Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

A Bóia recomenda:

  • Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
  • Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
  • Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
  • É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
  • Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
  • Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
  • Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
  • Hospede-se no centrinho se não for alugar carro

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que esperar de Bonito

    Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

    Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

    166 comentários

    Boa noite!
    Temos tb em Bonito a opção do Aipim, Cozinha De Raízes.
    Rua Monte Castelo 804.
    Siga-nos no instagram aipim_restaurante

    Boa tarde!
    Pretendo ir “particular” para bonito, olhei que cada atração tem um valor um pouco alto. Minha dúvida é, consigo entrar em cada ponto Turístico sem precisar comprar uma flutuação ou mergulho, por um preço mais acessível?
    Pode me explicar como funciona?
    Obs: tirando as Grutas que os preços estão viáveis.

      Olá, Jenifer! Os atrativos com flutuação valem pela flutuação. Não há ingressos para quem não quer fazer a atividade (nem faz sentido você ir até o atrativo para não fazer a atividade). Se você não vai flutuar, pode ir aos balneários, que são bem mais em conta e também têm peixes visíveis a olho nu.

    Pretendo ir em 2019, porém tenho uma dúvida gigante…kkkk, para conhecer Bonito se faz necessário/obrigatório saber nadar?
    Atenciosamente.

      Olá, Ivana! É necessário não ter medo da água, porque você vai mergulhar o tempo todo. Mas estará equipada com colete para flutuação.

      A primeira vez que eu fui eu não sabia nadar. Mas fiz até flutuação. Só não pode ter medo.

    O pessoal não vai achar monótono não!acabei de voltar de lá e cada flutuação tem sua beleza. Não tem como enjoar!!!

    Olá. Pretendo ir no início de fevereiro de 2019. Os passeios por lá tbm funcionam durante a semana? E podem ser agendados de um dia para o outro? Pois não vou com agência de viagem, vou por conta própria.

    Sempre agradeço ao site pelas informações, parabéns vcs são show! Estamos em bonito em 8 pessoas sendo duas crianças e amando este lugar! Estamos hospedados na pousada gira sol que eh um charme e muito limpa! Alugamos um carro e viemos de Campo Grande sem problema nenhum! E sem problemas para chegar até os pontos turísticos, a pousada explica muito bem como chegar em todos. Dos restaurantes que já fomos, o juanita eh excepcional, fomos na casa do João e também é muito bom, o tapera está bem fraquinho, delicia também são o pastel bonito e o restaurante turquesa com comidas árabes deliciosas. Ainda não provamos o sorvete assado mas ainda teremos tempo! Está valendo cada momento aqui apesar da chuva de ontem que acabamos cancelando o buraco das araras e Rio prata. Mais um motivo para voltar, kkk.

    Olá, estou com viagem marcada para ir à Bonito em novembro. Fiz um roteiro de passeios para 5 dias e não inclui a Fazenda São Francisco porque acho que vale a pena uma viagem dedicada ao Pantanal. Por outro lado programei 3 flutuações. Gostaria de saber se valeria a pena fazer apenas duas flutuações e ir sim à Fazenda São Francisco já que não devo ir ao Pantanal tão cedo. Viajarei com a minha família incluindo duas crianças de 7 e 9 anos. Obrigada pelas dicas. Abraços

      Olá, Cristina! O bate-volta é um pouco cansativo e não proporciona todas as experiências pantaneiras. Mas se você acha que a turma vai achar monótono três dias de flutuação, pode programar o passeio. Melhor fazer em tour do que ir e voltar dirigindo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito