Guia de Berlim
Berlim: um bate-volta a Potsdam
O bate-volta a Potsdam é um passeio que cabe bem em roteiros de Berlim um pouquinho mais folgados. Tendo pelo menos quatro dias inteiros na capital, programe uma manhã para conhecer o belo palácio onde Frederico II, rei da Prússia, gostava de passar seus verões.
Como chegar
A maneira mais prática de fazer o bate-volta a Potsdam é de S-Bahn, o trem suburbano. São 46 minutos de viagem desde a estação da Alexanderplatz, ou 40 desde a Berlin Hauptbahnhof. Os trens passam de 10 em 10 minutos.
Compre o passe de um dia (Tageskarte) válido para as zonas ABC. Custa 7,70 euros e dá direito a viagens ilimitadas em transporte público no dia da validação.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Caso tenha um passe de 7 dias para a zona AB (nossa recomendação caso você fique pelo menos 5 dias em Berlim), neste dia complemente com um bilhete ida e volta zona BC.
Chegando lá, uma caminhada de pelo menos meia hora leva da estação de Potsdam ao Parque Sanssouci. Os ônibus 612, 614 e 650, que saem da estação, em 10 minutos desembarcam na parada Schloss Sanssouci, para quem for mais preguiçoso. A linha 695 faz um trajeto um pouco mais longo, mas leva também à Nauener Tor, Orangerie e Neues Palais.
Modo de visitar
A grande atração de Potsdam é o Palácio Sanssouci, no parque de mesmo nome. Foi construído durante o império prussiano no alto de um vinhedo para ser a residência de verão de Frederico, o Grande. Visitar o palácio e seus jardins ocupa uma manhã inteira e já faz valer o bate-volta.
A entrada na bilheteria custa 12 euros, com áudio-guia. Para fotografar nos interiores é cobrado um suplemento de 3 euros.
Como as entradas são limitadas, é recomendável garantir o ingresso assim que chegar, usando o tempo de espera para passear pelos jardins. (No verão os lugares podem esgotar no início da tarde.) Ou então comprar online, com hora marcada para visita ao palácio, ao preço de 19 euros.
Leia mais:
- Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória
- Hotéis em Berlim: o relato dos leitores
- Guia de Berlim no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
47 comentários
Olá!
Estou saindo de Berlim no dia 22 de outubro para Amsterdam. Poderia me informar se há algum trem de alta velocidade que faz esse percurso? Ou vale mais a pena um low cost, mesmo com o tempo de check in e deslocamentos? Obrigada!
Olá, Olguinha! De trem são 7h de viagem. Vá de low-cost se você estiver viajando leve.
Pessoal, uma dica preciosa: quem quiser visitar algumas cidades interessante da Polônia, ou mesmo Praga, utilize a PolskiBus: https://www.polskibus.com/
Compra-se o bilhete on-line, os ônibus saem do aeroporto Shönefeld (SXF) ou da Estação Central (ZOB), tem wi-fi e são muuuuuuuuuuuito mais baratos se comparados com o trem.
Viajei de Berlin para Póznan (cidade bem agradável, assim como Wroclaw) e foi tudo muito tranquilo. Recomendo!
Ola boia vou em agosto para frança, Alemanha , Inglaterra , polônia e holanda , tenho que fazer algum seguro saude , e o que é melhor levar o Global Travel que tem opçao para dolar libras e euros ou cartao para cada ?
Olá, Max! Sim, o seguro-assistência é exigido na imigração: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
O Global Travel tem bandeira American Express e é melhor aceito nos Estados Unidos. As bandeiras Visa e MasterCard são melhor aceitas na Europa.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/
Você vai precisar de um cartão para cada moeda. Se levar uma moeda só, pagará taxa de conversão de 5% quando usar num país com moeda diferente.
Caro
Parabéns pelo site
Sou aquela marinheira de primeira viajem literalmente. Tenho o passaporte e já tracei umas idéias. Pode me ajudar por onde começar? Não tenho a menos idéia. Preciso de dicas até mesmo de agÊncias ou se vale a pena uma agÊcnia.
Grande abraço e obrigada
10 dias
Frankfurt, Berlim, Amsterdam, Bruxelas, Paris, Barcelona, Madri e Turim.
Olá, Shirley! Caramba, a sua viagem está uma maratona. Não dá para conhecer uma cidade por dia. Os deslocamentos levam tempo, são caros e cansativos. Vale mais a pena escolher duas e ficar mais tempo.
Veja quantos dias ficar em cada cidade da Europa:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
Veja todas as dicas para montar seu roteiro:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/
Oi Pessoal! Estou pensando em viajar para Berlim e outras cidades do Leste Europeu em Julio e gostaria saber se alguém tem uma dica respeito de Guias turísticos, estudantes universitários que fazem o serviço de Guias em algumas cidades Europeias a preços bem mais em conta que “as AGENCIAS”, alguém tem uma dica. Obrigado
Raul
Olá, Raul! Os melhores passeios são agendados nos hostels. Mesmo que você não esteja hospedado, passe num e veja as opções.
Alguém saberia me dizer se há ônibus para fazer o percurso Berlim – Hamburgo, qual a duração da viagem e quanto custa em média? Pergunto pois o site que encontrei está todo em alemão e não oferece a opçaõ de outra língua. Além do mais, achei o trem muito caro. Obrigada
Olá, Adriana! O trem é em conta quando comprado com 60 dias de antecedência.
Informe-se sobre ônibus em https://www.eurolines.com .
Adriana, dá uma olhadinha aqui: https://vivaberlim.com/2013/01/11/como-viajar-de-onibus-pela-alemanha-e-europa/
Olá Bóia e demais leitores. Viajo com meu namorado para a Alemanha de 12/10 a 23/10/12. Chegarei por Munique e voltarei por Hamburgo. Gostaria de incluir a rota romântica e Berlim. Será que o tempo é suficiente? Alguém sabe como costuma ser a temperatura nessa época? Gostaria de sugestões com relação ao roteiro. Pretendo alugar um carro mas tenho receio de que ele se torne um “estorvo” nas cidades maiores por conta de tráfego intenso e dificuldade de estacionar. O que vcs acham?
Oi Adriana,
a temperatura agora é super agradável, é só levar um casaquinho pra noite. Não acho que o tráfego seja difícil nas cidades maiores, em Berlim é super tranquilo inclusive de estacionar; mas não dá pra negar que os trens são super bons com milhões de horários, roteiros, preços. E ir pra Alemanha e não passar em Berlim é um crime…
Está na hora de voltar a Berlim, para poder ticar essa lacuna que ficou da primeira vez lá!
Potsdam tem um lugar muito especial no meu coração. Foi minha casa por alguns meses no verão de 97 (#entregueiaidade). A cidade é muito mais que o Sanssouci, mas sem dúvida se a pessoa só tem um dia pra visitar, o Sanssouci é o que precisa ser visto. O Neues Palais tb é lindo, e pros que curtem história acho fundamental ir ao Cecilienhof, onde assinaram o fim da 2a Guerra. Pros apaixonados por ciência, se tiverem tempo extra, vale pescoçar a casa de verão de Einstein em Caputh, pertíssimo dali, e o EinsteinTurm, que é um monumento astronômico bacana. Apesar de fora de mão, adorava visitá-lo. 🙂