Guia de Búzios
Praias de Búzios
Búzios tem mais de 20 praias, de variados formatos, voltadas para 3 pontos cardeais. Tem praia de mar calmo, praia de ondas, praia gastronômica, praia para levar as crianças, praia para ver o pôr do sol, praia de nudismo…
Conheça as características de cada uma das praias de Búzios e escolha em quais você quer curtir seus dias na areia.
A Bóia recomenda:
- Para ir de aquatáxi: Azeda/Azedinha, João Fernandes/João Fernandinho, Tartaruga
- Mar calmo: Azeda/Azedinha, João Fernandes/João Fernandinho, Ferradura, Ferradurinha, Tartaruga, Forno, Olho de Boi
- Pedalinho: Ferradura
- Pôr do sol: Tartaruga
- Frescobol, surf e bodyboard: Geribá
- Ondas: Brava, Geribá
- Sem construções: Azedinha, João Fernandinho, Olho de Boi
- Nudismo: Olho de Boi
- Praias com restaurantes: Brava, João Fernandes, Manguinhos (Porto da Barra)
Mapa das praias de Búzios
Azeda e Azedinha
Azeda e Azedinha são duas prainhas que dão a sensação de estar fora da cidade. Mas são apenas escondidinhas: estão bem perto do centro.
As duas praias têm águas calmas e clarinhas – uma delícia para nadar. Bares em formato de barquinho de madeira prestam o atendimento na areia, servindo bebidas, petiscos e alugando cadeiras e guarda-sóis.
A Azeda tem faixa de areia estreita, e é enfeitada por um casarão antigo, e também pelos morros ao redor, cobertos de verde.
A Azedinha tem aspecto selvagem, sem nenhuma construção à vista.
Mas atenção: tanto a Azeda quanto a Azedinha ficam bem cheias em feriados e na alta temporada. Vá cedo pela manhã para curtir esse par perfeito de praias sem disputar espaço com muita gente.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para o Rio de Janeiro e outros destinos no Brasil
Como chegar a Azeda e Azedinha
Carros (incluindo Uber e táxi) só podem ir até a Praia dos Ossos. Dali você precisa subir a pé por uma ladeira no canto direito e depois descer uma escadaria de madeira – uma caminhada de 8 minutos. A praia Azeda fica ao pé da escadaria. Para continuar à Azedinha, pegue a trilha nas pedras no canto direito da praia (é só dobrar a curva, e você já está na Azedinha).
Os aquatáxis levam às duas praias, saindo do píer da Praia da Armação (no início da Orla Bardot), da Praia dos Ossos ou da praia de João Fernandes.
Se você gosta de caminhar, dá para ir a pé. Dá meia hora de caminhada desde a Rua das Pedras, 20 minutos saindo do Morro do Humaitá e 15 minutos saindo de João Fernandes.
João Fernandes e João Fernandinho
João Fernandes e João Fernandinho é outra dupla de praias praias gostosíssimas para banho, localizadas na pontinha da península de Búzios.
João Fernandes tem uma faixa mais longa de areia e mar com pequenas ondas. É mais animada das duas e, além de bares, tem restaurantes de verdade. (Ah! E é a praia preferida dos argentinos em Búzios.)
João Fernandinho é menorzinha, mais tranquilona e reservada. Seus barraqueiros são mais dispostos a negociar o valor do aluguel de cadeiras e guarda-sóis do que os de João Fernandes.
As duas praias estão separadas por um costão, sem trilha pública. Para ir de uma praia à outra é preciso ir pela estradinha. João Fernandes é uma praia devassada para a rua, enquanto para curtir João Fernandinho é preciso descer uma escadaria com acesso no alto do morro.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Como chegar a João Fernandes e João Fernandinho
Se você for de carro, chegue cedo, porque as vagas são escassas. Há um bolsão de estacionamento em João Fernandes. Para João Fernandinho, você vai precisar estacionar ao longo da estradinha ou nas ruas de cima.
Táxi e Uber deixam você no deck de João Fernandes e também no ponto exato da escadaria de acesso a João Fernandinho.
O ponto da van fica a 10 minutos de caminhada de João Fernandes.
O aquatáxi deixa você tanto em João Fernandes como João Fernandinho. Dá para pegar no píer da Praia da Armação (Orla Bardot), na Praia dos Ossos ou em Azeda/Azedinha.
Praia da Ferradura
Com águas calmas e rasinhas, e acesso sem ladeiras ou escadarias, a Ferradura é uma das praias favoritas de quem viaja em família para Búzios.
A Ferradura é como um playground aquático: tem pedalinho, tem stand-up paddle, tem caiaque, tem de tudo para a diversão da criançada. Se não tem um mar tão bonito e transparente como o das outras praias, pelo menos compensa com uma faixa de areia que, mais larga e extensa, dá conta do movimento até na temporada alta (e a areia mais durinha é bastante boa para caminhadas na beira do mar).
O canto esquerdo é ocupado por quiosques que alugam cadeiras e servem bebidas e petiscos.
Querendo exclusividade (e podendo pagar uma consumação mínima bem salgada), reserve uma mesa no beach lounge Eden, do hotel Insólito, num ponto exclusivo da praia, sem acesso pela areia.
Como chegar à Ferradura
Chegando de carro, tente estacionar no bolsão do canto esquerdo, ou então nas ruas residenciais.
Táxi e Uber deixam você em qualquer ponto da praia.
É possível ir de van, mas você vai precisar caminhar 15 minutos do ponto à praia
Mala de bordo nas medidas certas
Praia da Ferradurinha
Ao contrário das duplas Azeda-Azedinha e João Fernandes-João Fernandinho, a Ferradurinha não é vizinha da praia da Ferradura. Está ao lado de Geribá.
Mas, assim como a Ferradura ,a Ferradurinha é também uma baía perfeita – e, por ser uma versão miniatura, ainda mais bonita. Entre dois costões, e com mar tranquilo e cristalino, a Ferradurinha tem um tremendo visual.
Nadar à procura de tartarugas, remar em uma prancha de stand-up paddle ou subir as pedras para ver tudo de camarote são algumas das atividades possíveis por ali.
Vale a pena chegar cedo para garantir seu lugar na areia. No verão e nos feriados a prainha fica superlotada.
Há barracas para aluguel de cadeiras e venda de bebidas e petiscos. Os preços costumam ser mais caros que a média: use suas habilidades para negociar.
Como chegar à Ferradurinha
O acesso à Ferradurinha é feito pelo canto esquerdo da praia de Geribá, por uma pequena rua que se chama, justamente, Caminho da Ferradurinha.
De carro, use os estacionamentos particulares por ali. Se não houver vaga, você pode parar o carro em Geribá, nas vagas de estacionamento rotativo.
Táxi e Uber deixam você no início da ruazinha de acesso.
Indo de van, você vai caminhar 25 minutos desde o ponto.
Organizador de eletrônicos para viagem
Praia de Geribá
Geribá é a praia mais ‘jovem’ de Búzios – onde você gostaria de ter aprendido a surfar nos seus 16 anos. A faixa de areia é extensa, larga, e tem lugar para todo mundo: para a turma do frescobol, pra galera da altinha e pra quem só quer pegar um bronze, mesmo.
O mar em Geribá tem ondas, e não à toa existem por lá várias escolinhas de surf e bodyboard. (Dica: no canto esquerdo, o mar é mais amigável.)
Não faltam também barracas na praia que aluguem cadeiras e sirvam petiscos, mas dá também para combinar a ida à Geribá com um almoço ou jantar no complexo gastronômico do Porto da Barra.
Quer mais badalação? Dê uma olhada na agenda de sunset parties do Fishbone, no canto direito.
Como chegar a Geribá
Quem vai de carro pode usar as vagas de estacionamento rotativos nas ruas, ou dos estacionamentos privados.
Indo de táxi ou Uber você salta em qualquer ponto da praia.
O ponto da van fica a 20 minutos de caminhada da praia.
O que fazer em Búzios
Roteiros e passeios para aproveitar Búzios e Arraial do Cabo
Praia da Tartaruga
A simpática praia da Tartaruga tem águas sempre calmas e uma boa faixa de areia, ainda que estreitinha. Além de quiosques por toda extensão, também dispõe de um agradável restaurante de frente para a praia (que pertence à Pousada Praia da Tartaruga e aceita clientes que não estejam hospedados).
Durante a temporada, é tão concorrida quanto qualquer outra das praias mais famosas de Búzios. Aproveite para ir o fim de tarde, que é o horário mais tranquilo – e justamente quando o pôr do sol faz a praia ficar ainda mais bonita.
Como chegar à Tartaruga
Indo de carro, você usa um dos estacionamentos privados localizados no trecho final da estradinha que leva à praia.
Táxi e Uber deixam você bem na entrada da praia.
O ponto da van fica a 15 minutos de caminhada.
Dá também para chegar de aquatáxi, saindo do píer da Praia da Armação (Orla Bardot).
Praia Brava
A Praia Brava não tem esse nome à toa: tem ondas e algum repuxo.
Em uma viagem curta a Búzios, não deve roubar o lugar de qualquer outra praia em que você possa passar o dia tomando um banho de mar tranquilo. Porém, se você tem mais de três dias no balneário, já vale a pena dar um pulinho por lá; a vista é um espetáculo.
Quem gosta de passar o dia no bem-bom e não tem medo de consumação mínima de três dígitos deve escolher ficar do lado esquerdo da praia, nas espreguiçadeiras dos beach lounges Silk, que tem até piscina, ou Rocka, que tem um dos melhores restaurantes de Búzios.
Quem prefere um esquema mais low-cost, vai encontrar cadeiras para alugar no lado direito da praia.
Como chegar à Praia Brava
Há um bolsão de estacionamento para carros na entrada da praia.
Táxi e Uber deixam você na entrada da praia também.
Olho de Boi
Olho de Boi é a praia naturista de Búzios. Bastante reservada, é acessível apenas por uma trilha íngreme de 20 minutos.
O nudismo é obrigatório ao chegar na prainha.
É bastante frequentada por homens gays. O TripAdvisor tem relatos de assédio a mulheres.
Como chegar à praia Olho de Boi
A trilha para o Olho de Boi sai do canto direito da Praia Brava. Os 20 minutos da trilha se dividem em 15 minutos morro acima e 5 minutos morro abaixo, nas duas direções.
Onde ficar em Búzios
Veja as melhores regiões para se hospedar e as pousadas recomendadas
Praia do Forno
Apesar de não estar distante do centro, a Praia do Forno normalmente fica fora do radar dos turistas.
Mas não deixa nada a dever, não: tem mar calmo e areias de um curioso tom avermelhado.
Na Praia do Forno há menos serviço de bar do que em outras praias, mas você encontra com quem alugar guarda-sol e cadeiras.
Como chegar à Praia do Forno
Se você vai de carro, use as vagas de estacionamento rotativo na entrada da praia.
De táxi ou Uber você é deixado no mesmo local.
Quanto custa ir às praias de Búzios?
A cobrança de consumação mínima pelos barraqueiros em Búzios chegou a ser proibida, mas continua, de uma maneira ou de outra, acontecendo.
Se você perguntar pelo aluguel de um conjunto de cadeiras e guarda-sol, provavelmente a resposta vai ser “Não cobramos pelas cadeiras, a gente só pede que você almoce na barraca”.
Em geral é esperado que sejam gastos ao menos R$ 60 em petiscos. Quem não pretende comer nada oferecido deve tentar negociar; o aluguel de um guarda-sol e duas cadeiras sai até R$ 50.
E peça para olhar os preços do cardápio, antes de escolher onde sentar: uma lata de cerveja Heineken pode custar mais de R$ 15.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja opções no Booking
- Aluguel de carro no Rio de Janeiro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Aluguel de carro no Cabo Frio – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
3 comentários
Ola! O Eden agora chama Tawa e o serviço é terceirizado, não mais do Insólito. Abs!
Você sabe porque a praia de Tucuns (onde inclusive tem um resort) quase nunca aparece nos roteiros de praias de Búzios?
Olá, Aline! Primeiro, porque não está bem na península de Búzios. Já está no “continente”, digamos assim. É uma praia bonita, mas de banho pouco seguro.