Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras 1

Guia de Andaluzia

Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

A rota entre Granada e Málaga é uma ótima escollha para quem quer fazer a Andaluzia de carro. A rota mais curta (cerca de 150 km) entre as duas cidades é pelo interior e pode ser aproveitada para um pit-stop na cidade histórica de Antequera.

Nossa amiga Carmem, que encontramos em Barcelona, porém, ela comentou sobre as Alpujarras, um grupo de pequenos pueblitos espalhados ao pé da Sierra Nevada.

Achei que o caminho valeria o desvio (e os 90 km a mais no trajeto). Não posso comparar com o que não vi em Antequera, mas pelo que vi nas Alpujarras valeu a pena, sim 😀

De Granada a Málaga via Las Alpujarras

Andaluzia de carro: trajeto

andaluzia de carro

Você parte de Granada pela moderníssima autoestrada que leva a Málaga, mas deixa a velocidade para trás aos 40 km do primeiro tempo, à altura de Lanjarón — onde é engarrafada uma famosa água mineral proveniente da montanha.

andaluzia de carro

Lanjarón é grandota e não valeria mesmo a parada, mas no geral as Alpujarras valem mais pela topografia e pelas estradas do que pelo valor individual de cada cidade. São pueblitos blancos modestos, mas numa situação belíssima.

Pampaneira, Alpujarras

Um bom roteiro para curtir o melhor da estrada é pegar, imediatamente antes da entrada de Órgiva, a subida para Carataunas, Pampaneira e Pórtugos.

Pórtugos, Alpujarras

Este tramo da estrada leva pelo caminho mais bonito ao vilarejo mais alto da espanha, Trevélez — famoso por seu jamón e pela pesca no rio Chico.

Andaluzia de carro: Trevélez

Trevélez, Alpujarras

Trevélez vale uma paradinha — mas não ao pé da cidade, onde estacionam os ônibus. Continue até o Barrio del Medio, onde também dá para estacionar (na baixa temporada, pelo menos…) e dá para caminhar um pouco pelo Barrio Alto.

Para descer, siga em frente, e a paisagem do caminho será totalmente distinta — belos vales a perder de vista, e alguns trechos vertiginosos.

Antes de voltar à auto-estrada, ainda dá para parar em Órgiva, a maior das Alpujarras, um bom lugar para almoçar.

Órgiva, Alpujarras, Granada

De Órgiva lá são 110 km até Málaga — 100 km em excelente auto-estrada duplicada.

Mas se você tiver mais uma noite em Granada, pode fazer as Alpujarras como bate-volta e seguir no dia seguinte por Antequera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    84 comentários

    Estou finalizando o meu roteiro pela Andaluzia e pretendo ir a Malaga também .De Ronda vou para Marbela aonde fico 3 dias. É possível ir de Marbela à Malaga num bate e volta de carro? Obrigada.

    Estudei em Granada por um tempo, mas como não tinha carro e nem queria alugar, não consegui fazer esse roteiro. Mas fiz pelo menos um bate-volta a Málaga e super recomendo essa cidade linda! Meus posts sobre a região: https://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Granada e https://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/o-que-fazer-em-malaga-em-1-dia.html

    Olá Bóia! Obrigado pelas respostas. Contudo, recorro novamente, pois, talvez eu não tenha sido tão claro anteriormente. Eu sairei de Sevilha para Ronda e passarei pelos Pueblos Blancos. Porém, não entendi exatamente qual seria o caminho entre essas cidades. Em alguns sites, alguns comentam que Pueblos Blancos (a partir de Sevilha e com destino a Ronda) inclui as cidades de Bornos e Villmartin, enquanto que outros citam Ubrique e Cortes de La Frontera. Isso está me confundindo. Você informou que Arcos de La Frontera e Grazalema fazem parte do trajeto. Saberia informar o nome de outras cidades? Acredito que isso facilitaria quais estradas tomar? Desculpe-me insistir com esse assunto, mas é que esta faltando apenas esse trecho. Obrigado.

    Ricardo, estou preocupada pois vou viajar pela Espanha .. e vou fazer Andaluzia. Me programei de pegar um carro em Sevilha no dia 05 de novembro para rodar por Algodonales, Zahara, voltar,ir até Olivera, Setenil de las Bodegas e chegar em Ronda no mesmo dia. Voce acha que isso é possível? No outro dia pretendo ir de Ronda a Granada. Devo reduzir estas cidades ou mudar a rota? Existe outro meio sem ser de carro? Existe onibus turismo? Na verdade não gostaria de dirigir.. seremos só duas mulheres. Tenho dúvidas quanto as estradas… obrigada.

    Olá Bóia! Estou com as seguintes dúvidas sobre o trajeto de carro entre Sevilha e Ronda (via Pueblos Blancos) em janeiro/14. Poderia ajudar, por favor? Dividi o trajeto em dois:

    1) Sevilha a Arcos de la Frontera: Seria pela opção via AP-4 , pegando a SE-509, depois de Las Cabezas de San Juan, passando pelo Complejo Endorreico de Lebrija, ou seja, o primeiro trajeto que o Google informa? Obs: Não pretendo passar por Jerez de La Frontera.

    2) Arcos de la Frontera a Ronda: Se eu não entendi errado, neste ótimo site a recomendação é passar Grazalema (estrada A-372). É isso mesmo? Porém, gostaria de saber se você tem alguma dica quanto a passar ou não por Ubrique e Villaluenga del Rosario (A-374) ou por Ubrique e Cortes de la Frontera (A-373)?

    Fico muito grato pela ajuda.

    Abs,

      Olá, Geraldo! Infelizmente não posso checar as estradas para você, quem faria isso é o Ricardo Freire, mas o caminho é com certeza por Grazalema. Em Ronda lhe indicarão certinho.

      A estrada dos Pueblos Blancos, depois de Arcos, vai a Vejer de la Frontera. Mas se você vai a Sevilha, saia da estrada em Arcos. De lá siga por onde for mais rápido.

    Bóia,

    Muito obrigado! Faremos os ajustes! Aproveitaremos muito as dicas!
    Abraços!

    Olá!
    Pessoal estou com algumas dúvidas sobre a viabilidade do meu roteiro.Irei viajar no início de dezembro/2013 (08/12 – 31/12 ) com esposo e filho de 8 anos para o Marrocos, aproveitando para esticar até Andaluzia. Segue o roteiro logo abaixo:

    07/12 – São Paulo – Paris – Casablanca.

    08/12 – Casablanca -Até gostaria de ir direto para Marrakesh, no entanto, vou com meu filho e provavelmente todos estaremos muito cansados, além de chegarmos por volta das 16:00. ficaremos hospedados no Novotel Casablanca City Center.

    09/12 – Casablanca – Marrakesh (Iremos de trem no dia seguinte após visitarmos a Mesquita Hassan II.)

    10/12 – Marrakesh.
    Hospedagem: É melhor os Riads ou hotéis de rede fora das medinas?

    11/12 – Marrakesh.

    12, 13 e 14/12 – Reservaremos esses três dias para visitarmos o deserto, incluindo o deslocamento e uma noite pelo menos.
    Alguém indica uma boa agência com bom custo benefício. É melhor fechar daqui do Brasil ou pechinchar lá mesmo?

    15/12 – Marrakesh.

    16/12 – Marrakesh – Fez -Partiremos de Marrakesh de trem.

    17/12 – Fez.
    Temos as mesmas dúvidas com relação a hospedagem…

    18/12 – Fez – Volubilis – Meknes – Fez. Ou seja, bate volta.

    19/12 – Fez.

    20/12 -Fez – Tanger -Algeciras – Temos muitas dúvidas sobre o tempo necessário para atravessar de ferry para a Espanha (não o tempo do ferry, pois isso dá para prever, mas o número de pessoas e principalmente a burocracia)e se Algeciras é o melhor ponto de chegada para a Andaluzia.Também temos dúvidas se é melhor ficarmos em Tanger uma noite e atravessarmos somente no dia seguinte ou ir logo para Algeciras após uma longa viagem de trem partindo de Fez.

    21/12 – Algeciras – Granada.

    22/12 – Granada.

    23/12 – Granada – Sevilha.

    24/12 – Sevilha.

    25/12 – Sevilha – Córdoba – Sevilha. Ou seja, um bate volta.

    26/12 – Sevilha.

    27/12 – Sevilha – Madri.

    28/12 – Madri.

    29/12 – Madri e algum bate volta, provavelmente Toledo.

    30/12 – Madri.

    31/12 – Madri – São Paulo.

    Gostaria muito de incluir Ronda nesse roteiro.Não posso mudar os dias de Sevilha e Madri, pois já reservei os hotéis (Ibis Madri Centro e Novotel Sevilla). De resto posso mudar tudo.O que seria melhor, carro alugado ou trem?
    Sei que o roteiro inclui passagens fora da Andaluzia, mas de alguma forma eles se complementam do ponto de vista histórico e cultural.

    Agradeço demais, muito obrigado mesmo!

    Abraços!

      Olá, Ana Laura! O seu planejamento é bastante responsável. Esse raciocínio que você faz “chegaremos muito cansados, é melhor seguir no outro dia” é perfeito, ainda mais com criança.

      Não temos agências para recomendar (nunca temos!), mas seu hotel pode ajudar você. Sempre recomendamos envolver o hotel nesses passeios. Se o hotel for bem escolhido, a agência será boa. Nenhum bom hotel quer um cliente insatisfeito na volta de um passeio que recomendou.

      Dormir em Fez parece uma boa medida.

      Para incluir a Rota dos Pueblos Blancos sem mexer nas reservas de SEviha ou Madri, você deve programar a visita ao Alhambra no dia 22 de manhã e pegar a estrada no dia 22 à tarde para dormir em Ronda. Assim o dia 23 pode ser usado na Rota, de Ronda a Arcos de la Frontera; de lá você pode seguir a Sevilha, que estará a pouco mais de 100 km.

      Em vez do bate-volta a Córdoba, é mais proveitoso entregar o carro assim que chegar a Sevilha e deixar Córdoba para um pit-stop de trem entre Sevilha e Córdoba. Chegue antes do meio dia e siga viagem no fim da tarde; é preciso comprar duas passagens separadas, porque têm horário marcado. Já há guarda-volumes na estação de trem de Córdoba.

      Ana Laura, eu e minha esposa estamos fazendo praticamente o mesmo roteiro que voce, so que vamos em fevereiro.

      Pelo que vejo, voce deve estar voando pela Air France e nao entendi porque voce nao foi direto pra Marrakech ja que Air France voa para la.

      Quanto ao passeio pelo deserto existem varias empresas recomendadas no tripadvisor (https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g293733-Activities-c25-Fes_Fes_Boulemane_Region.html) que voce pode consultar para um tour de 3 dias (2 noites) que sai de Marrakech e termina em Fez. Com isso você poupa seu deslocamento de trem para esse destino.

      Também penso em fazer Fez – Volubilis – Meknes porem ao inves de retornar a Fez, gostaria de seguir até Rabat que pelo que vi é muito bonito. Vi que de la tambem posso pegar um trem para Tangier com duracao de 5 horas.

      Boia o que pensa disso?

      Já com relação a saída de Fez ou Rabat para Andaluzia estou com a mesma duvida que você. Sei que o trem demora 5 horas ate Tangier e pelo que li o ferry sai de hora em hora para Algeciras ou Tarifa sem necessidade de fazer reservas.

      A proposito, em seu roteiro por Andaluzia você não pensa em alugar um carro?

      abs,

      Paulo

    Olá pessoal. Vou viajar com a minha família (esposa e dois filhos – 13 e 15 anos) no período de 02 a 10/jan/14 entre Sevilha e Valência. Alugarei o carro em Sevilha no dia 04 e o entregarei na chegada em Valência no dia 08. Gostaria de saber a opinião/sugestão de vocês? Alguém saberia informar se pela manhã é comum ter neblina em Ronda ou Granada, por exemplo? Pergunto para saber se devo sair logo pela manhã ou um pouco mais tarde dessas cidades para evitar riscos.
    02 – Sevilha
    03 – Sevilha
    04 – Ronda (saída pela manhã de Sevilha – passar o resto do dia em Ronda e dormir ai)
    05 – Ronda (passar a manhã e viajar para Granada no meio da tarde)
    06 – Granada (passar o dia + Alhambra – dormir em Granada)
    07 – Sierra Nevada (bate/volta – dormir em Granada)
    08 – Granada/Valência (parada em Alicante – dormir em Valência)
    09 – Valência
    10 – Valência
    11 – Londres (avião pela manhã)

    Obrigado.

      Olá, Geraldo! Faça Sevilha-Ronda pela rota dos Pueblos Blancos, entre Arcos de la Frontera e Ronda.

      A partir de Ronda há problemas. Você não chegará a Ronda a tempo de ver a Plaza de Toros; vai precisar ver na manhã seguinte. Visitando a Plaza de Toros na manhã seguinte, não terá tempo de chegar a Granada a tempo de visitar o Alhambra. Você precisará visitar o Alhambra no dia 8 pela manhã, e sair à tarde para os puxadíssimos 500 km até Valencia.

    boa noite Boia
    Vai aí mais uma dúvida. Queria saber como faço para sair de Ronda para Cadiz. Pesquisei na raileurope mas a viagem dura 7 horas. Quais são as empresas de ônibus. Acredito ser mais curto o percurso não é?
    Obrigada

    Olá Boia
    Exelente suas dicas e orientações. Graças a tudo que li consegui montar meu roteiro a partir de Madrid. Veja se está bacana!
    1 – Chegada à noite em Madrid
    2 – Madrid
    3 – Madrid/Toledo -trem ida/volta
    4 – Madrid
    5 – Madrid/córdoba/sevilha – trem bem cedo
    6 – Sevilha
    7 – Sevilha/Cádiz/Vejer de LA Fronteira – carro
    8 – Vejer/Arcos/Ronda – carro
    9 – Ronda/Granada – carro
    10 – Granada – Alhambra
    11 – Granada/Barcelona – avião(à noite) – pela manhã/início tarde – só para ver a neve!!!
    12 – Barcelona
    13 – Barcelona
    14 – Barcelona
    15 – volta para casa

    O que vc acha? Tem alguma sugestão?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito