Pousada Beijo do Vento, Arraial d'Ajuda

Guia do Arraial d'Ajuda

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

A oferta de hospedagem no Arraial d’Ajuda é bem diversificada: vai de resort a pousadas econômicas, passando por hotéis de charme. Veja nossas dicas selecionadas de onde ficar no Arraial d’Ajuda:

A Bóia recomenda: onde ficar no Arraial d’Ajuda

Hospedagem no Arraial d’Ajuda: o que esperar

Hotel Kûara, Arraial d'Ajuda

O Arraial d’Ajuda é um destino completo no quesito acomodações. Tem de resort a pousadinha baratinha, passando por uma grande oferta de casas de temporada.

O destaque vai para o bom elenco de pousadas charmosas a diárias relativamente em conta. Na baixa temporada, a concorrência faz aparecerem pechinchas até mesmo nas pousadas bacanas à beira-mar.

A principal decisão a tomar é: ficar no Centro ou numa praia? Em termos logísticos, hospedar-se no Centro é melhor — o transporte durante o dia para as praias é farto e barato.

Quanto mais perto da rua do Mucugê, porém, mais exposto você estará ao barulho de eventuais festas noturnas. Mas se você quer férias 100% praianas, então escolha sua pousada na praia.

No centro ou na praia, a maioria das pousadas inclui na diária um café da tarde, com bolo e biscoitos.

Já as casas de temporada se situam, em sua maioria, a poucas quadras do mar.

Pousadas no Centro

Beijo do Vento (Alto do Mucugê)

Pousada Beijo do Vento, Arraial d'Ajuda

No alto da falésia sobre a praia do Mucugê, a Beijo do Vento sintetiza as melhores qualidades do Arraial d’Ajuda: tem uma relação custo x benefício x charme imbatível. O apartamento com jacuzzi no terracinho é sob medida para lua de mel. O único inconveniente é precisar encarar uma ladeira ao voltar da praia ou da noite.

Casarão Alto Mucugê (Alto do Mucugê)

Pousada Casarão Alto Mucugê, Arraial d'Ajuda

Vizinha da Beijo do Vento, um pouco mais acima na rua, a Casarão Alto Mucugê tem padrão de revista de decoração: um gramado amplo e bem-cuidado, piscina elegante, apartamentos e bangalôs decorados com muito estilo.

Villa 2 Santos (Centro, longe da Rua do Mucugê)

Pousada Villa 2 Santos, Arraial d'Ajuda

Escondida num condomínio fechado no centrinho, a Villa 2 Santos é uma pequena pousada aberta por um inglês e um francês com experiência em grande hotelaria (trabalharam no Hôtel Costes em Paris). São apenas 4 apartamentos e um chalé em torno de uma piscina charmosa. O café da manhã, servido em etapas, é divino.

Coqueiros (Centro, perto da Rua do Mucugê)

Pousada Coqueiros, Arraial d'Ajuda

No centrinho, mas fora do fervo da rua do Mucugê. Confortável e bem mantida, sem ser cara. Piscina boa, algumas vagas de estacionamento privativas.

Por todas essas qualidades, a Pousada Coqueiros se mantém há 20 anos como uma das minhas preferidas no Arraial. O restaurante da pousada funciona à noite, com cardápio (reduzido) do Mulato’s.

Água de Coco (Centro, perto da Rua do Mucugê)

Aberta em 2016, a Água de Coco é uma das pousadas mais novas do centro. Os quartos são branquinhos, há gazebos na piscina e móveis de design no bar.

Quadros de inspiração zen decoram a maioria dos ambientes. Há um espaço para ioga e meditação. O café da manhã é composto por alimentos orgânicos, com boa oferta para quem tem intolerância a glúten ou lactose. A rua do Mucugê está a duas quadras.

Hotel Maitei (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Hotel Maitei, Arraial d'Ajuda

Num trecho sossegado da rua do Mucugê entre a zona do footing e a descida para a praia, com linda vista para as praias dos Pescadores e do Araçaípe, o Hotel Maitei é o mais sofisticado do centro do Arraial. Tem apartamentos superconfortáveis, duas piscinas (uma no terraço) e um espírito chic-despojado que remete a Búzios.

Paraíso do Morro (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Paraíso do Morro

Célebre por ter sido cenário da novela das 7 “Paraíso Tropical”, de 2009, o hotel Paraíso do Morro tem a mesma localização do Maitei, com diárias bem mais palatáveis.

Provavelmente isso mude: o hotel estará fechado até 15 de dezembro para grandes reformas, e o resultado mais provável é um upgrade de categoria e preço.

Baixu Village (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Além de suítes convencionais, o Baixu Village dispõe de apartamentos de 1 ou 2 quartos com cozinha completa, incluindo utensílios. Está na rua do Mucugê, fora do fervo, perto da descida para a praia. A piscina e a maioria das unidades têm vista para o mar.

Mar Aberto (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Mar Aberto

Se você procura economia com ótima localização, e não precisa de muito espaço no quarto, a Mar Aberto é uma ótima opção.

O layout é típico das pousadinhas anos 90, com os quartos pequeninos enfileirados nos fundos da sede, cada um com sua rede na varanda, de frente para o jardim.

Fica no melhor ponto da rua do Mucugê: suficientemente longe do barulho, e a dois passos do início da descida para a praia. Recentemente adicionou uma piscina.

Cheiro Verde (Rua do Mucugê, perto do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Cheiro Verde

Uma das pousadas mais tradicionais do Arraial, a Cheiro Verde não entrega a idade: há alguns anos ganhou uma super-reforma que lhe deu padrão de hotel, sem perder o astral de pousada.

É uma boa opção para quem procura quartos triplos ou quádruplos no centrinho. Tem uma piscina rodeada por verde nos fundos.

Erva Doce (Rua do Mucugê, no fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Erva Doce

Outra das pousadas-símbolo do Arraial d’Ajuda, a Erva Doce há alguns anos converteu o espaço entre a rua e a pousada numa praça de restaurantes.

Mas quando você entra pela porta, volta 20 anos no tempo: a pousada conserva o estilo original do Arraial (e de Trancoso), com árvores frondosas, muita vegetação e os chalés distribuídos em torno da piscina. Está no coração do footing da rua do Mucugê.

Manacá Pousada Parque (fora do Centro)

Ligeiramente fora do Centro, a Manacá é uma instituição do Arraial d’Ajuda. Seu fundador (já falecido) foi um dos mentores da urbanização charmosa do centrinho como antídoto à massificação de Porto Seguro.

Os quartos aconchegantes, o jardim bem-cuidado e a piscina de borda infinita com vista para o rio Buranhém e a praia do Araçaípe compensam a caminhada de 10 minutos até a rua do Mucugê. Para ver a localização no mapa, clique no botão (-) para aumentar o quadro.

Hospedagem nas praias

Arraial d’Ajuda Eco Resort (Apaga-Fogo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Arraial d'Ajuda Eco Resort

Costumo definir o Arraial d’Ajuda Eco Resort como ‘um resort para quem não gosta de resort’. Quero dizer: quem gosta de resort vai encontrar tudo aqui — meia-pensão, piscina grande, equipe de recreação, kid’s club, parquinho, spa, quadra de tênis.

Mas quem não gosta pode muito bem fazer de conta que está num hotel convencional: caminha-se pouco entre o apartamento, a piscina e a praia.

Os quartos das categorias “superior” e “vista mar” têm decoração de pousada de charme (mas os ‘standard’ e ‘vista rio’ são bem comuns).

O jardim se estende do rio Buranhém até a praia e é cenografado com gazebos e esculturas de orixás feitas por Tati Moreno (da mesma série que enfeita o Dique do Tororó em Salvador).

O Arraial d’Ajuda Eco Resort fica em frente à chegada da balsa, mas seus hóspedes usam um barco exclusivo para fazer a travessia. O resort também oferece uma van própria para o centrinho do Arraial, com saídas em horários determinados.

Aproveitar a noite na vila não significa abrir mão da meia-pensão: os hóspedes podem escolher entre usar o plano no almoço ou no jantar.

Para quem vai com criança, o grande diferencial é o acesso ao parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque incluído na diária (verifique o calendário de abertura).

Pousada Sítio São Francisco (Araçaípe)

Pousada Sítio São Francisco

À beira-mar na praia do Araçaípe, a pousada Sítio São Francisco tem chalés decorados com capricho (piso de mosaico, bons quadros e fotografias) e uma piscina cheia de bossa no gramado. Você pode pegar praia na pousada ou escapar para os bares de praia da vizinhança: Coqueirão ou Sting.

Pousada Rigatoni (Araçaípe)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Rigatoni

As acomodações da Pousada Rigatoni consistem bangalozinhos avulsos espalhados pelo jardim um sobrado com apartamentos entre a piscina e a praia.

O estilo clean predomina na decoração, quebrado por algum detalhe colorido (pinturas na parede, almofadas, mantas). A estrutura de praia é aberta ao público, com bar e restaurante (italiano!).

Legian Villa (Araçaípe)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Legian Villa Hotel

A Legian Villa fica a três quadras da praia, mas é mais estilosa do que qualquer pousada à beira-mar do Araçaípe. Bangalôs de inspiração balinesa guardam quartos aconchegantes, com grande presença de madeira.

Os ambientes sociais são sofisticados. O formato da piscina, que combina uma raia com uma área mais larga, permite nadar a sério ou brincar.

Hotel Mar Paraíso (Mucugê)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Hotel Mar Paraíso

Pé na areia, bem no fervo do Mucugê, o Mar Paraíso é um condomínio de apartamentos tipo time-sharing que também funciona como hotel. Os apartamentos são equipados com cozinha completa e mesa de refeições.

O ambiente é de resort, com bastante muvuca em torno da piscina. Para subir ao centro você vai precisar enfrentar a ladeira ou chamar um táxi (R$ 20).

Hotel Kûara (Mucugê)

Hotel Kûara

O mais novo hotel à beira-mar do Arraial d’Ajuda (abriu em 2018), o Kûara foi construído no local onde funcionava a antiga Mucugê Village. Do que havia anteriormente, só restou o riozinho Charmoso, que continua cortando o terreno.

O terreno foi ocupado de maneira intensiva, mas com sensatez. Os blocos de apartamentos ficam nos fundos, em dois níveis, de modo a oferecer vistas para o mar em todas as unidades.

Os quartos são amplos e têm móveis de qualidade, mas falta leveza praiana. A faixa de praia, porém, abriga um belo beach lounge exclusivo para hóspedes. A piscina (bem grandinha, com vários ambientes) fica imediatamente atrás, ao lado do restaurante da noite.

Uma pontezinha sobre o riacho une a área de praia e piscina à sede, onde fica o restaurante do café da manhã. Há um spa L’Occitane e quadras de tênis. Para ir à vila, chame um táxi (R$ 20).

Hotel Pousada Pitinga (Parracho)

Hotel Pitinga

Primeiro hotel de charme do Arraial d’Ajuda, o clássico Hotel Pousada Pitinga é um dos fundadores da associação Roteiros de Chame. Seus bangalôs tinham originalmente o formato de chalés de montanha suíços, mas foram repaginados para ganhar varandas com vista para o mar ou o belo jardim com coqueiros e plantas exóticas.

A piscina, redonda, fica incrustada num deck elevado. Há três lugares para tomar sol: na areia, no deck frontal ou num deck recuado, mais alto.

O restaurante da pousada, Cauim, funciona para almoço e jantar e tem uma varanda debruçada na praia. A praia da Pitinga está a 8 minutos de caminhada para a direita. O táxi à vila custa R$ 20.

Pousada Privillage (Parracho)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Privillage

Situada num amplo terreno que continua do outro lado da estradinha, a Pousada Privillage tem apartamentos aconchegantes distribuídos por um jardim de densa vegetação. O deck da piscina dá para a praia e tem uma área sombreada pela copa de uma amendoeira.

O restaurante funciona também para o jantar e é bastante elogiado. Fica num ponto mega sossegado da praia do Parracho, a três minutinhos a pé da praia da Pitinga. O táxi ao centro sai R$ 20.

Casas de temporada no Arraial d’Ajuda

O Arraial d’Ajuda é um excelente lugar para alugar uma casa perto da praia no Sul da Bahia. Há muitíssimas casas ao longo de todo o Caminho da Balsa (entre a balsa de Porto Seguro e o centrinho da vila), muitas delas pertencendo a condomínios fechados com segurança e serviço de manutenção.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada em Trancoso no Booking.

Verifique no mapa a localização das casas com relação à praia e o centro. Depois de efetuar sua reserva, você terá um canal direto com o anfitrião, que vai repassar contatos de diaristas e babás, se você quiser.

Arraial d’Ajuda tem um ótimo supermercado (o Cambuí), além de mercadinhos, padarias e farmácias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mais destinos no Sul da Bahia

    25 comentários

    Passei quatro noites em Arraial agora em dezembro (26 a 30/12/2023), na mesma Villa2Santos de 2019 e relato aqui a minha decepção com o que encontrei dessa vez. Do belo jardim tropical que ilustra a matéria e era uma atração à parte não sobrou nada, apenas algumas árvores mal tratadas e uma grama seca, revelando os muros precisando de pintura, como o entorno da piscina.
    Ressalto que a parte boa fica por conta das funcionárias Ju, e seu excelente café da manhã e da Ji, responsável pela limpeza e por dar retorno das demandas dos hóspedes. Não vou nem comentar sobre os atuais gestores arrendatários da pousada, que não atendem os hóspedes entre 19h e 8h da manhã, nem por mensagem ou chamadas deixando o local abandonado. Algo inacreditável entre outros detalhes pouco profissionais como não ter nem uma campainha funcionando. Só conseguimos entrar graças a um morador vizinho, que avisou à pousada que estávamos no portão e o banheiro entupido no primeiro dia…Infelizmente não recomendo mais a pousada apesar da localização excelente.

    olá boia! vou com minha família (filho de 3 anos) para porto seguro. minha intenção é ficar numa praia calma e bonita. que praia escolher? as outras duas vezes que fui fiquei em arraial e me concentrei na praia do mucugê, que achei linda. mas como já faz 10 anos, e como acabei não andando tanto, não sei se essa seria a melhor melhor escolha agora… poderia me ajudar por favor? obrigada

    Gostaria de deixar a minha contribuição, estive no Arraial d’Ajuda Eco Resort no feriado de finados 02/22/23, como sabia que o hotel estaria com lotação completa optei por um quarto vista rio, pois assim estaria do outro lado de onde ficam as piscinas e consequentemente diminuiria o barulho e aumentaria a privacidade, a acustica do quarto era boa, mas era possível escutar alguns barulhos dos quartos vizinhos, mas nada que impedisse uma boa noite de sono. Fiz o tranfer com a operadora parceira do hotel ao valor de R$ 70,00 por pessoa ida e volta e achei que a comodidade valeu a pena, apesar de acreditar que optando por uber ou taxi os valores seriam menores. O pier do própio hotel esta em manutenção e a balsa tem parado no hotel vizinho o que aumenta em poucos metros o deslocamento até o hotel. Não existe grandes variedades no buffet de alimentação, mas para o gosto da minha familia a maioria estavam saborosas. Jantamos um dia no restaurante a la carte ao invés do buffet, mas achamos que o buffet era mais vantajoso. O hotel cobra o valor de R$ 100 por refeição por pessoa (na refeição não inclusa) mas por valores próximos a esse você também encontra bons restaurantes para jantar em Arraial e por isso vale a pena utilizar o transporte oferecido. Enfim o Resort faz jus as boas avaliações pelos serviços e comodidades prestadas.

    Estou planejando ir a Arraial em junho com meu bebe de 2 anos, tenho pensando em ficar no Eco resort ,seria um bom lugar para crianças?

      Olá, Vanessa! Não há recreação para crianças tão pequenas, mas resorts são normalmente mais confortáveis do que pousadas para ficar com criança.

    Olá, fiquei no Arraial D’Ajuda Eco resort há 15 anos atras e amei!
    vou pra Arraial novamente depois de anos e fico por 1 semana…. Dúvida se fico no eco resort ou no Kuara! Alguma sugestao?

      Olá, Thais! Kuara está num ponto melhor da praia, o Eco Resort tem mais estrutura.

    Consultei o Viaje na Viagem, como sempre, para programar minha Ida a Trancoso e Arraial d’Ajuda . Em Arraial uma das recomendações do Guia , com muitos elogios , é o Arraial d’Ajuda Eco Resort . De fato a decoração das áreas comuns do hotel é de muito bom gosto, conforme descrito por vocês. Entretanto, alguns pontos importantes não foram considerados. As refeições , do café da manhã ao jantar, são muito ruins: as carnes estão previamente grelhadas (o que impede de pedir ao ponto), massas e risotos ficam exclusivamente no réchaud (passam do ponto) e ovos mexidos do café da manhã frequentemente com pedaços de casca no meio. O hotel pretende, baseado nas diárias acima de 2.500,00 para duas pessoas em janeiro, ser um resort de luxo mas precisa melhorar muito as refeições que são servidas no buffet . Acho que o Guia não poderia deixar de mencionar esse ponto negativo do resort.

      Olá, Andrea! Obrigada pelo feedback. Lamentamos a sua decepção. Existem alguns aspectos ‘industriais’

      Olá, Andrea! Obrigada pelo feedback. Lamentamos a sua decepção. Mas veja que existem alguns aspectos ‘industriais’ da gestão de resorts que são incompatíveis com o conceito de luxo. Não se deve ir a um resort de praia com expectativa de hotel de luxo ou da cozinha dos restaurantes que você gosta de frequentar na cidade – por mais exorbitantes que sejam as diárias na altíssima temporada. (Mas sim, casca de ovo no ovo mexido é imperdoável. Você reclamou? Continuou aparecendo?)

      De todo modo, o resort tem uma das notas mais altas entre os resorts do Brasil: 9,2 no Booking.

      https://www.viajenaviagem.com/resorts-10-reclamacoes/

    Boa noite! Me hospedei com minha filha em dez/22 na pousada água de côco, influenciada pela indicação de vocês. De fato a pousada é bem central e perto da rua Mucugê. Charmosa, bom café. Porém os quartos precisam de manutenção, e são barulhentos.

      Gostaria de deixar minha contribuição: estive no periodo de 12/04/23 a 15/04/23 no Arraial d’ ajuda Eco Resort e cabe o alerta: trata-se de um resort para criança que permite a hospedagem de adultos, sem exagero. Fui em um período longe de feriado, férias e, praticamente, meio de semana. Se você busca um local tranquilo para relaxar, talvez tenha que repensar antes de optar por este resort. Ótimas instalações, chuveiro maravilhoso, refeições não empolgam, mas em geral são boas. Caso alguma agência ofereça transfer do aeroporto de Porto Seguro até a balsa, recuse, pois o hotel oferece balsa gratuita para hóspedes. Deixando o aeroporto, creio que um taxi ou uber não seja mais do que os 100,00 que paguei até o embarque da balsa para o hotel.
      Você vai ouvir pássaros, barulho do mar e muito, mas muito choro de criança.

    Estive nessa semana no Sagui Boutique Hotel. Simplesmente incrível!
    Café da manhã servido a lá carte (impecável), quartos confortáveis com cafeteira, roupão e amenidades de banho orgânicos. No fim do dia é servido um chá com biscoitos.
    Além de tudo os funcionários são super solícitos e fazem de tudo para que se sinta em casa.

    Olá, vou a Arraial em Janeiro. Qual a melhor localização para hospedagem para pessoa idosa? Estarei come minha mãe, que tem 82 anos. Desde já agradeço a atenção.

      Olá, Symone! É amesma para outras pessoas. Se a pessoa idosa quer ficar à beira-mar, escolha uma pousada na praia do Araçapipe. Se a pessoa idosa quer fazer footing à noite, escolha sua pousada na vila. Se a pessoa idosa prefere resort, escolha um resort.

    Olá!
    Vou a Arraial Dajuda em 15 dias
    Qual a melhor praia/localização para se hospedar para quem gosta de curtir o mar (um mais mais calmo)?!
    Obrigada!

      Olá, Karina! O mar de Arraial é sempre calmo. Nesta página você encontra recomendações nas praias do Araçaípe, Mucugê e Parracho, dê uma olhadinha.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito