Guia de Campos do Jordão
Parque Amantikir
Campos do Jordão ganhou em 2007 um enorme jardim que recupera a herança da mitologia Tupi. Os jardins Amantikir ocupam 60.000m2 e reunem diferentes espécie de plantas e flores em paisagens que vão dos bosques rústicos aos labirintos projetados.
Foram os primeiros portugueses que chegaram à região montanhosa entre São Paulo e Minas que, por causa da pronúncia, transformaram o nome da serra de Amantikir, assim batizada pelos tupis, em Mantiqueira.
A lenda que deu o nome de “montanha que chora” para essa região fala de uma linda princesa de uma tribo tupi que se apaixonou pelo Sol, levando a Lua a ficar com ciúmes e a se queixar com Tupã. O deus então ergueu uma montanha para prender a indiazinha. De tristeza, o sol sangrou o poente. A Lua, arrependida, chorou as constelações.
Desde então, quando o Sol nasce, a índia chora de saudades, e só para quando o Sol se põe, perto dela. Suas lágrimas formam as nascentes, os córregos e os rios da serra.
Mala de bordo nas medidas certas
Da mesma forma que a Serra da Mantiqueira se divide em três estados (Rio, São Paulo e Minas), o Amantikir também está dividido em 3 regiões: Mantiqueira Paulista (com jardins representativos de vários países), Mantiqueira Fluminense (onde estão florestas e bosques) e Mantiqueira Mineira (com jardins brasileiros).
Há o jardim inglês, o chinês, o austríaco, o japonês, o de raízes, o de capins, além do rock garden, o labirinto clássico (que agrada especialmente às crianças), a trilha de bromélias, uma estufa e vários outros espaços onde é agradabilíssimo caminhar e relaxar.
O terreno tem algumas inclinações, então vá com sapatos confortáveis para poder aproveitar os mirantes e os locais para descansar.
O Amantikir fica aberto todos os dias do ano. Há uma loja e um café no espaço. O passeio pelos jardins combina com o parque de aventuras radicais Tarundu e com uma visita ao Mosteiro São João.
Informações práticas
Resolva sua viagem
10 comentários
Gostaria de saber o valor atual do parque, adulto e estudante.
E se aceita cartões.
Olá, Ana! Não aceita cartão não. Mas aceita transferência bancária.
Os valores atualizados estão aqui:
https://www.parqueamantikir.com.br/ingressos/
Boa tarde:
O local de acesso ao Parque Amantikir mudou. Já procedemos a alteração no Google Maps e agradeceríamos considerar o endereço correto em seu site:
R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão – SP, 12460-000
Telefone: (12) 99634-6784
Aproveitamos para lembrar que o Amantikir abre todos os dias do ano.
Cordialmente.
Equipe Parque Amantikir
[email protected]
http://www.parqueamantikir.com.br
Fone: (12) 9 9634 6784
Sem dúvidas um dos destaques de Amantikir é o labirinto criado a partir de arbustos ou de grama. Muito lindo e desperta reflexões.
Quero muito conhecer Amantikir. Deve ser maravilhoso!
Em maio de 2016 conheci os Jardins de Butchart (https://www.butchartgardens.com/) são um grupo de jardins em Brentwood Bay, Colúmbia Britânica, Canadá, perto de Victoria.
É uma atração turística internacionalmente conhecida que recebe centenas de milhares de visitantes por ano.
Passeio quase obrigatório em Campos do Jordão. Os jardins são bonitos e bem cuidados e a vista do mirante é espetacular. Mas aí começa a organização brazuca. Há poucos funcionários, a loja é deficiente em vários aspectos e não há controle do número de visitantes. Especial mesmo é o estacionamento que realmente fica em frente mas não pertence ao Amantikir, não há a menor organização, comandado por dois ou três flanelinhas que cobram o que querem e como o piso é de terra, quando chove a desgraça é total. Mesmo assim vale a visita.
Fui ao Amantikir logo no início… Em 2009. Eh um lugar encantador e com várias flores, muito romântico! Vale muita a pena a visita!!! Dentro do Amantikir tem um belo mirante e foi lá que o meu marido me pediu em casamento. Tenho muita vontade de voltar lá!
Fui há 3 anos.
O ingresso é muito caro.
Gostei mais da vista do que dos jardins.
A loja deveria ter mais coisas típicas de Campos,pelo menos,na época que fui,vi chicletes,balas,importados,coisas que não entendi estarem ali.
Que maravilha Ricardo, amei, vou colocar na minha lista de viagens, parabéns pelo Post!
Estive lá ano passado e adorei. Um passeio super agradável a caminho de Campos do Jordão.