De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur
O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.
O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.
Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso.
Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.
Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de – mais puro deleite visual.
Promoções para sua viagem
Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa. (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença. É uma lindeza.
Wise – Cartão de débito global
De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.
Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.
Mala de bordo nas medidas certas
Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.
Organizador de eletrônicos para viagem
O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho.
E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).
Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.
Parcial Carmel-Big Sur: 50 km
Total desde San Francisco: 263 km
Leia mais:
- Passo a passo: de San Francisco a Los Angeles
- 180 hotéis na Califórnia comentados pelos leitores (incluindo 12 em Carmel e 1 em Big Sur)
- De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey
- De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel
- De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara
- De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles
58 comentários
são 21:37H em Monterey e 03:37H no Brasil….rsrsrs….amanhã cedo 16/11/13, partiremos em direção a São Luis Obispo….planejo curtir muito a big sur…suas dicas foram muito legais e muito uteis….alguns comentários também nos ajudarão a curtir o máximo este trecho…..pena que não é prudente tomar um bom vinho californiano…..mas qdo chegar a SLO vou a forra….rsrsrs…hj passamos o dia em Carmel…almoçamos no Casa Nova….boa comida e lugar charmoso…atendimento de primeira…..mas só Maria pode tomar vinho…eu fiquei na água mesmo….rsrsrs…abraços a todos!!!
Vou para a California agora em outubro LA x SF e a voltando para LA, li varios posts sobre o trajeto com as paradas e tudo mais.
Entendi que é melhor, mais bonito e na mao da estrada fazer SF x LA pela costa, e qual opção para LA x SF por dentro?
Olá, Tania! É possível fazer a costeira na direção contrária; você apenas terá mais trabalho para ir aos mirantes, pois precisará atravessar a estrada, seja de carro, seja a pé.
A 101 também corta todo o estado pela costa, sem necessariamente ir pelo litoral.
Bóia,
Em outubro, estarei fazendo este trecho e gostaria de explorar mais a Big Sur. Vc saberia me dizer 2 atividades imperdíveis lá?
Inclusive gostaria de ir ao banho noturno de Esalen Instituto. Será que vc conhece alguma hospedagem perto deste local que não tenha preços exorbitantes, nem que seja camping? Obrigada.
Olá, Andreia! Tente o Big Sur River Inn.
As atividades da região são visitar praias, fazer caminhadas, ioga e tratamentos de spa.
Informe-se sobre as atividades do Esalen no site do instituto.
Pessoal, vou descer a Big Sur com minha namorada em dezembro e estou com uma dúvida.
Saio de SF 18dez pela manha, vou descendo com calma até Carmel.
Durmo em Carmel e no outro dia de manha pego estrada cedo!
Daí vem a minha pergunta:
Fica muito cansativo sair de Carmel pela manhã, passar pela Big Sur (sem parar muitas vezes) e tocar direto pra Los Angeles?
Não queria perder tempo pernoitando em San Luis Obispo. E dormir em Santa Bárbara perde um pouco o sentido, uma vez que a mesma fica bem proximo a Los Angeles.
Obrigado.
Oi Ricardo, passei aqui pra agradecer a dica da viagem pelo Big Sur com parada no restaurante do Post Ranch Inn… Faz dois dias e eu ainda nao consigo tirar da cabeça a vista da mesinha debruçada em cima do mar q eu e meu marido conseguimos!
Reservei no mesmo dia por telefone pois no opentable so havia disponibilidade depois das 2:30, que seria muito tarde para a nossa viagem. Meus pratos estavam muito, muito, muiiiito bons, meu marido já não gostou tanto da comida… Mas posso dizer que vale muito a pena e eu reservaria com antecedencia da próxima vez pq nao sei se dei sorte por ser fora de ferias e durante a semana.
De Monterey (saimos às 9:30) até lá paramos em praticamente todos os mirantes. Chegamos cedo para nossa reserva mas valeu pq nos acomodaram numa mesinha prá lá de especial. Nosso almoço foi com água (Voss) pois estavamos dirigindo.
Depois continuamos pela 1 onde, além da paisagem de tirar o folego, esquilos, gaivotas e leões marinhos resolveram posar para as fotos.
Estou amando tudo da nossa programação na California. Depois volto para contar dos hoteis que ficamos!
Enfim, obrigada pelo site, sem suas dicas minha viagem nao teria sido tão inesquecível.
Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia, mas vou repassar para o Comandante! Obrigadíssima pelo feedback, aguardamos o resto 😀
Boia e Mon,
Eu sabia que era severa! Mas vejo inúmeras pessoas nos mais diversos blogs fazendo esse tour do Nappa, ou então tomando vinhos em restaurantes e tinha essa curiosidade acerca da fiscalização! Agora já sei…não dá pra beber de jeito nenhum! Obrigada!
Olá, eu tenho uma dúvida um tanto quanto boba, mas é uma dúvida…enfim.
Já li inúmeros blogs acerca dessa viagem de carro San Francisco-Los Angeles e tenho visto que muitos param para almoçar, jantar ou petiscar..sei lá…vejo que sempre essas refeições são acompanhadas de vinho, ou algum drink! E a lei de alcoolemia zero não existe nos EUA? será que posso tomar uma tacinha de vinho e dirigir também? Como fazer nas vinícolas?
Tenho essa dúvida, se algué puder responder como fizeram…
Julia, existe sim a lei e é super reforçada na Califórnia. Estão aí Paris Hilton e Lindsay Lohan que não me deixam mentir (e, mais recentemente, Reese Whiterspoon e o marido).
O limite permitido é bem baixo e, o que o pessoal costuma fazer, é revezar na direção com alguém que não bebeu. Isso, ou ignorar a lei, o que não é recomendável por vários motivos…
Olá, Julia! A lei americana é severíssima. Na estrada, porém, só costumam parar carros que tenham praticado alguma infração ou estejam se movimentando de maneira suspeita. No Napa Valley há blitze corriqueiras, com policiais de tocaia nas cercanias das vinícolas. Recomenda-se não beber. Dirigir sob influência de álcool nos Estados Unidos dá cadeia (alguns dias, mas dá).
É comum haver fechamento de trechos da Highway 1 em julho?
Olá, Maurício! Não que saibamos. Se eu soubesse como googlar isso eu googlaria, mas infelizmente não sei.
Ana Luiza,praia n California nao é pra criança brasileira. Praia aqui é só pra ver, a agua é muuiito gelada e venta bastante. Pare nas praias que vc achar bonitas só pra andar na areia e brincar um pouquinho. Na 17th mile drive dá pra ver focas.
Qual aparelho GPS vc utilizou?