passeio atacama geiser del tatio

Guia do Atacama

Atacama: madrugando para ver os geysers de Tatio

Este é o passeio que te mandam deixar para o último dia da sua viagem ao Atacama. Você vai sair de San Pedro, a 2.400 metros acima do nível do mar, para chegar a 4.300 no campo geotérmico de Tatio (mais um substantivo composto para o seu vocabulário.

Depois desse tour, “campo geotérmico” vai virar algo tão corriqueiro como “jardim botânico”), então é bom que seu organismo esteja mais habituado à altitude

Para evitar o mal-estar de altitude (soroche), recomendam não tomar álcool nem comer carne vermelha na véspera. Mas o mais duro é precisar madrugar: é no amanhecer que o vapor é mais intenso e ocorrem os jatos d’água fervendo.

E de San Pedro até o campo geotérmico dá uma hora de viagem.

As vans partem para os gêiseres às 4:00 da matina. É preciso chegar lá antes do sol nascer.

Chegando...

De longe a gente não dá nada pelo bicho. Mas chegando perto…

Geysers de Tatio

Pípols, essa é a fonte luminosa da natureza!

Geysers de Tatio
Geysers de Tatio
Geysers de Tatio

O espetáculo não dura muito. Os geysers funcionam 24 horas por dia, mas o vaporzão e os jatos d’água só são cinematográficos enquanto há um contraste marcante entre a temperatura da água (nesta altitude, entra em ebulição aos 80°C) e a temperatura ambiente (neste nosso dia, -2°C)

Geysers de Tatio
passeio atacama geiser del tatio

Assim que o sol aparece a temperatura ambiente começa a subir, e o bafo matinal da mãe Terra vai amainando.

passeio atacama geiser del tatio
Dia nascendo nos Geysers de Tatio

Hora do café, então…

Para ver fotos boas de verdade, visite este post da Silvia de Oliveira no Matraqueando, ilustrado pelos cliques do Raul Mattar.

  • Esse é um dos passeios mais curiosos do Atacama
  • É recomendável deixá-lo para o último dia, assim seu corpo consegue se aclimatar melhor
  • Não subestime as temperaturas baixas, vá bem agasalhado
  • No dia anterior pegue leve no álcool, na alimentação pesada e durma cedo
  • Prove o pastelzinho de queijo de cabra que geralmente é vendido na volta do passeio
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapéu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Passeio a convite do hotel Tierra Atacama.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    63 comentários

    Parabéns a vc e a Silvia pelas fotos e clareza nas dicas e explicações. Estou progamando juntamente com meu marido viajar de carro da Bahia até atacama. Nossa previsão é para estarmos lá de 12 a 20/06/12. Vc teria informações a respeito dos acessos aos Passo de Jama e los Libertadores nessa epoca (início de inverno. Esperamos resposta, um abraço.

    Pessoal, tenho uma pergunta meio ridícula pra fazer, mas enfim…
    Por acaso vocês sabem se em San Pedro existe algum lugar que alugue roupas/casacos para enfrentar o friozão da madrugada nos geysers (como costumam alugar nas pistas de ski)?
    Eu tenho um mega casacão ótimo para o frio, mas estou pensando se vale a pena ficar carregando na mala a viagem inteira, pra usar só um ou dois dias no Atacama.
    Dicas/sugestões são bem vindas! Thanx!

      Eu passei na cidade só uma tarde… meu hotel ficava nas redondezas, não deu tempo de reparar nisso. Se não aparecer ninguém para responder, te sugiro tentar trocar um email com o hotel ou pousada onde vais ficar; eles devem saber.

    O Atacama é um deserto relativamente frio em sua maior parte, mesmo no verão não faz calorão como no Saara ou em alguns desertos dos Estados Unidos, em áreas altas o sol deixa uma sensação muito maior do que a temperatura durante o dia, sob o sol pode parecer estar mais de 30ºC quando na verdade a temperatura mal alcança os 20ºC, em lugares mais altos como o Tatio isto se acentua. As áreas de menor altitude são refrescadas pelo vento sempre fresco do mar, como entre Antofagasta e Arica.

    Fui para o Atacama no inverno. Embora durante o dia a temperatura fosse agradavel, à noite, em San Pedro, caia para 0 grau. Em Tatio, deu -15, às 6h da manhã. Dava vontade de mergulhar num gêiser, hehehe

    Oi Riq, tava “quente” até quando você foi. Peguei -13ºC lá!!! Muito difícil ficar parada lá, ficamos caminhando e pulando para aguentar! E de biquini por baixo para depois ir nas Termas de Puritama…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito