Bonito: quando ir

Guia de Bonito

Quando ir a Bonito

Bonito é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que oferece uma experiência melhor em determinadas épocas. A baixa temporada tem preços mais camaradas para passeios e hospedagem, e também períodos de clima mais ameno. Quem só viaja durante as férias escolares precisa escolher entre o risco de pegar chuvas no verão, ou encarar o frio do inverno.

Maio a setembro

O período que vai do final do outono ao início da primavera é o menos chuvoso em Bonito. O inverno é frio, mas as flutuações não ficam prejudicadas. Pelo contrário: com a escassez de chuvas, a visibilidade na água atinge o auge.

A temperatura dos rios se mantém sempre na casa dos 20°C, e o uso obrigatório de roupas de neoprene ajuda a conservar o calor do corpo. Só não dá para mergulhar nas cachoeiras ou nos balneários, que têm água mais gelada.

A temperatura média mínima fica em torno de 15ºC, e a temperatura média máxima, próxima dos 25ºC.

Junho, julho e agosto são os meses em que historicamente menos chove, com médias de precipitação inferiores a 55 mm.

Para combinar Bonito com o Pantanal, agosto e setembro são os melhores meses — na época da seca, os animais procuram por água e acabam ficando mais à vista para os visitantes.

Quando ir a Bonito: verão

O verão em Bonito é chuvoso, quente e tem mais mosquitos. A vantagem de viajar no verão é poder se esbaldar nas cachoeiras de Bonito, que vão estar com mais volume d’água, e também nos balneários (as praias de rio).

Quem só tem as férias escolares para viajar deve tentar ir a Bonito o quanto antes, tanto para escapar do pior das chuvas — que pode prejudicar as flutuações, turvando a água –, quanto para aproveitar as tarifas de baixa temporada ainda praticadas no iniciozinho de dezembro.

Por dados históricos, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses de mais chuva, com médias de precipitação superiores a 165 mm. A temperatura média máxima no verão é de 30ºC, e a temperatura média mínima fica perto dos 20ºC.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Réveillon e Carnaval

    É recomendável evitar o Ano Novo e o Carnaval em Bonito, quando a cidade atinge o pico da lotação. Mesmo que se consiga vaga nos atrativos, os demais serviços podem ficar prejudicados, e para comer nos melhores restaurantes vai ser preciso esperar em fila.

    142 comentários

    olá, é uma viagem bacana para criança de dois anos?

      Olá, Karina! Crianças menores de 6 anos não podem fazer passeios de flutuação. Um dos pais terá que ficar com a criança enquanto o outro faz a flutuação.

    Vcs informam que dezembro, janeiro e fevereiro são os meses de maior chuva. Estou querendo ir em final de março. O que podem dizer sobre chuvas, mosquitos e se a água está clara ou nao nesse período?

      Olá, Adriana! Se você quer viajar na época seca, vá no meio do ano. O verão é mais chuvoso, quente e com mosquitos; março será menos chuvoso do que fevereiro, mas ainda terá alguma chuva. As águas sempre são claras.

    Boa tarde! Pretendiamos viajar para Bonito uma semana após o carnaval, não achei comentário no texto sobre março, alguma observação a ser considerada?As demais informações, sensacionais! Muto obrigado! Já escolhemos no destino.

    O período de abril (8 a 23) é bom para visitar Bonito?

      Olá, Cindy! Leia sobre o clima no texto. A peculiaridade deste período em 2019 é que vai englobar a Páscoa, então reserve os passeios com antecedência para garantir lugar.

    Olá,
    Estou com uma viagem marcada para 16 de fevereiro de 2019. Sei que é uma epoca que costuma chover mais porém falaram que este ano a previsao de chuvas esta ainda pior prejudicando a visita aos pontos turísticos.

    Sabe me informar se essa informaçao procede? Este ano esta realmente pior na quantidade de chuvas e se por esse motivo devo adiar a viagem.

