Curso no exterior + viagens paralelas: conte sua experiência
Fazer um curso no exterior é uma maneira muito inteligente de fazer uma viagem em conta. Dá pra descolar acomodação barata (às vezes em casa de família) e você facilmente se enturma.
Muita gente se programa para fazer viagens curtas nos fins de semana. Na Europa, há quem use cada fim de semana para ir a um canto diferente do continente, usando a combinação low cost + albergue.
Nunca fiz um curso no exterior (gostaria muito!), mas em teoria acho que o esquema mais interessante é aproveitar os fins de semana para visitar o entorno de onde se está, gastando menos tempo com deslocamento e aproveitando para ver lugares que você não “conhecia” antes de viajar
Daí emendaria dez ou quinze dias de viagem econômica, aproveitando os conhecimentos e a desenvoltura adquiridos nas semanas de curso.
Caso não dispusesse desse tempo ou dessa grana, faria então o esquema dos fins de semana, claro (como dizer a alguém que está em Londres para não passar um fim de semana em Paris?). Mas nesses lugares muito bacanas em que se tem muito pouco tempo, faria a visita mais descompromissada possível: sem filas, sem lerês. Muita caminhada e curtição.
Ops — mas não foi para dar a minha opinião que eu abri este post, e sim para atender a um pedido do Goethe, que está indo estudar na Alemanha e sentiu falta desse assunto aqui no Viaje na Viagem.
Se você viajou para fazer curso, conte pra gente como organizou seu tempo livre e como conseguiu conciliar o curso com a sua vontade de viajar. Deu para fazer as duas coisas, ou alguma delas saiu prejudicada? Se você pudesse fazer de novo, o que você repensaria?
Som na caixa!
95 comentários
Essa é para o perguntódromo :
Quem pode recomendar ÓTimos cursos de administração de negócios em ingles , com duração de 30 dias , na Europa
ou nos EUA ? (é para a filhota que só tem férias do trabalho e da universidade no mes de julho )
Oi Sylvia!!! 🙂
Quando eu quis fazer um curso fora, eu dei uma pesquisada primeiro na Belta, que é uma associação de cursos no exterior – mas principalmente cursos de idiomas… o site é Belta.org.br. Garimpando, há mais do que cursos de idiomas de férias e high school!
Sugiro também que a filhota escolha umas universidades que tenha interesse e busque nela os cursos de verão disponíveis. Ou, melhor ainda, veja nas universidades fortes daqui quais nos EUA/Europa que há convênio, assim o curso de férias pode ganhar um valor maior no curriculo dela!!
Exemplo: A ECA/USP tem convenio com a Universidade da Florida, e oferece cursos de 2 semanas em Comunicação Empresarial. Tem também uma parceria com a Sorbonne para cursos voltados para Comunicação. Sei pq a ECA é referência pra mim. É um caminho!!! Veja com ela quais universidades aqui têm esse tipo de convênio, pode ser interessante.
Ah! Me lembrei que a Fundação Dom Cabral e o INSEAD têm uma parceria com uma universidade em Fontainebleau, França!!!! Dá uma olhada no site aqui: https://www.insead.edu/home/
Adri ! Tu estás sempre nos salvando com Uber dicas .
Brigadin , vou xeretar tudão nestes links .Saludos ao Cae tb
🙂
Acho o máximo misturar cursos com férias. Espero que ela consiga algo bem legal!
Oi Sylvia,
Quando eu fiz meu curso, nós escolhemos a UC Berkeley (pelo nome e localização)… mas infelizmente o curso era de 4 meses.
Tem um novo de 2 meses “Management and Leadership”.
Esse é o link dos programas oferecidos: https://extension.berkeley.edu/diploma/?gclid=CInR27TX76YCFcQ3pAodrgOdFA
A ideia da Adri pela Belta foi excelente… o melhor orgão nesse sentido no Brasil.
bjs
Já está no Perguntódromo!
Sylvia,
Só complementando o que a Adri já falou. O melhor é pedir para a filhota conversar com os professores dela. Eles sabem quais são as melhores universidades e podem dar indicações precisas, inclusive com os contatos de alguém lá. Não sou da área dela, mas, normalmente, as boas universidades oferecem cursos de verão e/ou inverno que podem ser os mais adequados, já que ela só tem 30 dias.
De qualquer forma, seria bom, também, ela procurar a Assessoria para Assuntos Internacionais – ou similar – da universidade que cursa. A maioria das universidades federais tem uma. Eles não pagam nada para o aluno, mas, dependendo do convênio, tem-se isenção de taxas, direito a usar o restaurante universitário, biblioteca e, com sorte, desconto na acomodação. Isso costuma valer para os cursos regulares, não sei se vale para cursos de curta duração.
É bom lembrar, também, que para o aproveitamento dos créditos (não sei se interessa) a coisa é mais burocrática, mas não custa nada tentar. Para entrar com o pedido, o ideal é que o curso tenha sido realizado em uma universidade conveniada com a dela. Além do certificado de conclusão(com data de realização E carga horária),será preciso a emenda e o programa.
Uma outra boa fonte de informação é o British Council. Pelo menos o daqui do Rio funcionava bem e ajudava os alunos.
Além disso, na falta de professores legais, o santo Google ajuda muito. Não encontrei um site confiável com as top ten universidades em business, mas Harvard é famosa e, segundo o filho de uma amiga que mora nos EUA, Notre Dame também não é ruim.
Bjs e boa sorte ! 😉
Bah guria,grandes dicas !
Nada como uma expert teacher 🙂
Hoje mesmo estava pensando que tinha que te escrever pra te desejar uma SUper viagem .
Estamos aqui com todos as melhores energias para que tudo corra maravilhosamente bem .
Fico aqui na espera das fotos dos encontros-boiantes 😎
Sylvia,
Torcendo para a filhota conseguir um curso bem legal!
Infelizmente, não vou encontrar com a Carla! Só chego em Bangkok dia 10 e não consegui arrumar a viagem de forma a encontrá-los no Vietnã (que ficou de fora) 🙁
Antes de viajar, deixarei um comentário lá no post do sudeste asiático para agradecer as dicas e contar como ficou o roteiro.
Valeu!
Sylvia, tenho uma indicação da IBS – International Business School of São Paulo, que coordena cursos de especialização no exterior.
A University of La Verne, no sul da Califórnia, oferece cursos de especialização na área de Estratégia e Marketing, Finanças e Controladoria e Gestão de Projetos. A Fondazione Centro Universitario di Organizzazione Aziendale, na Itália, oferece curso de Gestão de Negócios. São cursos de 3 semanas, com preços bastante razoáveis. Abs, Marcela.
Obrigada Marcela !
Costa oeste e Italia são perfeitas para unir estudos e férias.
Gestão de projetos é a primeira escolha , ótima dica !
Sylvia, fale com a Liliane da GoTour, eles tem cursos especiais como este que vc quer – https://www.gotour.com.br
Acabei de passar dois meses em Paris estudando francês. Fui pela Aliança Francesa e fiquei em casa de família. Experiência maravilhosa. Escolhi o curso intensivo, entaõ tinha aula todo dia de manhã, mas existe a opção de 2 ou 3 vezes na semana.
Aproveitei dois fins de semana para ir a Amsterdã e à Bélgica. Outros aproveitei para curtir a cidade. Recomendo muito. Há muitas opções de ônibus que são mais baratos que os trens e é possível conseguir bons preços com antecedência.
No próximo mês, vou aproveitar para viajar um pouco mais por aqui. O mais legal do curso é que você conhece gente do mundo inteiro e acaba tendo mais opções de lugares para viajar. Vou encontrar uma amiga em Londres e voltarei para passar 5 dias em Paris na casa de uma amiga que fiz lá.
Fabiana, eu fiz curso de italiano na Universitá per Stranieri de Perugia. Fica bem no centro da Itália, do lado de Assisi, achei a localização ótima pois fica 2 horas de trem de Roma, 1h30 de Firenze. A Umbria dizem que a irmã pobre da Toscana e posso te dizer q é tão linda qto, passei tres meses lá em 2005. Perugia é uma cidade ótima cheia de estrangeiros e jovens, vale muito a pena.
Ah, e comparado aos cursos privados o da Universidade é mais barato.
Eu fiz no Il Centro, em Milão. Fica no bairro de Brera e próximo do teatro Scala, bem central. De Milão é fácil passar o final de semana em Turim, Genova, Florença, Veneza, Verona, Lagos de Como e Garda e até alguma coisa na Suiça.Com promoções de áreo low cost a brincadeira aumenta para toda a Europa! Não sei se é a melhor opção mas é bem boa, foi muito bacana estudar lá!
Eu fiz um curso de espanhol com a escola don quijote de granada. adorei a experiência, toda tarde eles faziam atividades extras e passeios. E nem preciso dizer que granada é tudo.
Já em Roma eu fiz com a escola Torre de babele e gostei muito tb, conheci bastante gente e fizemos muitas atividades e passeios extra-curso.
Eu estudei na Eurocentres de Firenze e achei o curso muito bom. A localizacao tambem perfeita para viajar pelo pais, pois como ja disseram ai em cima, da pra fazer viagemzinhas de trem a tarde, depois da aula pela Toscana, pra cidades como Pisa, Sienna, Lucca etc. As viagens mais longas ficam para os finais de semana. Mas Firenze em si ja e um otimo local para turistar.
Minha experiência não se refere a um curso, mas foi uma oportunidade de vivência no exterior muito boa!
Participei do programa da Disney em 2005/2006, o International College Program, acho que muitos devem conhecer. A STB faz o recurtamento no Brasil, em diversas cidades (é necessário ser maior de 18, universitário e falar inglês). Ao ser selecionada, tive a oportunidade de morar em Orlando-FL por 3 meses, trabalhando e curtindo a viagem (claro!).
Essa é uma opção muito boa para aqueles que não têm o orçamento completo que um curso no exterior exige (era o meu caso). Na Disney eu trabalhava e recebia em dólares, o que permitia me manter e viajar durante e depois o contrato de trabalho. Os gastos foram só aqueles antes da saída do Brasil (passagem, visto, e alguns dólares para a 1ª semana). E o curso de inglês veio na marra, né? Ao rebolar pra se virar nas mais diversas situações que o trabalho trazia, tendo que falar em inglês, não tinha língua estrangeira que não melhorasse, hehehehe. Ainda pude treinar outras linguas que já tinha estudado tb (vc pode fazer o teste de linguas e adquirir uma bandeirinha a mais para cada língua falada). Ajudei uma francesinha de 5 anos a encontrar seus pais, hihihi, uma experiência única! 🙂
Ao fim do programa de trabalho, passei uma semana em NY com um amigo q tb tinha participado do mesmo programa (Mas o visto permitia viajar mais um mês. Eu que não pudia perder mais nenhum dia da minha faculdade, que tinha voltado de uma longa greve, hehe).
Bom, pra terminar a história, o site da STB tem informações sobre o assunto e o orkut é repleto de comunidades sobre o tema.
Pessoal,
Preciso de dicas sobre cursos de italiano. E com a localização perfeita para viagens no final de semana.
Obrigada.
Oi Fabiana,
eu e o Andre já demos a dica do fuso Danteeghieri em Castelraimondo aqui em cima nesse post, que fica numa cidadezinha (Castelraimondo) no meio da região de Marche, que apesar de nem ser tão turística assim , eh um curso interiamente planejado pra quem pretende mesmo viajar muito, e a maioria das viagens já são planejadas pela escola, para acrescentar a experiência de aprender italiano e conhecer a cultura local. (Tenho muitos mais detalhes sobre o curso, as aulas e viagens feitas no meu blog, logo nos posts quando comecei. Se vc der uma olhada nos arquivos de abril a junho 2004, esta tudo lá).
Depois de Castelraimondo eu tb fiz outro curso na Scuola David em Florenca. A experiência e o curso em si nem se comparam com a de Castelraimondo (q eu preferi mil vezes!), mas em termos turísticos não poderia ser melhor!!
De Florença eu viajei MUITO pela Toscana e arredores, pois tudo ficava a menos de 1 hr de distancia, e acabei conhecendo a Itália praticamente toda (todas as viagens tb esta no blog), e aproveitava não só os fins de semana, mas também varias tardes depois da aula, pegava um trem e ia de cidadezinha em cidadezinha!
Obrigada Adriana.
Cidadão europeu tem desconto?
Já achei o site com as informações. Obrigada mais um vez.
Rosana
A empresa espanhola https://www.donquijote.org/brazilian/ , tem cursos de espanhol especiais para pessoas mais velhas .Acho que até para maiores de 50 anos em lugares mais quentinhos como Ilhas Canarias e Mexico ( só para informação, pois não é seu caso )
Conheço quem estudou na Espanha com essa empresa ( pessoa jovem ) e adorou a experiencia
Vc inclusive pode fazer o curso em varias cidades simultaneamente , como uma semana em cada uma, por exemplo , sem perder a continuidade do curso
Tive uma experiência rápida em NY, frequentei um curso de inglês por apenas 2 semanas, mas morro de vontade de repetir a dose, agora com mais tempo. Poderia ser inglês mesmo, ou francês, ou ainda espanhol… Mas fico pensando duas vezes porque, nesta experiência que tive em NY, os alunos eram muito novinhos, a maior parte deles se preparava para ingressar numa universidade americana. Gostaria de um curso onde os alunos tivessem mais de 30 anos, como eu, pois penso que assim minha experiência seria muito mais interessante.
Alguém sabe de cursos de língua no exterior com esse perfil – voltados para os “mais adultos”?