Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Compras internacionais online: como funcionam Verified by Visa e MasterCard SecureCode

Verified by Visa - MasterCard SecureCode

Então você está lá, no site da bilheteria do museu, do transporte no país, da entrada para a cidade perdida dos incas, concretizando os detalhes das planejadas e sonhadas férias quando ~flan~.

Uma nova página diz que a compra dos ingressos só pode ser concretizada se você digitar o número que está aparecendo no seu token ou algum tipo de senha de acesso do seu banco.

Ou, ainda pior: por algum motivo desconhecido, apesar de vários amigos conseguirem, para você a tela de confirmação de compra nunca aparece.

O que acontece? Em que momento você teria ofendido os grandes deuses das férias programadas pela internet? Calma, viajante! 🙂 Não há necessidade de rituais para fazer as coisas voltarem ao normal. Na verdade, você acaba de cair em uma das atuais páginas de segurança de e-commerces pelo mundo.

O Viaje na Viagem conversou com representantes das bandeiras Visa e MasterCard para tentar explicar como funcionam o Verified by Visa e o MasterCard SecureCode, os sistemas que garantem que é você mesmo quem está fazendo uma compra online.

1 | O que é o sistema de segurança de compras pela internet?

É o sistema usado por cartões de crédito e bancos para confirmar que uma solicitação de compra feita pela web foi solicitada de fato pelo dono daquele cartão.

2 | Como isso funciona?

Imagine que você está na página do Museu do Vaticano, comprando seus ingressos. Dados pessoais, número do cartão, data de vencimento… tudo preenchido no formulário já. Mas aí, antes de a compra ser finalizada, uma página em ambiente seguro do banco emissor dquele cartão abre no seu navegador, pedindo mais alguma informação que só o titular da conta deveria ter. Só depois de o banco confirmar essa resposta com seus próprios dados é que a compra será efetivada. Isso é o sistema de segurança fazendo o trabalho dele.

3 | Quais são os sistemas de segurança mais usados atualmente?

As duas maiores bandeiras de cartões de crédito têm, cada uma, sistemas de segurança próprios. A Visa criou o Verified by Visa. A MasterCard trabalha com o SecureCode. Mesmo sendo de empresas diferentes, porém, o funcionamento dos dois é semelhante. Basicamente, antes de autorizar uma compra pela internet, eles fazem com que o portador do cartão se identifique pelos processos já conhecidos em seu internet banking.

4 | O que são “processos já conhecidos em seu internet banking”?

São as formas que o seu internet banking usa para autenticar suas transações habituais. Pode ser uma tabela de senhas, o código do token, uma mensagens via SMS ou perguntas específicas definidas pelo banco. Seja qual for o processo, é algo que você já está acostumado a fazer quando entra no seu banco na internet para pagar contas, por exemplo.

5 | Mas eu tenho mesmo de colocar essa informação?

A compra só será aprovada depois que essa autenticação acontecer. O processo acontece na hora, então, apesar de ter de passar por essa tela adicional, respondendo corretamente à pergunta, sua aquisição será processada na hora.

6 | O site onde em que eu estiver comprando vai ter acesso a essa informação?

Não. Como a verificação de dados acontece no ambiente seguro de seu banco, a empresa da qual você estiver comprando o produto não tem acesso a nenhuma dessas informações de segurança. O contato é apenas entre você e a instituição financeira.

7 | Isso vai acontecer sempre que eu fizer uma compra internacional?

Não necessariamente. Já há muitos estabelecimentos que trabalham com os sistemas de segurança Verified by Visa e SecureCode, mas ainda não são todos. Alguns sites trazem as logomarcas dos dois sistemas ainda na página de informações, antes mesmo de permitirem o acesso à compra de produtos.

8 | Como eu sei que meu banco faz uso desses sistemas de segurança?

Ainda não são todos os bancos e demais emissores de cartões que aderiram ao programa, apesar de esse ser o caminho natural da coisa. Pelo lado da Visa, na função débito Visa Electron o serviço está disponível em cartões de todos os bancos (exceto Caixa Econômica Federal e Safra). Na função crédito está disponível para os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú, HSBC e Citibank. Na função pré-pago está disponível para a Agillitas. (Dados atualizados até outubro de 2015)

A MasterCard não divulga quais são os bancos que já fazem parte do sistema.

9 | Meu banco está na lista. Então qualquer cartão emitido por ele vai fazer parte dos sistemas de segurança?

Não necessariamente. É cada banco que decide quais de seus cartões farão ou não parte do sistema. O gerente de sua agência, ou o atendimento ao cliente da bandeira do seu cartão saberão informar isso. Se o seu cartão não estiver vinculado a nenhuma conta, provavelmente não fará parte do sistema.

10 | Se o meu banco e cartão fizerem parte do sistema, sempre conseguirei fazer compras internacionais online?

Existe um procedimento padrão de segurança oferecido por bancos e cartões que é acionado sempre que existe uma tentativa de compra com um perfil muito diferente do seu habitual. É comparando seu histórico com o da compra presente que possíveis fraudes são identificadas. Isso funciona independentemente do Verified by Visa ou do MasterCard SecureCode.

11 | Meu perfil comporta compras internacionais, meu banco faz parte dos sistemas, assim como meu cartão. Por que essa página de checagem de dados sequer apareceu pra mim? Não consegui nem chegar nesse momento da compra!

Cada caso é um caso, mas um detalhe importante é: o cartão com o qual você está tentando fazer a compra está habilitado para o internet banking da sua instituição financeira? Se ele não estiver, apesar de todos os outros itens baterem – perfil, banco e cartão fazendo parte do sistema – quando chegar o momento da checagem de informações, o sistema não terá com o quê comparar as respostas (afinal, todas dependem de uso do internet banking).

12 | E se meu banco não estiver listado como participante nem do Verified by Visa nem do SecureCode? Nunca poderei comprar esses bilhetes de atrações turísticas online?

Ligue para a central de relacionamento do seu banco. Existem instituições financeiras que criaram produtos próprios para que seus cartões estejam aptos a passar em sistemas de segurança online.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    102 comentários

    Realmente é até um paradoxo …o que nos dá uma insegurança muito grande ter que inserir a senha pessoal além dos dados do cartão e o código de segurança . Eu nunca havia recebido essa determinação mesmo já tendo feito outras compras internacionais pelo cartão. Porém, agora me sinto orientada e mais segura. Posso então inserir a senha do cartão? ! Agradeço!

      Olá, Claudia! Note que você é transferida para o ambiente de transações do seu banco ao inserir a senha.

    O mastercard securecode me pediu o meu código de segurança e a senha do cartão. Fiquei com medo de ser site clonado. Podem pedir a senha do cartão?!

      Olá, Raquel! O sistema é justamente esse. Notou que você foi transferida para uma página do seu banco?

    Boa tarde , gostaria de saber como posso cadastrar o Vetifield by visa secure no meu cartão Ourocard..

    Porque fui na agência e os atendentes desconhecem ..

    Gostaria de saber se tem alguma forma de
    Altenticar o código 3D.

    Ou o número visa.

    Desde já agradeço..

    Estou a duas semanas tentando fazer um pagamento de um documento e aparece esta tela do by visa , depois de lançar todos os dados meu e do cartão ele pede a senha de acesso ao aplicativo e o token ( chave de segurança), após estas informações da erro e não concluiu, já falei no banco Bradesco e até agora não foi resolvido!

    O que acho mais importante vcs não explicaram. Já aconteceu comigo mas não tive acesso ao código enviado por SMS pq o telefone cadastrado é do Brasil, ou seja, não há sinal de telefone em outro país. Como resolver isso?

      Olá, Claudia! Isso já tem a ver com o sistema específico do seu banco. Há bancos que têm tokens que funcionam offline, seja por aplicativo, seja por mini pager. Se o seu banco mandar token por SMS e você estiver no exterior, basta estar com o seu chip brasileiro instalado que o SMS chega.

    Olha, desvendando SNCF OUIGO.
    ELES tem condições de pagamento muito rigorosas e só aceita cartões de crédito que foram emitidos em uma lista de países aprovados. Infelizmente, o BRASIL NÃO ESTÁ NA LISTA!

    LISTA de países aprovados:
    Andorra, Austria, Belgium, Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, French Guiana, French Polynesia, French Southern Territories, Germany, Greece, Guadeloupe, Hungary, Ireland, Italy, Kosovo, Latvia, Liechtenstein, Lithuania, Luxembourg, Malta, Martinique, Mayotte, Monaco, the Netherlands, New Caledonia, Poland, Portugal, Slovakia, Slovenia, Spain, St Pierre and Miquelon, Sweden, Switzerland, United States and United Kingdom.

    O motivo se alguém souber eu agradeço. Porque nem eles sabem responder. Obrigado

    eu não consigo fazer nenhum compras, online, sempre dá que o meu número de cartão de crédito é invadido, por favor me ajudem,
    obrigado a todos.

      Olá, Sónia! Se entrar uma página do seu banco, é porque o seu cartão faz parte de um desses dois sistemas descritos no texto.

    Nunca tinha tido problemas com compras no Verified by Visa e Mastercard SecureCode com o cartão do Itaú, até acontecer o problema hoje no site da SNCF. Ao que parece, deve ser um problema do site, né? Porque acabei de ver aqui alguns relatos mais antigos reclamando dos sites de cias ferroviárias francesas.
    Só que o problema no meu caso foi pior, porque com ou sem autenticação do 3D Secure no site, as duas compras foram aprovadas no cartão, mesmo sem os bilhetes terem sido emitidos e a própria SNCF mandou e-mail dizendo que a transação bancária tinha sido cancelada, assim como os bilhetes.
    Liguei para o Itaú e os dois valores constam como pendentes. Aguardando para ver se continuam como pendentes e somem, ou se aparecerão na fatura e terei que fazer o processo burocrático de contestação de compra. Definitivamente: dor de cabeça gratuita.
    Vou testar o site que alguém indicou aqui para ver se ainda existe e funciona, o tal do http://www.captaintrain.com . Inicialmente parece que agora direciona para outro link: https://www.trainline.eu/
    Vamos ver no que dá.

    Olá, para contribuir, informo que realizei o pagamento da compra do ingresso à Machu Picchu Cidadela utilizando cartão Visa (internacional) emitido pela CAIXA.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito