Compras internacionais online: como funcionam Verified by Visa e MasterCard SecureCode
Então você está lá, no site da bilheteria do museu, do transporte no país, da entrada para a cidade perdida dos incas, concretizando os detalhes das planejadas e sonhadas férias quando ~flan~.
Uma nova página diz que a compra dos ingressos só pode ser concretizada se você digitar o número que está aparecendo no seu token ou algum tipo de senha de acesso do seu banco.
Ou, ainda pior: por algum motivo desconhecido, apesar de vários amigos conseguirem, para você a tela de confirmação de compra nunca aparece.
O que acontece? Em que momento você teria ofendido os grandes deuses das férias programadas pela internet? Calma, viajante! 🙂 Não há necessidade de rituais para fazer as coisas voltarem ao normal. Na verdade, você acaba de cair em uma das atuais páginas de segurança de e-commerces pelo mundo.
O Viaje na Viagem conversou com representantes das bandeiras Visa e MasterCard para tentar explicar como funcionam o Verified by Visa e o MasterCard SecureCode, os sistemas que garantem que é você mesmo quem está fazendo uma compra online.
1 | O que é o sistema de segurança de compras pela internet?
É o sistema usado por cartões de crédito e bancos para confirmar que uma solicitação de compra feita pela web foi solicitada de fato pelo dono daquele cartão.
2 | Como isso funciona?
Imagine que você está na página do Museu do Vaticano, comprando seus ingressos. Dados pessoais, número do cartão, data de vencimento… tudo preenchido no formulário já. Mas aí, antes de a compra ser finalizada, uma página em ambiente seguro do banco emissor dquele cartão abre no seu navegador, pedindo mais alguma informação que só o titular da conta deveria ter. Só depois de o banco confirmar essa resposta com seus próprios dados é que a compra será efetivada. Isso é o sistema de segurança fazendo o trabalho dele.
3 | Quais são os sistemas de segurança mais usados atualmente?
As duas maiores bandeiras de cartões de crédito têm, cada uma, sistemas de segurança próprios. A Visa criou o Verified by Visa. A MasterCard trabalha com o SecureCode. Mesmo sendo de empresas diferentes, porém, o funcionamento dos dois é semelhante. Basicamente, antes de autorizar uma compra pela internet, eles fazem com que o portador do cartão se identifique pelos processos já conhecidos em seu internet banking.
4 | O que são “processos já conhecidos em seu internet banking”?
São as formas que o seu internet banking usa para autenticar suas transações habituais. Pode ser uma tabela de senhas, o código do token, uma mensagens via SMS ou perguntas específicas definidas pelo banco. Seja qual for o processo, é algo que você já está acostumado a fazer quando entra no seu banco na internet para pagar contas, por exemplo.
5 | Mas eu tenho mesmo de colocar essa informação?
A compra só será aprovada depois que essa autenticação acontecer. O processo acontece na hora, então, apesar de ter de passar por essa tela adicional, respondendo corretamente à pergunta, sua aquisição será processada na hora.
6 | O site onde em que eu estiver comprando vai ter acesso a essa informação?
Não. Como a verificação de dados acontece no ambiente seguro de seu banco, a empresa da qual você estiver comprando o produto não tem acesso a nenhuma dessas informações de segurança. O contato é apenas entre você e a instituição financeira.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
7 | Isso vai acontecer sempre que eu fizer uma compra internacional?
Não necessariamente. Já há muitos estabelecimentos que trabalham com os sistemas de segurança Verified by Visa e SecureCode, mas ainda não são todos. Alguns sites trazem as logomarcas dos dois sistemas ainda na página de informações, antes mesmo de permitirem o acesso à compra de produtos.
8 | Como eu sei que meu banco faz uso desses sistemas de segurança?
Ainda não são todos os bancos e demais emissores de cartões que aderiram ao programa, apesar de esse ser o caminho natural da coisa. Pelo lado da Visa, na função débito Visa Electron o serviço está disponível em cartões de todos os bancos (exceto Caixa Econômica Federal e Safra). Na função crédito está disponível para os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú, HSBC e Citibank. Na função pré-pago está disponível para a Agillitas. (Dados atualizados até outubro de 2015)
A MasterCard não divulga quais são os bancos que já fazem parte do sistema.
9 | Meu banco está na lista. Então qualquer cartão emitido por ele vai fazer parte dos sistemas de segurança?
Não necessariamente. É cada banco que decide quais de seus cartões farão ou não parte do sistema. O gerente de sua agência, ou o atendimento ao cliente da bandeira do seu cartão saberão informar isso. Se o seu cartão não estiver vinculado a nenhuma conta, provavelmente não fará parte do sistema.
10 | Se o meu banco e cartão fizerem parte do sistema, sempre conseguirei fazer compras internacionais online?
Existe um procedimento padrão de segurança oferecido por bancos e cartões que é acionado sempre que existe uma tentativa de compra com um perfil muito diferente do seu habitual. É comparando seu histórico com o da compra presente que possíveis fraudes são identificadas. Isso funciona independentemente do Verified by Visa ou do MasterCard SecureCode.
11 | Meu perfil comporta compras internacionais, meu banco faz parte dos sistemas, assim como meu cartão. Por que essa página de checagem de dados sequer apareceu pra mim? Não consegui nem chegar nesse momento da compra!
Cada caso é um caso, mas um detalhe importante é: o cartão com o qual você está tentando fazer a compra está habilitado para o internet banking da sua instituição financeira? Se ele não estiver, apesar de todos os outros itens baterem – perfil, banco e cartão fazendo parte do sistema – quando chegar o momento da checagem de informações, o sistema não terá com o quê comparar as respostas (afinal, todas dependem de uso do internet banking).
12 | E se meu banco não estiver listado como participante nem do Verified by Visa nem do SecureCode? Nunca poderei comprar esses bilhetes de atrações turísticas online?
Ligue para a central de relacionamento do seu banco. Existem instituições financeiras que criaram produtos próprios para que seus cartões estejam aptos a passar em sistemas de segurança online.
Leia mais:
- Dinheiro para a viagem: dinheiro vivo x cartão pré-pago x cartão de crédito
- Muita calma nessa hora: 5 pitacos para não perder dinheiro ao fazer câmbio
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
102 comentários
Estou em Sevilha tentando comprar entradas para o alcazar, com cartões que foram desbloqueados para usar no exterior. Ai me informam que irão enviar um SMS. NAOOOOO estou sem o telefone do Brasil!!!!!! Ok Mudo de banco e pedem um código token entro no aplicativo do banco, informo o código e o banco não aceita!!!!!!!!!!!!!!! Infernal!
Ao tentar comprar no site da Singapore caí no “Verified by Visa”. A 1° vez ocorreu quando tentei comprar passagens no site da Virgin Train. Não consegui e comprei os bilhetes, pessoalmente, na estação. Agora, preciso comprá-las antecipadamente. Liguei pro suporte do cartão e eles desconhecem o fato. Eu me senti um ET explicando o problema e a atendente não sabia do que se tratava. Meu cartão foi emitido pela Caixa, tem limite e está liberado para uso no exterior.
Não consegui comprar ingressos para o Caminito del Rey na Espanha, tentei com cartões da CAIXA e CITI, ambos recusados. Contatei os bancos e a resposta foi a mesma, a compra foi recusada por determinação interna. Solicitei mais explicações e descobri que a Caixa ainda não aderiu a tecnologia 3D, como comentado pelos colegas anteriormente, mas o Citi disse que meu cartão está ok, mas disseram que esta compra foi recusada pelo site/cartão. Fiquei sem entender…
Prezados, aconteceu algo sério comigo em virtude da CAIXA não ter aderido aos sistemas 3D SECURE, Mastercard SecureCode e Verified by Visa. Fiz viagem aos Estados Unidos e utilizei o Uber para ir do aeroporto ao Hotel, com a mesma conta que já utilizo diariamente no Brasil. Porém…. o Uber nos EUA utiliza a tecnologia 3D Secure para autenticar seus pagamentos. Assim, o Uber não conseguiu efetivar o pagamento da minha viagem – A Caixa negava os pagamentos por não ter a tecnologia atualizada!!!
O Uber continuou tentando a cobrança, o sistema antifraude da Caixa entendeu como tentativas de compra repetidas e Bloqueou meu cartão. Só que neste meio tempo, utilizei o Uber mais duas vezes, e estas cobranças também começaram a ser tentadas pelo Uber contra a Mastercard/Caixa. Moral da história? Tive meu cartão Mastercard cancelado (“bloqueado permanentemente”) e minha conta do Uber suspensa por falta de pagamento. Literalmente fiquei à pé e sem dinheiro…
Assim, sugiro aviso aos leitores: verifiquem se seus bancos aderem aos sistemas 3D SECURE (Mastercard SecureCode e Verified by Visa) antes de utilizar serviços como Uber, Lyft e outros pagamentos por demanda no exterior.
Abraços.
Essa semana comprei passagens de trem TGV no site pedia essa confirmação nos cartões Visa e Master, mas o banco não me mandava o SMS para a confirmação, dai eu tentei pagar com o Amex, ai sim deu certo, sem precisar de SMS nem nada!
Estou escrevendo este comentario para ajudar as pessoas, que como eu, estão tentando comprar tkts de trem na ÖBB e não sabem como conseguir o maldito secure code. Entrei no site da ÖBB escolhi minhas passagens com facilidade tudo em inglês e um site bastante amigável. Na hora de fechar o pagamento dei o nº do cartão e entra um pagina do meu banco (Itau) pedindo o codigo, que NÃO é o iToken. Depois de horas no telefone do banco, depois de bloquearem meu cartão, depois de falar com 5 atendentes desbloquearam meu cartão e fiz a compra SEM o dito secure code pelo Visa. Atenção NENHUM atendente do banco sabia que diabos de código era este. Conclusão: é um sistema interno de segurança que ninguém sabe como funciona e a área de segurança do banco que libera ou não a compra.
Vamos ver se alguém consegue me ajudar. Estou em Portugal e quero comprar passagens para cabo verde pelo site da TAP. Coloquei no celular um chip comprado aqui em Portugal mas guardei meu chip do Brasil por onde recebo mensagens do visa e posso coloca-lo no celular outra vez. O problema é que nao sei se poderei receber o código do sistema de segurança do visa quando eu comprar a passagem aqui em Portugal. O visa poderá mandar o código de segurança usando o número de celular que tenho no brasil?
Olá, Angela! Acredito que o seu chip brasileiro receba o SMS da Visa, sim.
O famigerado “3D secure Code” no HSBC precisa ser ativado para cada cartão e pode ser feito pelo site na opção “dia-a-dia”, cartões de débito selecionando o cartão que deseja ativar.
Silvana, muitíssimo obrigada pelas instruções sobre o HSBC! Estava quebrando a cabeça tentando comprar ingressos para o Burj Khalifa, baixei até o firefox achando que era o navegador e nada! rs O duro disso é que os bancos não explicam como funciona, então fica a dúvida sobre colocar os dados em um ambiente “desconhecido”, além de não sabermos direito como ativar, enfim…obrigada mesmo!
Riq e Boia, valeu pelo post!
Precisei tirar o e-visa para Myanmar e foi um sufoco. Tentei 6 cartões diferentes e nenhum deles funcionou, mesmo liberados para compras internacionais e com limite. Descobri que o problema era a falta da tecnologia “3D secure”, que o Visa chama de “Verified by Visa” e o Master de “Master Secure”. Cheguei a tentar também com um Santander da minha sogra e aparentemente ia funcionar, mas a verificação deles pedia um mundo de dados – senha do cartão, do home banking, manda código pro celular, data de nascimento, enfim, uma burocracia. Aí desistimos porque o cartão não era nosso e pedir todos esses dados adicionais era constrangedor demais.
Liguei para o BB, que me informou que meus cartões Saraiva e Petrobrás não possuem esta tecnologia e o único produto que a possui é o Ourocard. E foi somente com um Ourocard esquecido na gaveta que consegui tirar o visto. A verificação é bem simples, um SMS com um código enviado para o celular.
Viajo com frequência e seus comentários são muito pertinentes