Guia de Barra Grande do Piauí
Onde ficar e comer em Barra Grande do Piauí
Como todo point de kitesurfistas, Barra Grande do Piauí se tornou um polo de pousadas e hotéis charmosos – alguns deles com pegada sustentável.
A gastronomia, claro, anda junto – você vai encontrar cardápios e ambientes cosmopolitas.
Não importa onde você esteja hospedado na vila, estará a uma curta caminhada da praia e dos restaurantes. Você só vai precisar de carro caso se hospede na Barrinha, a 3 km do centro.
Confira nossas dicas de onde ficar em Barra Grande do Piauí.
Onde ficar em Barra Grande do Piauí
Barra Grande do Piauí pode ser dividida em duas regiões: a parte ‘antiga’ da cidade, que está a oeste (esquerda) da praça central, e a parte ‘nova’, que surgiu com o kitesurf, a leste (direita) da praça central, onde estão os restaurantes.
Nas duas regiões você encontrará pousadas situadas pé na areia e também nas quadras próximas à praia. Também é possível se hospedar no povoado da Barrinha, 3 km adiante na direção leste.
Pousadas à beira-mar
BGK
As iniciais da BGK entregam as origens da pousada: Barra Grande Kite Camp. Foi a partir deste kite camp que Barra Grande foi recolonizada por kitesurfistas.
A pousada, como não poderia de ser, evoluiu com a vila. Não há mais vestígio dos quartos originais. Todas as acomodações são bangalôs de madeira sobre palafitas, inspirados no estilo da Vila Kalango de Jericoacoara, com uma salinha com chão de areia no vão de baixo e o quarto no alto, com varanda. A arquitetura e o trabalho de marcenaria são menos elaborados que os da Vila Kalango, mas todos os quartos têm ar-condicionado.
Os mais novos (e caros) ficam na linha de frente, junto à praia. Recentemente, uma bonita piscina foi construída no centro do terreno.
Hospedar-se na BGK é garantia de estar no epicentro dos acontecimentos na temporada das velas — o segundo andar do bar Pé de Vento, que funciona dentro da pousada, é o melhor camarote para acompanhar o kitesurf em ação.
Manati
Se você busca aquele formato clássico de hotel à beira-mar com piscinão perto da areia, vai gostar da Pousada Manati. A pousada compete pelo nicho dos não-velejadores: tem fartura de espreguiçadeiras, sala de ginástica bem equipada, sauna, e é a mais estruturada para receber famílias (oferece playground e copa do bebê).
Os apartamentos são de alvenaria e vêm em 3 tamanhos. Eu não gosto dos vidros verdes (não têm nada a ver com uma praia como BG), mas sei que sou chato.
Casa Areia
Localizada na parte ‘antiga’ da vila, a Casa Areia tem pinta ‘daquela’ casa de praia pé na areia que você gostaria de construir. O sobrado de alvenaria tem quatro suítes espaçosas e um varandão sobre palafitas que funciona como deck suspenso. A praia em frente é tida como o melhor trecho para o kite.
Pousadas perto da praia
Chic Hotel Boutique
O Chic Hotel Boutique é um fenômeno: uma pousada de luxo em lugar remoto que entrega luxo de verdade. Em nenhum momento a pousada apela para a rusticidade como substituto fácil para a qualidade.
O padrão de construção é altíssimo: apartamentos amplos e confortáveis, com móveis e equipamentos que você não esperaria encontrar no litoral do Piauí.
Com apenas quatro suítes e uma villa, é perfeita para casais em busca de um clima de lua de mel. Não está à beira-mar, mas tem vista desimpedida do horizonte (graças a uma área de preservação). O café da manhã é posto na mesa — não deixe de experimentar os fabulosos cannelés, bolinhos de massa esponjosa típicos de Bordeaux.
E a piscina parece ter sido feita para apreciar o pôr do sol a bordo de uma taça de vinho branco.
