Guia de Berlim
Berlim
Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.
A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.
A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.
O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Quando ir
Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.
Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).
Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.
Como chegar
De avião
Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.
Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.
Trânsfers privados com nosso parceiro Viator
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
De trem
Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.
Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).
Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.
De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.
De carro
Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Onde ficar
A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).
De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.
Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.
- Berlim: 3 hotéis superdescolados (Circus, 25 Hours Bikini e Michelberger)
- 32 hotéis em Berlim comentados pelos leitores (com mapa!)
- Berlim: o luxo de se hospedar na Gendamenmarkt
Destinos para combinar com Berlim
Quantos dias em Berlim
Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.
Wise – Cartão de débito global
Combinar Berlim com Europa Central
Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.
Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.
Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator
- Viagem privada de um dia a Dresden de trem
- Passeio a pé por Potsdam saindo de Berlim
- Excursão privada a pé: Locais da 2ª Guerra Mundial e da Guerra Fria em Berlim
- Excursão a pé pelo Sachsenhausen Concentration Camp Memorial
Berlim no Viaje na Viagem
- Tempelhof, o aeroporto que virou parque
- Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória
- De volta para o Ocidente: Kreuzberg, Neukölln e outros bairros do momento
- Feirinhas gastronômicas em Berlim: Markthalle 9 e Village Market
- Passes turísticos de Berlim: compare e escolha o seu
- Onde comer em Berlim: 8 endereços entre Mitte e Kreuzberg
- Mercados de Natal em Berlim
- Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário
- Berlim além do básico, com as dicas do A.L.
- Berlim: dicas descoladas
- Compras em Berlim: onde comprar (e em que domingos o comércio abre)
- Berlim de bicicleta e outras dicas, no relato da Gi
- Alsácia, Baviera, Rota Romântica e Berlim: a viagem da Lu
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 2)
- Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 3)
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
424 comentários
Boa tarde. Estou indo em outubro para Dresden e Berlim e me surpreendi com informações de que cartões de débito são pouco aceitos na Alemanha. Essa informação procede!???
Olá, Cristina! Em pequenos comércios pode ser que não aceitem. Em hotéis, grandes lojas e atrações aceitarão.
Boa tarde. Farei uma viagem pelo leste europeu, iniciando em Berlim, seguindo para Praga, Viena, e outras capitais. Pergunto se a informação sobre passes e locais para visitação estão atualizadas, pois percebi que algumas tem referencia a 2015/2019. Como já estamos em 2024, é possivel que estejam desatualizadas? Coisas como valores, locais a se conhecer mais vanguarda, etc?
Olá, Marly! Use os links dos sites das atrações para preços atualizados.
Olá! É necessário fazer reserva para os Biergarten de Berlim? E para os de Munique?
Olá, Raquel! Poucas aceitam. A Hofbräuhaus de Munique, por exemplo, não aceita. Ao entrar no site/insta do biergarten aonde você pretende ir, confira os horários e veja se há possibilidade de reserva.
Bom dia!
1. Pretendo ir a Berlim final de dezembro, você acha que o frio atrapalha as programações? Quanto costuma ser a temperatura minima?
2. Pensando em fazer Paris > Berlim, qual o meio de transporte vc mais indica? Em minhas pesquisas, vi que talvez via trem, não saia tão vantajoso
3. Pensando em visitar locais que remetem a história da 2ª guerra, monumentos, campos de concentração, qual o que mais indica? Conciliando cultura + custo beneficio
Obrigada!!!
Olá, Carolina! Qualquer viagem à Europa no alto inverno tem as mesmas limitações: dias curtos, temperaturas baixas que impedem passar muito tempo ao ar livre sem se abrigar de vez em quando, vida social restrita ao ar livre. De Paris a Berlim, voe. Só há um campo se concentração perto de Berlim, Sachsenhausen.
Olá, Ricardo e Bóia! O meu marido e eu viajaremos pela Europa no mês de setembro e planejamos vários bate-voltas, a saber: 09set = Berlim [Dresdem], 16set = Munique [Dachau Nuremberg Füssen Salzburg], 23set = Frankfurt [Heidelberg Wurzburg Rothenburg Colônia Düsseldorf], 30set = Luxemburgo [Vianden]
03out = Amsterdã [Haia]. Existe um ticket, do tipo German Pass ou Bayern Ticket, que permita acessar a malha?
Olá, Paula! Existe um German Rail Pass, que dá direito a trens de alta velocidade também. Verifique as condições de uso (a gente não estudou esse produto). Não dá direito a entrar na Holanda, você teria que comprar o último trecho à parte.
https://int.bahn.de/en/offers/german-rail-pass
Existe também um Deutschland Ticket, que é uma “assinatura” – você paga 49 euros e tem direito a usar todos os transportes locais e regionais. Mas se não cancelar antes da virada do mês, vai continuar pagando até cancelar (é uma assinatura). Não dá direito a trens de alta velocidade (Intercity e ICE).
Olá Ricardo, bóia! Viajarei com marido e bebê para Berlim em maio, e estou procurando um hotel que seja central para chegar fácil às atrações e tenha algumas opções de restaurantes próximos, mas não muito barulhento. Estou entre o Novotel Suites Potsdamer Plazt e o Classik Hotel Alexander Plazt. Qual localização seria mais indicada? Obrigada!
Olá, Mariana! O que estiver mais perto do metrô. Você vai usar muito transporte público, as atrações são espalhadas e Berlim é enorme.