Portão de Brandenburgo

Guia de Berlim

Berlim

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar a berlim

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Hotel 25 Hours Berlim

Destinos para combinar com Berlim

Quantos dias em Berlim

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Combinar Berlim com Europa Central

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

    Berlim no Viaje na Viagem

    424 comentários

    Caros Ricardo e Bóia,

    Irei a Europa em outubro de 2014 e quero comprar as passagens de trem pela internet na DB, para o trecho Praga – Berlim e quero incluir uma parada de 24 horas em Dresden. Sei que é possível, aproveitando o mesmo ticket, já vasculhei o site da DB ,mas não estou consigo encontrar a opção. Acho que é “stopover”. Por gentileza, poderiam me ajudar.
    Muito obrigada.

    Rosane Pereira

      Olá, Rosane! Não acreditamos que o stopover dê direito a uma parada de 24 horas, não. Você teria que seguir viagem no mesmo dia.

      Olá Rosane,

      Sim, é possível fazer o stopover, contanto que entre o início da sua viagem (no caso em Praga) e a chegada à estacao final (no caso Berlim) nao se passem mais do que 48 horas.

      Entao é perfeitamente possível uma parada de 24 horas em Dresden, utilizando um único ticket de trem.

      Para marcar o stopover, clique em “Change other data” logo abaixo da caixa onde está marcado Praga e Berlim, e depois clique em “Enter stopovers”, colocando Dresden e o tempo desejado (neste caso 24:00).

    Olá, estou adorando o site.
    Gostaria de saber se vale a pena ficar 20 dias em Berlim.
    Pensei também em dividir a viagem e fazer multi-destinos. Brasil x Barcelona x Berlim x Brasil. Essa opção é muito cansativa? O que poderia aproveitar mais ficando em Berlim e fazendo bate-volta?
    Obrigada.
    Bjs

    Vou estar em Berlim e tenho 4 ou 5 dias livres antes de voltar ao Brasil. Pensei em aproveitar para conhecer Viena e já voltar direto de lá.
    Qual a melhor forma de fazer Berlim/Viena? Não estou considerando os voos “low cost” pois vou estar com toda a bagagem de 1 mês de viagem….
    Obrigada!

      Olá, Marcia! O único transporte civilizado é o avião. De trem são 9h30 de viagem.

      Se você não comprou sua passagem, orce quanto custa incluir o trecho Berlim-Viena na sua passagem internacional saindo do Brasil.

    Oi Ricardo,
    Li em outros blogs que em Berlim pode-se beber água da torneira, mesmo nos hotéis.Então não preciso gastar meus preciosos euros com água, isso é verdade?
    Obrigada.
    Gláucia.

      Olá, Gláucia! Sim. Mas comprar água em minimercados é baratinho. Água só é cara em restaurantes.

    Olá! Vou para a Europa na próxima semana – meu roteiro: Budapeste (3 dias), Viena (3 dias), Praga (4 dias), Berlim (3 dias) e Londres (5 dias). De Budapeste para Viena e Viena para Praga vou de trem, de Berlim para Londres de avião…Minha dúvida: fazer o trecho Praga-Berlim de trem ou ir de Praga para Dresden de trem (logo cedo), passar o dia na cidade e então seguir para Berlim de carro – assim consigo aproveitar um pouco das estradas da Alemanha sem pagar a taxa para devolução de carro em outro país. Me ajuda?

      Olá, Mariana! Tanto perrengue de pegar e devolver carro alugado para andar 190 km? Continue no trem. Deixe para experimentar as estradas alemãs quando você voltar e fizer uma viagem que requeira curtir as estradas alemãs.

    Estou indo para Berlim em meados de setembro para um curso (duração de 1 mês) que fica em Neuköln. O curso só ocupa a parte da manhã e pretendo usar a tarde para conhecer a cidade. Considerando o custo e os benefícios, acha melhor ficar próximo ao curso ou em Mitte?
    Acha viável conseguir um hostel que tenha quarto individual com banheiro?

    Obrigada pelas dicas, sempre muito úteis!

      Olá, Marcia! Neukölln é um bairro que está acontecendo, por isso pode ser interessante ficar por lá mesmo. O hostel 2A tem quartos individuais também.

    Olá! Pretendo fazer minha 1ª viagem internacional em janeiro (e sozinho) e escolhi começar por Berlim pela localização, história e custo. Primeira pergunta:escolhi bem? Também pretendo ir à Paris. Segunda pergunta:é melhor ir de trem ou avião (custo-benefício)? como compro a passagem Belim-Paris? Acho que vou ficar 15 dias, dá pra encaixar um bate-volta pra Varsóvia e alguns dias em Roma? Vou levar 10 mil reais, é suficiente? Quais recomendações para um marujo de primeira viagem, solitário e que gosta de conhecer os lugares à pé, como eu?

    Irei a Berlim este mês mas ainda não li nada sobre uso de celular e internet. Já que o ” comandante” está na Alemanha, será que vocês tem alguma dica pra dar neste sentido, porque de resto as informações obtidas, como sempre, estão ótimas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito