De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur
O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.
O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.
Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso.
Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.
Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de – mais puro deleite visual.
Promoções para sua viagem
Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa. (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença. É uma lindeza.
Wise – Cartão de débito global
De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.
Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.
Mala de bordo nas medidas certas
Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.
Organizador de eletrônicos para viagem
O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho.
E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).
Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.
Parcial Carmel-Big Sur: 50 km
Total desde San Francisco: 263 km
Leia mais:
- Passo a passo: de San Francisco a Los Angeles
- 180 hotéis na Califórnia comentados pelos leitores (incluindo 12 em Carmel e 1 em Big Sur)
- De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey
- De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel
- De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara
- De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles
58 comentários
Valeu o link, Riq!
Lindo, o restaurante! Que sonho!
Excelente post, parabens!
O post ficou ótimo! No ano passado fiz essa viagem pela H1, desde San Fran até San Diego. No caminho achei legal o Big Sur River Inn e a cachoeira Mc Way Creek (imperdível!!!)
No meu blog tem um post sobre esta viagem:
https://viajandoeviajando.blogspot.com/search/label/Pacific%20Coast%20Highway%20%28Highway%201%20%2F%20Route%201%29
Legal demais. No dia 6 de maio eu e minha namorada fizemos o mesmo que o Eduardo pois queriamos passar também no Julia Pffeifer Burns State Park. E foi exatamente como o Eduardo relatou. Um tempo para subir a montanha (trecho meio chato) e depois fica tranquilo. E também não fomos revistados pelos militares. Achei que valeu a pena.
putz! sério que passa numa área militar e pode rolar revista de bagagens e tudo? oh lord…
Gostei do princípio ao fim!!! Eu quero ir para esse lugar visualmente magnífico, de naturaleza portentosa.
Adorei essa estrada com vistas de vertigem!!!
Simplemente bello!
Parabéns pela viagem!
Faltou o relato do Viajar e Pensar no Big Sur:
https://viajarepensar.blogspot.com/2010/06/dicas-da-california-o-imperdivel-big.html
Boa Viagem!!!
😉
Eu também fiz um relato lá no Wazari no ano passado:
https://wazari.wordpress.com/2010/04/14/pacific-coast-highway-us1/
Abraços!
Oi Alessandro!
Vi o mapa que vc fez e percebi que do ponto C (Carmel) ao ponto D (Big Sur) vc dá uma “volta”. Por que vc não continou pela H1 nesse trecho?
Obrigado!!!
Eduardo,
Foi falha minha na hora de fazer o mapa. Eu não dei essa volta toda não e segui direto pelo H1 mesmo. Vou consertar. Valeu pelo aviso!
i Alessandro!
Vi o mapa que vc fez e percebi que do ponto C (Carmel) ao ponto D (Big Sur) vc dá uma “volta”. Por que vc não continou pela H1?
Obrigado!!!
Com essas interdições na estrada estou morrendo de medo de agendar o Hearst Castle. A ideia é sair de Carmel por volta do meio-dia e marcar o Hearst para às 15:40, último horário. O que vcs acham?
Farei isso no dia 20/07.
Olá, Silvia! Com a estrada livre, já é difícil fazer isso, porque naturalmente você vai querer parar muito. Se a estrada continuar interditada, vai ser impossível — você precisaria ir até San Luis Obispo por dentro para então subir de novo ao castelo.
Com uma vista destas quem é que precisa almoçar ?
foi exatamente o que eu pensei depois de terminar de ler e ver as fotos do post 🙂
Olá a todos, parabéns pelo post, está excelente mais uma vez, Riq. Foi um revival de 2 semanas atrás, qdo fiz o mesmo trajeto. Optei por pegar a Nacimiento Rd em vez de retornar a Carmel pra pegar a Hgw 101 (na altura da cidade de Bradley) e não me arrependo, na verdade, gastamos apenas cerca de 1h10 da rodovia costeira para chegar na 101. Retornando, o tempo gasto seria bem maior. Tirando a parte inicial, que é realmente muito mas muito mesmo sinuosa (gasta-se mais de meia hora pra rodar alguns poucos quilômetros), o restante é tranquilo e não tivemos problema com a base militar, somente ter que andar um pouco atrás de carros militares, sem ultrapassar, a uns 40 km/h. Abraços a todos