De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur
O segundo dia da travessia amanheceu feio — mas lá pelas 10, oba!, as nuvens foram se dissipando. Precisei trabalhar online, então só conseguimos sair perto do meio-dia.
O dia seria dedicado à segunda parte do filé (ou do medalhão de Kobe) da viagem: a costeira de Big Sur.
Por circunstâncias alheias à nossa blogagem, o objetivo não era muito ambicioso.
Como a Highway 1 estava interditada logo depois de Big Sur (por desabamentos ocorridos durante enxurradas; não está mais), eu resolvi apenas marcar um almoço no restaurante do hotel Post Ranch Inn. De lá eu voltaria a Carmel e iria em direção à Highway 101 para seguir ao sul.
Foram 50 quilômetros daquilo que os antigos chamam de – mais puro deleite visual.
Promoções para sua viagem
Na saída de Carmel, demos uma paradinha na Missão — e estava rolando uma primeira comunhão! (Tem pelo menos uma garota que não estava gostando muito da situação, não.)
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Basta sair da zona urbana para a estrada se transformar numa mega-Niemeyer. Ou numa Rio-Santos sem construções (e com mais mirantes).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
A comparação não é gratuita. Temos coisas tão-bonitas-quanto bem pertinho de casa. (Uma costeira dessas em Itacaré ou mais pertinho da praia no norte de Ubatuba seriam um show igual.) Mas a posição da estrada e a paisagem intacta, sem vestígios de urbanização, realmente fazem diferença. É uma lindeza.
Wise – Cartão de débito global
De novo, os mirantes se sucedem, e a gente não consegue não parar em todos.
Lá pelo 40º quilômetro, porém, a estrada se afasta do precipício e entra numa região de parques. Por ali, logo no começo, se esconde a praia mais famosa do pedaço, a Pfeiffer Beach (é preciso pegar o Sycamore Canyon Drive, a única estrada asfaltada à sua direita entre os Correios — Big Sur Post Office — e a entrada do Pfeiffer big Sur State Park).
Mas eu não sou muito a favor de ter trabalho para achar praias que não vou aproveitar… então nem tentei achar.
Mala de bordo nas medidas certas
Fui direto para o Sierra Mar, o restaurante do Post Ranch Inn, que funciona para almoço das 12h às 15h e aceita reservas de não-hóspedes.
Organizador de eletrônicos para viagem
O hotel é um dos precursores da onda do luxo despojado (as diárias das cabanas mais simples começam em US$ 550). Mas a vista é um sonho.
E a comida, bem boazita (espere gastar uns US$ 140 para duas pessoas com entrada, prato e uma taça de vinho para cada. Mas o cardápio tem até hamburger).
Já passavam das três da tarde quando retomamos a viagem… mas isso é assunto para o próximo post.
Parcial Carmel-Big Sur: 50 km
Total desde San Francisco: 263 km
Leia mais:
- Passo a passo: de San Francisco a Los Angeles
- 180 hotéis na Califórnia comentados pelos leitores (incluindo 12 em Carmel e 1 em Big Sur)
- De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey
- De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel
- De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara
- De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles
58 comentários
Oi Boia!!
Temos uma semana completa para explorar a highway 1, então queríamos incluir 2 dias em Yosemite. Você acha viável e acha que vale a pena? Já conhecemos São Francisco e LA então não precisamos ficar muito nessas cidades. Obrigada
Olá, Débora! Claro.
Vou sair de Carmel 10 hrs, considerando parar nos mirantes e entrar o ver pfizer beach / cachoeira Mc way quanto tempo o chegar no restaurante Sierra Mar… pensei reserva p 13 hrs ( 3 horas p percurso total sem pressa) seria suficiente? Sabe se já desbloqueou todo o trecho até chegarmos em Lós Angels seguindo de Big Sur. Obrigada, amo “ viagem na viagem” . Mirtys Sa – PE/BR
Olá, Mirtes! A reabertura está prevista para meados de julho.
https://www.bigsurcalifornia.org/highway_conditions.html
https://www.google.com.br/search?q=mcway+falls+big+sur&espv=2&biw=1366&bih=635&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=cItEVOKtM4bt8QGtqYHgDg&ved=0CAYQ_AUoAQ
Mas é a primeira vez que estou acessando o site e estou adorando, muito bom, parabéns!
Poxa, papou não só uma mosca, mas um vespeiro inteiro ao desistir de procurar a praia… Foi totalmente o highlight da minha viagem agora em agosto de 2014 com meu american husband. Na praia do Julia Pfeiffer State Park cai uma cachoeira, a McWay Falls. Achei no gps do celular, a gente estacionou no acostamento (mas depois descobri que é tranquilo estacionar no parque, mas deve ter que pagar), 15 min de trilhazinha moleza, e voilá, ficamos totalmente mesmerizados!! Mesmo com a cachoeira magrinha pq estava em época de seca! Pra mim foi o mais bonito da viagem que tbm incluiu carmel e monterey (que eu amo e pretendo voltar muitas vezes qdo formos visitar família).
Ola,
Estou planejando ir em Marco por 6 dias com meu filho para sao Francisco , entao vendo seu blog gostaria de saber se posso reservar 2 ultimos dias para irmos ate big sur e depois voltar,os para sao Francisco pois tenho hotel la reservado por 6 noites pensei so em perder uma noite la em Carmel fazer o trecho que vc falou e voltar os para sao Francisco. O que vc me aconselharia?
Olá, Maria Regina! É perfeitamente possível. Reserve uma noite em Monterey, Carmel ou Big Sur.