Aracaju

Guia de Aracaju

Aracaju

Aracaju é um desses lugares que despertam no forasteiro a sensação de ter descoberto um lugar onde morar pode ser ainda mais interessante do que visitar.

A cidade se espalha entre dois rios caudalosos, o Sergipe e o Vaza-Barris. O rio Sergipe é sua fronteira norte; a cidade nasceu ali. Imediatamente ao sul está 13 de Julho, o bairro mais elegante, cuja avenida principal bordeja um manguezal viçoso transformado em parque.

A ilhota da Coroa do Meio conduz à praia da Atalaia, que ganhou uma belíssima urbanização nos últimos anos – e que é sucedida por vinte quilômetros de areias semisselvagens até a praia do Mosqueiro, no Vaza-Barris.

A novidade é que a cidade não é mais contida pelos rios: duas pontes construídas nos útimos anos ligam a capital às praias do norte e do sul.

Quando ir

O tempo é mais firme entre setembro e março, quando dificilmente você vai perder algum dia de praia. Entre maio e julho pode chover mais do que você gostaria.

O diferencial de Aracaju, porém, está justamente em proporcionar mais do que praia, e por isso pode ser visitada o ano inteiro. No inverno é quando a paisagem do Cânion do Xingó, em Canindé do São Francisco (a 220 km da capital), fica mais bonita.

As festas juninas de Sergipe estão entre as mais animadas do Brasil. Aracaju monta dois pólos – o Arraiá do Povo, uma cidade cenográfica na Praia de Atalaia onde é possível até aprender a dançar forró, e o ForróCaju, um palco no centro da cidade onde se realizam os mega-shows com as maiores estrelas do gênero.

No fim de janeiro a cidade se agita com o Pré-Caju, normalmente a última grande micareta antes do Carnaval.

Como chegar

De avião

Aracaju é servida por vôos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió. Para sair do aeroporto para seu hotel de trânsfer compartilhado ou privativo pesquise opções com a nossa parceira Easy Travel Shop.

De carro

Por via rodoviária, Salvador está a 270 km de Aracaju, pela excelente e desimpedida Linha Verde, usando a nova ponte Gilberto Amado.

Maceió está a 280 km. Se a BR 101 sergipana está em bom estado, o mesmo não se pode dizer do lado alagoano. O melhor é deixar a 101 ainda em Sergipe seguir por Neópolis, atravessando o São Francisco com a balsa para Penedo.

Chega-se a Canindé de São Francisco pela Rota do Sertão, via Itabaiana, com asfalto tinindo. São 220 km desde a capital (conte em gastar 3h30min no percurso).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Onde ficar

    A praia da Atalaia é a principal zona hoteleira da cidade; os hotéis têm estrutura para atender tanto viajantes a trabalho quanto turistas.

    Os que viajam à cidade para trabalhar, por sinal, são muitíssimos: Aracaju é uma das capitais da indústria petroquímica nacional. Quem não quiser a tentação da praia próxima pode se hospedar em bons hotéis fora da orla – alguns estão próximos ou mesmo interligados a shopping centers.

    O maior resort fica em Barra dos Coqueiros, no litoral norte, a vinte minutos da cidade pela ponte do rio Sergipe.

    Se você está pensando em esticar até o Cânion do Xingó, considere a hipótese de dormir uma ou duas noites em Canindé do São Francisco ou em Piranhas, do lado alagoano. Só assim você terá tempo para poder ver tudo o que há por lá.

    Aqui você encontra uma seleção de hotéis que eu recomendo em Sergipe.

    O que fazer

    A Orla da Atalaia é diversão garantida. Tem passarelas de madeira (que servem de atalho até a proximidade da rebentação), ciclovia, parquinho e até um bom Oceanário.

    Ao cair da tarde peça para um amigo levar você a um dos bares rústicos da Orlinha do Bairro Industrial. À noite escolha entre os restaurantes do calçadão da Atalaia ou na zona boêmia da Passarela do Caranguejo, na outra calçada.

    Duas das cidades mais antigas do Brasil estão nos arredores : São Cristóvão, 23 km ao sul, e Laranjeiras, 30 km ao norte.

    Aracaju é uma excelente base para passeios. Ao norte, Pirambu (34 km) tem a base pioneira do Projeto Tamar; Pacatuba (115 km) é a porta de entrada para o Pantanal sergipano. Ao sul, Praia do Saco (65 km) e Mangue Seco (110 km) podem ser combinadas numa mesma viagem.

    Aracaju no Viaje na Viagem

    170 comentários

    Por favor, gostaria de viajar no reveillon nesse fim de 2014 para Aracaju e passar em Caninde do São Francisco. Gostaria de saber se haverá alguma festa por lá nesse dia.Por favor me respndam

      Olá, Maria Nubia! Ainda não recebemos informações de leitores sobre o Réveillon por lá. Entre em contato com o seu hotel e faça uma consulta.

    Olá, estou com viagem marcada para Piranhas, AL em 3 de jan/15. Pretendo conhecer o Cânion de São Francisco e a rota do cangaço. Piranhas é uma boa localização? O Rio está navegável? Estou preocupada por causa da seca. Obrigada.

      Olá, Elaine! Piranhas é a melhor base. Não temos reclamações sobre a navegabilidade do rio neste trecho. Ligue para sua pousada para informações atualizadas.

    Boa noite!
    Estamos planejando férias em Aracajú em fevereiro.
    Casal e filho de 2 anos e meio.
    Gostaria, por gentileza, de sugestões de roteiro para casais com crianças; Melhores opções de aluguel de carro; Passeios não recomendados para quem tem criança desta idade; Enfim, dicas para uma boa estada em Aracajú. Ps. Previsão de 7 a 8 dias livres.
    Obrigado!

    Outra coisa que acho muito importante tambem..preços mais acessíveis ,qual seria melhor

      Olá, Samuel! Aracaju é uma cidade mais segura e mais tranqüila. Oferece ótimos passeios fora da cidade.

      Em termos de praias, Natal é superior.

    Boa noite gente tudo bem?
    Estou organizando de viajar no começo do ano de 2015,eu e minha namora,porem estou numa duvida cruel em Aracaju e Natal,o que vcs sugere .
    Eu queria um lugar triangulo em segurança e prias bonitas e limpas se possível, porem movimentada ,gostamos de sair ,e prefiro lugares de pessoas simpáticas.
    Se vcs poder me da ums dicas ficarei muito agradecido…

    Estive recentemente em Aracaju. Fiquei hospedado no Aju Hostel Pousada, perto da orla, Um dos melhores que fiquei hospedado até hoje. Tem traslado para aeroporto. De Aracaju, peguei um bus na rodoviária nova e fui para Piranhas, onde fiquei hospedado no Solar dos Rodrigues. Vale a pena em Piranhas pegar um barco pesqueiro e andar pelo rio, conhecer a trilha do Lampião e seu bando. Férias perfeitas unindo Sergipe e Alagoas, rio São Francisco, praia e muito sol e muita comida boa. Aconselho pegar um bus e ir até Pirambu e conhecer a Lagoa Redonda. Essa viagem que fiz foi seguindo os conselhos do Viaje na Viagem.

    Olá….
    Consegui uma boa promoção voe.gol.com, e em abr/14 estarei indo para Aracaju/SE.
    Pelo que tenho visto em minhas pesquisas, Aracaju simplesmente é show.
    Vou com minha familia, esposa e dois filhos de 10 e 09 anos, e não vi muita nada direcionado para familias nos sites.
    Gostaria de ajuda, principalmente em relação a hospedagem. Tipo se há gratuidade para meus filhos?
    Gostaria de saber se loco ou não veículo, pois quero fazer os principais passeios, em especial o do canion do velho chico. Então melhor contratar os passeios ou ir de carro proprio.
    Enfim, o que posso fazer em 7 dias em Aracaju?
    Se eu sair de Aracaju, é preferivel ir para Alagoas ou para Bahia, qual possui um paraízo mais próximo?
    Agradeço a ajuda!!!
    Apaixonado pelo nosso lindo nordeste

    Boa tarde
    Gostaria de receber informações sobre Aracaju. Tenho 65 anos e vou viajar sozinha. Meu interesse é me hospedar em um hotel ou posada que posuam todo o conforto necessário para poder desfrutar de uma temporada de um mesmcom preçs razoåveis.
    A localização deverá ser previlegiada e muito proxima a locais onde ofereçam um ambiente familiar e descontraido. De preferencia perto do mar com praia que ofereça toda a infraestrutura que minha idade exige.
    Nao aprecio muquifos.
    Desde ja agradecida pela informação fico no aguardo. Minha preferencia é no mes de marçomde 2015
    Atenciosamente
    Cirineia j. Coelho

      Olá, Cirinéia! No post acima, indicamos os melhores bairros par ase hospedar. Para hotéis em Aracaju, siga as recomendações do item “Onde ficar?”, ou se preferir pesquise sites como o Booking. Lá você pode ver fotos e ler resenhas de ex-hóspedes.

      Estive em Aracaju em novembro. Aconselho o Aju Hostel e Pousada. Fiquei em quarto privativo com todo conforto. Fica perto da orla, eles têm traslado. Em Pirambu fiquei na Pousada Praia do Sol. As duas pousadas são excelentes e os proprietários são super atenciosos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito