bate-volta a potsdam berlim

Guia de Berlim

Berlim: um bate-volta a Potsdam

O bate-volta a Potsdam é um passeio que cabe bem em roteiros de Berlim um pouquinho mais folgados. Tendo pelo menos quatro dias inteiros na capital, programe uma manhã para conhecer o belo palácio onde Frederico II, rei da Prússia, gostava de passar seus verões.

Como chegar

A maneira mais prática de fazer o bate-volta a Potsdam é de S-Bahn, o trem suburbano. São 46 minutos de viagem desde a estação da Alexanderplatz, ou 40 desde a Berlin Hauptbahnhof. Os trens passam de 10 em 10 minutos.

bate-volta a potsdam

Compre o passe de um dia (Tageskarte) válido para as zonas ABC. Custa 7,70 euros e dá direito a viagens ilimitadas em transporte público no dia da validação.

Caso tenha um passe de 7 dias para a zona AB (nossa recomendação caso você fique pelo menos 5 dias em Berlim), neste dia complemente com um bilhete ida e volta zona BC.

Berlim: um bate-volta a Potsdam 1

Chegando lá, uma caminhada de pelo menos meia hora leva da estação de Potsdam ao Parque Sanssouci. Os ônibus 612, 614 e 650, que saem da estação, em 10 minutos desembarcam na parada Schloss Sanssouci, para quem for mais preguiçoso. A linha 695 faz um trajeto um pouco mais longo, mas leva também à Nauener Tor, Orangerie e Neues Palais.

Palácio Sanssouci, Potsdam

Modo de visitar

A grande atração de Potsdam é o Palácio Sanssouci, no parque de mesmo nome. Foi construído durante o império prussiano no alto de um vinhedo para ser a residência de verão de Frederico, o Grande. Visitar o palácio e seus jardins ocupa uma manhã inteira e já faz valer o bate-volta.

Berlim: um bate-volta a Potsdam 2

A entrada na bilheteria custa 12 euros, com áudio-guia. Para fotografar nos interiores é cobrado um suplemento de 3 euros.

Jardins do Palácio Sanssouci, Potsdam

Como as entradas são limitadas, é recomendável garantir o ingresso assim que chegar, usando o tempo de espera para passear pelos jardins. (No verão os lugares podem esgotar no início da tarde.) Ou então comprar online, com hora marcada para visita ao palácio, ao preço de 19 euros.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    47 comentários

    Visitei Potsdam no Inverno, Verão e Outono e acho q cidade uma delícia e meio dia é muito pouco para tudo que podemos visitar na cidade.. O ideal na minha opinião é passar pelo menos 1 dia inteiro na cidade. Minha última passagem pela cidade foi em Outubro de 2009 e virou post https://mauoscar.com/2009/11/03/potsdam/

    Não vejo a hora de voltar para a Alemanha 😀

    Obrigada, Neusa! Vou com certeza levar as suas observações em consideração!
    Bóia, gostei muito do post sobre viajar à Europa no inverno.

    Além de todo o complexo de palácios, Potsdam (que é a capital do estado de Brandenburg) tem muito mais a oferecer.

    Para quem gosta de história, lá ficam o Cecilienhof, onde aconteceu a Conferência de Potsdam entre Churchill (depois Attlee), Truman e Stalin, quando foram definidas as punicoes aplicadas à Alemanha após a Segunda Guerra; fica também a ponte Glienicke Brücke, onde eram feitas as trocas de prisioneiros durante a Guerra Fria.

    Muito legal é também a Alexandrowka, o bairro russo, e o Filmpark Babelsberg, o estúdio de cinema com quase 100 anos de idade, ainda ativo hoje em dia.

    Potsdam é fantástica!! Vale a pena, desde a viagem de trem onde a paisagem é muito legal. Vá a pé até da estação ao parque Sanssouci, é perto e muito legal para conhecer um pouco da cidade. No parque além do palácio vale uma boa caminhada pelo parque que é maravilhoso, principalmente na primavera/verão.

    Postsdam é realmente uma cidade incrível!

    Dá para chegar à pé da estação de trem até os jardins e os palácios.

    Porém, Postdam é muito mais do que isso. Tem vida própria, pois, só estando lá para saber.

    Alguém já foi em Berlim no inverno? Não me incomodo muito com o frio, mas fico preocupada que o clima atrapalhe muito a viagem.

      Olá Juliana,

      Fomos no inverno. Estava muito frio (cerca de 8 graus negativos), e com vento não deu para passear nos jardins (que também não estava muito bonito). O palácio em si é pequeno, e não é como Versalhes, nem como o Residenz de Munique. Também não ostenta muito, é mais simples.

      Se você nunca foi a um palácio, vale a pena. Mas se já visitou outros… Não sei não… Não achei que valeu a pena no inverno, pois não tinha como fazer o passeio nos jardins. Imagino que num dia de sol, com várias pessoas por lá, seja mais agradável.

      Acaba que você gasta umas duas horas para ir e voltar, mais o tempo lá, e como no inverno escurece mais cedo, não sobra muito tempo pra aproveitar outras coisas em Berlim.

      Ops Juliana,

      Acabei respondendo sobre Potsdam. Sobre Berlim, tranquilo. É só ir bem agasalhada e ler o post acima (da bóia) !!!

      Eu já fui no inverno, na primavera e no verão, no inverno é frio e escurece muito cedo, poucas coisas estão fechadas, dá para aproveitar bastante.

      Potsdam não, mas Berlim sim (inclusive estava nevando). Não atrapalhou nada, fiz todos os passeios que tinha programado fazer sem nenhum problema. Claro que com -2, -3 não dá para sentar num café com mesinhas na varandas (por exemplo), mas a lindeza de ver aquela paisagem nevada compensou qualquer coisa. Se você for perto do Natal, uma atração a mais são as Weihnachtsmärkte (marcados de Natal).

    Eu também adorei passar um dia em Potsdam. Realmente vale a visita 😉 Talvez se tivesse um tempo sobrando no roteiro até dormiria uma noite por lá. A rua principal fica toda animada no final do dia quando os turistas começam a deixar a cidade. Lá tem uma barraquinha de cachorro quente que é uma delicia, principalmente para quem viaja com $$ apertado #ficadica 😉

    Eu fiz esse bate-volta (que levou um dia todo, pois passei também em Cecilienhof) e amei. Foi um dos pontos altos da minha viagem a Berlim. Sanssouci é impressionante, com seus novos e antigos palácios.
    Embora tenha ido no verão, não peguei muitas filas. Recomendo a visita!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito