De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur
O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.
O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.
Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso.
Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.
Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de – mais puro deleite visual.
Promoções para sua viagem
Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa. (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença. É uma lindeza.
Wise – Cartão de débito global
De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.
Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.
Mala de bordo nas medidas certas
Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.
Organizador de eletrônicos para viagem
O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho.
E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).
Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.
Parcial Carmel-Big Sur: 50 km
Total desde San Francisco: 263 km
Leia mais:
- Passo a passo: de San Francisco a Los Angeles
- 180 hotéis na Califórnia comentados pelos leitores (incluindo 12 em Carmel e 1 em Big Sur)
- De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey
- De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel
- De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara
- De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles
58 comentários
Olá Ricardo
Estou partindo pra SF dia 17/07 (verão) e vou descer essa linda costa até San Diego (por 15 dias). Estou viajando com crianças, pretendo parar em algumas praias. Quais você indica?
Estou viajando pela California daqui a poucos meses. Gostaria de fazer esse percurso com bastante calma, mas, infelizmente, não tenho férias disponíveis. Terei de me contentar com o essencial deste trecho. Farei Los Angeles/ São Francisco. Qual o trecho mais bonito ( parece ser Big Sur até Carmel, não?). É possível entrar na hw-1, fazer somente esse pequeno trecho e voltar para a 101?
Alô, André! O Comandante publicou hoje suas impressões finais sobre essa viagem! Leia o relato fresquinho neste outro post: https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vai-por-mim-san-francisco-a-los-angeles-de-carro/
Gente, a HW-1 abre amanha. Ainda com pontos de pista simples, mas aberta!
hotelcaliforniablog.wordpress.com/2011/06/09/hw-1-sera-reaberta-amanha
Riq, uma pena que vocês não conseguiram fazer a rota toda 🙁 Porque pra mim, o mais legal foram os quilometros finais… E concordo com vc na comparação, eu pensei muito em Ubatuba quando vi.
E o Post Ranch Inn é meu sonho de consumo. Tenho um amigo fotógrafo que ficou lá e as fotos que ele fez de dentro do quarto com vista pra big sur são espetaculares!!!!
OK Bóia, obrigado!!
Oi Bóia!! Por favor, veja se consegue descobrir o que fica mais rápido para chegar em L.A.
Quero fazer o Big Sur até ao Pfeiffer Pk e depois cair para a Nac. Rd ou voltar para Carmel e ir enfim para a 101.
Veja se consegue descobrir para nós.
Super obrigado!!!!!!
Olá, Eduardo! Há inúmeras maneiras de fazer esta rota. Ao fim do relato o Ricardo Freire vai resumir as possibilidades. Para fazer só o filé, vá de San Francisco a Monterey pela auto-estrada, então faça de Monterey a Big Sur conforme o que já foi explicado,depois volte a Carmel e pegue a 101 novamente até Los Angeles.
Simule tempos em https://www.viamichelin.com .
Boia,
A Via Michelin não é boa para simular caminhos nos EUA, não. É excelente para Europa, mas tem uns furos, ou é menos completa na América do Norte.
Recomendo, para simulações em EUA e Canadá, a Map Quest https://www.mapquest.com .
Estou apaixonada pela matéria!!!!! Farei SF-SD em julho. Peço desculpas, mas não consegui entender bem a interdição. Pelo googlemaps nem consigo passar na Big Sur, mas pelo q vc disse, a interdição é após a Big Sur? Consigo descer pela Hw1 até depois do Pfeiffer St Pk então pego a 101 p S. Luis Obispo?
Olá, Vania! Está bem explicadinho pelo Ricardo Freire. Clique no mapa e aproxime, que você vai ver exatamente o ponto da interdição. Você pode voltar a Carmel e então pegar a 101 ou subir pela Nacimiento-Ferguson Road.
hahahahah!!
Eu e minha filha passamos por esta estrada na área militar há duas semanas. Não sabíamos que o “desvio” iria durar tanto tempo. Ficamos rezando para não faltar gasolina e quando vimos que era área militar quase tivemos um “troço”.
Pedi para ela tirar fotos dos soldados/tanque de guerra, etc. e ela nada…. (morrendo de medo!.
Assim que saimos desta área havia um único posto de gasolina, daqueles antigos, com apenas duas bombas, com dezenas de motociclitas tipo Hell Angels (ai meu Deus! Achei que a gasolina daria para mais um trecho, e deu!)
Agora a gente se diverte, mas na hora…
Para falar a verdade eu não recomendo esta estradinha não.
Esse esquema é usado em outras áreas militares com estradas que a atravessam. Não tem segredo: se vc está em situação legal no país, o carro é alugado e vc tem habilitação, dá pra ir tranquilo.
O que não se pode fazer, na California ou em lugar algum, é entrar em estradas secundárias em áreas desabitadas de tanque abaixo de 1/3. Jamais. Ever. Os tanques de carros americanos em geral são grandes, e a ausência de postos é comum.
Não fotografar equipamentos militares ativos é uma medida de bom-senso em qualquer lugar do mundo.
Ricardo,
li o relato da Claudia (02/06/11), estou indo em julho e fiquei preocupada em fazer SF/LA pela costa, pois quero muito andar na BIG SUR, mas percebi que a estrada é perigosa. É isso , tem trechos mais suaves?
Obrigada,
Sol
Olá, Sol! Aqui quem responde é A Bóia. A estrada não é perigosa.
hahahahah!!
Eu e minha filha passamos por esta estrada na área militar há duas semanas. Não sabíamos que o “desvio” iria durar tanto tempo. Ficamos rezando para não faltar gasolina e quando vimos que era área militar quase tivemos um “troço”. Pedi para ela tirar fotos dos soldados/tanque de guerra, etc. e ela nada…. (morrendo de medo!)
Agora a gente se diverte. Para falar a verdade eu não recomendo esta estradinha não.