Guia de Bruges
Bruges
Cidade-monumento, cortada por canais e pontilhada por belíssimos exemplares de arquitetura gótica, Bruges é um dos maiores ímãs de visitantes da Europa.
Todo mundo quer dar um jeito de dar uma passadinha por lá. Vale a pena?
Se a Bélgica estiver no seu caminho, claro que vale. Mas se o desvio no seu roteiro for muito grande, é melhor deixar para uma próxima. Bruges se esgota em poucas horas; é mais um passeio do que um destino. Conheça as melhores estratégias de visita.
O que ver em Bruges
Evidentemente, é essencial fazer um passeio de barco pelos canais de Bruges. Não descuide, porém, de algumas importantes atrações em terra firme.
No caminho entre a estação de trem e o centrinho, procure o Begijnhof, uma espécie de convento para mulheres não-ordenadas, construído no século 13, que se espalha por casinhas brancas em torno de um parque.
Na cidade, a Igreja de Nossa Senhora tem uma Madonna de mármore de autoria de Michelangelo.
Promoções para sua viagem
No capítulo curiosidades, está o Museu da Batata Frita. Apesar do aspecto de bufê de festa infantil, é um bom lugar para descobrir por que as batatas belgas são mais gostosas do que as outras (a saber: a escolha das variedades corretas; o uso de banha animal; o intervalo entre a pré-fritura e a fritura final).
A melhor experiência gastronômica da cidade, claro, é almoçar a dupla moules-frites (mexilhões ao vinho branco e batatas fritas) num dos restaurantes da praça principal.
Visitando Bruges como bate-volta
A maioria dos brasileiros que visita Bruges vem de Paris para passar o dia.
Para quem não quer esquentar a cabeça com nada, um passeio organizado como este pode ser a pedida. Ir por conta própria pode ser mais barato e menos cansativo, já que os trechos entre Paris e Bruxelas são feitos em trem de alta velocidade.
Compre com 120 dias de antecedência no site da SNCF francesa. (Faça duas simulações: primeiro, Paris-Bruges-Paris; depois, Paris-Bruxelas-Paris.
Às vezes o trecho a Bruxelas está bastante descontado e vale a pena ser comprado separado; o trecho Bruxelas-Bruges-Bruxelas custa 28 euros ida e volta — no fim de semana, 15 euros ida e volta — e pode ser comprado no site da B-Rail ou mesmo na hora, porque os trens regionais belgas não exigem reserva de asssento.)
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
A primeira etapa do trajeto, no trem rápido Thalys, dura 1h25 até a estação Bruxelles-Midi. Então é preciso fazer baldeação para um trem regional que leva mais uma hora até Bruges. Você não pode trocar os horários do Thalys, mas pode embarcar em qualquer trem regional do dia de validade da sua passagem.
Se quiser, pode aproveitar a passada por Bruxelas e tirar uma hora para dar uma espiadinha na Grand’-Place (pegue o trem local — sua passagem dá direito! — e salte na estação Bruxelles-Central, que já é a parada seguinte).
Novidade: agora tem também um trem low-cost entre Paris e Bruxelas, o Izy, com tarifas desde 10 euros — vale conferir.
Visitando Bruges com pernoite
Só passe a noite se você estiver em muito boa companhia e curtir sossego total: depois que os turistas do dia vão embora, a cidade morre.
Para dormir numa pequena cidade gótica belga cortada por canais e que tenha alguma vida noturna, a solução é montar base em Ghent, que fica a meia hora de trem (exatamente na metade do caminho a Bruxelas). Veja sugestões de hotéis bem-localizados em Ghent e Bruges
Visitando Bruges como pit stop
Na minha opinião, o jeito mais prático de visitar Bruges é fazendo da cidade um pit-stop de uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã. Pegue um trem que saia antes de 8h e deixe suas malas na estação Bruxelles-Midi.
Há armários automáticos de vários tamanhos – com instruções até em português –, além de um guarda-volumes operado por atendentes. Escolhendo este jeito de ir a Bruges, normalmente sai mais barato comprar os trechos separadamente: Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã em Voyages-sncf.com, e Bruxelas-Bruges-Bruxelas no guichê da estação. De Bruxelas a Amsterdã dá 1h50 de viagem.
Bruges: 5 hotéis bem-localizados
20 hotéis em Bruges comentados por leitores
Bate-volta e pit stop: modo de usar (inclui Bruges)
9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Bruges)
Como montar sua viagem à Europa
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem – compre com a Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – reserve com a Viator
24 comentários
Olá Bóia
No sentido Amsterdã – Paris, passarei primeiro por Bruges. 1 dia por lá, para seguir de noitinha para Bruxelas, que será a base p + 3 dias de Bélgica. Precisaria guardar a mala na estação de Bruges. Tem guarda- volume por lá? Obrigada
Olá, Maria Rita! Sim.