A pousada fica no lado ‘antigo’ da vila — mas se você tiver preguiça de sair à noite para a zona do movimento, o restaurante da pousada, de cardápio ‘fusion’ contemporâneo, é dos melhores do pedaço.
La Cozinha Bungalows
Em 2016, o restaurante mais concorrido de Barra Grande ganhou uma ala de hospedagem: nascia a pousada La Cozinha Bungalows. Nos fundos do terreno, estão instalados 4 bangalôs (um deles duplex, para famílias) e mais um quarto que aproveita uma das paredes do restaurante.
Todos são confortáveis e decorados sem grandes luxos, mas com bom-gosto e leveza. O projeto é todo trabalhado na sustentabilidade: a água é de captação de chuva, e a energia, solar. A piscina tem uma raia e outros dois nichos, e está circundada por um deck classudo.
O café da manhã e os petiscos têm o padrão de qualidade La Cozinha, e os hóspedes têm prioridade parar reservar mesas no jantar. A praia está a duas quadras.
Aldeia Namoa
O capricho da Aldeia Namoa já se percebe na entrada: passarelas de madeira conectam todos os chalés e áreas sociais, evitando que os hóspedes sujem os pés na areia. A decoração é rústica e charmosa — e o serviço, elogiadíssimo.
Vilarejo
Escondidinha na rua de trás do fervo, a Vilarejo se diferencia pela estrutura: são bangalôs de dois andares, com saleta e cozinha embaixo, e quarto de dormir em cima, que acomodam até 4 pessoas. O terreno é pequeno mas bem aproveitado, com os bangalôs postados em volta de uma gostosa piscina.
La Plage
Mesmo ocupando um terreno diminuto, a pousada La Plage ostenta uma das maiores concentrações de charme por m² de BG. Toda branquinha, vagamente grega, tem quartos arejados, uma piscina bem-feitinha e um rooftop que funciona com DJ de quinta a domingo. Está a meia quadra da areia.
Pousada Titas
Spin-off da BGK (pertence à filha do fundador), a Pousada Titas tem quartos agradáveis, uma piscininha de fibra e um dos melhores restaurantes da cidade, o Mô Cozinha Afetiva. Fica a uma quadra da praia, exatamente atrás da BGK.
Vento do Kite
A Vento do Kite não apenas está no miolinho dos restaurantes, como faz parte dele: a pizzaria La Pizza pertence à pousada. Os quartos são amplos e arejados (alguns acomodam até 4 ou mesmo 5 pessoas). Todos têm varanda com rede. A relação custo x benefício costuma ser ótima.
Pousada do Fred
Perto da pracinha principal e a uma quadra da praia, a Pousada do Fred é a opção low-cost mais bem localizada de BG. Os quartos são bastante básicos, mas têm ar condicionado e varanda — alguns acomodam até 4 ou 6 pessoas. As áreas sociais são charmosinhas, com destaque para o redário e a pequena piscina (de fibra).
Barra Grande Beach Club
Apesar do nome, o Barra Grande Beach Club não é um bar na praia. É uma pousada situada na parte antiga da cidade, a uma quadra do mar. Os quartos são funcionais e há uma piscina no quintal gramado.
Na Barrinha
BobZ Boutique Resort
Apesar de ter ‘resort’ no nome, a palavra que define o BobZ é ‘boutique’. Localizado no povoado da Barrinha, 3 km a leste de Barra Grande, o BobZ é dono da mais bonita piscina à beira-mar da região. Os quartos unem conforto e rusticidade — as paredes são feitas de compensados de madeira, o teto é de palha. Duas suítes têm jacuzzis com vista para o mar.
Onde comer em Barra Grande do Piauí
A maioria dos restaurantes abre só para jantar. Para almoçar, escolha uma das barracas ou restaurantes de praia (veja aqui).
Os dias de funcionamento podem variar entre alta e baixa temporada — ligue para confirmar horários e, se possível, reservar.
La Cozinha
O chef belga Hervé Witmeur descobriu Barra Grande em 2010, durante uma viagem de kitesurf, e no fim de 2012 já se mudava com a família de Bruxelas para o Piauí. Só que, em vez de abrir uma creperia ou uma pizzaria, como tantos gringos que vêm dar na praia no Brasil, esmerilhou: criou logo o La Cozinha, um restaurante gastronômico, com cardápio autoral.
O menu muda diariamente, respeitando o que chega fresco do mar e os produtos da fazenda orgânica que o restaurante mantém na roça de Parnaíba. Há sempre duas opções de entrada, duas opções de prato e a sobremesa, por preço fixo. (Mas dá para pedir do cardápio também.)
Entre as criações de Witmeur: velouté de gazpacho com gelo de melancia; camarão com açaí e pimenta de cheiro; picanha com pesto de caju, mousseline de batata doce e chips de Parma. O petit gâteau não sai do cardápio. É possível ver os cozinheiros em ação na cozinha aberta, mas o próprio Hervé já não está todas as noites — desde o primeiro semestre de 2019, comanda também o Éllo em Jericoacoara. Reservar é essencial.
- La Cozinha | Pousada La Cozinha Bungalows | Tel. (86) 99907-6012 | Instagram
Mô Cozinha Afetiva
O cardápio mais instigante de Barra Grande está no Mô Cozinha Afetiva. O crudo de peixe vem com picles de quiabo; o croquete é de moqueca de caranguejo; o ceviche faz o casamento da acidez do biribiri com a doçura da cajuína.
Passando aos pratos principais, a massa com frutos do mar tem molho de abóbora e coco fresco; a carne de sol vem com nhoque de macaxeira e creme de queijo de cabra; o peixe é cozido na folha de couve e vem com molho de tucupi e legumes tostados.
Para quem prefere sabores mais ortodoxos, a salada de feijão verde, banana da terra e queijo de quebra, seguida pelo arroz de capote (galinha d’angola) com ovo frito, pode ser a pedida. De sobremesa, creme de bacuri com sorbets de acerola e manjericão. É recomendável reservar.
- Mô Cozinha Afetiva | Pousada Titas | Tel. (86) 99821-3741 | Instagram
Villa dos Poetas
Muito bem instalada a uma quadra da praia, a Villa dos Poetas tem o prato que satisfaz aquela sua fome de ‘comfort food’. O cardápio é uma lista de pratos-que-todo-mundo-gosta, incrementados com um outro detalhe original.
Bolinhos de bacalhau, ‘pastéis cheinhos de carne’ e manjubinhas fritas servem de apertivo. Entre os principais, risoto de filé ao molho demi-glace; fettucine ao sugo com camarões flambados na cachaça; frango com purê de batatas na manteiga de frutas com salada verde.
As duas especialidades da casa são para dividir: o camarão da Villa (flambados na cachaça, com risoto de maçã e cubinhos de bacon) e o baião da Villa (feijão verde, arroz cremoso, queijo coalho e couve crispy). De sobremesa, ‘final feliz’ — petit gâteau de queijo com sorvete de goiabada.
- Villa dos Poetas | R. Pedro de Castro Medeiros, 660 | Tel. (86) 99966-2233 | Instagram
Manga Rosa
Sucesso há 10 anos, o Manga Rosa é o restaurante mais fácil de achar em BG: é uma palhoça com mesas que só não estão no meio da rua porque tem uma cerquinha. O astral é o mais gostoso da vila, e os preços, bastante simpáticos.
Peça um dos aperitivos (dadinho de tapioca, bolinho de peixe, patinhas cozidas de caranguejo), e então entre os peixes (à belle meunière, ao pesto, ao molho de manga e pimenta rosa) e as massas (ao sugo ou aos frutos do mar com coco e coentro). A casa também prepara filé e escondidinhos. Abre ao pôr do sol — para não pegar fila de espera, chegue cedo.