    Obrigada,

    Fomos agora à Bonito (jul/2018) e vou deixar aqui algumas observações. Ficamos lá 5 dias inteiros. Fomos a 3 flutuações, 2 grutas, cachoeiras e algumas aventuras. Imperdíveis: Rio da Prata, Rio Sucuri, Boca da Onça, Buraco das Araras, gruta do lago azul e grutas de São Miguel. Fizemos tb boia Cross e arvorismo, no cabanas, e bote …. os 3 ótimos, mas que podem ser feitos em outros lugares tb…. se bem q em Bonito , tudo funciona como se vc estivesse em outro país (horários, organização, qualificação dos guias, equipamentos de segurança etc).
    O único passeio que não valeu a pena foi o quadriciclo “trilha boiadeiro”…. nao tem qq paisagem … a ideia é fazer uma trilha com alguma dificuldade .
    Na boca da onça não deixe de levar ou alugar (10,00 no local ) aqueles sapatos próprios para entrar na água.
    Nas flutuações leve mochila com toalhas, sabonete shampoo e após flutuar já tome seu banho quentinho.
    Alugamos carro em Campo Grande (dormimos no ótimo hotel De Ville Prime- ótimo). O carro (sem tração – comum) funcionou como apoio nos eventos, ali guardamos tênis, casacos etc.
    Os restaurantes q mais amamos foram Casa do João (ceviche de jacaré com maracujá) e Joanita (bolinho de costela Angus ).
    Em Bonito ficamos na pousada GiraSol . Boazinha … o café da manhã podia ser melhor . Nela há uma agência da Bonitour (por onde compramos os vouchers previamente), e isso facilitou as poucas mudanças q fizemos . A Bonitour foi perfeita.
    Nos primeiros dias pegamos uns 14 graus pela manhã, mas como as águas estão sempre a 24 graus não tivemos problemas em entrar (flutuações, bote e boia Cross)… mas caminhar de volta foi gelado. Por outro lado, nesta período não há chuvas, e as águas estação cristalinas .
    Na boca da onça preparem-se . Há muitas escadinhas …. na volta subimos, de uma vez, 900 degraus íngremes.
    Ah, não deixem de ir ao projeto jiboia, sempre as 19h.
    Quanto às grutas a do lago azul tem seu charme, mas a de São Miguel é imperdível pois a gente fica mais próximos dos estalactites e estalagmites…. lindos!
    Da nossa família eu fui a única que flutuei com medo de ver jacaré ou sucuri…. é q saber q eles estavam por perto me preocupou …. tentava lembrar que eles tem medo de nós, q não somos suas presas naturais, e q eles têm uma área cheia de comida própria para eles ….
    flutuamos no Aquário que é lindo e cheio de peixes, mas com o fundo com muitas plantas o que dá um nervosinho . Rio da Prata e Sucuri são bem melhores .
    Nos locais há Go pro para alugar (80,00) e em alguns fotógrafos (70,00 o CD). Na pousada alugavam a diária da Go pro por uns 80,00. Vale a pena trazer uma com suporte para a cabeça ou peito para o boia Cross / bote que precisam está com as mãos livres.

    Estou planejando uma viagem pra Julho
    Pra bonito
    Estou nos cálculos
    Gostaria de saber quanto custa em média, os passeios??
    Pra poder fazer os cálculos + –
    Obrigada.

    Fomos em agosto, mês considerado de baixa temporada. Pegamos os preços dos passeios mais baratos e as águas mais límpidas e isso é o que conta onde a flutuação com observação é a maior atração! Entretanto, este ano de 2017 foi frio e chuvoso, mas recebemos uma dádiva da Mãe Divina e tivemos exatamente uma semana de sol e clima quente. Escolha nossa, segunda-feira é dia de viagem, mas em Bonito não tem nada fechado. Sugerimos acompanhar a previsão do tempo para pegar bons dias na baixa temporada. Pegamos a temperatura média das águas dos rios em 23ºC, super gostoso!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito