamento via pay-pal
    Tb inclui no roteiro muitos dias sozinha e não foi problema

    Eu não recomendo excursões com muitos Chineses mas se quiser viver a China de verdade vai em frente rsrs Fiz uma viagem pra Shouzu e a experiência foi única 🙂

    Espero ter ajudado. Boa viagem
    Marisa

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito