Cancún

Guia de Cancún

Onde ficar em Cancún

Ao escolher onde ficar em Cancún, esta é a primeira questão que se impõe: vale a pena escolher um hotel ou resort all inclusive? Tudo depende da sua programação de passeios.

Se você quer fazer um passeio diferente a cada dia (Isla Mujeres, Chichén Itzá, Xcaret, Tulum, Cozumel + Playa del Carmen), tenha em mente que você vai ficar muito pouco no hotel. O all-inclusive vai ser aproveitado mesmo só à noite.

E se for um all-inclusive baratinho (“ah, tava o mesmo preço de um hotel sem café da manhã!”), vá ciente de que a comida não será grande coisa, e as bebidas serão genéricas.

O all-inclusive faz sentido se você planejar aproveitar o hotel. Nesse caso, escolha um hotel entre os mais luxosos (Le Blanc, Paradisus, Live Aqua), descolados (ME by Meliá, Hard Rock, Secrets The Vine), com mais atividades para as crianças (Iberostar, Club Med) ou em trechos calmos da praia, se você quer entrar n’água sem receio (os Riu estão).

Para passear e aproveitar o all-inclusive, o melhor é dividir a estada, programando os primeiros dias num hotel sem refeições e mais bem-localizado para passear (por exemplo: em Playa del Carmen) e os últimos dias descansando num all-inclusive em Cancún.

Uma alternativa meio-termo é hospedar-se direto num all-inclusive na Riviera Maia, onde a boa parte dos passeios pode ser feita em meio turno, permitindo que você também aproveite o hotel e a praia (que sempre será melhor na Riviera do que na Cancún urbana).

Ainda em dúvida? Leia os posts abaixo para saber mais sobre all-inclusive.

onde ficar em cancun

Diferenças das localizações em Cancún

Praia calma e all-inclusives baratinhos

Os hotéis assinalados em amarelo no mapa estão nas praias de mar calmíssimo, voltadas para a baía de Isla Mujeres. A faixa de areia é estreita mas a água é transparente e nunca há ondas. Por ali estão all-inclusives baratinhos (não espere nada da comida e da bebida) como o Occidental Costa, antigo Barceló Costa (km 4,5) e o Oasis Palm (km 4,5).

E outros com boa relação preço x qualidade, como o The Royal Cancún (km 4,5) e o complexo Riu Caribe/Riu Palace Península (km 5,5).

Praia calma e agito

O grupo marcado em vermelho tem duas vantagens: a praia continua calma e o agito (os clubes Coco Bongo e Dady O, e os bares animadões Carlos n’Charlie’s e Señor Frogs) está à porta: dá para ir caminhando. Por ali estão os all-inclusive Riu Palace Las Américas (km 8,5), Riu Cancún (km 9), Grand Fiesta Americana Grand Coral Beach (km 9) e Dreams Sands.

Se você não quer a companhia dos americanos que passam o dia nos bares do hotel para chegarem calibrados às discos, escolha um dos hotéis sem refeições incluídas: o correto Krystal Cancun e seu vizinho mais confortável, o Krystal Grand (antigo Hyatt Regency), no km 9.

Os três já estão na faixa de praia voltada para o leste, mas o mar ali naquele canto é tão calmo quanto na costa norte. Uma outra bela opção para quem quer sair para passear fora da cidade todos os dias e curtir a noite ao voltar é o Aloft, um hotel novo e moderno que está do outro lado da estrada (ou seja, não tem praia em frente).

Mar variável

Os hotéis em azul-claro ficam entre o pólo do agito e o shopping a céu aberto La Isla. O mar aqui tem comportamento variado: pode estar calminho ou agitado dependendo das condições atmosféricas. A cor será linda, mas não terá a mesma transparência das praias lá de cima.

Entre os destaques desta área estão os luxuosos Le Blanc (all-inclusive, km 10) e Live Aqua (all-inclusive, km 12,5), o moderninho ME Cancún (all-inclusive, km 12) e o recém-convertido Hyatt Zilara (era um Royal; all-inclusive, km 11,5).

Nesta região também fica um resort básico, com all-inclusive básico, que é basicamente oferecido como o chamariz dos pacotes das operadoras: o Flamingo Cancun Resort (km 11,5).

Se você não procura all-inclusive e quer hotelaria de primeira, o Westin Lagunamar não decepcionará (km 12).

Mar com ondas e grandes resorts

Os hotéis verdinhos estão abaixo do shopping Kukulcán Plaza. Esta foi a última região a ser ocupada pelos resorts, que tendem a ocupar espaços maiores e por isso serem mais completos. O mar tem ondas e, quanto mais para baixo na costa, mais repuxo.

É uma região para quem gosta mais de piscina do que de praia. O JW Marriott (km 14,5) não é all-inclusive.

Os outros que eu pesco aqui são all-inclusive: o charmoso Secrets The Vine (km 14,5), o animado Hard Rock Hotel (km 14,5), o sofisticado Paradisus Cancun (km 16,5) e o superfamília Iberostar Cancun (km 17).

O marcador rosa volta a marcar um trecho de praia tranqüila: a do Club Med, que tem uma prainha protegida na ponta de baixo da zona hoteleira.

All-inclusive na Riviera Maia

onde ficar em cancun ou tulum

Como eu já disse lá em cima, o melhor aproveitamento para uma hospedagem all-inclusive é quando você escolhe um resort na Riviera Maia. Você não precisará sair do hotel para pegar praia boa (as praias na Riviera são melhores do que as da zona urbana de Cancún) e muitos dos passeios poderão ser feitos em meio turno (cenote, Tulum, visita a Playa del Carmen, pulinho em Cancún). Só Xcaret e Chichén Itzá serão programas inevitavelmente de dia inteiro.

Na região entre Puerto Morelos e Playa del Carmen, considere o Zoëtry Paraíso de la Bonita (romanticíssimo e sofisticaderrérrímo), o Dreams Riviera Cancun e o Iberostar Grand Paraiso.

O Secrets Maroma Beach, o Hyatt Zilara Riviera Maya (os dois não aceitam crianças) e o Catalonia Playa Maroma e o Hyatt Zilara Riviera Maya.

Em Playa del Carmen, os novinhos Paradisus La Perla (não aceita crianças) e Paradisus Playa del Carmen estão na ponta norte da cidade, numa praia ótima, a cinco minutos de carro do centrinho.

O Hilton Playa del Carmen (não aceita crianças) e o Gran Porto Real estão na divisa entre o centro e as praias mais legais. Ao sul do centro (5 minutos de táxi), o condomínio Playacar é o endereço de complexos Riu e Iberostar.

Já entre Playa del Carmen e Tulum, dê uma olhadinha no Dreams Puerto Aventuras e no Catalonia Riviera Maya (ambos no densamente construído complexo Puerto Aventuras).

Consulte também no complexo Barceló Maya (na belíssima praia de Xpu-ha), no Catalonia Royal Tulum Beach (num trecho isoladão de Xpu-ha), no complexo Grand Palladium Katenah e no Gran Bahía Príncipe Akumal (um pouco ao sul de Akumal).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Riviera Maia sem all-inclusive

    Se puder, cacife um hotel top, como o Belmond Maroma (do braço hoteleiro da rede Orient-Express), o Banyan Tree Mayakoba ou o Esencia, em Xpu-ha (que é onde eu iria em lua de mel).

    Querendo pegar leve na carteira, fique em Playa del Carmen, que oferece o melhor custo x benefício do Caribe. Veja minhas recomendações em Playa no post destacado abaixo.

    91 comentários

    As dicas do site realmente ajudam muito! Estou adorando… Gostaria de ir para Cancún na minha lua de mel (abril/2015) e estou em dúvida entre os seguintes hotéis: Sun Palace, Paradisus Cancun e o Riu Palace Peninsula. Qual desses vocês me indicariam? Como é lua de mel, prefiro um hotel “mais casal”… mais tranquilo… e com boa localização! O que me indicam?

    Olá Ricardo, estou pensando ir com a minha família (um casal e 3 adolescentes) para Cancun no próximo réveillon ou carnaval. Sabe qual seria a melhor época? A operadora me indicou o Hotel Plaza Caribe. Qual a sua opinião sobre este hotel?

      Olá, Fátima! Quem responde é A Bóia. No carnaval estará menos cheio e menos caro do que no Réveillon. Eles não têm carnaval, mas o Réveillon é uma época bastante procurada.

      Esse hotel fica no centro de Cancún. Não está na praia.

    Olá, escuto seu programa todos os dias na Band News e adoro!!! Eu e minha esposa estamos juntando uma grana para fazermos uma viagem antes de termos o primeiro filho. Estamos querendo ir para Cancún em 2015 na baixa temporada, pois, é mais barato e a nossa grana vai ser curta. O que você pode me ajudar em escolher qual hotel, se tento fazer tudo separado “eu mesmo” (compra a passagem e reservar hotel) ou comprar uma pacote na agencia de viagem ou essa promoções que fazem na internet. Peço por gentileza que me passe tudo que for possível.

      Olá, Marcelo! Por aqui, preferimos fazer viagens por conta própria, mas é bom comparar os preços que encontrar nas suas pesquisas com os oferecidos por agências de viagem.

    Ricardo, primeiramente meus parabens pelo site. Acompanho voce ha bastante tempo, mas ainda nao havia postado comentario algum.
    Tenho que ir a cancun para um casamento no paradisus cancun. Como eu e minha esposa nao gostamos muito desses hoteis gigantescos e totalmente impessoais, estavamos considerando a possibilidade de ficar no ritz cancun, que e relativamente proximo. Acredito que o nivel de servico do ritz deve se manter e o estilo de hotel nos agrada mais. Como nao vi nenhuma reerencia a esse hotel e, considerando a sua experiencia e seus excelentes comentarios, gostaria de saber se recomendaria esse hotel para a nossa situacao especifica ou acha que ha alguma melhor alternativa. Obrigado

    Boa noite!!!
    Já ouviu falar do hotel Excelence Riviera Cancun??? Em caso afirmativo, o que acha dele??

    Antecipadamente grata,
    Isabela Cunha.

      Olá, Isabela! Ainda não testamos e nem temos resenha de nossos leitores deste hotel… Este link traz algumas opiniões.

    Boa tarde, eu gostaria de saber se você sabe ou conhece alguns hotéis, perto de Playa del Carmen.. mais pode ser mais afastado da praia com diárias em média de 150,00 reais. Você sabe também me informar se tem aeroporto perto Playa del Carmen ? Obrigada. Adorei as informações pelo site.

      Olá, Pryscilla! Playa del Carmen não tem aeroporto próprio. O mais próximo fica em Cancún.

      Para pesquisar hotéis e preços em Playa, veja sites como o Booking.

    Bom dia!
    Percebi que não é mencionado nenhum hotel no Centro de Cancún.
    Estou indo para Cancún em abril/2015 com a minha mãe.
    Pensamos em ficar 4 dias em Cancún (de onde iríamos para Chichén Itzá e Isla Mujeres) e depois mais 5 dias em Playa Del Carmen (de onde iríamos para Tulum, Cozumel, Parques Xcaret e Xel-ha e cenotes).
    Como nossa intenção é fazer os passeios durante o dia, então o hotel seria mais para dormir mesmo. O mais importante é que tenha uma cama boa, chuveiro bom, café da manhã e boas opções de restaurantes próximos para podermos ir a pé à noite.
    Em Playa Del Carmen reservei o Hotel Posada Sian Kaan pela localização, próximo ao ferry para Cozumel, rodoviária e Quinta Avenida. Você conhece?
    Meu grande dilema no momento é escolher um hotel em Cancún. Pensei que seria melhor ficar no Centro pois estaríamos mais perto da estação de ônibus da ADO (para ir a Chichén Itzá) e é mais barato, porém, tenho receio de que seja inseguro para andar a pé à noite. E quanto aos restaurantes? Há mais opções no Centro ou na Zona Hoteleira?
    Obrigada!
    Abraço!

    Bom dia Ricardo, tudo bem?
    Ouço diariamente sua coluna na Band News e admiro muito seu trabalho e profissionalismo.
    Por favor, veja se pode me ajudar….
    Estou planejando uma viagem para o Caribe com mais alguns casais de amigos (mês de dezembro), todos temos crianças entre 2 e 4 anos de idade.
    Estamos em dúvida entre Punta Cana (mais tranquilo, porém com pouca estrutura hospitalar) ou Cancun (mais agitado, porém com boa estrutura para emergências).
    Quais são as melhores opções de Resort (all inclusive), mais voltados para crianças e com excelente serviço de atendimento/qualidade de bebidas e comidas, nos dois locais?
    Você nos indicaria ir para qual local do Caribe com as crianças?

    Obrigado.

      Olá, Rogério! Quem responde é A Bóia. Punta Cana recebe sozinha 3 milhões de turistas por ano. Há um hospital na região e Santo Domingo fica a 2 horas de carro pela nova auto-estrada.

      No exterior não espere recreação infantil ao nível dos resorts brasileiros. Se é isso que você espera para as crianças, vá sempre de Club Med no destino que preferir.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito