De carro na Califórnia, parte 1: San Francisco a Monterey

Começo aqui o relato da minha viagem de carro pela costa da Califórnia. É possível fazer esta viagem de um sem-número de maneiras, em função do seu tempo disponível, das condições meteorológicas, dos seus interesses específicos e da condição da estrada (que, quando fui, permanecia interditada 100 km ao sul de Carmel, mas foi reaberta alguns meses depois).

De carro na Highway 1

No último capítulo vou fazer um resumão de todas as possibilidades; tenha um pouquinho de paciência que eu chego lá.

Como já tinha dito antes, fiquei alguns dias sem carro em San Francisco. Na cidade, e mesmo com GPS, carro é um incômodo — e um incômodo caro, já que você vai gastar por dia pelo menos US$ 25 de estacionamento num hotel central, mais todos os estacionamentos dos lugares aonde você for.

Aluguei apenas na antevéspera de seguir viagem. Fui um dia a Sausalito e aos mirantes do outro lado da baía (leia aqui) e tirei o último dia na cidade para fazer um bate-volta ao Vale do Napa (leia aqui).

O dia da partida amanheceu superfeio, nada convidativo para uma viagem panorâmica.

De San Francisco a Monterey

Há quem pegue a costeira ainda na zona urbana de San Francisco (como a Evelyn). Outros simplesmente dispensam este primeiro trecho e vão direto a Monterey pela Highway 101, que vai pelo interior.

Como o céu estava plúmbeo (gostou?), optei por um meio-termo: programei o GPS para me levar à costa à altura de Half Moon Bay (o marcador B no mapa acima), charmoso vilarejo praiano que a Maryanne tinha recomendado no Hotel California Blog.

Queria dar uma olhadinha na localização do Ritz Carlton dali, que a Maryanne indica como um bate-volta BBB chic de San Francisco para um chá das cinco, e que de repente também pode virar uma parada numa viagem de lua de mel…

Half Moon Bay -- vizinhanças do Ritz-Carlton

Half Moon Bay: campo de golfe à beira-mar

Parcial 1:

De San Francisco a Half Moon Bay pela Highway 280, via San Bruno: 52 km (pela costeira também seriam 50 km)

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Fiz minha estréia então na Highway 1 em Half Moon Bay. Dali até Santa Cruz a minha única reclamação é com relação ao céu carregado de nuvens. Pôxa, São Pedro!

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Este trecho atravessa uma série de parques e praias estaduais, então você praticamente não vê edificações (esse ranchinho onde paramos para tomar um café e um bolo foi uma das exceções pelo caminho).

Os mirantes se sucedem e, mesmo com mau tempo, a gente ia parando em todos. Há muitas falésias e algumas dunas ocasionais. Lá pelas tantas apareceu o farol de Pidgeon Point.

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Pidgeon Point

–> Parcial 2:

–> De Moon Half Bay a Santa Cruz pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 78 km.

–> Desde San Francisco: 130 km.

Já o trecho seguinte, de Santa Cruz até Monterey, é totalmente sem-graça. A região é urbanizada (você cruza inclusive áreas industriais) e a estrada se afasta da costa. Mas o trecho mais feio rápido, e não é motivo para deixar de vir pela costeira.

Highway 1 a caminho de Monterey

–> Parcial 3:

–> De Santa Cruz a Monterey pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 68 km

–> Desde San Francisco: 198 km

Canning Row, Monterey

Não importa que tempo esteja fazendo, sua chegada a Monterey será recompensada por uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium. Vá direto à CanningCannery Row, uma área portuária onde funcionavam, na primeira metade do século passado, enlatadoras de sardinha.

Com o sumiço da sardinha da região, o lugar foi abandonado e depois recuperado como uma versão menor e simpatiquinha do Fisherman’s Wharf de San Francisco.

Canning Row, Monterey

Canning Row, Monterey

O aquário fica no finzinho da rua. Deixe seu carro num estacionamento coberto (há um da prefeitura que cobra bem barato), mas não deixe nenhum indício à vista de que você tem bagagem no carro (não esqueça de retirar também o GPS do vidro do carro).

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

O lugar é uma lindeza só. Dá pra passar uma tarde inteira só na ala dos invertebrados. Há também lontras fofas.

E belas exposições temporárias, como a da Vida Secreta dos Cavalos Marinhos, atualmente em cartaz. Não deixe também de entrar no túnel transparente para sentir a sensação de estar debaixo de uma onda.

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Já passava das cinco da tarde quando o inesperado ocorreu: as nuvens se dissiparam e o fim da tarde ficou perfeito para o último (e mais bonito) trecho do dia, entre Monterey e Carmel. Mas isso é assunto pro próximo post…

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    148 comentários

    Ric, to amando esse relato… Fiz Las Vegas-San Francisco em agosto do ano passado, pena que ainda não tinha esse post ainda rs As fotos estão lindíssimas, estou ansiosa pelo resto!

    Essa região é linda, charmosa, e ver essas fotos dá uma saudade danada! Mas vc ainda consegue por um temperinho especial no seu relato, Riq.
    Mais uma vez, obrigada por levar a gente junto na viagem.

    Esse foi o único trecho que não fiz de carro na California.. o resto, fiz tudinho até San Diego. Obrigada pelo link pro post de Monterey e Carmel 🙂

    Estarei estudando em san Francisco em Jan/12 para estudar e queria saber se tem como chegar em Monterey de bus ou outro transporte, pois não terei carro e queria muito conhecer o aquário.
    Bjos e obrigada.

    Valeu! As dunas lembras as nossas aqui no Nordeste. O construtor desse farol deve ter mandado seu mestre construir um aqui na cidade de Touros – RN, eles são muitos parecidos.

      Temos coisa tão ou mais bonita tanto no Nordeste quanto na Rio-Santos, Walter (vou comentar isso no post final). Mas a posição da estrada e todo esse trechão preservado são de arrasar.

    Ricardo, acho que o nome da rua principal em Monterey é Cannery Row. Ainda bem que fez sol na 17 Mile Drive. Ninguém merece pumbliosidade nesse trecho.

    Que fotos lindas!
    E olhe que o tempo não estava bom…
    Tou “reviajando minha viagem” com o post, Riq! 😉

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito