Guia de Berlim
Berlim
Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.
A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.
A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.
O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Quando ir
Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.
Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).
Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.
Como chegar
De avião
Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.
Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.
Trânsfers privados com nosso parceiro Viator
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
De trem
Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.
Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).
Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.
De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.
De carro
Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Onde ficar
A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).
De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.
Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.
- Berlim: 3 hotéis superdescolados (Circus, 25 Hours Bikini e Michelberger)
- 32 hotéis em Berlim comentados pelos leitores (com mapa!)
- Berlim: o luxo de se hospedar na Gendamenmarkt
Destinos para combinar com Berlim
Quantos dias em Berlim
Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.
Wise – Cartão de débito global
Combinar Berlim com Europa Central
Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.
Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.
Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator
- Viagem privada de um dia a Dresden de trem
- Passeio a pé por Potsdam saindo de Berlim
- Excursão privada a pé: Locais da 2ª Guerra Mundial e da Guerra Fria em Berlim
- Excursão a pé pelo Sachsenhausen Concentration Camp Memorial
Berlim no Viaje na Viagem
- Tempelhof, o aeroporto que virou parque
- Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória
- De volta para o Ocidente: Kreuzberg, Neukölln e outros bairros do momento
- Feirinhas gastronômicas em Berlim: Markthalle 9 e Village Market
- Passes turísticos de Berlim: compare e escolha o seu
- Onde comer em Berlim: 8 endereços entre Mitte e Kreuzberg
- Mercados de Natal em Berlim
- Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário
- Berlim além do básico, com as dicas do A.L.
- Berlim: dicas descoladas
- Compras em Berlim: onde comprar (e em que domingos o comércio abre)
- Berlim de bicicleta e outras dicas, no relato da Gi
- Alsácia, Baviera, Rota Romântica e Berlim: a viagem da Lu
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 2)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 3)
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
424 comentários
Boa tarde! Estou ajudando minha mãe a fechar um roteiro de alemanha e italia. O que acham dessa logistica?
5 noites em Berlim
2 noites em Nuremberg (trecho Berlim a Nuremberg de trem)
4 noites em Munique (trecho Nuremberg a Munique de trem)
4 noites em Roma (trecho Munique a Roma de avião)
5 noites em Vigevano na casa de amiga (trecho de Roma até Milão de trem e depois permanecerão com carro na companhia de amiga local para fazer bate-volta a Verona, Veneza e Lago Como, conforme viavel).
Obs: aéreo de ida por Berlim e volta por Milão.
Olá, Bininha! Excelente, vá em frente!
Qual a melhor logística pra conhecer Berlim Frankfurt e rota romântica de carro
Olá, Marcia! Cidades grandes de carro são um problema. Não esteja de carro nem em Berlim nem em Frankfurt. No seu lugar, eu alugaria o carro ao sair de Frankfurt e devolveria ao voltar ou ao chegar numa próxima grande cidade.
Olá Rick, ó sábio guru!
Vou para Berlin a trabalho participar da ITB semana que vem. Tenho 1 dia livre, 3 dias de evento e último dia livre até umas 4 da tarde quando vamos pro aeroporto. Só vai dar prá ver o básico, também não quero me cansar batendo perna já que tenho 3 dias de feira, mas existe uma enorme chance de nevar 🙃. Quais museus interessantes na região central podem servir de “abrigo”, otimizando o tempo e o clima? O que você sugere além de museu, para um dia que a neve pode atrapalhar? Muito obrigada ☺️
Olá, Ana! Quem responde é A Bóia. A Ilha dos Museus é um complexo com 5 museus vizinhos – os mais importantes são o Pergamon e o Bode. Ali perto fica o Bundestag, o parlamento, cuja cúpula pode ser visitada agendando antecipadamente no site. A Gendarmenmarkt é a praça mais linda da cidade e não está longe dali.
Olá Ricardo,
Irei viajar no final de Abril para Viena (3 dias), Praga (3 dias) e depois finalizarei em Berlim (4 dias). Qual o melhor site para eu comprar passagem de trem para o deslocamento entre esses países?
Obrigada!
Olá, Gabriela!
– https://www.thetrainline.com para todos os trechos
– também https://www.oebb.at/en e https://www.cd.cz/en para Viena-Praga
– também https://www.bahn.de/en e https://www.cd.cz/en para Praga-Berlim
Trainline tem interface em português.
Olá, Ricardo!
Tudo bem?
Qual o melhor site para compra de passagens aéreas? E quando eu devo comprar a passagem aérea para uma viagem internacional, quanto tempo antes da data prevista da viagem? Eu sempre tenho essa dúvida, se compro com muita antecedência ou aguardo. Obrigada e abraços!
Ana
Olá, Ana Lucia! Quem responde é A Bóia. Sites como Kayak e Skyscanner são comparadores de preçoe e remetem para os vendedores. Normalmente sai mais barato direto com a cia. aérea. Compre pasagens internacionais entre 8 e 3 mewses de antecedência.
Olá, Ricardo
Boa tarde!
Vou viajar para Berlim com o meu esposo e seguindo as suas dicas maravilhosas, vou fazer um Bate-volta a Dresden e Potsdam. Vou ficar 6 dias no total. Você considera muitos dias, ou está excelente? É porque sobraram 3 dias completos para visitar Berlim. Preciso muito da sua opinião. Outra coisa o post sobre Berlim, o que visitar, o que fazer, já saiu?
Muito obrigada!
Feliz 2023!
Abraços!
Olá, Ana Lúcia! Quem esponde é a Bóia. INfelizmente ainda não organizamos o guia de Berlim. O conteúdo é o que está listado nesta página. 3 dias para visitar Berlim não é exagerado não.
Olá! Pretendo fazer o “circuito” Berlim-Budapeste em abril de 2023 mas estou com dificuldade de conseguir o voo iniciando de Budapeste… Entendi que dá pra fazer no sentido oposto, começando de Berlim, mas gostaria de saber qual o motivo da recomendação/preferência do Ricardo de iniciar por Budapeste antes de comprar a passagem. Obrigada.
Olá, Amanda! Não há nenhum problema técnico no sentido inverso, apenas o Ricardo Freire acha que a sequência Budapeste-Viena-Praga é mais interessante do que a oposta.
Oi Boia/Ricardo, tudo bem?
Berlim é uma das minhas paradas no tour pela Europa que faço com meus dois meninos adolescentes em Janeiro/23.
Planejando ficar 04 dias, além do básico de Berlim alguma outra dica que case com programa para os adolescentes?
Abraços,
Olá, Gisele! Veja se tem alguma boa ideia aqui:
https://www.visitberlin.de/en/events-teenager-berlin
Fala Boia/Ricardo! Boa noite.
Estou indo a Berlim no meio de Janeiro, semqpre que viajei encontrei os roteiros redondinhos de 4,5 ,6 dias como de Paris por exemplo. Porém não estou encontrando nada aqui neste post destes roteiros prontos. Eles estão em outro lugar do site. Desde já muito obrigado
Olá, Vinicius! Infelizmente ainda não deu para fazer.
Olá tudo bem? vc acha muito ruim ir no inverno, perto do natal?
difcil passear?
Olá, Juliana! Os dias são mais curtos, escolha um lugar confortável para se hospedar. Deve nevar na cidade. Até o dia 23 de dezembro aproveite os mercados natalinos.