Dim sum

China

China no Viaje na Viagem

Os melhores passeios de Hong Kong

Hong Kong: onde passear sozinho é fácil e seguro

Hong Kong de metrô: com o Octopus Card é simples

Hong Kong: o primeiro dim sum a gente nunca esquece

Onde comer bem em Hong Kong

Hong Kong: um bate-volta a Macau

Temple Street Market, um camelódromo em Hong Kong

Como é ser gringo na Ásia

Pequim, Xi’An e Xangai nas dicas dos leitores

Que moeda levar para 50 países — um guia para fazer o melhor câmbio possível

 Cartão Global: vale a pena usar para viajar?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    56 comentários

    Oi Mauro! Eu acabei de voltar de uma viagem pela China, incluindo Pequim e Xian. Eu particularmente não ficaria mais do que 4 dias em Pequim. Você consegue ver todas as atrações dentro desse tempo, e ainda conhecer a cidade. As filas realmente são grandes em todos os lugares, e o trânsito caótico. Precisa de paciência às vezes. Quanto a Xian, a cidade realmente não tem muitas atrações turísticas a não ser os Guerreiros de Terracota, o Bairro Muçulmano e os pagodes que ficam no centro da cidade (que por sinal são muito bonitos quando iluminados à noite). Eu gostei bastante do passeio dos guerreiros e recomendo. Esse passeio toma uma manhã e uma tarde dependendo do seu ritmo de visita. Além disso existe o Bairro Muçulmano que é no mínimo interessante visitar e fazer boas fotos. Fiz o trecho Pequim – Xian de trem de alta velocidade e foi muito tranquilo. Esse trecho tem pouco tempo que foi inaugurado, então a estação em Xian, que também é nova, fica um pouco longe do centro da cidade em si.
    Sobre outras cidades “perto” de Pequim, eu gostei muito de Shanghai e também de Hangzhou. Shanghai é bem cosmopolita, organizada e é super fácil de andar sozinho com muitas placas em inglês (inclusive no metrô). Lá você consegue encontrar também restaurantes com comida mais ocidental e outros tantos estrelados. Se não me engano é hoje a maior cidade da China. Já Hangzhou, que é uma cidade menor para os padrões chineses, tem passeios mais voltados para templos e caminhadas em jardins e ao redor de lagos. Tudo muito bem conservado e organizado também. Vale a pesquisa!

    Espero ter ajudado!

    Mauro, tudo bem?
    Eu amei Pequim e super vale ficar 8 dias para aproveitar bastante a cidade e poder, por exemplo, ir a uma parte mais distante (e com menos turistas) da muralha. Eu escrevi sobre a China no meu blog chamado Mosaico. Fui a trabalho para Xangai e Shenzhen, mas aproveitei que estava lá e fiquei por minha conta uns dias a mais. Daí conheci Xi’An (Guerreiros de Terracota) e fiquei 7 noites em Pequim. Faria de novo!
    Boa viagem

    Oi Mauro, Xi’an é legal, mas não é tudo o que pintam, pra ser sincero. Além disso – pelo menos quando fui – foram 12 horas de trem rápido. Pequim, por outro lado, tem muito o que oferecer. Mas talvez vale a pena você explorar um pouco mais da Coréia, como Pusan e arredores?
    Abraço!

      Pois é Pedro,

      Para irmos a Xi’An teremos um custo de mais 1600 reais de passagem aérea (isso para ficar 1 ou 2 noites) não me parece valer a pena…
      Quanto à Coreia, vou tentar incluir essa cidade citada entre as 4 noites que terei por lá!
      Obrigado!

    Olá a todos mais uma vez…

    Finalmente minha viagem para o Oriente vai sair do papel.
    Eu e a minha esposa vamos passar 4 noites em Kyoto, 8 em Pequim, 4 em Seul e 3 em Tóquio. A minha dúvida paira sobre a China…

    O trajeto citado já foi comprado na KoreanAir (por um preço muito bom).
    Como o orçamento já estava no limite, não consegui incluir na passagem multi cities Xi’An, por esse motivo deixei 8 noites para Pequim, pensando em resolver Xi’An de trem ou deixar para resolver depois (caso surgisse boa oportunidade de voo ida e volta de Pequim para lá).
    Viajaremos em 08/07/15… Assim o prazo para resolver os detalhes vai se esgotando… Falei isso tudo para fazer as seguintes perguntas:

    1 – Xi’An é mesmo imperdível?
    2 – A viagem de trem (6 h) vale a pena?
    3 – Se eu tiver que esquecer Xi’An para não gastar muito, existem coisas interessantes nos arredores de Pequim que valham a pena (tenho 8 noites lá)?
    4 – Qual cidade mais próxima de Pequim onde eu posso conhecer a China mais tranquila? (andei lendo no lonely planet que Pequim tem o dom de consumir o nosso tempo com as filas, burocracias, engarrafamentos)
    5 – Alguém aqui já foi em Seul? Estou indo pela conveniência da passagem entre China e Japão e por força de comentários de um amigo que morou 6 meses lá…

    Abraçooooo

      Olá, Mauro! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, ficará aqui.

      OI Mauro,
      Eu gostei Xian, mas preferi muito mais Xangai e Pequim – escrevi aqui sobre Xian se quiser ver minhas impressões : https://www.mikix.com/um-dia-em-xian-com-os-guerreiros-de-terracota-parte-i/ (tem 2 posts)
      Pequim é incrível… passamos 4 noites lá (incluindo o dia que fomos a Muralha da China) e acho que faltou tempo, vale muito explorar a cidade com calma e apesar da multidão e poluição infinita que nos persegue, eu AMEI a cidade! Não tive tempo para conhecer as cidades do interior. (Achei esse link que talvez te interesse: https://www.timeoutbeijing.com/features/Travel-Around_China/23064/Ten-day-trips-around-Beijing.html ).
      Eu não fui a Seul, mas o Oscar foi e fez esse post sobre os castelos de Seul no viajoteca: https://www.viajoteca.com/palacios-reais-de-seul/
      Abs

      Oi Mirella,

      Modéstia sua achar que alguém programe uma viagem para a China sem ler o seu blog… Claro que já li tudo!!!
      Aliás já li para organizar outras viagens que fiz, inclusive para minha RTW que não saiu AINDA do papel…
      Agradeço pelas respostas!

      abraço!

      Mauro,

      com esses dias que voce tem, sugiro que voce pesquise aqui no Brasil a compra de um pacote para Pequim, Xian e Shangai. São tres cidades completamente diferentes e muito bacanas de conhecer.
      Eu comprei um pacote desses em 2011 e adorei. Hotéis 5 estrelas chiquérrimos, passeios super otimizados pelos pontos turísticos, shows noturnos muito bacanas, e os guias todos com formação universitária te dão um panorama sobre a China, política, costumes familiares, tradições, e respondem a todas as suas perguntas. Vale muito a pena e a relação custo benefício é imbatível.

      Oi Mauro

      Existem bastante coisa a serem vistas em Pequim, 8 dias em Pequim está legal, o que você pode fazer é dormir na região da Grande Muralha. Tem pousadas para caminhadas e natureza legais na região.
      Além disto circular por Pequim é difícil e se perde tempo em trânsito. Na época que iras as filas são grandes.
      Abraço é boa viagem!!
      @GusBelli

      Olá! Nunca estive na China, mas em 6 meses estive 3 vezes a trabalho na Coreia do Sul. Seul é a cidade mais incrível que eu já conheci além de ser super segura! Mais ao sudeste da Coreia está a 2ª maior cidade do país e tem praia!!! Busan (ou Pusan) tem aeroporto também mas você pode chegar lá desde Seul com o trem KTX à 300 km/h. Se você estiver com bagagem escolha a 1ª classe (20 US$ a mais). Mais a Sudoeste próximo à cidade de Gwandju está o Naejangsam National Park, um parque que merece uma visita, só não sei informar se a época é boa, eu fui no outono local. Chama-se . Fantástico. Cinematográfico! De Seul à Gwandju também se vai de KTX, mas não há trajeto Busan/Gwandju. Abraço.

    Parabens pelo site.
    voce pode informar um guia para Pequim e Xangai falando portugue?
    Um interprete pode ser util tambem.
    Obrigado pela ajuda,
    Celso

      Olá, Celso! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Passarei na China 30 dias em março de 2015, além de Cartão de Crédito em moeda atualmente é melhor Dólar ou Euro.

      Olá, Martiniano! O dólar está se valorizando, o euro está desvalorizando.

    Estou querendo ir para China e Japão, mas tenho muito medo de ir sozinha, como geralmente faço para a Europa e Américas, por causa do idioma e da distância. Há alguma agência ou operador de viagem que seja recomendado? Obtigada

      Olá, Anna! Operadoras como Designer, Raidho, Queensberry têm roteiros para o Oriente vendidos por qualquer agente de viagem. Consulte um agente de viagem e ele lhe mostrará todas as opções.

      Ana viajei sozinha pela China em 2014 e contratei essa agencia de lá: http://www.travelchinaguide.com
      Fiz um roteiro privado com motorista e guia falando ingles que foi um diferencial da viagem. Tb foi possível deixar alguns dias por conta entre os roteiros. Hotéis e bilhetes aéreos tb comprei separado.
      Acesse o site e tente falar online com eles, respondem super rápido e cumpriram o combinado. O valor foi accessível.
      Boa sorte

      Olá Anna, fui ano passado ao Japão e fiz tudo por conta. Foi muito sossegado. Os japoneses são super prestativos e tentam nos ajudar de qq forma. Mas é bom ter internet lá, isso ajuda bastante no deslocamento. Ficamos 15 dias inteiros lá e fizemos 7 cidades. Japan rail pass é uma mão na roda. Amei!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito