Feirinha, agroturismo e Castro: 3 passeios sossegados por Chiloé
Existem várias opções de passeios no arquipélago de Chiloé, no Chile. Mas sempre tem aquele dia em que a gente quer algo bem leve pra fazer, seja pra dar uma pausa ou porque chega o momento de achar uma lembrancinha pra levar pra casa. Essa é uma sugestão de três passeios tranquilos pra se fazer pelas comunas das ilhas.
Dalcahue
Artesãos de várias das ilhas dos arredores vendem seus produtos na Feira Artesanal de Dalcahue, cuja estrutura foi montada em 2005, a transformando em um atrativo da comuna chilena que pode ser visitado independentemente das condições do tempo. Com produtos feitos de materiais locais, é possível achar gorrinhos, meias, blusas e outros itens coloridos feitos de lã chilota; pequenas peças reproduzindo as casas de tejuela e as igrejas da região, além de utensílios de madeira para a cozinha. Há também opções de banquinhas de comida.
Feira Artesanal de Dalcahue (Pedro Montt, 105-138, Dalcahue)
Curaco de Vélez
Os 5 hectares do terreno da huilliche Sandra Naiman em Curaco de Vélez, outra comuna chilena, são dedicados à agricultura sustentável. E é ela quem cuida, praticamente sozinha, de toda a propriedade, que produz batatas, alhos, além de flores e hortaliças que transforma não apenas em produtos para a venda, mas também em almoços típicos oferecidos em sua casa. Além da vista e de um dos melhores ceviches que já comi na vida, a experiência é interessante para “entrar” de fato na vida do povoado. Valores a combinar.
Propriedade de Sandra Naiman (San Javier, entrando em Changuitad; tel. 569/9751-7570)
Castro
Sabe aquelas fotos cheias de casinhas de palafita coloridas em Chiloé? Castro é um dos locais em que é possível fazer essas imagens clássicas do arquipélago. Ande pelas ruelinhas mais calmas da cidade, faça amizade com os cães e conheça o centro, onde está a igreja. Os produtos artesanais vendidos na área também contam com materiais locais, mas podem ter preços bem mais salgados do que na feirinha de Dalcahue, por exemplo.
Heloísa viajou a convite do Tierra Chiloé.
Leia mais:
- Ilha de Chiloé: uma beleza bruta
- Visitando as Igrejas de Chiloé, patrimônio da humanidade da Unesco
- O luxo sereno do Tierra Chiloé
- Chiloé: uma viagem no tempo (e por cenários de Isabel Allende) à ilha Mechuque
- Atacama com estilo: Tierra Atacama
- Torres del Paine: aos cuidados do Tierra Patagonia
- Dicas de Chiloé no Viaje na Viagem