Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Confirmado: Cuba agora exige a vacina contra febre amarela

Conforme eu alertei no post Panamá exige vacina contra febre amarela a partir de 6 de fevereiro; mais países devem passar a exigir o certificado, a lista já começou a aumentar.

cuba vacina febre amarela

Desta vez é Cuba, que passou a exigir o certificado de vacinação contra febre amarela para viajantes brasileiros desde 7 de fevereiro.

Quem deu o primeiro testemunho foi a Carolina, que conseguiu embarcar no Brasil sem a vacina mas perdeu a conexão em Bogotá, onde a Avianca providenciou que ela fosse vacinada (!) e embarcasse num vôo seguinte.

(Esse procedimento, diga-se, foi totalmente irregular. A vacina só vale depois de 10 dias de tomada, e portanto a Carolina poderia ter sido barrada do mesmo jeito ao chegar em Cuba. E como a vacina costuma provocar reação forte nos primeiros dias, a viagem poderia ter sido prejudicada por uma gripe fora de hora.)

Ontem, dia 13, a Susana trouxe a informação de que o site da Avianca internacional está avisando da vacina no alto da home (com link para esta página).

E o Antonio Pedro matou a charada de vez, ao localizar uma notícia no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores com a informação da nova exigência, desde o dia 7 de fevereiro.

Como conseguir seu certificado:

Tudo o que você precisa saber

Vacina contra febre amarela

 

34 comentários

Tomei a vacina contra febre amarela há pouco mais de 10 anos. Soube que agora não há necessidade de reforço. No entanto, minha caderneta de vacinação informa que a vacina vale por 10 anos. Preciso pedir que revalidem a caderneta colocando a observação que é válida por toda a vida ?

    Olá, Talma! Dirão que não é necessário, mas você pode tentar. A resolução da OMS tornou válidos esses certificados.

Olá! Um amigo canadense virá me visitar em breve. O canadá não exige vacinação mas conta como recomendação. Ele teria alguma chance de ser barrado no embarque ou quando chegasse aqui?

    Olá, Ludimilla! O Brasil não exige vacinação contra febre amarela a visitantes canadenses. É do interesse dele se vacinar.

Amigos,

Acabaram de atualizar a regra para a República Dominicana. Como vou pra lá em maio, resolvi procurar sobre o tema e parece que a partir de ontem passaram a exigir o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, de acordo com o site da Isto É em matéria publicada em 02/04/17. Pessoal da Bóia, fica a dica para atualizar os posts sobre Punta Cana, sempre tão valiosos e completos para os viajantes.

Link da matéria: https://istoe.com.br/republica-dominicana-exige-vacinacao-da-febre-amarela-a-viajantes-do-brasil/

Grande abraço!

Estou desesperada!
To com um cruzeiro marcado para o dia 05/03. Sendo a passagem pra Havana dia 04/03. Tenho certificado internacional com a vacina da febre amarela com data de 12/96. Afinal, a vacina passou a não ter mais validade ou eu teria que reforçar a dose? Se tiver, to ferrada pq nao teria mínimo de 10 dias!

O Márcio da Janela Laranja publicou ontem isso aqui:
Por determinação da OMS, Organização Mundial da Saúde, passageiros saindo do Brasil com destino para América do Sul, América Central e Caribe precisam apresentar de certificado de vacinação de febre amarela com antecedência de 10 dias da data de saída do seu voo.
Procede? Acho que vai atrapalhar as viagens de muita gente.

    Olá, Mô! O que vale nesses casos é a exigência do país, não a recomendação da OMS. Por enquanto, Panamá (para desembarque, não para conexão), Cuba, Nicarágua, Barbados, Bolívia e Venezuela estão pedindo. É provável que muitos outros passem a pedir.

Moramos no Panamá, e vou para Cuba com minha esposa daqui há 3 dias. Faz quase 2 meses a última vez que estivemos no Brasil. A vacinação é exigida da mesma forma? Mesmo residentes no exterior?

Eu e meu marido pegamos um voo de Fortlauderdale para Havana pela Jet Blue hoje, compramos o visto no balcão do check in porém em nenhum momento nos foi avisado da vacina e havíamos comprado as passagens e reservado os hotéis em dezembro quando pesquisamos e vimos que não era necessário. Chegamos em Havana carimbamos o passaporte e fomos barrados pela agente de saúde antes de pegar as malas a qual nos deu 2 opções , voltar aos EUA ou ir para um hospital cubano e ficar lá por 10 dias! Nos deixaram esperando por uma solução sem retorno ate “resolverem ” a situação quando dissemos que estávamos dispostos a pagar por uma passagem desde que pudéssemos sair de lá no mesmo dia. Prejuízo foi grande, pois a passagem que compramos para o retorno nos perdemos e ainda nos fizeram comprar uma nova alegando que sairia mais caro remarcar, tivemos que trocar Euros por CUCs porque falaram que tínhamos que comprar a nova passagem obrigatoriamente em CUC cartão não seria aceito na American Airlines!!!! Enfim desembarcamos a pouco em Miami e amanhã tentaremos recuperar o que já pagamos nos hotéis ! Não encontrei nada no site do Consulado cubano até agora informando aos turistas dessa nova obrigatoriedade!

A Bolívia também vai exigir o Certificado.

https://www.sirchandler.com.ar/2017/02/bolivia-exigira-certificado-fiebre-amarilla/

https://www.consuladodeboliviaenrio.org.br/util.php

Os postos do SUS no Rio de Janeiro estão lotados por conta de pessoas que vão viajar para áreas afetadas ou países que exigem a vacina. Precisei chegar às 6:55h no posto de Botafogo pra poder pegar uma das 90 senhas distribuídas pela manhã na abertura do expediente, às 8:00h. Quem for viajar em março e abril melhor providenciar o certificado o quanto antes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito