Guia do Atacama
Fim de tarde no Salar de Atacama
Confesso que, ao chegar ao local, ao Salar de Atacama, não achei que o passeio fosse ser isso tudo o que falavam.
Às 6 e pouco da tarde (o Chile continuava artificialmente em horário de verão) a luz era chapada; o salar de Atacama (uma escultura impressionante da natureza, desenhada pela evaporação) estava um cinza-sujinho; e nada indicava que eu fosse fazer uma colheita satisfatória de fotos.
De cara, eu já vi que a minha zoom (a pobre Zunzinha) não era suficiente para pegar os flamingos que pastavam no laguinho salgado (os bichos ficam 95% do tempo de cabeça baixa ruminando micro-camarões).
Além do quê, fiquei envergonhado — ao meu lado havia um grupo de fotógrafos de verdade, que dominam suas câmeras (eu sou dominado por minha)
Mas eis que… dez minutos depois o sol começou a baixar e a esquentar a paleta de cores de uma maneira incrível.
Mala de bordo nas medidas certas
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
As cores apareciam como se Alguém lá em cima estivesse operando a função contraste do Photoshop, sem medo de ser feliz.
Por sorte, consegui até acertar o foco numa mini-revoada de flamingos que passou por cima de mim. (Já tinham passado outras e eu tinha perdido todas.)
Menos de quarenta minutos mais tarde, quando começou a se esconder por trás da cordilheira, o sol foi esfriando os matizes. Nem parecia o mesmo lugar que eu tinha acabado de fotografar.
Fomos embora, e a aura amarelada do lento pôr do sol do deserto nos acompanhou por boa parte da viagem de volta ao hotel.
- Considerado o terceiro maior salar do mundo, o Salar de Atacama fica a 2.300 metros altitude e aproximadamente a 55 quilômetros de San Pedro
- Passeio ideal para o final da tarde, com direito ao pôr do sol e a vista para o vulcão Licancabur
- O caminho é plano e não requer participar de grandes trilhas
- É nessa região que fica a Reserva Nacional dos Flamingos
- Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapeu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado
Leia mais sobre passeios no Atacama
- Madrugando para ver os geysers de Tatio
- Vale o passeio: Vale da Morte e Vale da Lua
- Fim de tarde no Salar de Atacama
- Cactus gigantes na trilha Inca de Guatin
Passeio feito a convite do hotel Tierra Atacama.
69 comentários
Ana Carolina,
Obrigada pelas dicas,vou dar uma olhada e te retorno!!!!!
Ricardo,
Vamos p/ o Chile, eu e meu marido, em Agosto e saio do Rio p/ Atacama,pensamos em ficar 4 noites?!! Depois partimos p/ Santiago e subimos p/ Vale Nevado,pensamos em ficar 3 noites e terminamos em Santiago c/ 2 noites!Vc acha legal esse tempo p/ cada lugar? Vc poderia nos dar dicas de pousada charmosa e c/ bom preço em San Pedro??
Vc indica alguma pousada charmosa em Farelones e hotel barato e bem localizado em Santiago???
Obrigada Maria Claudia
Maria Claudia
Irei ao Atacama também em agosto.
O Ricardo Freire fez um post bem legal sobre o Tierra Atacama ( https://www.viajenaviagem.com/2010/04/atacama-com-estilo-tierra-atacama ), mas estava fora do meu orçamento.
Segui as dicas da Silvia Oliveira, do Matraqueando, cujos links vc encontra no https://www. viajenaviagem.com/2010/02/santiago-atacama-sem-ir-a-falencia-no-matraqueando/ e reservei o Parina Atacama, que é um apart-hotel. Já adiantei metade da estadia e consegui por 55.000 pesos (uns 102 dólares/diária já convertidos no cartão).
Eu gostei muito do Hotel Altiplânico (eles têm uns pacotes prontos que eu achei simpáticos), mas não tinha para o período que eu queria, então resolvi ir na opção econômica e honesta indicada pela Silvia (tudo o que se fala sobre SPA é que é “overpriced”, então achei justo pagar 100 dólares para ter uma cama decente e calefação no inverno).
Você vai precisar de quatro dias inteiros no Atacama para fazer todos os passeios. Três dias no Vale nevado só se você quiser esquiar mesmo.
Em Santiago tente o Holiday Inn Express El Golf.
RICARDO MIL VEZES PARABENS!
Estou indo ao Chile em Agosto e se Deus quiser (e ele ha de querer!!!) ficarei 3 noites em Valle nevado e 5 no Atacama. Inclusive, seguindo as suas dicas e da Silvia montei um roteiro e ate consegui comprar as passagens pra Calama daqui do Brasil.
Detalhe: me programei pra estar descendo de valle nevado no mesmo dia do meu voo pra Calama q esta marcado para 16:15 (LAN). esqueci do horario de funcionamento da Estrada Farellones…Será q vai dar tempo??
Obrigada
Parece que de segunda a sexta não há restrições. Sábado, domingo e feriado é que a estrada funcionaria só para subida até às 14h e para descida a partir das 16h. Confira ao chegar, ou entre em contato com o hotel já.
Valeu!!!
Estou atacamada com o impacto destas fotos!Médico urgente!:)
Oi Ricardo, suas fotos estão lindas!! Tbém, este lugar é DEMAIS… o Atacama é TUDO! Beijos Parabéns!
Ao contrário de muitos que já viajaram por aí, todos os locais que tem mostrado nesta viagem são novidades para mim, só o nome me era familiar. Uma caixinha de surpresas com imensos compartimentos.
Chocada com a beleza dessas fotos…
Ainda não sei qual o motivo da emoção tão intensa quando eu vejo as fotos de esse lugar.
Seguro que Atacama merece mais de uma visita, porque o lugar tem uma força inusitada, fora do comum. O espaço geográfico é tão forte que nos deixa sem fôlego.
Excelentes fotos! Adorei!!!
Um show de cores e sensibilidade.
Parabéns!!!
Belíssimas fotos !!! Verdadeiros quadros 😉