De carro na Califórnia, parte 1: San Francisco a Monterey

Começo aqui o relato da minha viagem de carro pela costa da Califórnia. É possível fazer esta viagem de um sem-número de maneiras, em função do seu tempo disponível, das condições meteorológicas, dos seus interesses específicos e da condição da estrada (que, quando fui, permanecia interditada 100 km ao sul de Carmel, mas foi reaberta alguns meses depois).

De carro na Highway 1

No último capítulo vou fazer um resumão de todas as possibilidades; tenha um pouquinho de paciência que eu chego lá.

Como já tinha dito antes, fiquei alguns dias sem carro em San Francisco. Na cidade, e mesmo com GPS, carro é um incômodo — e um incômodo caro, já que você vai gastar por dia pelo menos US$ 25 de estacionamento num hotel central, mais todos os estacionamentos dos lugares aonde você for.

Aluguei apenas na antevéspera de seguir viagem. Fui um dia a Sausalito e aos mirantes do outro lado da baía (leia aqui) e tirei o último dia na cidade para fazer um bate-volta ao Vale do Napa (leia aqui).

O dia da partida amanheceu superfeio, nada convidativo para uma viagem panorâmica.

De San Francisco a Monterey

Há quem pegue a costeira ainda na zona urbana de San Francisco (como a Evelyn). Outros simplesmente dispensam este primeiro trecho e vão direto a Monterey pela Highway 101, que vai pelo interior.

Como o céu estava plúmbeo (gostou?), optei por um meio-termo: programei o GPS para me levar à costa à altura de Half Moon Bay (o marcador B no mapa acima), charmoso vilarejo praiano que a Maryanne tinha recomendado no Hotel California Blog.

Queria dar uma olhadinha na localização do Ritz Carlton dali, que a Maryanne indica como um bate-volta BBB chic de San Francisco para um chá das cinco, e que de repente também pode virar uma parada numa viagem de lua de mel…

Half Moon Bay -- vizinhanças do Ritz-Carlton

Half Moon Bay: campo de golfe à beira-mar

Parcial 1:

De San Francisco a Half Moon Bay pela Highway 280, via San Bruno: 52 km (pela costeira também seriam 50 km)

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Fiz minha estréia então na Highway 1 em Half Moon Bay. Dali até Santa Cruz a minha única reclamação é com relação ao céu carregado de nuvens. Pôxa, São Pedro!

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Este trecho atravessa uma série de parques e praias estaduais, então você praticamente não vê edificações (esse ranchinho onde paramos para tomar um café e um bolo foi uma das exceções pelo caminho).

Os mirantes se sucedem e, mesmo com mau tempo, a gente ia parando em todos. Há muitas falésias e algumas dunas ocasionais. Lá pelas tantas apareceu o farol de Pidgeon Point.

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Pidgeon Point

–> Parcial 2:

–> De Moon Half Bay a Santa Cruz pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 78 km.

–> Desde San Francisco: 130 km.

Já o trecho seguinte, de Santa Cruz até Monterey, é totalmente sem-graça. A região é urbanizada (você cruza inclusive áreas industriais) e a estrada se afasta da costa. Mas o trecho mais feio rápido, e não é motivo para deixar de vir pela costeira.

Highway 1 a caminho de Monterey

–> Parcial 3:

–> De Santa Cruz a Monterey pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 68 km

–> Desde San Francisco: 198 km

Canning Row, Monterey

Não importa que tempo esteja fazendo, sua chegada a Monterey será recompensada por uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium. Vá direto à CanningCannery Row, uma área portuária onde funcionavam, na primeira metade do século passado, enlatadoras de sardinha.

Com o sumiço da sardinha da região, o lugar foi abandonado e depois recuperado como uma versão menor e simpatiquinha do Fisherman’s Wharf de San Francisco.

Canning Row, Monterey

Canning Row, Monterey

O aquário fica no finzinho da rua. Deixe seu carro num estacionamento coberto (há um da prefeitura que cobra bem barato), mas não deixe nenhum indício à vista de que você tem bagagem no carro (não esqueça de retirar também o GPS do vidro do carro).

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

O lugar é uma lindeza só. Dá pra passar uma tarde inteira só na ala dos invertebrados. Há também lontras fofas.

E belas exposições temporárias, como a da Vida Secreta dos Cavalos Marinhos, atualmente em cartaz. Não deixe também de entrar no túnel transparente para sentir a sensação de estar debaixo de uma onda.

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Já passava das cinco da tarde quando o inesperado ocorreu: as nuvens se dissiparam e o fim da tarde ficou perfeito para o último (e mais bonito) trecho do dia, entre Monterey e Carmel. Mas isso é assunto pro próximo post…

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    148 comentários

    Ricardo, tudo bem?!
    Sou associado da RCI e reservei uma semana no início do mês de fevereiro em San Francisco e em seguida mais uma semana em Las Vegas. Estive pesquisando sobre passagens aéreas, mas estou achando valores muito altos. Gostaria de receber dicas sobre quais empresas aéreas tem melhores preços, tanto de ida e volta, bem como o trecho entre San Francisco e Las Vegas.
    Quanto aos roteiros, também seria muito interessante, sabendo-se que ficarei 7 dias em cada cidade. Grato.

    Olá!

    Estou planejando minha viagem para outubro mas partirei com meu marido a partir de Las Vegas. Planejamos pegar o carro e seguir Vegas – San Diego – Los Angeles – San Francisco. Teremos 30 dias para fazer a viagem com muita calma e aproveitando cada detalhe. Mas eu tenho uma dúvida quanto à estrada. Tenho encontrado vários roteiros mas todos eles partem de San Francisco. Saberiam me informar se é possível (e viável) fazer o trajeto invertido, com San Francisco sendo a última parada?

    Muito Obrigada.

    Ricardo, acabei de voltar de San Francisco, fiz a viajem com meus pais.
    Gostaria imensamente de te agradecer pelas dicas de passeio. Nunca tinhamos ouvido falar de Monterey e Carmel (fizemos apenas esse trecho e voltamos para SF pela Highway) e seguindo suas dicas nos aventuramos numa segunda versão da sua viagem, com o céu também plúmbeo. hahahaha Não consigo expressar em palavras o que são esses lugares e a emoção que senti em cada um deles. é uma sensação de percepção da natureza que me deixou encantada. Posso afirmar com toda a certeza que foi o lugar mais mágico que visitei nos meus 20 anos que vida (muuucho velha hahaha), mais mágico que a Disney quando eu tinha 7, isso é sério!
    Por isso só tenho que te dizer OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!

    Olá Riq, trips e Bóia!

    Qual o tempo de viagem razoável para curtir tudo o que o trecho San Francisco – Monterey tem a oferecer nesses 200 km? Dá pra chegar a tempo de conhecer o aquario e fazer 17 miles drive ainda de dia? Vou pernoitar em Carmel (2 noites pra fazer um bate e volta a Big Sur, como a Bóia sugeriu num outro comentário!). Tem Mais alguma coisa bacana para ver em Monterey além do aquário e do Cannery Row?

    Obrigada!

    Claudia boa tarde , parabéns pelo blog ficou supimpa !!!

    To descendo de San Francisco até los angeles pela HWY 1 …me dá uma dica ….nesse trecho tem pedágio ?

    abraço
    Vinicius

    Oi Boia…
    voltei pra te agradecer pela dico do site da 66. valeu mesmo. tenho feito outras perguntas nos outros trechos da viagem. muito obrigado.

    Oi Ricardo….
    To programando minha viagem pra setembro desse ano, e pretendo fazer esse trecho todo que vc fez, so que vou tbm pegar moto em LA pra subir pra 66, vc conhece, sabe me dar alguma dica, cuidados e tal? Valeu pelas dicas de sua viagem, acho que vai me ajudar pra caramba. Abraco.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito