Guia de Campos do Jordão
O que fazer em Campos do Jordão
Campos do Jordão está em uma região bonita em qualquer estação – nem precisa fazer frio. Atrações, restaurantes, bares e lojas funcionam o ano inteiro.
A cidade tem público mesmo fora de temporada por estar perto de São Paulo e de cidades do porte de São José dos Campos e Taubaté.
Veja abaixo o que fazer em Campos do Jordão e como organizar seu roteiro para incluir passeios como Ducha de Prata, Horto Florestal, parque Amantikir, Palácio Boa Vista e o tour pela cervejaria Baden Baden.
Roteiros de 3 dias
Seria preciso passar as férias inteiras em Campos do Jordão para curtir todas as atrações. Mas se você vai fazer uma visita rápida, aqui vão dois roteiros práticos (sem crianças e com crianças), que combinam os passeios que revelam o máximo de Campos do Jordão numa primeira viagem.
Procurando caixa eletrônico? Bem no centro de Capivari há dois caixas eletrônicos, bem próximos (um do Itaú e outro do Banco 24 Horas), ambos no Shopping Cadij, na Av. José Manoel Gonçalves, 108.
3 dias em Campos do Jordão, sem crianças
Dia 1, sem crianças
Dia 2, sem crianças
Dia 3, sem crianças
- Pico do Itapeva
- Amantikir
- Escolha entre Tarundu ou Aventura no Rancho ou Bosque do Silêncio ou Museu Casa da Xilogravura
3 dias em Campos do Jordão, com crianças
Dia 1, com crianças
Dia 2, com crianças
- Horto Florestal
- Escolha entre Tarundu ou Aventura no Rancho ou Bosque do Silêncio
Dia 3, com crianças
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Campos do Jordão: Atração por atração
Campos do Jordão e arredores são ricos em atrações para famílias, casais, praticantes de esportes radicais, interessados em arte ou apenas para quem gosta de paisagens bonitas e contato com a natureza.
Organizamos as atrações abaixo por região, para ajudar você a montar roteiros com deslocamento mais conveniente (sobretudo na temporada de inverno, quando o trânsito não é bolinho).
Quem prefere a conveniência de um passeio privativo pode fazer um tour cultural que inclui o Palácio Boa Vista (Palácio do governador), Mosteiro de São João, Museu Leticia Leiner e uma fábrica de chocolates. Podem ser comprados pela internet, antecipadamente ou já em Campos do Jordão, com nossa parceira Easy Travel Shop.
Atrações em Capivari
Aqui está o ‘centrinho de Capivari’, que detém a maior concentração de restaurantes e barzinhos com música ao vivo de Campos.
A região também é, certamente, o lugar com mais variedade de lojas de malhas e outros itens de vestuário, em galerias entre o calçadão e suas transversais — como o Aspen Mall, o Shopping Capivari, o Boulevard Geneve, o Center Suíço, o Center Calil, entre outros. Há tanto lojas locais quanto de marcas famosas.
Outros centros comerciais da área (que vendem de roupas a enfeites, passando por compotas e geleias) são os estandes que circundam a Igreja de São Benedito e o espaço Galeria Villa Capivari, pertinho da estrada de ferro (ali estão os comerciantes da antiga feirinha do Pico do Itapeva; na temporada, funciona uma pista de patinação no gelo).
Informações práticas
Onde comer em Campos do Jordão
Teleférico – Parque Capivari
Algumas das atrações turísticas mais conhecidas de Campos do Jordão estão a uma curta caminhada do centrinho de Capivari. No Parque do Capivari, aos pés do Morro do Elefante, está o teleférico, o primeiro construído no Brasil e um dos cartões-postais da cidade.
Quem embarca em uma das cadeiras chega em cinco minutos ao alto da montanha, sendo presenteado com uma linda vista de toda a região, contornada por serras.
Quem não quiser se aventurar a 160 metros do chão pode aproveitar o lago com pedalinhos em forma de cisnes ou mesmo as lojinhas que ficam no entorno.
Informações práticas
Mala de bordo nas medidas certas
Pedalinho – Parque Capivari
Quem não quiser se aventurar no teleférico a 160 metros do chão pode aproveitar o lago com pedalinhos. A atração passou por uma reforma em 2019/2020.
Informações práticas
Parque dos Elefantes
No alto do Morro do Elefante, além de barraquinhas de lembranças e artesanato, há o Parque dos Elefantes. A atração apresenta estátuas de diferentes espécies de elefantes em fibra de vidro, desde os mamutes. A entrada é gratuita, desde que você concorde em tirar uma foto na entrada que será oferecida por R$ 10 na saída, na forma de um chaveiro.
Informações práticas
Organizador de eletrônicos para viagem
Trenzinho da Montanha
Na entrada do Parque de Capivari é possível pegar um dos trenzinhos que fazem um percurso por alguns bairros residenciais elegantes da cidade, ou mesmo organizar um passeio a cavalo por áreas de Campos do Jordão. Há trajetos com duração e por locais diferentes.
Informações práticas
Bonde Turístico
Para andar de verdade de trem, basta seguir a calçada em direção ao centrinho de Capivari.
É onde está a bilheteria da Estrada de Ferro de Campos do Jordão e a estação Emílio Ribas, de onde sai o gracioso Bonde Turístico, com assentos de madeira, que leva os turistas até o portal da cidade, seguindo pelos trilhos que cortam Campos. Entre a ida e a volta, o passeio dura quase 30 minutos.
Em alguns dias da semana é possível embarcar no Trem do Mirante, que faz a viagem até Santo Antônio do Pinhal, passando por bucólicas paisagens até a chegada ao mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, um bonito percurso de duas horas e meia.
Informações práticas
Atrações no Alto Lajeado
Na entrada da cidade (e no caminho para Taubaté) estão localizadas várias atrações temáticas que aproveitam a natureza, com atividades radicais.
Tarundu
O centro de lazer Tarundu é um espaço de 500 mil m² que oferece mais de 30 atividades (algumas pagas à parte), com opções tanto para crianças, quanto para adultos.
Tem tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo, pista de patinação no gelo indoor, arco e flecha e paintball. Para os que gostam de mais animação, a sugestão é a orbit ball — uma enorme bola inflada que acomoda duas pessoas e desce por terreno amplo e inclinado.
Além da emoção da descida, o desafio é sair da bola e conseguir andar sem cabalear 🙂
O restaurante interno, além de gracioso, também é bastante agradável. Leia o nosso post-comparação entre os três centros de lazer de Campos do Jordão aqui.
Informações práticas
Amantikir
Uma lenda indígena dá nome ao Parque Amantikir (palavra que virou ‘Mantiqueira’ na pronúncia dos primeiros lusitanos), um parque de 60 mil m². Reúne mais de 700 espécies de plantas dispostas em jardins inspirados em diversos países.
Há um jardim só com espécies de suculentas e cactos, um jardim japonês, outro completamente colorido, além de um delicioso labirinto.
A partir de um mirante no Amantikir é possível ter uma vista bem bonita de toda a região — mas você também pode ver a área a partir do Belvedere, a Vista Chinesa, que fica próximo ao portal da cidade. Saiba como é o passeio ao Parque Amantikir.
Para fazer uma visita ao Amantikir com trânsfer privativo ida e volta do seu hotel veja a opção oferecida por nossa parceira Easy Travel Shop.
Informações práticas
Mosteiro São João
O fim da tarde pode ser aproveitado no Mosteiro São João, onde as monjas beneditinas apresentam audições de canto gregoriano todas as tardes. O espaço, uma área com muito verde, conta também como uma lojinha em que as religiosas vendem doces feitos ali e outros itens.
Informações práticas
Atrações no circuito Horto Florestal
Esta é a região da cidade que tem as atrações com o pique mais ecológico, que oferece experiência de contato com a natureza e também esportes radicais.
Horto Florestal
Encabeçando a lista de passeios está o Parque Estadual de Campos do Jordão — também conhecido como Horto Florestal. Sua área de 8.300 hectares é cortada por trilhas de intensidades diferentes, cercadas por árvores centenárias, flores e mata nativa.
O terreno permite desde simples caminhadas para observar a paisagem quanto passeios mais puxado, a fim de ver outros ângulos do local. Se você curtir piquenique, há um lugar reservado para isso.
Informações práticas
Borboletário
Ainda na região do Horto está o Borboletário Flores que Voam, um espaço de 500m² destinado à educação. Aqui estão reunidas 35 espécies de borboletas que ficam livres em uma estufa com flores e um pequeno laguinho. Um passeio curto e interessante para quem gosta de observar esses bichinhos. Vá se o dia estiver ensolarado.
Informações práticas
Aventura no Rancho
Ecologia e atividades radicais se combinam no parque Aventura no Rancho. As principais atividades são tirolesa, arvorismo e paintball. Há um circuito de mais de 20 km, construído especialmente para curtir mountain bike, o Zoom Bike Park.
O Aventura do Rancho é um dos três parques de aventura que visitamos em Campos do Jordão – leia o post onde comparamos as experiências.
Informações práticas
Atrações no Alto da Boa Vista
Esta é a região concentra algumas das atrações culturais mais interessantes da cidade — dá para aproveitar mesmo fora do Festival de Inverno.
Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista é a residência de inverno oficial do governador do estado de São Paulo. Ainda que tenha sido criado para ser uma casa de temporada, com o tempo o local se firmou como importante museu, com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti no acervo.
A construção preservou móveis e peças de época, assim como itens decorativos. Objetos litúrgicos estão expostos na Capela São Pedro Apóstolo, que fica ao lado do palácio e foi projetada por Paulo Mendes da Rocha.
Informações práticas
Cervejaria Baden Baden
Quem gosta de cerveja vai adorar a oportunidade de conhecer por dentro as instalações da fábrica da Baden Baden. O passeio dura uma hora e ensina sobre o processo de composição da bebida.
Bem, depois da parte educativa, há a degustação de dois tipos de cerveja da empresa de Campos do Jordão. Uma lojinha na saída sacia os fãs da marca.
Informações práticas
Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner é uma área imensa que reúne boa parte do acervo da escultora polonesa que escolheu a cidade serrana para morar. As 85 obras expostas ao ar livre, feitas de bronze, cimento branco e granito, estão dispostas em ordem cronológica, sendo possível assim visualizar cada uma das fases da artista.
A vista da Pedra do Baú, do pequeno mirante, assim como das obras de Leirner no cair da tarde é um espetáculo perfeito. Leia sobre a visita ao o Museu Felicia Leirner aqui.
Informações práticas
Auditório Claudio Santoro
Outro espaço belíssimo é vizinho do museu Felícia Leirner: o Auditório Claudio Santoro, onde acontecem várias das apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Visite a sala para apreciar as amplas janelas na parte superior que permitem a vista das araucárias.
E se não for possível assistir a uma espetáculo no Claudio Santoro, acompanhe o pôr do sol sentado em um dos aclives mais especiais do terreno.
Informações práticas
Atrações em Jaguaribe
O bairro que ganhou o nome de um dos grandes divulgadores do clima de Campos do Jordão, Domingos Jaguaribe Filho, mistura atrações tanto espaços fechados quanto em abertos — e serve como caminho para algumas das belezas naturais mais conhecidas da região.
Chocolate Araucária
É possível ver um pouquinho da fabricação de chocolate em diversas lojas de Campos do Jordão, mas no pequeno tour pela fábrica do Chocolate Araucária o visitante conhece a história do ‘alimento dos deuses’. A exposição conta o surgimento do chocolate e revela várias ferramentas usadas em seu preparo.
A fabricação local pode ser acompanhada de um janelão no andar superior – prepação e embalagem dos bombons e outros produtos estão ao alcance dos olhos. Para degustar, aproveite a cafeteria na própria fábrica ou compre na lojinha anexa.
Informações práticas
Onde ficar em Campos do Jordão
Museu Casa da Xilogravura
Uma caminhada a pé a partir da fábrica (muito bem-vinda depois de tanto chocolate) leva ao interessante Museu Casa da Xilogravura dedicado à arte da gravura produzida em matriz de madeira. Além do rico acervo, o museu tem espaço também para algumas máquinas de impressão antigas, assim como para máquinas de escrever antigas, serigrafias e afins.
Leia sobre como é a visita ao Museu da Xilogravura e veja mais fotos.
Informações práticas
Circuito Pedra do Baú
Na Estrada da Campista encontram-se dois pontos do circuito ecoaventureiro. A Gruta dos Crioulos é uma formação rochosa que teria sido usada como esconderijo de escravos em outras épocas. O mirante do Pico do Imbiri, a mais de 1.860m de altitude, está mais a frente.
Pedra do Baú
Como o trecho final é de estrada de terra, é recomendável ir de 4×4 (ou pegar um dos passeios de quadriciclo que cobrem a região).
Ainda mais adiante está a área que leva à Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí — uma montanha de mais de 1.950m de altitude. Como em muitos monumentos naturais, porém, a vista da Pedra do Baú a partir de alguns locais de Campos do Jordão pode ser mais bonita do que quando se está efetivamente nela.
Nem pense em escalar sozinho. Procure um guia especializado na região e vá com segurança.
Passeios de quadriciclo
Essa região de Campos do Jordão recebe passeios de quadriciclo ou de gaiola (um bugue pequeno). É necessário contratar os guias e os passeios — veja as opções abaixo oferecidas pelas empresas Quad Mania, Campos do Jordão Quadriciclos e Território Trilha.
Informações práticas
Ecoparque Pesca na Montanha
O Ecoparque Pesca na Montanha, um terreno de 500 mil m² de mata nativa com lagos, pinheiros, cachoeiras e diversas atividades, como trilhas, arco e flecha, pedalinho e mini-golf, entre outras, está por ali. Como o nome indica, o local é também uma opção para quem gosta de pescaria.
Informações práticas
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Atrações no Alto Capivari e Itapeva
A região mais próxima do centrinho comercial tem atrações naturais e outras feitas pelo homem, aproveitando o meio ambiente.
Bosque do Silêncio
Se a vista acirrou sua vontade de se aventurar, o Bosque do Silêncio é uma ótima pedida. Tem mountain bike, arvorismo, tirolesa, paintball e bóia cross, entre outras atividades pagas à parte. Leia o nosso post-comparação entre os três centros de lazer de Campos do Jordão.
Informações práticas
Ducha de Prata
No caminho está a Ducha de Prata, uma série de quedas d’água feitas pelo homem em outros tempos desviando o Ribeirão das Perdizes com a ideia de transformá-las em local para que as pessoas se banhassem. Várias lojinhas também fazem parte da área. A atração é concorrida na temporada de férias e feriado — estacionar perto pode ser difícil.
Informações práticas
Floresta Encantada
Atração simples, para crianças bem pequenas, a Floresta Encantada é um parque com seis casinhas de tamanho compatível com o de seu público alvo, cada uma dedicada a um tema: há a casa da bruxa, da Branca de Neve, do Papai Noel… É possível entrar nelas, incentivando brincadeiras.
Informações práticas
Pico do Itapeva
A atração natural é muito bonita e gelada por conta do vento, mas o passeio até ali só vale, de verdade, se o tempo estiver limpo: o Pico do Itapeva.
A 2.030m de altitude, em dias bons, é possível avistar dali 15 cidades da região, entre elas: Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba (cidade a qual o local de fato pertence), Aparecida (a mais fácil de reconhecer, por conta da cúpula da Basílica), Cachoeira Paulista e Eugênio de Melo.
Um lago próximo ao pico também merece uma paradinha para fotos.
Nossa parceira Easy Travel Shop oferece tour privativo ao Pico do Itapeva, com trânsfer ida e volta do seu hotel. O passeio inclui também tour panorâmico pelas mansões do alto do Capivari, Vila Holandesa, ducha de prata e visita a fábrica de malhas.
Pico do Itapeva
- Endereço: Estrada do Pico do Itapeva, entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba
- Transporte público: ônibus Pica-Pau
- Horários: abre diariamente
- Ingressos: entrada gratuita
- Estacionamento: no local
- Site
Vida noturna
Os bares e restaurantes do centrinho de Capivari funcionam o ano inteiro. Fora das férias, no entanto, os barzinhos só vão ter alguma animação no fim de semana. Para dançar os dois maiores clubes são a FireUp Lounge (que também funciona como bar) e o Winter Lounge.
Informações práticas
Resolva sua viagem
81 comentários
Parabéns ao criador do site! pela disposição para montar os roteiros e para descrever com detalhes as atrações da cidade, com endereço,número de telefone, valores e etc. Realmente muito bom, vai me ajudar muito!!
Gostei muito das sugestões, não sabia que Campos do Jordão tinha tantas opções de passeios.
Não só o município de Campos do Jordão é bonito. Toda a região é. Temos Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e São Francisco Xavier (distrito de S. José dos Campos) que constituem a vertente Paulista da Mantiqueira. Cidades mineiras próximas à Campos do Jordão também fornecem passeios, paisagens, passeios e hospedagem excelentes. Sugiro Sapucaí Mirim, Gonçalves, Maria da Fé e Piranguçu. Toda a Mantiqueira é linda!
Show!!!
Muito bom!
As informações são ótimas e os comentários ajudam bastante.
Amei a página me ajudou bastante, parabéns tudo bem explicado.
Oi. O melhor site que encontrei sobre Campos do Jordão. Parabéns.
Vou de carro para campos e vou me hospedar no alto da boa vista. Aquela estradinha que vai até lá passando frente ao Palácio da boa vista é segura para passar de noite voltando do Centro? Segura no sentido de acidentes de noite pelas curvas e falta de visibilidade. Vou ficar 7 dias e talvez passe muito a noite. Obrigado
Olá, Renê! Tranqüilo.
Ótimo, gostei muito,dicas espertas e localizações privilegiadas.
Olá…bom dia. Estou querendo visitar Campos de Jordão agora em Março, final de mês. Então como não conheço, preciso saber se essa época é boa para ir. Agradeço.
Olá, Raymond!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/campos-do-jordao/quando-ir-campos-do-jordao/
Olá! Sou leitora do Viaje na Viagem e adoro seguir as dicas de vocês. Muito obrigada pelo completo guia de Campos.
Passei o ano novo lá com meu marido e filho de 6 meses e gostaria no entanto de fazer uma ressalva quanto às sugestões para passeio com crianças. No Tarundu não há nenhuma atividade que pude fazer com ele. Estivemos lá, pagamos a entrada e, lá dentro, só uma piscina de bolinhas bem mequetrefe por 30 reais 10 minutos! Foi uma perda de tempo e de dinheiro. Então acho que valeria essa ressalva no post, e o passeio da Floresta Encantada foi horroso! O lugar é muito feio, a parte interna de todas as casinhas é assustadora, a casa dos fantasmas, então, é macabra. A casa do papai noel parece ter sido montada nos anos 70 e não desmontaram. Tudo de mau gosto. Chega a ser assustador. Não recomendaria esse passeio a ninguém, e sugeriria que vocês reavaliassem essa sugestão. Tem lugares muito melhores, como borboletário, ou mesmo o museu felícia Leiner que meu bebê aproveitou bastante o contato com a natureza em um lugar bem conservado e agradável. De qualquer maneira agradeço pela postagem pois deu um panorama de todas as atrações em Campos.
Realmente a Floresta Encantada é triste !!
Pico itupeva nao tem mais acesso ao publico.area particular.que pena!
Passeio de trem pra cidade vizinha: não está sendo realizado.
Não acredito, que paia.
Era o que mais eu queria conhecer…
Será que é por conta da sujeira que eles fecharam?
Muitos lugares públicos colocam que é particular com o tempo por causa da degradação causada.