Bogotá

Guia de Bogotá

Bogotá

Bogotá e Cartagena: Colômbia pela primeira vez

Bogotá: como é se hospedar no Parque da 93, o bairro da moda

Bogotá: como é se hospedar na Zona T, o coração da Zona Rosa

Bogotá: como é se hospedar no centro histórico

4 dias em Bogotá, por André Urso

3 dias em Bogotá: a (ótima) experiência do Dionísio

20 hotéis em Bogotá comentados pelos leitores

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Bogotá: o golpe do falso policial

    Que moeda levar para a Colômbia: real, dólar, peso ou cartão?

    Colômbia agora exige vacina contra febre amarela

    121 comentários

    Bom dia!
    Voltei ontem de uma viagem de 18 noites entre Colombia e Cuba. Foi tudo muito bacana! Recomendo demais esses países.

    Sobre Bogota tenho algumas dicas:

    Hotel: ficamos no Ibis Museo por economia mesmo. Segue o padrão da rede, café da manha razoável. Meu quarto tinha vista para o prédio mais alto de Bogota, que a noite fica iluminado. A localização é centralizada, no entrando há pouca opção de restaurantes para sair para jantar a pé. Mas como taxi é barato, não foi um grande problema.

    Passeios: passamos 4 dias na cidade e estivemos no Cerro de Monsserrat de noite (subimos e descemos e bondinho). Bem legal! Também fomos ao Museo Del Oro (no domingo a entrada foi gratuita), atração imperdível, um dos melhores do mundo. Outras dicas são o Museo Botero e o Museo da Casa da Moneda (ambos foram gratuitos e bem bacanas).
    Ali pelo Centro, em La candelária! não deixe de visitar a Catedral Primada e as demais atrações na mesma praça. Perto está o Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez.
    Domingo é dia de ir a Usaquem, para conhecer a feira de rua. O bairro ficar animado. Gostei muito.
    A Catedral de Sal foi nosso passeio preferido. Fizemos tudo por conta própria, utilizando o ônibus transmilenio e o ônibus de viagem (poltronas e ar). Saiu bem mais barato e foi super fácil e tranquilo. Recomendo!

    Restaurantes:
    Andres Carne de Res DC (super diferente e comida gostosa, fui duas vezes)
    Crepes & Waffles (barato e bom)
    Cebicheria La Mar (o mesmo de lima, ambiente bacana e boa comida)
    Trattoria Nuraghe (top no Trip Advisor, foi o meu preferido na cidade)
    Cafe Juan Valdez (bolos, doces muito bons, e o café dispensa comentários)
    El Corral (hambugueria ótima)

    Enfim, espero ter ajudado,

    Ana Paula

      Concordo em gênero numero e grau com os comentarios da Ana Paula e acrescento o restaurante mercato na praça do parque 93 ficamos no hotel b3 virrey e foi ótimo inclusive na localização

    Vou para Cancun com escala em Bogotá, e não tomei a vacina, na verdade não posso…mas meu esposo também vai e não tomou! O que faço???

      Olá, Isabela! Não é necessário tomar a vacina contra febre amarela para ir a Bogotá.

    Boas novas : a devolução do IVA na Colombia foi regulamentada em outubro último (Decreto 1903 de 01/10/2014). As regras para a devolução, que é no valor de 16% do preço, são as seguintes: deve ser realizado no aeroporto antes do check-in no DIAN (Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales de Colombia); para compras realizadas unicamente com cartão de crédito; valor mínimo do gasto de $274.850 pesos colombianos (atualmente entre 120 e 130 US$) podendo ser a soma de gastos em mais de um estabelecimento comercial; as mercadorias compradas devem ser apresentadas ao funcionário do setor (por isso o procedimento tem que ser feito antes do check-in); devem ser apresentadas também as faturas e os comprovantes dos pagamentos (voucher do cartão de crédito) das mercadorias; o procedimento pode ser realizado um unica vez por trimestre e, finalmente, a devolução é do IVA incidente apenas sobre os seguintes produtos: roupas, calçados, perfumes, acessórios de couro, discos compactos (está escrito assim), artesanato, esmeraldas, jóias, brinquedos, eletrodomésticos, roupa branca (para casa), material de serralheria. A lista suscita algumas dúvidas que, imagino, o próprio setor pode dirimir. E quanto ao uso do cartão de crédito, diminui a nossa vantagem em 6%, que é o IOF que no Brasil pagamos para usá-lo com moedas estrangeiras, mas ainda assim teremos devolvido cerca de 10%, o que não é desprezível. Ah, a devolução é feita através do próprio cartão de crédito. O fato é que não pude desfrutar da devolução, pois fiquei sabendo com certeza as regras no aeroporto na hora da partida. Antes, na cidade, tive algumas poucas informações vagas. Ninguém no comércio tinha informação muito clara sobre a novidade. Fica pra próxima! E para os felizardos que forem para a Colômbia e lerem essa notícia de hoje em diante.

    Olá, meu marido ficará 15 dias em Bogotá em fev 2015 e quer que eu e minha bebê de 1 ano o acompanhemos. Será conveniente? Minha preocupação e com alimentação (já que ficaríamos em hotel) e com doenças locais (quais? e vacinas?). obrigada

      Olá, Tamara! Quanto a vacinas, é melhor consultar o pediatra. Procure por um hotel com cozinha no quarto ou que tenha estrutura para preparar as comidinhas do bebê.

    Gostaria de saber se é seguro viajar pela Colômbia sem agência. Tem algum riscos, quais os cuidados em Bogotá e Cartagena?

      Clarissa, fiquei 10 dias da Colômbia e me senti bastante segura. Em Bogotá fomos até parados pela polícia e apresentamos nossos documentos e foi tudo tranquilo (isto porque era domingo à noite e andamos do Parque 93 a Zona Rosa e estava bem deserto). Claro que devemos ter cuidado em todos os lugares, até na Europa, mas a cidade é toda muito policiada e os policiais muito simpáticos. Pegamos taxi, ônibus e não fomos com agência. Cartagena é ainda mais segura, pois muito turística e sempre cheia de gente mesmo tarde da noite. Como diz a propaganda, o risco é se apaixonar 🙂

      Também estivemos em Bogotá de 2 a 6 janeiro e o roteiro do André foi excelente . Não tivemos o menor problema com segurança e Cartagena menos ainda .fique tranquilo e hóspede se perto do parque virrey ou do 93 q são proximos e a zona e tranquila pode andar de ônibus transmilenioq da pra encarar

    Olá! As informações do site estão valiosas para a organização da minha viagem para a Colômbia, que vai acontecer agora em setembro. Ainda estou na dúvida sobre qual moeda levar…há alguma dica com relação a isso? Obrigada.

      eu também vou em setembro. com um casal de amigos.
      possuo agencia de viagem e sempre gosto de conhecer os lugares antes de indicar para os clientes. Vou levar dólares e reais também.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito