Guia de Berlim
Natal à moda germânica: os mercados de Natal de Berlim e Viena
Réveillon não é o forte da Europa. Em compensação, o Natal é um sonho, graças aos mercados que tomam conta de praças (e às vezes, de palácios) com comidinhas, bebidas e oportunidades de compras que compensam a distância de casa nessa época em que a tradição manda estar com a família.
A melhor desculpa para antecipar as férias e passar o Natal fora está nos países de cultura germânica, sobretudo Alemanha e Áustria, que têm mercados de Natal fofíssimos. São os Weihnachtmarkte — mas fique sossegado, não é preciso pronunciar para aproveitar.
A única palavra que você precisa aprender é Glühwein (faça biquinho no “u”, diga “glü-váin”), que é o delicioso vinho quente com especiarias indispensável para enfrentar o frio das ruas nesta época.
Acabei de passar por Berlim e Viena a convite das cidades e pude dar um pulinho nos principais mercados de Natal.
Mercados de Natal em Berlim
Mais de 60 mercadinhos de Natal tomam conta de diversos bairros de Berlim, durante essa época do ano. Apesar de não ser a cidade com os mercados mais tradicionais da Alemanha, as feirinhas proporcionam um gostoso contraponto careta ao hype da cidade.
As datas variam de local para local, mas geralmente acontecem entre meados de novembro até as vésperas do Natal, com algumas feiras permanecendo abertas até o comecinho de janeiro.
Wise – Cartão de débito global
Gendarmenmarket
Entre a Konzerthaus (Ópera de Berlim) e a Catedral Francesa (metrô U2) acontece um dos mercados de natais mais importantes de Berlim. Diversas tendas são montadas na praça para abrigar vários expositores: de artesanatos e artigos para decoração, passando por produtos regionais até barraquinhas de comidas típicas.
Lá também é possível encontrar uma filial da Käthe Wohlfahrt, tradicional loja de artigos natalinos de Rothenburg ob der Tauber
Esse é o único mercado da cidade que cobra entrada, apenas 1 euro, mas oferece mais tempo para aproveitar, pois fica aberto até 31 de dezembro deste ano.
Aos acordes de uma simpática banda de papais noéis tocando YMCA com jeitão de música clássica, os corredores ficam mais lotados ao cair do dia. A dica é fazer seu próprio food tour entre uma barraquinha e outra, afinal é uma ótima oportunidade de provar as comidas típicas e os novos sabores dessa época. Vale cada caloria.
Rotes Rathaus
Da grande avenida Karl-Liebknecht-Strasse é impossível não enxergar a roda gigante que fica entre o prédio da antiga prefeitura de Berlim e a Torre da TV. Esse é o principal ponto de referência para quem quer visitar o mercado de Natal da Rotes Rathaus (metrô U2 / U8 / U5 Alexanderplatz).
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Além da pista de patinação no gelo e do carrossel, o mercado traz inúmeras opções de decoração natalina, de presentes e, como não poderia faltar, o tradicional Glühwein – vinho quente com cravo e canela.
Opernpalais
Pertinho da feira da Rotes Rathaus e da Alexanderplatz fica o pequeno mercado da Opernpalais. Cercado por prédios históricos, o Nostalgischer Weihnachtsmarkt am Opernpalais é uma boa opção para quem procura por brinquedos infantis e árvores de Natal verdadeiras – será que dá para levar na mala? 😛
Outros mercados famosos de Natal em Berlim ficam em pontos estratégicos da cidade como a Potsdamer Platz e a sua área reservada para esportes de inverno (pista artificial de esqui e patinação no gelo), a Alexanderplatz e a charmosa feira do Palácio de Charlottenburg.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Mercados de Natal em Viena
Viena fica ainda mais bela durante as semanas que antecedem o Natal. Mais de vinte diferentes mercados pipocam entre as principais ruas históricas, concertos especiais mudam a programação musical e o aroma dos biscoitos natalinos vienenses tomam os ares das ruas e dos tradicionais cafés.
Wiener Adventzauber
O mercado “Magia do Advento” – em uma tradução livre – talvez seja o mais famoso mercado de Natal de Viena.
Localizado em frente ao belo prédio da prefeitura, ele é formado por mais de 150 simpáticas casinhas de madeira que vendem desde aqueles delicados enfeites de natal até luvas, brinquedos de madeira e – para a nossa alegria – muitas guloseimas típicas desta época do ano
Para quem viaja com crianças, a experiência pode ser ainda mais especial. Dentro das salas da prefeitura são oferecidos diferentes workshop para os pequenos onde eles podem aprender, de maneira bem divertida, a fazerem seus próprios presentes de natal e biscoitinhos vienenses a base de castanhas e amêndoas. Da casinha dos Correios você também pode enviar seu próprio cartão postal para qualquer lugar do globo.
A entrada é franca e o mercado fica aberto de 15 de novembro até 24 de dezembro. De 28 de novembro a 21 de dezembro durante todas as sextas, sábados e domingos das 15:30 às 19:00, acontecem concertos especiais de Natal na própria prefeitura, também com entrada gratuita.
Palácio de Schönbrunn
Considerada uma das atrações mais visitadas de toda a Áustria, o Palácio de Schönbrunn também recebe seu mercado natalino entre os dias 22 de novembro e 26 de dezembro. No centro da grande praça, alguns músicos tocam canções natalinas tentando espantar a sensação gélida que as noites de frio em Viena trazem.
Melhores tarifas para aluguel carro na Rentcars em até 10x
Além do vinho quente e das frutas caramelizadas, uma fusão de Alemanha, Suíça e Áustria se reúne entre uma barraquinha e outra. Por isso, não deixe de provar o spaetzle – um tipo de massa/nhoque de batatas, a batata suíça recheada, a raclette – queijo quente derretido e a Kasekrziner, a típica linguiça de Viena recheada de queijo.
Christmas Village na Maria-Theresien-Platz
De 19 de Novembro a 26 de Dezembro, entre o Museu de História da Arte e o Museu de História Natural, mais de 70 stands oferecem diversos artesanatos, louças, chocolate e outras ideias de presentes.
Winter im Museumsquartier ou Inverno no Quarteirão dos Museus
Entre os pátios dos grandes museus acontece o Winter in the MQ, um misto de balada com mercado de Natal que atrai cada vez mais o público jovem. Lá é possível vai encontrar algumas barraquinhas vendendo peças de cerâmica e vidro, joias e outros artigos de decoração.
De 7 de novembro a 23 de dezembro, a feira acontece todos os dias e os DJs que por ali passam prometem aquecer todas as noites com boa música eletrônica.
Mercado de Natal de Spittelberg
Entre as pequenas e charmosas ruas do sétimo distrito, fica – até o dia 23 de dezembro – o mercado que Natal de Spittelberg, um dos bairros do momento em Viena e novo reduto de bares, restaurantes, galerias de artes e lojas diferentes. Passear pelo bairro, visitar a feira de Natal e terminar a noite em um dos novos restaurantes da região rende um ótimo roteiro em Viena
Qual é o seu mercado favorito de Natal em Berlim e Viena? Tem alguma dica especial para aproveitar melhor essa data? Conta pra gente!
Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e de Viena.
Leia mais:
- Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem
- Onde comer em Viena: cafés, confeitarias, brunch, mercado e chefs da moda
- 16 hotéis em Viena comentados pelos leitores
- Concertos, óperas e bailes em Viena: como comprar ingresso e o que vestir
- Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!
- Onde comer em Berlim: 8 lugares testados entre Mitte e Kreuzberg
- Guia de Berlim do Viaje na Viagem
- Guia de Viena do Viaje na Viagem
16 comentários
Achei maravelhos a reportagem, tudo lindo!
Excelente artigo sobre os mercados de natal em Berlim, só queria fazer uma pequena correcao, a Konzerthaus nao é uma ópera, e sim uma casa de concertos de música clássica, mais para uma Filarmonica. Berlim é uma cidade com uma peculiaridade, possui tres óperas : Staatsoper ( a mais antiga e bem próxima ao Konzerthaus ) no lado oriental de Berlim, a Deutsches Oper no lado ocidental de Berlim e a Komische Opern ( que apresenta as chamada operetas, operas mais leves ), que fica também do lado oriental de Berlim e próxima a famosa rua Friedrichstrasse. No mais um artigo muito bom sobre os mercados natalinos, com informacoes precisas e atualizadas. Parabéns.
Quando estudei em Berlim, consegui conhecer 8 mercados, mas queria ter conhecido todos os 60! hehehe nos meus últimos dias na cidade antes de voltar para o Natal, só almoçava e jantava nos mercados – uma coisa mais gostosa que a outra! Contei sobre os 8 aqui: https://www.taindopraonde.com.br/2015/10/mercados-de-natal-berlim-alemanha-weinachten-markt-christmas-market.html.
Muito boas as dicas
Meu esposo e eu vamos visitar Berlim, Praga, Munique e arredores pela primeira vez na primeira quinzena de Novembro/2015. Sabem dizer que nesta época já estão abertas estas feiras de Natal? Ou seria melhor adiar alguns dias nossa viagem? Obrigada!
Olá, Carina! Este site traz as datas:
https://www.christmasmarkets.com/Germany.html
Os mercado a realmente são incríveis, acabei de chegar de Vienna, Praga e Berlim a tradição é tão forte que pra nós acho q ultrapassa apenas o conceito de visita, é uma experiência maravilhosa, vale a pena !
Já tive a oportunidade de passar o Natal em grandes centros como Praga, Paris e Berlim mas nada se compara às pequenas cidades da Alemanha e da região da alsácia na França. Na região germânica sugiro as cidades de Colônia, Würzburg, Dresden e Heidelberg. Lá mercado de natal é coisa séria: muito bem organizado e com uma variedade de comida de encher os olhos, portanto cuidado com as calorias em excesso. Na Alsácia recomendo Colmar e Strasbourg, esta última a melhor. Visitar os mercados de natal da Europa nesta época do ano vale cada centavo de €. Mas, atenção. Planeje com bastante antecedência pois os hotéis ficam “lotados e mais caros”. Boas festas para todos.
Eu ia simplesmente enlouquecer nestes mercados… nunca estive na Alemanha nesta época. Um dia vai acontecer!!! Lindo post e imagens!
Realmente o mercadinho de natal de Viena eh um sonho! Recomendo tambem os mercadinhos de Berna e de Luxemburgo. Atraem muitissimos turistas todos os anos e os precos sao otimos!
Eu gostei muito desse post. Concordo que o natal é o forte das cidades européias, bem mais que o réveillon.
A minha dica é uma cidadezinha na Alemanha chamada Rothemburg ob der Tauber. Eu adoraria passar o natal por lá, ver a cidade toda iluminada e passar na Käthe Wohlfart, com seus efeitos natalinos maravilhosos.
bjs