- Manga Rosa | R. Portal da Barra, 300 | Tel. (86) 3369-8151 | Instagram
Bandoleiros
Ponto de encontro tradicional da noite de Barra Grande, o Bandoleiros funciona como restaurante e também como bar, com música ao vivo. As especialidades são grelhados (carne, porco, frango e peixe) e massas — escolha um molho e, se quiser, acrescente um grelhado no mesmo prato.
- Bandoleiros | R. Pontal da barra, 326 | Tel. (86) 99800-4488 | Facebook
La Pizza
Principal pizzaria da vila, a La Pizza fica bem no fervo da parte nova. Agrada a quem gosta de pizzas de massa fina e crocante. No cardápio, além das coberturas tradicionais, há sabores exóticos como carne de sol e parma com gorgonzola.
- La Pizza | Pousada Vento do Kite | Tel. (86) 99809-7939 | Instagram
Ora Burger e Ora Bolas
O Ora Burger combate a síndrome de abstinência hambugueriana oferecendo as versões tradicional, picanha, maminha com gorgonzola, frango empanado e vegetariano. Bacon, ovo e cheddar podem ser adicionados à parte. De sobremesa, escolha uma casquinha na sorveteria Ora Bolas, do mesmo grupo.
- Ora Burger e Ora Bolas | R. Pontal da Barra, 301 | Tel. (86) 98176-7111 | Instagram
Sr. Kalango Food Park
Hipster também tem vez em Barra Grande. O Sr. Kalango é o primeiro food truck park da vila. Tem mesas na areia, música ao vivo e telão — e serve cerveja, drinks, pizza, hot-dog e wraps.
- Sr. Kalango | Tv. Pontal da Barra, 50 | Tel. (86) 99907-8978 | Instagram
14 comentários
Olá, pessoal do VnV!
Pretendo visitar BG em fevereiro – já iniciando as rezas pelo clima seco.
Gostaria de me hospedar em um hotel/pousada de charme e fiquei em dúvida entre dois: La Plage e Mero.
Aceito comentários, palpites, relatos de experiências.
Boas viagens a todos!
Em Barra Grande ficamos na pousada Ventura, que é a irmã menor do Vilarejo. É uma pousada simples, mas confortável. Tem quartos quádruplos, para famílias. Os chalés ficam dispostos em um pátio ao redor de uma piscina. Café da manhã gostoso. O restaurante serve alguns pratos simples no almoço e à noite funciona como sushi bar.
Seus comentários são bem pertinentes. Em viagem de família com adolescentes, nós nestas férias fomos em dois dias para o bar pé de vento (ambiente e muito agradável) e também na La Pizza (bem feita, massa fina) e três dias fomos para a Vila dos Poetas (comida saborosa). Fomos um dia ao MO também o ambiente é uma graça e gostamos. Conheci também a Cozinharte que vende empanadas saborosas. Mas não sei se funciona só nos fins de semana. Sorvete do Ora Bolas todos os dias.
Excelente o seu blog, Ricardo. Parabéns pelo seu excelente trabalho!
Pousada Angels, preço bom e muito aconchegante.
Sou piauiense, embora residindo em outro estado, ja estive em Barra Grande e achei maravilhosa.
Quem tiver oportunidade de conhecer, ficará encantado ( a).
Praias lindas emotivantes gostei muito
Em breve estarei ae
Sempre vou ao Piauí e não sabia destes lugares! Minha próxima viagem é para
Não recomendo a pousada Casa Areia. A casa impressiona, principalmente o terraço, mas a manutenção é péssima! Chuveiro elétrico gotas, tive nojo das toalhas e lençóis, café da manhã fraco, não sei como conseguiu 9,2 no Booking.
Dicas de Pousadas onde fiquei em Barra Grande.
Local que gosto muito
Pousada Fred
Pousada Terra Pátria
São muito boas e acolhedoras.
Tem o Passeio de Canoa pelo Rio em Direção ao Mar,depois passeio de Carroça.
Com o Márcio, diferente é Divertido.