Guia de Bariloche

Bariloche sem neve: bonito de todo jeito

Esta é a minha primeira vez em Bariloche. Nunca vim pra cá antes porque não tenho toda essa fascinação por neve, não (já basta a que tenho com praia). E de livre e espontânea vontade nunca viria  na muvucona máster das férias de inverno (OK, talvez um dia tenha que fazer isso pra registrar aqui no site).

bariloche sem neve

De todo modo, há muito tempo tenho lido e ouvido que a região é linda o ano inteiro. E que depois que a neve derrete (ou antes que ela volte) fica mais gostoso curtir a região. Aproveitei esse finzinho de verão patagônico para fazer o tira-teima e vim conhecer Bariloche sem neve.

Vista de um ponto panorâmico da av. Bustillo

Chegamos sexta à noite, num vôo bem caro da Aerolíneas (260 dólares desde El Calafate, 1h20 de duração). A sexta-feira tinha tido temperaturas altas (chegou a 22 graus), mas no sábado um vento gelado derrubou a sensação térmica para uns 8, 10 graus. (Minhas Havaianas continuam virgens na mala.)

Só aluguei carro a partir do domingo, então no sábado, ainda sem rodas próprias, resolvi fazer meu segundo city-tour de panoramas da viagem pra ver como era.

Nos encaixamos numa saída para o Circuito Chico (chico de “pequeno”;), que em três horas percorre a costeira oeste da cidade e leva a três mirantes belíssimos — um deles, o Cerro Campanario, aonde se chega de teleférico.

Nosso guia fez questão de dizer que o mirante lá do Campanario foi eleito pela National Geographic como um dos 17 com as vistas mais bonitas do mundo. Parece uma coisa meio Jericoacoara no Washington Post, mas uma vez lá em cima, não tive como contra-argumentar.

A vista do Campanario, bis

A segunda parada é num mirante à beira da estrada, de onde percebemos perfeitamente por que o hotel Llao Llao está na melhor localização possível nas cercanias barilocheanas.

O Llao Llao (diga: jao jao)

De lá partimos para rodar pela península onde está o Llao Llao e ir até Puerto Pañuelo, de onde saem os passeios lacustres (incluindo o cruce de lagos). Ali se avista o Llao Llao de outro ângulo, mas é só.

O Llao Llao, de outro ângulo

O que tem pra fazer em Bariloche nesta época?

Bem… sem neve, as montanhas ao redor servem basicamente para trekking (tô fora). Os passeios pelo lago — incluindo pesca esportiva — continuam valendo (mais até do que no inverno). Num esporádico dia quente, dá pra tomar sol (entrar n’água, só no altíssimo verão, e olhe lá).

Mas o grande atrativo de Bariloche sem esqui está na região em torno, onde lagos, montanhas e bosques se combinam de maneira a criar um cartão postal instantâneo não importa para onde você olhe.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Dá pra fazer esses passeios em tours e voltar para dormir todos os dias em Bariloche, mas o mais bacana é pegar um carro, sair por aí e dormir em hoteizinhos charmosos fora da cidade.

    É isso que estamos fazendo desde domingo. Voltamos na quinta a Bariloche só para continuar viagem ao Chile na sexta. Fiquem logados…

    Leia mais:

    425 comentários

    estou programando viagem após o feriado de sete de setembro, será que vou conseguir esquiar, o pacote oferece o hotel nevada, esse é bom

    Ai que dúvida Ricardo… as tarifas dos dois estão iguais. Me parece que terei que decidir entre um hotel moderno, bem decorado, só que mais distante e um hotel antigão, melhor localizado. O que você escolheria?

    Ricardo, vou com a minha mãe para Bariloche no feriado de 7 de setembro. Estou em dúvida entre o Design Suítes e o Hotel Panamericano. Como viajaremos sozinhas, tenho medo que o Design fique meio fora de mão para saídas à noite (queremos conhecer os restaurantes que vc indicou no post “Procurando Palermo”, passear pela Calle Mitre…). Você acha que seria mais indicado ficarmos hospedadas no Centro? Muito obrigada desde já.

      O Design Suites fica a 8 minutos e 8 reais de táxi.

      O Panamericano fica no centro e você sai a pé.

    Ricardo,

    Estou fechando a minha viagem para Bariloche entre os dias 23/08/10 até 29/08/10 para esquiar. Vocês acha que existe grandes possibilidades deste ano não ter neve e consequentemente não conseguirmos esquiar ou posso fechar q

    Olá Ricardo,

    Estaremos em Bariloche (eu+marido+filha 9anos+filha 10 anos), acha que escolhemos certo? Nunca vimos a neve e pelos comentários acima estou com esperança…vamos ficar na hosteria el retorno, conhece?
    nos restaurantes tem comida brasileira? vamos pela cvc.

      Vocês vão gostar. Este ano a neve já chegou. Informe-se com o guia sobre comida brasileira — deve haver mas eu não conheço.

      (Se eu fosse você aproveitava para comer à argentina — carnes + massa — e à patagônia — cordeiro, salmão, truta).

    Vou a Bariloche em outubro com meu marido e minha filha.
    Pensamos em ficar no Llao Llao, mas estou achando que é muito longe do centro.
    Vc acha que vale a pena ou é melhor ficar em outro hotel legal mais central.
    O designer suites fica central?
    Pensei em ficar no Edelweiss, já que é fora de temporada.

      O Design Suites fica no começo da costeira, a 2,5 km do centro, 15 pesos de táxi, 7 minutos de corrida.

      O Llao Llao fica a uns 20 km, mas é um hotel auto-suficiente. Fica em frente ao porto Pañuelo, de onde saem todos os passeios de barco pelo lago Nahuel Huapi, e está próximo às demais paradas do Circuito Chico. Você naturalmente vai querer ir menos ao centro de Bariloche.

      O Edelweiss está bem localizado no centro, fora da parte mais degradada da calle Mitre.

    Fui no fim de agosto de 2009 e incialmente fiquei no Blue Tree que foi um furada. Depois tb fiquei no Design Suites que é sensacional.
    Acho que Bariloche vale muito para quem vai esquiar, comer carne e beber vinho tinto, ou é adolescente e quer sais pra noite.
    O visual do lugar é de arrepiar, esquias no C. CAtedral é sensacional e qdo o corpo estiver cansado ficar na hidro ou piscina aquecida ou no máximo alugar um carro e ir nos arredores.

    Riq, você me indicaria alguma agência de turismo (para fazer os passeios locais) e loja para aluguel de roupas para neve, em Bariloche??? Gostaria de reservar tudo antes, pela internet…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito