Guia de Caraíva
Caraíva
Caraíva é o vilarejo do Sul da Bahia que melhor conserva a rusticidade da região. Ruas de areia, luz de lanterna, forró pé de serra. Veja como curtir a praia mais carismática do Sul da Bahia com as dicas deste guia prático de viagem a Caraíva:
O que esperar de Caraíva
Nada define tão bem Caraíva quanto o episódio da chegada da luz elétrica. Depois de décadas funcionando à base de barulhentos (e fedorentos) geradores de energia movidos a diesel, finalmente em 2008 o povoado foi ligado à rede estadual de energia.
Mas a luz chegou nos termos que a comunidade exigiu: com fiação enterrada, e sem postes. Tudo para “não apagar as estrelas no céu”.
Mais de uma década mais tarde, a vila continua com o mesmo espírito da época dos geradores (mas sem o barulho nem o cheiro de diesel). Houve outras mudanças, claro. As casinhas da beira-rio ganharam cores vivas como as do Quadrado de Trancoso. Quase todas as pousadas já têm ar condicionado.
Na temporada alguns bares de praia ganham ares de “lounge”. E os dois forrós do povoado se alternam na animação noturna — nos fins de semana fora de temporada, e quatro noites por semana no verão.
Anotes para quando você for. Dois itens são imprescindíveis: chinelos para o dia (a areia fica quente, não dá para circular descalço) e lanterna para a noite (não tem postes de luz, lembra?).
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Quando ir a Caraíva
Em termos de clima, há pouca diferença ao longo do ano. Como em todo o Sul da Bahia, não existe nenhuma época totalmente seca ou extremamente chuvosa.
Você deve pegar sol e um pouco de chuva em qualquer viagem. No inverno (junho-agosto), os dias serão um pouco mais curtos, e as noites, fresquinhas. No verão o calor será intenso.
Mala de bordo nas medidas certas
O que muda Caraíva são as férias. Venha entre o Réveillon e o Carnaval, e a vila vai estar cheia e animada, com festas todas as noites.
Em julho, a lotação não será máxima, mas haverá um bom movimento. Nos outros meses, no entanto, o povoado vai estar sossegadíssimo (e o forró vai rolar só nas noites de 6ª e sábado, com mais moradores do que turistas).
Quantos dias ficar em Caraíva?
Se você está fazendo um giro pelo Sul da Bahia e quer apenas um gostinho de Caraíva, 2 noites podem ser suficientes.
Mas se você vai sair da sua cidade para ir especificamente a Caraíva, a viagem só se justifica se você ficar pelo menos umas 4 noites.
E se Caraíva for realmente o seu número, então uma semana vai parecer pouco tempo.
134 comentários
Oii. Parabéns pelas dicas, vamos para Porto Seguro em Outubro, ficaremos 9 dias, gostaríamos de conhecer Arraial, Trancoso, Caríva e Porto Seguro, alguma dica de como dividir esse tempo? E o que não podemos deixar de fazer?
Olá, Pamela!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/guia-de-praias-sul-bahia/#roteiros
Selecione as atividades e passeios consultando a seção O que fazer de cada um dos destinos. Veja as recomendações na seção A Bóia recomenda.
Obrigada pelas dicas! Estou considerando passar a semana do meu aniversário em Caraíva, inicio de novembro. Será que pego muita chuva?
Olá, Isabela! As chuvas são bem distribuídas o ano inteiro na região, não há época em que você esteja totalmente imune a elas. Outubro e novembro são um pouco mais chuvosos. Mas tudo depende da sorte.
Bom Dia, estou planejando uma para Mine uma amiga,o período é julho de 2025 estou em sair do RJ na segunda semana de julho (em uma quarta feira e ir direto a Porto seguro ficar 4 dias fazer tour por algumas praias e voltar por salvador, gostaria que me ajudasse a montar um roteiro de viagem,obs: estou em chegar em salvador em uma sexta feira) e voltar pro RJ na segunda feira seguinte.
Olá, Maria Regina! Tem que voar de POrto Seguro a Salvador.
https://www.viajenaviagem.com/guia-de-praias-sul-bahia/#roteiros
Oi. Bóia!
Vou para Porto Seguro em Outubro e ficarei hospedada por 4 dias e Arraial.
Já li nas postagens a possibilidade de ir a Trancoso e Curuípe.
Porém, como meu desembarque é as 10h. Você acha muita loucura ir direto pra Caraíva, almoçar, cohnhecer o vilarejo e retornar pra Arraial por volta das 17?
Olá, Domenica! Esse bate-volta a Caraíva já é, em si, um passeio exaustivo. Você teria que sair antes das 9h de Arraial ou Trancoso para aproveitar o dia. Chegando às 10h em Porto Seguro você vai conseguir embarcar umas 10h30 e chegar umas 13h em Caraíva. Além disso, sua bagagem vai ficar fritando dentro do porta-malas no estacionamento durante várias horas. Deixe para fazer isso num outro dia.
Olá Ricardo, muito obrigado por todas as informações, sempre muito precisas, as melhores. Somos de Santiago do Chile e nos últimos anos sempre seguimos seus conselhos na hora de escolher um destino. Bom, chegamos ontem de Caraíva, temos dois filhos pequenos, de 4 e 9 anos, e foi uma viagem espetacular.
Caraíva é um lugar mágico, mas não é hippie, é bem chique e bem mais caro que outros lugares mas vale a pena.
A melhor praia de longe é Corumbau, na próxima vez ficaremos lá!
Obrigado!
Olá, adorei as dicas! Estou planejando uma viagem solo para Caraíva. Na dúvida se vale passar em Arraial da Ajuda pra conhecer mais esse cantinho. O que acha?
Outra dúvida é em relação aos meses do ano, recomenda o mês de Agosto ou Setembro? Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho!!!
Olá, Ana Carolina! Não há mês inconveniente para ir à região. A característica de agosto e setembro são os ventos fortes e grandes marés, então pode ser que o mar esteja mais turvo que o habitual.
Leia sobre Arraial d’Ajuda:
https://www.viajenaviagem.com/destino/arraial-dajuda/o-que-fazer/